MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


I Centenário da Imigração Japonesa:

2008 PODE SER O ANO DA
BEATIFICAÇÃO DE MONS. NAKAMURA

Álvares Machado, uma cidade batizada com o nome de Brejão em 1916, recebeu seus primeiros habitantes. Eram autênticos desbravadores que vieram do outro lado do mundo. Entre eles, Mons. Domingos Nakamura também fez parte dessa história. Por isso tem seu Memorial (único em toda a região), ao lado da igreja matriz de São José, padroeiro da cidade e que pode ser visitado por todos os interessados.

Monsenhor Nakamura foi o primeiro padre católico japonês a participar da vida religiosa e da grande obra de pioneirismo dos colonizadores de nosso país, de 1923 a 1940. Com ele, viajou outro padre japonês, que por infelicidade acabou morrendo na viagem, em alto-mar.

Monsenhor Domingos Nakamura nasceu em 22 de Agosto de 1865 numa das ilhas do arquipélago de Fukue/Japão, sendo batizado com o nome de Dominic Chochachi. Seus pais eram descendentes dos cristãos que devido às perseguições religiosas, refugiaram-se na Ilha de Matsura-Gun.

Aos três anos de idade, perdeu o pai, numa tempestade em alto mar e seu corpo nunca foi resgatado. A mãe, viuva, casou-se em segundas núpcias, mas veio a falecer quando o filho tinha apenas 15 anos. Logo depois, faleceu a única irmã, Yone Nakamura. Sozinho, órfão de pais, o recurso de Mons. Nakamura foi se tornar dependente do tio, Kiuzo.

Em 1880, Nakamura ingressa no Seminário de Nagasaki, onde cursou e foi aprovado com distinção em estudos clássicos, filosofia e teologia. Em 1897 foi ordenado sacerdote pelo Bispo de Nagasaki e duas semanas depois, designado para as missões no sul do Japão, na ilha Amami Oshima, no Pacífico.

Em 1912, com a posse de um novo bispo (de origem francesa) e Monsenhor Nakamura recebe novas atribuições religiosas até que em 1922 foi convidado a atuar no Brasil, dando assistência aos imigrantes japoneses. Mesmo em adiantada idade, aceitou a missão para a qual foi designado. Seus paroquianos festejavam o Ano Novo de 1923, quando foram surpreendidos com a designação de Mons. Nakamura para uma transferência imediata para o Brasil.

O passaporte para a longa viagem foi recebido no dia 23 de Abril em Nagasaki e o embarque verificou-se no dia 11 de Junho, utilizando-se o Navio "Yusem Kawati-Maru", que atracou no Porto de Santos no dia 23 de Agosto de 1923. Foi a primeira longa viagem de Mons. Nakamura para o exterior. No Rio de Janeiro, apresenta-se ao Núncio Apostólico e no dia 30 de Agosto é recebido por Dom Lúcio Antunes de Souza, na província eclesiástica de Botucatu.

A caminhada missionária de Mons. Nakamura começou 30 dias depois, utilizando-se para a locomoção os meios mais diferentes: carroça, montaria a cavalo, ou caminhando a pé, com pesadas bagagens, incluindo a "pedra de ara" e outros objetos para a celebração das missas. As viagens se estendiam por todo o estado de São Paulo, Paraná e Sul de Minas, partindo da Diocese de Botucatu.

Monsenhor Nakamura, em sua caminhada missionária participou da fundação do Colégio de São Francisco Xavier, em 1927. Onze anos depois recebeu como homenagem e reconhecimento a medalha da "Ordem de São Gregório, o Grande", concedida pelo papa Pio XI. A honraria se deu no Palácio Episcopal de São Paulo, e a entrega foi feita pelo Almrante Shinjiro Yamamoto, da Marinha Imperial Japonesa.

Antes de fixar residência em Álvares Machado, Monsenhor Nakamura viveu por algum tempo em Birigui. Era uma moradia de extrema pobreza, mas em sua última etapa de vida, morou numa casa de apenas dois cômodos em meio às plantações de café e algodão, na zona rural de Alvares Machado. Alí ele concretizou seus sonhos e deu toda a assistência aos imigrantes japoneses e seus descendentes.

Depois de 42 anos de sacerdócio e de extrema dedicação à fé e cumprimento de sua missão religiosa nas ilhas do Japão, e em vários estados brasileiros, para os quais foi designado pela Santa Sé, Mons. Domingos Nakamura deu seu último suspiro. Foi às 16h00 do dia 14 de Março de 1.940, no então Bairro Brejão, posteriormente Alvares Machado, onde está sepultado até hoje. Desse extraordinário Apóstolo de Cristo, ficou o exemplo de amor e dedicação à causa religiosa, ao trabalho, humildade, solidariedade, pobreza e amor ao próximo.

A POSSÍVEL BEATIFICAÇÃO

Há seis anos uma comissão de fiéis vem se empenhando junto à comunidade, no sentido de encaminhar ao Vaticano um pedido visando a abertura de um processo de beatificação de Monsenhor Domingos Nakamura. Lideram esse movimento os Srs. Francisco H. Hirata e Domingos Ide e de acordo com as últimas informações, esse protocolo já está marcado para o ano de 2008.

Segundo Hirata, o primeiro caminho será a autorização do Nada Consta" em atendimento à reivindicação dos "Servos de Deus". A proposta de beatificação deverá ter o aval do Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Saraiva Martins. Para Isso já existe um dia especial: 14 de Março de 2008, data dos 68 anos do falecimento de Monsenhor Nakamura. Mas no segundo Domingo de março, já está confirmada a vinda do Arcebispo de Nagasaki e outras autoridades religiosas, em Alvares Machado, especialmente para tratar do assunto.


Ao lado da Igreja Matriz de São José, o Memorial em homenagem a Monsenhor Nakamura, o primeiro sacerdote católico japonês, no Brasil.


Objetos pessoais representam uma das atrações para quem visita o Memorial em Alvares Machado. Por aqui já passaram milhares de pessoas.


Um busto e uma placa de bronze, sintetizam a lembrança do extraordinário sacerdote, que embora idoso aceitou a missão de Cristo até a morte.


No Cemitério Municipal de Alvares Machado repousam os restos mortais de Monsenhor Nakamura, à espera da possível beatificação em 2008.


Na lápide que existe desde 1941, a fotografia e o testemunho da população de Álvares Machado ao querido sacerdote em vias de ser beatificado.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NÚMERO DE MOTOS AUMENTA

Por uma questão de economia, maior rapidez e facilidade no transporte urbano, vem aumentando cada vez mais o uso das motocicletas nas cidades e também nos campos. As últimas estatísticas indicam um crescimento da ordem de 27,5% no Brasil. Mas Presidente Prudente foi mais além: o crescimento em 2007 já alcançou 32%.

A informação nos foi dada pelo Sr.Flávio Aparecido Pontes, gerente comercial de uma das mais importantes revendedoras locais, a Sundow Motos (Moto Mário). As vendas registradas no decorrer do segundo semestre do ano em toda a região estão próximas a 1.000 unidades, onde Presidente Prudente se sobressai com o maior número de entregas.

Só a Sundow registrou um crescimento de 45% e no geral 7,5 milhões de motos em todo o país. As marcas mais vendidas foram: Honda, Yamaha, Suzuki e Sundown. Segundo nosso informante, apenas 1% das motos têm cobertura de seguro.

Por outro lado, 90% das vendas contam com financiamento bancário (até 48 meses), com juros de 1,5 a 2,4% ao mês. Em média 10% das vendas são fechadas à vista, ou com financiamento próprio e no Consórcio em até 72 vezes.


Flávio Aparecido Pontes, gerente comercial de uma importante revendedora, diz que as vendas tiveram crescimento de 32% em Pres. Prudente.


Na cidade de Presidente Prudente, o número de motos aumenta a cada dia. São 24 os estacionamentos regulamentados.


Todos os estacionamentos ficam tomados o dia inteiro. Afinal são 700 espaços para acolher um número bem superior de motos.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




IMPRESSIONANTE: PRUDENTE
JÁ TEM QUASE 28.000 MOTOS

Quem circula pelas ruas de Presidente Prudente não avalia o número de motos em circulação. Segundo fornecidos pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) existem hoje 27.828 veiculos ciclomotores, incluindo motonetas e side-car.

Para estacionamento urbano foram reservados e regulamentados 24 pontos com capacidade para 700 motos. No entender da população, esse número é insuficiente, razão pela qual vem se agravando a cada dia, a questão dos estacionamentos, mesmo na área atribuída à Zona Azul.

A fim de buscar subsídios para melhor esclarecer a opinião pública sobre a questão dos estacionamentos, falamos com o Presidente da Associação dos Motociclistas de Presidente Prudente, Sr. Sérgio Koiti Yoshida. Ele diz que a Lei Orgânica dos Municípios estabelece que 20% do total do espaço urbano deve ser reservado para o estacionamento de motos. E isso não está ocorrendo em Presidente Prudente.

Yoshida cita também o problema das lombadas, o excesso de faixas amarelas e o rebaixamento do meio defronte aos imóveis. E justifica que os proprietários ou ocupantes desses imóveis já estão sendo notificados a reerguer as guias rebaixadas para corrigir as irregularidades. ]

Quanto ao funcionamento da Associação fundada em Agosto de 2004, Yoshida ressalta que tem a participação direta de 140 associados que integram a entidade, cujos objetivos são bem definidos: integração da classe dos motociclistas através de atividades culturais, esportivas e sociais. Para isso, realizou em 2005 o Primeiro Encontro "Moto-Fest" que contou com 190 Moto-Clubes, cerca de 3.500 motocicletas e a presença de um público calculado em mais de 10.000 pessoas. Esse encontro teve como local o Recinto de Exposições.

Os demais eventos tiveram por finalidade a coleta e doação às entidades assistenciais de Presidente Prudente e Álvares Machado, de brinquedos durante a Semana da Criança, cooperação à Campanha Nacional do Trânsito, Dia do Motociclista e o Natal.

Mas ainda está faltando a adesão dos donos de motos de menor porte, pois a Associação está aberta a todos, diz Sérgio Yoshida. Como exemplo, cita as empresas de moto-taxis e os entregadores de encomendas. Na Semana Nacional do Trânsito e no Aniversário da cidade (Setembro), eles foram representados por apenas 15 motociclistas. Acrescente-se as excursões dos associados ao estado de Santa Catarina, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Os encontros são conhecidos como Moto-Fest e os mais concorridos foram os dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O mais recente foi representado por uma excursão a Ponta Porã, de 15 a 17 de Novembro, com a participação de 30 motociclistas de Presidente Prudente.

O próximo encontro se dará de 7 a 9 de Dezembro, na cidade de Andradina. E na Confraternização do Natal um gesto de s solidariedade: a doação de 100 quilos de carne ao Lar Santa Filomena, na cidade-séde da Associação dos Motociclistas de Presidente Prudente.



Sérgio Koiti Yoshida preside a Associação dos Motociclistas de Presidente Prudente, desde sua fundação em Agosto de 2004.


Dos 140 integrantes da Associação, menos de um terço participa de todos os encontros e excursões pelo país e pelo exterior.


Além de promover vários eventos, Sérgio Koiti Yoshida participa de todos eles e inclusive das excursões para outras regiões do país e até do exterior.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




INAUGURADA A ILUMINAÇÃO DA
CATEDRAL COM CORAL DE 55 VOZES

Na noite de 01 de Dezembro, um coral de 55 vozes da Fundação Nova América, de Assis, abrilhantou diante da Catedral de São Sebastião a festa de inauguração oficial da nova decoração de Natal, como parte do Projeto "Prudente Iluminada". O coral regido pelo maestro Rodney Paulilo executou dezoito músicas de seu repertório, a maior parte constituída por músicas natalinas.

A platéia presente participou desse maravilhoso show ao ar livre e ao final de todos os números executados, respondia com aplausos. O mais importante é que fazem parte desse coral apenas crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos.

Enquanto se ouvia o Coral com toda a atenção, o público pode também avaliar o trabalho executado na ornamentação de Natal da Catedral de São Sebastião, que recebeu cordões iluminados com milhares de lâmpadas em miniatura, mas que acabou por transformar o aspecto noturno do local. É mais um belo cartão de visita para a cidade. O recital foi prestigiado pela representação regional da Cultura Inglesa.


Assim ficou a Catedral de São Sebastião, após a conclusão dos trabalhos de ornamentação e decoração com milhares de lâmpadas em miniatura.


O Coral da Fundação Nova América proporcionou um belo recital com um repertório variado de 18 músicas, a maioria relacionada ao Natal.


O Coral conta também com um excelente conjunto para acompanhamento, com teclado, violão e percussão.


A Regência do Coral esteve sob a batuta do Maestro Rodney Paulilo, que veio especialmente de Assis para conduzir o espetáculo público.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PARA O NATAL DESTE ANO,
UMA DECORAÇÃO ORIGINAL

Foi em Adamantina, a segunda cidade mais populosa da nova alta paulista que encontramos uma decoração natalina muito original. Utiliza somente produtos recicláveis, em sua maior parte garrafas Pet.

Todo o material é transformado em enfeites de baixo custo, mas que impressionam a todos. No período noturno, a partir da segunda semana de Dezembro serão acionadas milhares de lâmpadas coloridas, juntamente com as peças em material plástico reciclável.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, este é o segundo ano em que são aproveitados esses materiais recicláveis, com belo efeito para os visitantes e para a própria população. O trabalho foi realizado com a ajuda de muitos voluntários, inclusive estudantes das escolas públicas, Tiro de Guerra e Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina.

A decoração já foi instalada bem antes da chegada de Dezembro, ocupando a via principal de entrada da cidade, as ruas centrais, inclusive o prédio da Prefeitura e Câmara Municipal. Também a praça e as ruas que circundam a Igreja Matriz de Adamantina receberam essa decoração em três formatos diferentes.


Garrafas Pet obtidas através da Coleta Seletiva constituem o principal material utilizado na decoração deste ano.


A decoração com material reciclável ocupa todas as ruas centrais de Adamantina. Ao fundo se destaca a torre da Igreja Matriz.


Em outras ruas, a motivação é outra, mas o material reciclado utilizado nos enfeites é sempre o mesmo.


O majestoso prédio onde funcionam a Prefeitura e a Câmara Municipal de Adamantina, estão cobertas com as peças decorativas do Natal.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COLECIONAR MINIATURAS É O
HOBBY DE ALGUNS EMPRESÁRIOS

Os colecionadores são muitos, e na maioria das vezes, poucos têm recursos suficientes para manter esse "hobby". Mas em Presidente Prudente encontramos dois dedicados colecionadores de miniaturas de veículos. Cada um tem sua história, que começou por força da própria atividade no ramo automobilístico.

O primeiro, com quinze anos de atividades é o Sr. Gildo José Pedrosa, 40 anos de idade e um apaixonado por carros. Automóveis, inclusive uma frota de carros antigos para atender casos especiais de festas de casamentos ou outros eventos que exijam veículos Gálaxie/Landau, Mercury, Gordini ou Aero-Willys. Ele é o Diretor da Velocity, uma empresa especializada em velocímetros e tacógrafos, situada no prolongamento da Av. Cel. Marcondes, rumo ao Aroporto. Ele tem uma coleção apreciável de mais de 700 miniaturas.

Outro colecionador é o empresário Osmar Dornelas, de 55 anos, que reune em sua coleção cerca de 150 miniaturas de carretas Scânia, Mercedes, Volvo e outras marcas importadas. Ele trabalhou por muitos nas concessionárias da região. Entre elas a Radicar, FNM-FIAT, no Trêvo Rodoviário (hoje Iveco), Jabur (Mercedes-Benz) e Movepa (Scânia), até seu fechamento em 2002. Hoje é o diretor de uma empresa de rastreamento via satélite, a GRAL Monitoramento, na Av.Manoel Goulart.

Gildo nos contou que há vinte anos, por força de seu trabalho ganhou de presente as primeiras miniaturas. Mas só admitiu ser colecionador cinco anos depois. Hoje ele é considerado o maior colecionador da região, possuindo miniaturas de carretas, carros de passeio, esportivos, e de corrida em escala real. Todos os detalhes dos veículos reais são reproduzidos nas miniaturas em escala proporcional: lataria, motor, cores internas e externas, acabamento, peças, acessórios, etc. São modelos fiéis!

Osmar Dornelas resolveu se transformar em colecionador depois de receber como profissional de vendas, algumas miniaturas de presente dos amigos. Por acaso, acabou tomando gosto pela coisa e vem ampliando sua coleção, desde o primeiro Scânia -modelo 79 L/111- mais conhecido como "Jacaré". Esta é a peça mais valiosa de sua coleção. Quando tem algum modelo repetido, troca com outros colecionadores, ou faz sua aquisição depois de consultar a Internet. Tendo trabalhado no ramo automobilístico tem muita facilidade em se comunicar com outros colecionadores.

A compra de miniaturas de carros altera de acordo com o produto colocado à venda no mercado. Em média, varia de preços, entre 120 a 600 reais por unidade. A maioria dos colecionadores não comercializa suas miniaturas, e na cidade de Presidente Prudente existem outros colecionadores. Entre eles, Cid Buchalla e Marcos Severino da Silva. O maior colecionador do Brasil - segundo nossos informantes - tem em sua coleção mais de 3.000 peças antigas e atuais.


Gildo José Pedrosa, exibe sua coleção de miniaturas de carros, de marcas variadas, antigas e modernas. Ele é o maior colecionador, com 700 unidades.


Numa das vitrines de seu estabelecimento, estão expostas centenas de miniaturas, que Gildo vem colecionando há mais de quinze anos.


Osmar Dornelas tem uma coleção de carretas antigas de todas as marcas. A mais valiosa é um Scânia 79 L/111, mais conhecido como "Jacaré".


Aqui, um aspecto geral da exposição de miniaturas de Osmar Dornelas, que já alimentava o "hobby" de colecionador quando recebeu a primeira miniatura.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Censo do IBGE revela:

PRUDENTE VENCE ARAÇATUBA,
MAS PERDE PARA MARÍLIA

O último censo demográfico realizado pelo IBGE trouxe informações animadoras para alguns municípios, e pouco agradáveis para outros. É o caso de Presidente Prudente que no censo anterior registrava 204.036 habitantes, mas que na contagem posterior sofreu redução para 202.789 habitantes. Com isso fica atrás de Marília, com 218.113 moradores e na dianteira de Araçatuba, que conta agora 178.839 habitantes.

A mesma situação se verifica em Presidente Venceslau que contava com uma população de 38.116 habitantes, e agora tem 37.135, o que causou estranheza. E também alguns protestos das autoridades, por afetar a economia do município no tocante ao repasse de verbas do Governo Estadual.

Presidente Epitácio que registrava 42.084 moradores, tem agora 39.403 habitantes. Ao contrário, Dracena que figurava como a terceira mais populosa da região, está agora no 2º lugar, com 42.107 habitantes. Antes, o IBGE apontava um número inferior: 41.096 habitantes.

A mesma situação se verifica nas cidades de Rancharia, Martinópolis, Alvares Machado, Santo Anastácio e Rosana. Nesta última, houve um esvaziamento de 6.095 habitantes. Pela ordem, Presidente Prudente é a cidade mais populosa da região, seguida por Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau. Na Alta Paulista, Dracena lidera com o maior número de habitantes, seguida por Adamantina (33.289), Osvaldo Cruz (30.150), Lucélia (19.212) e Junqueirópolis (18.628).

Na Alta Sorocabana, depois de Presidente Venceslau, figuram as seguintes cidades: Rancharia (28.303), Martinópolis (23.983), Alvares Machado(22.859), Santo Anastácio (20.550), Teodoro Sampaio (20.395), Rosana (19.943), Mirante do Paranapanema (17.128) e Regente Feijó (17.070). A menor população foi constatada no município de Ribeirão dos Indios, com 2.231 habitantes.

Num confronto, concluímos que São José do Rio Preto é o municipio mais populoso do oeste do estado, com uma população de 402.770 habitantes. Seguem-se: Bauru em 2º lugar com 347.601 moradores, Marília em 3º com 218.113 e, em 4º, Presidente Prudente (202.789). Logo depois, Ourinhos com 98.868 habitantes e Assis, com 92.965. Nessa área, o menor número de habitantes foi constatado em Borá na região de Marília, com 804 habitantes.

Face à redução de habitantes, alguns estudiosos admitem tratar-se de uma contingência natural, tendo-se em vista principalmente o conceito das grandes famílias, que não existe mais. O que predomina agora é a média ou a pequena família, constituída por dois ou três filhos, ou no máximo quatro.


Presidente Prudente mantém sua posição estratégica de Capital Regional, com 202.789 habitantes, excluindo a população flutuante que se aproxima de 50 mil pessoas.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TEOLOGIA PARA LEIGOS
FORMA A QUARTA TURMA

No final de Novembro deste ano, 36 pessoas ligadas à religião católica na Diocese de Presidente Prudente concluíram um curso especial de teologia para leigos.

O curso teve a duração de 2 anos e foi ministrado pelos professores Munir Jorge Felício, Paulo Fernando da Silva e pelos Padres: Paulo Valeriano de Souza, José Altino Brambila, Fernando Henrique Guirado, e Jurandir Severino de Lima. A coordenação do curso esteve a cargo de Lúcia Aparecida Pessoa Busete.

A cerimônia de formatura foi constituída de uma missa concelebrada pelos padres Carmelo e José Altino Brambila. Além da celebração litúrgica, houve a entrega de certificados e um coquetel de confraternização realizada na Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja.


Os padres Carmelo e José Altino Brambila foram celebrantes da missa especial.


Mais de 30 participantes do curso de teologia marcaram presença na celebração especial.


Ao final da missa, todos os participantes do curso se reuniram com os sacerdotes para celebrar o acontecimento.


A coordenadora Lúcia Aparecida Pessoa Busete e os Padres Carmelo e Altino Brambila foram homenageados pelos formandos.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COMISSÃO ESPECIAL AVALIA
CONFLITOS AGRÁRIOS NO PONTAL

Uma comissão da Câmara Federal, especialmente constituída esteve na região de Presidente Prudente nos últimos dias de Novembro, para conhecer e aprese propostas à sociedade brasileira em relação aos problemas e conflitos agrários. Segundo avaliação prévia do Deputado Talmir Rodrigues, o aAssunto envolve fazendeiros e movimentos ligados à reforma agrária no Pontal do Paranapanema.

Embora tenha sido divulgado amplamente, deveriam estar presentes a essa excursão por vários assentamentos da região, não só os deputados federais, mas também vários deputados estaduais, inclusive os nossos representantes na Assembléia Legislativa. Entretanto, nenhum deles compareceu para integrar a comissão parlamentar, que ficou restrita apenas a três deputados federais.

No Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros" de Presidente Prudente foram recepcionados na manhã de 22 de Novembro, os deputados: Talmir Rodrigues (PV/SP), Janete Rocha Pietá (PT/SP) e Sérgio Antônio Nechar (PV/SP). Também participaram o Bispo da Diocese, D.José Maria Libório Camino Saracho e uma representante de Direitos Humanos e Minorias, de Brasília.

Um cafezinho especial, no Restaurante do Aeroporto serviu para os contatos iniciais, até o momento de partida por ônibus especial rumo aos assentamentos e propriedades rurais do Pontal do Estado. Relatório especial foi elaborado, mas só será divulgado posteriormente.


Na chegada ao Aeroporto de Pres, Prudente, os três parlamentares federais do PV e PT: Nechar (de Marília), Janete (de Guarulhos), Dr. Talmir e esposa.


O Bispo da Diocese, Dom José Maria dialogou por longo tempo com o deputado federal do PV/SP, Sérgio Antônio Nechar.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




UMA GRANDE INDÚSTRIA,
QUE POUCOS CONHECEM

O empresário Salvador Rossato está produzindo na cidade de Presidente Venceslau o que poucos conhecem: barcos de Fiberglás e Climatizadores. A linha industrial vem passando por constantes inovações e o produto final, merece aceitação e aprovação geral, não só no interior de São Paulo, mas também em várias regiões do país.

As lanchas, antes de seu lançamento no mercado, passaram por inúmeras avaliações, até chegar a um estágio final, com plena aprovação dos seus usuários. Elas são vistas com freqüência nas maiores estâncias turísticas do Sul, Norte e Nordeste.

O produto mais recente é representado por uma diversificada linha de climatizadores marca Ebone/Fog, em cinco versões e Turbo Jet, nas cores branca e preta.

Segundo o empresário Rossato, a aceitação foi geral em toda parte. Somente na região de Presidente Prudente já foram entregues mais de 600 climatizadores, em modelos os mais diferentes.


Salvador Rossato Filho, disse-nos que sua empresa acreditou na produção industrial. Por isso, ampliou sua linha de produção para atender o mercado brasileiro.


Um dos primeiros produtos náuticos lançados no mercado teve excelente aceitação, por isso foram criados outros modelos de lanchas mais sofisticadas e mais seguras.


Climatizadores de alta tecnologia foram criados com excelente qualidade e desempenho e já são considerados os maiores aliados contra o calor e a falta de umidade.


São várias versões dos climatizadores, nas cores branca ou preta, como a melhor alternativa para enfrentar o verão dos próximos meses.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AS GRANDES FIGURAS QUE
FAZEM A HISTÓRIA DE PRUDENTE

Poucos sabem, mas as principais figuras que se identificaram com a cidade e a população de Presidente Prudente, desde a fase do desbravamento são muitas, mas apenas algumas tiveram o reconhecimento de nossos legisladores. Aqui, mostraremos apenas alguns monumentos onde essas figuras foram evidenciadas em datas as mais diferentes, mesmo se levarmos em consideração os 90 anos de fundação da cidade.

Na Praça da Bandeira, um pouco esquecida ou abandonada, a herma com a qual foi lembrado e homenageado o patrono, Prudente José de Morais Barros. Ele foi o primeiro presidente civil do Brasil, depois do fracassado mandato dos generais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, que proclamaram a República.

Em seu governo Prudente de Morais enfrentou a ira dos militares devido à pressão exercida pelo Exército na a Guerra de Canudos, de Antônio Conselheiro. Por este motivo o Presidente Civil sofreu um atentado; porém, a arma falhou e o agressor usou uma faca, matando um marechal que tentou intervir em defesa do Presidente. O assassino apareceu morto no dia seguinte, sob pretexto de enforcamento na cadeia.

Na Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente um político que exerceu importante papel a partir da década de 50 foi o Major Felício Tarabai. Ele foi Chefe de Gabinete do Governo e Deputado Estadual. Em sua homenagem foi implantada a cidade de Tarabai, com 197 km2 e uma população de 6.108 habitantes, segundo o último censo do IBGE. Na cidade existe A Rua Felício Tarabai como homenagem do Poder Público Municipal.

Nas proximidades da Praça 9 de Julho, ou seja diante da Catedral de São Sebastião (iníciada na década de 30), a homenagem ao primeiro sacerdote, Monsenhor José Maria Sarrion. Foi ele quem também deu nome a uma importante escola pública de Presidente Prudente (Colégio Mons.Sarrion) e uma rua no Jd. Eldorado.

Do outro lado, um monumento que mostra de corpo inteiro, outra figura de alta expressão econômica, social e política, o ex-prefeito Florivaldo Leal. Foi ele que deu sua vida em favor da cidade que o prestigiou até a morte, de forma trágica diante do antigo Paço Municipal, que também recebeu o seu nome.

No Jardim Bongiovani, a principal praça pública recebeu o nome de Mário Eugênio. Trata-se de um lider político, empresário e economista que por alguns anos exerceu as funções de Presidente da Caixa Econômica Estadual. Foi também Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa e Deputado Federal.

Por fim, nas imediações do Prudenshopping e Museu Histórico Municipal foi construída uma pracinha em meio à rotatória. Ali foi erigido um monumento com uma herma reverenciando a memória do poeta e escritor português, Luiz de Camões. Foi a forma de reconhecimento das autoridades e da população local.


Prudente José de Morais Barros, patrono da cidade.


Monsenhor Sarrion, o sacerdote que deu início às obras da Catedral na década de 30.


Major Felício Tarabai, ex-deputado estadual.


Florivaldo Leal, ex-prefeito de destacada atuação como líder político.


Mário Eugênio, empresário, economista e líder político.


Luiz Vaz de Camões, poeta e escritor.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CAMPEÃO OLÍMPICO
É CIDADÃO PRUDENTINO

O atleta Claudiney Quirino da Silva, de brilhante carreira no desporto brasileiro, campeão olímpico e de inúmeras outras competições internacionais é por decreto o mais novo "Cidadão Prudentino". A outorga do título se deu neste final de ano em sessão solene da Camara Municipal de Presidente Prudente. Além de autoridades e representações diversas se fez presente o ex-presidente da edilidade e atual deputado estadual Ed Thomas.

Claudiney Quirino que se fez acompanhar da esposa, amigos e convidados deixou gravado seu testemunho de agradecimento a todos que o acolheram e o incentivaram na conquista dos troféus, medalhas e outros prêmios.


Visão panorâmica do plenário durante a homenagem a Claudiney Quirino da Silva. Na tribuna se pronuncia o atual deputado estadual Ed Thomas.


Nas mãos de Claudiney Quirino, o título de "Cidadania" como prova do reconhecimento das autoridades e do povo de Presidente Prudente.


O momento em que o homenageado fazia seu agradecimento pela lembrança de seu nome e pelo reconhecimento público.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




UM SINDICALISTA JOVEM E ATUANTE

Dentre os inúmeros sindicalistas que atuam na alta sorocabana e região, um dos mais destacados é o jovem Advogado Jadir Rafael da Silva, 43 anos, casado, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Serviços de Hospedagem, Gastronomia, Alimentos Preparados e Bebidas a Varejo de Presidente Prudente e Região. Suas atividades sindicais começaram em 17 de Junho de 1981 e até 2005 quando transferiu o cargo ao novo presidente, Sr. Antônio Jairo Francisco, com mandato até 28/07/2009. É que a resolução de 2003 proíbe a reeleição.

Durante os últimos dez anos, Jadir Rafael da Silva ocupa simultaneamente as funções de Diretor da Federação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade. Ambas com sede em São Paulo (Capital). Na CONTRATUH tornou-se Diretor da Área de Restaurantes, Bares, Hotéis e Similares.

Na atualidade, ele coordena todas as atividades do Sindicato Regional, cuja estrutura organizacional é composta de 34 diretores, envolvendo a alta sorocabana e alta paulista - incluindo as sub-sedes de Tupã, Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau. E ainda: o atendimento público, as questões previdenciárias, homologações de contratos, direitos trabalhistas, palestras, convenções e conferências.

Quando dispõe de menor sobrecarga de trabalho, Jadir viaja para outras regiões e outros estados. Sempre com o propósito de se atualizar e oferecer sua capacidade e trabalho em prol da causa sindical. Mas também participa dos eventos sociais, incluindo excursões às colônias de férias do Sindicato e da Federação, no litoral paulista. E leva associados e convidados especiais. A mais recente excursão realizou-se no mês passado, com hospedagem na colônia de férias de Peruíbe. A próxima etapa deverá ocorrer em Janeiro de 2008.

Estão agregados à base do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares de Presidente Prudente, nada menos que 2.500 profissionais. Garçons, balconistas, copeiras, camareiras, cozinheiros, bar-man, porteiros, recepcionistas e serviços gerais fazem parte da categoria sindical. Fundado em 1964, o Sindicato foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho no dia 14 de Maio de 1975.


A última excursão do ano foi promovida pelo Sindicato na colônia de férias de Peruibe. Cada um pagou sua parte e a viagem foi feita em ônibus especial.


Nas maravilhosas praias de Peruibe, litoral de São Paulo, todos os participantes da excursão viveram momentos felizes de lazer e descontração.


Jadir Rafael da Silva, revelou-se um grande líder sindical que comanda importantes setores regionais de São Paulo. É também diretor da Federação e Confederação.


As praias de Peruíbe atraem grande número de visitantes e oferecem condições seguras a todos que chegam a esse local.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




LOCUTOR DA VELHA GUARDA

O setor radiofônico da Alta Sorocabana tem muita coisa a relatar baseada na história de cada profissional que se destacou no decorrer dos últimos 70 anos, quando surgiu a PRI-5, A Voz do Sertão, que é a emissora pioneira da região. Depois veio a ZYH-7 - Rádio Presidente Venceslau - conhecida nacionalmente como "A Gigante do Oeste Paulista", hoje com 61 anos de operações na área de comunicações, e por onde passaram renomados profissionais do rádio, entre os quais me incluo juntamente com Rubens Shirassu, Adelmo Vanalli e tantos outros.

Entre Presidente Prudente e Presidente Venceslau, a emissora que se destacou foi a ZYU-9 - Rádio Brasil de Santo Anastácio, posteriormente transformada em Rádio Cultura e a partir de agora em Rádio Onda Viva, por iniciativa da Diocese de Presidente Prudente que é a detentora da concessão.

Uma das vozes mais brilhantes da época - que ainda hoje vem atuando com eficiência - é a do locutor Aloyzio Vicalvi, contando 70 anos de idade. Ele afirma Ter nascido em Bariri/SP, ingressou na Lins Rádio Clube, ao lado de seu irmão Paulo Fernandes (cantor e locutor) e Fiori Giglioti, ambos de saudosa memória. Depois, os dois atuaram na Rádio Brasil de Santo Anastácio, onde também Aloyzio foi diretor, na Rádio Clube de Tupã, PRI-5 - A Voz do Sertão - de Presidente Prudente, Rádio Cultura de Poços de Caldas e Rádio Cultura da Bahia.

Aloyzio Vicalvi, que hoje vive de uma modesta aposentadoria, prestou serviços como assessor parlamentar do Deputado Adhemar de Barros Filho por muito tempo. Depois atuou em Presidente Prudente como narrador de um jornal falado. Mas foi por um curto período, ao lado do jornalista Neif Taiar, na Rádio Diário/AM, atualmente Rádio Globo sob controle do Grupo Paulo Lima.


Aloyzio Vicalvi que se revelou na década de 50, foi uma das vozes mais bonitas do rádio. E mantém o mesmo padrão de voz até os dias atuais.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NA ALTA PAULISTA, OUTRO
RADIALISTA QUE SE DESTACA

Na região da nova alta paulista, uma das vozes mais conhecidas é a do radialista e jornalista José Mário, ex-diretor do jornal "O Adamantinense" e atualmente diretor das principais emissoras da cidade de Adamantina. Sua atuação começou nos anos 50 e prossegue no mesmo rítmo nos dias atuais, como locutor, apresentador, narrador de esportes, rádio-jornal e também do setor de telecomunicações, que o tem como empresário.

José Mário, que conta 69 anos de idade, 4 filhos e 8 netos, iniciou sua carreira há 51 anos, na Rádio Brasil, empresa que acabou assumindo o controle acionário em 1978, ao lado de dois sócios: Fauzer Santos e Jonas Bonassa, o Sabiá.

Em 1993, Jonas se tornou o único proprietário da Rádio Brasil. Mas em sociedade com José Mário, os dois empresários adquiriram da ALUSA, duas novas emissoras de FM que se mantinham no ar: a Rádio Joia e a 93 FM. Hoje, as duas empresas fazem parte desse mesmo grupo de profissionais de comunicação, com boa audiência em toda a área regional.


Em plena era da informática, o jornalista, radialista e empresário de comunicações José Mário não descarta a máquina de escrever.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O MAIOR ARRANHA-CÉU
DE ALVARES MACHADO

A cidade de Alvares Machado, bem ao lado de Presidente Prudente fez festa para comemorar seus 63 anos de emancipação política. A décima feira agroindustrial - FACAM - foi a grande atração, com shows diárias e outras atrações, entre os dias 28 de Novembro e 02 de Dezembro. Trata-se de uma cidade muito acolhedora e a comunidade trabalha em apoio às autoridades constituídas, visando sempre o progresso e o bem-estar de todos.


Na praça Getúlio Vargas, o primeiro e grande destaque é para este Edifício Residencial, considerado o maior arranha-céu e cartão postal da cidade.


Para o Natal deste ano, a principal praça da cidade recebeu moderna decoração.


No período noturno, a praça Getúlio Vargas ostenta hoje uma bela ornamentação natalina, inaugurada durante a festa do aniversário da cidade.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDIFÍCIO CONDOMÍNIO "HIROSHI YOSHIO"

Na esquina da Rua Ribeiro de Barros com a Avenida Manoel Goulart, ergue-se majestosamente o Edifício Residencial Condomínio "Hiroshi Yoshio". O nome é atribuído a uma das mais expressivas figuras da história de Presidente Prudente, sendo um dos pioneiros e maior criador de bovinos da raça Nelore padrão no Brasil.

A edificação tem 10.000 metros quadrados e conta com Lojas (na parte térrea), garagens no sub-solo, 24 apartamentos de 209 m² (2 por andar) com direito a 2 garagens, e mais: área de lazer, hall de recepção, churrasqueiras, piscina aquecida, 4 salões de festas e salas de jogos e ginástica. Conta também com moderno sistema de segurança, com câmeras de vídeo e inter-comunicador.

O Sindico do Condomínio é o Sr. Ariovaldo Silvério Pellizzari, já na segunda gestão administrativa desde 2006, por 2 anos de duração.


Este é mais um belo cartão de visita para Presidente Prudente. Situa-se na esquina da Ribeiro de Barros com a Av. Manoel Goulart.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




BAQUETAS COM ASSINATURA

A nova baqueta "Michael", marca de fama internacional, tem agora a assinatura de um profissional brasileiro, especializado no assunto: Northon Vanalli. Ele é considerado um dos melhores bateristas do mundo e tem para a formação de novos profissionais um Instituto de Bateria que funciona em Presidente Prudente na Avenida Washington Luis.


As novas baquetas produzidas pela Michael trazem assinatura de Northon Vanalli.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CPI DA CÂMARA APONTA
IRREGULARIDADES DA GAUTAMA

O rumoroso caso da Construtora Gautama, acabou repercutindo em Presidente Prudente, onde estavam em execução diversas obras de fundos de vales. Como cosequência, as obras estão paralisadas, não se sabendo quando serão retomadas. Mas uma coisa é certa: a CPI da Câmara Municipal concluiu que houve sérias irregularidades no processo licitatório e consequentemente adjudicação.

Pelo que se apurou, foram comprovados gastos equivalentes a R$ 8.700.000,00, restando como gastos não comprovados um total de R$ 28.203.880,00. A Prefeitura aplicou recursos da ordem de R$ 36.903.880,89. As obras foram executadas parcialmente mediante construções para contenção de inundações no Parque do Povo, Córrego do Veado e Córrego da Colônia Mineira.

O relatório final, foi apresentado pelo relator Marcos Vinha e a Comissão Processante da CPI foi constituida pelos vereadores: José Rocha Sobrinho, Gilmar Alves de Azevedo, Osvaldo Bosquet, Izaque Silva e Marcos Vinha.


As placas instaladas há muito tempo identificam a obra que deixou de ser concluída.


Aspecto das obras inacabadas no Córrego da Colônia Mineira. Houve denúncia de irregularidades na aplicação das verbas pela Construtora Gautama.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SEBRAE APONTA CAMINHOS
PARA O SUCESSO EMPRESARIAL

O Sebrae que tem seu escritório regional - em novo local - no Centro de Presidente Prudente (Rua Felício Tarabai, 408), está promovendo neste final de ano o "Túnel do Empreendedor" que se estendeu a outras cidades, começando por Presidente Venceslau. O "Túnel" em formato de labirinto nada mais é do que um caminho a ser percorrido em três etapas, com a duração aproximada de dez minutos.

José Carlos Cavalcante, Gerente Regional do Sebrae foi muito recepcionado na Associação Comercial e Industrial de Presidente Venceslau, onde promoveu o evento com pleno sucesso. Ao final, todos os visitantes receberam material informativo sobre as características empreendedoras.

Uma das conclusões é a de que "uma em cada duas empresas encerram suas atividades antes de completar cinco anos de atividades. Um terço delas sucumbe no primeiro ano de funcionamento", segundo dados do Sebrae.

Ao lado da burocracia, dos tributos e da carência de capital, a alta de planejamento na gestão dos negócios também é apontada pelos empreendedores como um dos motivos das altas taxas de mortalidade no Brasil.


O gerente regional do Sebrae em Presidente Prudente, ao ser recepcionado na ACIPREV pelo prefeito Ângelo Malacrida e o presidente da entidade, José Ferreira Bispo.


José Carlos Cavalcante argumenta que as características do empreendedor de sucesso podem ser conhecidas através de contato com o Sebrae.


Duas integrantes da Comissão de Eventos (Beth e Márcia) também participaram do encontro visando a promoção do Túnel do Empreendedor.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NO REFLORESTAMENTO,
TEMOS POSIÇÃO DESTACADA

Antes mesmo da Conferência sobre mudanças climáticas da ONU no decorrer deste mês, o Brasil ocupa posição de destaque, entre os maiores reflorestadores do mundo. Foram 16 milhões de árvores plantadas em 2007, o que representa o 9º posto, já que os primeiros lugares são ocupados pelo México (217 milhões), Turquia (150 milhões), Quênia (100 milhões), Cuba (96 milhões), Ruanda (50 milhões), Coréia do Sul (43 milhões),Tunísia( 21 milhões), Marrocos e Mianmar (20 milhões).

A Europa responde por pouco mais de 10% do total de reflorstamento, a América do Norte por 5.6%, a África (que mais plantou), 60,4% e América Latina, com 27,4% do total. Só a Indonésia vai plantar neste final de ano o equivalente a 80 milhões de árvores. A Etiópia lidera o ranking mundial, com 700 milhões de árvores plantadas, segundo a Agência Ambiental da ONU.

E em nosso meio, o que tem sido feito para ampliar ou preservar as áreas verdes? Por incrível que pareça, em torno de minha área residencial, no Parque São Judas Tadeu, ao que parece nem todos se mostram interessados no assunto. Pelo contrário, existem até os que se revelam "inimigos da natureza". Para exemplificar, numa quadra acima do Parque dos Pássaros (Rua Visconde de Barbacena), nada menos que oito árvores em formação foram impiedosamente sacrificadas e sem qualquer justificativa.

Mais recentemente, logo abaixo do meu setor, na mesma rua, que é totalmente coberta pela vegetação, houve um fato estranho atribuído à possível existência de "Nematóide", que exigiu o sacrifício de três árvores já formadas. Restaram apenas três outras da mesma espécie, que daqui para a frente ficarão em observação. Enquanto isso - segundo informa o Secretário Municipal do Meio Ambiente - serão replantadas pelo Condomínio três novas espécies para substituir todos os "Ficus Benjamim" sacrificados. O assunto merece avaliação.

Pelas informações do Secretário Luizari, do Meio Ambiente, existe uma preocupação com relação à arborização de Presidente Prudente. Por sinal, nos últimos dois meses do ano de 2007 foram replantadas cerca de 2.000 árvores. Considerando que a cidade recebeu cerca de 100.000 árvores, o propósito é acrescentar pelo menos 10.000 a cada ano. Infelizmente existe resistência de alguns moradores, que se julgam donos das vias públicas e dificultam o trabalho do setor especializado da Prefeitura.


Há alguns meses, toda a arborização existente nesta via pública do Parque São Judas Tadeu foi exterminada, e cimentado o local de cada árvore.


Em todos os pontos da cidade o verde se evidencia, mas nem todos os moradores demonstram interesse em preservar o verde como forma de defesa da natureza.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h09
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TOSELLO REELEITO PARA A
PRESIDÊNCIA DO SINDICATO

O Engº Agrº Jacob Tosello Júnior, 47 anos, foi reeleito Presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente por mais uma gestão administrativa. Ao seu lado, estarão: Alcides Ropelli (1º vice-presidente), Antônio Servantes (2º vice-presidente), Newton Durães Teixeira (Secretário Geral) e Francisco José Jacintho, o João Jacintho (Tesoureiro).


O Engenheiro Agrônomo Jacob Tosello Jr., continuará na Presidência do Sindicato Rural, após reeleição até 2010.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EMPRESÁRIO RECEBE
TÍTULO DE CIDADANIA

O empresário do ramo imobiliário na região de Presidente Prudente, Aparecido Silva recebeu da Câmara de Alfredo Marcondes o título de "Cidadão Honorário", tendo-se em vista sua atividade empreendedora no setor.

Nessa cidade bem próxima a Presidente Prudente, ele implantou diversos loteamentos que hoje se transformaram em áreas habitacionais de excelente valorização e agrado geral.

O ato solene realizado dia 23 de Novembro foi presidido pelo vereador Euclides Torquato da Silva e reuniu grande número de autoridades e visitantes, especialmente convidados. Muitos oradores evidenciaram a figura do homenageado, que se fez acompanhar da esposa, D. Ivone, filhos e netos e outros familiares. Após a homenagem foi oferecido um coquetel de confraternização no "Harmonia Tenis Clube".


Na mesa principal, o homenageado e sua esposa, o presidente da Câmara e o vereador que tomou a iniciativa de homenagear o empresário Aparecido Silva.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ARRASTÕES PARA COMBATER
OS CAUSADORES DA DENGUE

O intenso calor que se verifica durante o verão tem sido fator favorável à proliferação de mosquitos e pernilongos que causam doenças, entre as quais a dengue e a leishmaniose. O período chuvoso favorece bastante o desenvolvimento desses insetos, principalmente na periferia da cidade.

Foi por isso que a Vigilância Epidemiológica juntamente com outras instituições, incluindo as Secretarias Municipal de Saúde e do Meio Ambiente vem realizando constantes arrastões com pedágios educativos na área central.

Em razão desse trabalho, os índices de infestação estão se tornando mais reduzidos, tendo alcançado em 2006 apenas 1,1% em Presidente Prudente. É' um índice considerado "satisfatório" pela Organização Mundial de Saúde. Assim mesmo os arrastões continuam, mobilizando cerca de 80 pessoas e vários caminhões da Prefeitura, todas as semanas.

Visitas de conscientização foram feitas a diversas empresas de materiais recicláveis, borracharias, floriculturas e imobiliárias. Alem dos arrastões para coletar móveis inaproveitáveis, pneus velhos e utensílios que acondicionam águas paradas, com risco de proliferação e contaminação por mosquitos "Aedes aegypti".

Para melhor orientação, a Vigilância Epidemiológica montou na Praça 9 de Julho diversos stands. No mesmo local foram distribuidos folhetos explicativos com informações básicas sobre a doença provocada pela dengue, com risco de morte. A região já registrou em 2007, nada menos que 1.537 casos, dos quais 237 sòmente na cidade de Pres. Prudente.


Para impressionar os visitantes, a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente criou dois bonecos, simbolizando o mosquito "Aedes aegypti", que transmite a dengue.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A SAÚDE SE MOBILIZA
PARA PREVENÇÃO DA DIABETE

No decorrer do último mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente juntamente com dezenas de voluntários se mobilizou para orientar a população e todos os interessados na prevenção da Hipertensão e Diabete.

O trabalho preventivo realizado por professores, estudantes universitários e funcionários da Saúde foi de muita eficiência. Milhares de pessoas que os procuraram para a coleta de sangue e testes de glicemia, glicose, pressão arterial ou hipertensão foram prontamente atendidas.

Os que apresentaram resultados acima dos índices de tolerância, foram aconselhados a procurar o médico ou a clínica de sua confiança para exames mais detalhados. Ou em caso de necessidade, se submeter a um tratamento especializado.

Mais de dois mil testes foram registrados para comemorar o Dia Mundial da Diabete. Em média, apenas 4% dos testes a pontaram alterações no índice normal de glicemia, colesterol ou glicose no sangue.


Para a realização dos testes de glicemia e outros exames no Dia Mundial da Diabete, houve a participação de centenas de voluntários.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACHOU UMA CARTEIRA RECHEADA

O fato aconteceu recentemente em Alfredo Marcondes. E embora a importância em dinheiro não tenha sido tão alta, valeu o gesto de honestidade de quem a encontrou e a devolveu imediatamente, avisando a Polícia e elaborando um B. O. para documentar o fato. Trata-se do cidadão Clovis Pereira da Cruz, 42 anos, morador na cidade de Pacaembu, na alta paulista.

Pelo seu relato pessoal, Clovis encontrava-se próximo a um posto de gasolina, quando observou que uma pessoa de outra cidade, após abastecer, tomou a direção de Presidente Prudente. O condutor do veículo deixou sua carteira sobre o veículo e ao sair, nada percebeu. Clovis gritou para chamar sua atenção diversas vezes, mas o condutor não ouviu. Seguiu em frente até que ao se aproximar do destino final, Piracicaba, sentiu a falta da carteira, mas já estava muito longe.

Clovis Pereira da Cruz recolheu a carteira - com dinheiro e documentos - e foi imediatamente ao posto policial mais próximo, onde justificou o achado. Como comprovante recebeu a cópia de um B. O. e só mais tarde ficou sabendo tratar-se de um morador de uma cidade distante. Ao tomar conhecimento de que sua carteira estava em lugar seguro, o dono do veículo pediu que a autoridade policial o agradecesse em seu nome, pelo gesto e pela atenção dada ao caso.


Clovis Pereira da Cruz, que é um encarregado de obras em Alfredo Marcondes se sentiu gratificado por haver recolhido e entregue ao legítimo dono, a carteira que achou na rua.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

Nesta edição, vamos reproduzir algumas fotos colhidas em diversos pontos da cidade, evidenciando fatos concretos e também imagens pitorescas do que acontece no dia-a-dia.

Um novo ângulo da cidade nos seus 90 anos.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

As flores que se evidenciam no Alto Verão.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

O amarelo das acácias também predomina.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

E mais flores, em pleno verão. Mas somente em algumas ruas.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

O chafariz do Parque do Povo tem maior procura. É refrescante.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

O Calçadão da Maffei ganha mais movimento durante o fim de ano.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

E aparece até "estátua viva" de Cangaceiro. A platéia vibra.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

Peruanos tomam conta da Praça 9 de Julho. E cantam suas músicas.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

Diante da greve por melhores salários, a mulher dorme na rua. Com o cachorrinho ao lado.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

No Parque do Povo, a kombi resiste. Para não ser levada, fica amarrada na árvore.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

No centro da cidade, quando a noite chega, as luzes começam a brilhar.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DEZEMBRO 2007

Ante a aproximação do Natal, surgem lojas ornamentadas, como esta, na Avenida Washington Luis.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A GANÂNCIA DOS BANQUEIROS

Ao completar cinqüenta anos como correntista de bancos, vejo que a ganância tomou conta da classe. Enquanto o povo se torna cada vez mais pobre, os banqueiros riem de orelha-a-orelha com os lucros multiplicados a cada três meses. Trata-se na verdade de uma casta altamente privilegiada, que se torna cada vez mais rica e prepotente, desrespeitando as normas e as leis impostas pelas autoridades no tocante ao atendimento público e à aplicação de recursos resultantes dos lucros em benefício dos menos privilegiados.

Em cada semestre, ou trimestre - como queiram – são publicados os balanços atribuindo lucros líquidos declarados cada vez maiores. São bilhões de reais, onde quem menos cresceu obteve lucros da ordem de 35 por cento ou mais, como foi o caso do Bradesco que obteve o maior lucro histórico, desde que foi criado com a denominação de Banco dos Dez Contos ou Banco Brasileiro de Descontos.

Ao comemorar seus cinqüenta anos de existência, o Bradesco promoveu em Marília – cidade onde nasceu – uma grande festa com a presença de todos os seus diretores. Eu estava lá, como convidado para a cobertura noticiosa através da TV Bandeirantes e realizei ampla matéria, entrevistando inclusive alguns diretores que começaram a vida bancária em nossa região juntamente com Antonio Servantes. Eles fizeram carreira profissional até alcançar os mais altos cargos na empresa.

Em pleno século 21 o Bradesco se tornou o maior banco particular da América Latina e seus lucros divulgados nos primeiros meses de 2006 foram alem de 80%, um autêntico recorde. Mas se observarmos o atendimento prestado (pelo menos em Presidente Prudente), deixa muito a desejar. As filas são constantes e o número de funcionários mobilizados nem sempre é suficiente para um atendimento mais aprimorado. São muitas as reclamações. Falta organização e falta também comunicação para evitar queixas dos que o procuram, isto é os correntistas e beneficiários da previdência. Em especial, nos caixas eletrônicos e nos seus modernos guichês internos.

Embora tenha sido declarado como o Banco que mais cresceu e que obteve o maior lucro histórico do Brasil, foi motivo de críticas e protestos no ano passado, por não oferecer atendimento prioritário a idosos , deficientes, gestantes e senhoras com crianças no colo, aguardando nas filas o momento de ser atendidos. Só depois de muitas reclamações é que a administração regional passou a oferecer aos chamados "clientes para atendimento prioritário" o mínimo de conforto, com cadeiras disponíveis em suas dependências, o que pela lógica deveria se estender a toda sua rede de Agências.

É impressionante o lucro de todos os bancos no decorrer dos últimos tempos. De 2002 até 2006 alcançaram 357%, conforme publicação oficial. Nesse ano, o lucro foi tão somente de 27 biliões e 500 mil reais sobre o valor arrecadado no ano anterior. O HSBC, incluindo sua seguradora HDI obteve lucro de 217 milhões e historicamente, o melhor resultado dos últimos dez anos, com a receita alem dos 946 biliões. O Bradesco, Itau, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também tiveram lucros astronômicos, em contraste com as dificuldades e a miséria do povo.

No apagar das luzes do ano de 2007, os resultados começam a chegar através dos balanços oficiais do Bradesco, Itau e Banco do Brasil. E como já era esperado, os lucros bilionários voltaram a se repetir. Vejam só: o Bradesco teve um lucro acumulado de 5.817 bilhões de Janeiro a Setembro. Foi o maior lucro entre Bancos de capital aberto nos últimos 20 anos no Brasil, superando a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce. No ano anterior, os lucros totalizaram 4.995 bilhões de reais.

Durante o último trimestre o Banco do Brasil obteve lucro líquido de 1.364 bilhões, o equivalente a 50,3% em relação ao ano de 2006, cujo lucro alcançou 907 milhões de reais. De Janeiro a Setembro deste ano, os lucros foram acrescidos de 19,9% em relação ao ano anterior, ou seja: a soma apreciável de 3.841 bilhões.

Já o Itaú também surpreendeu. Nos últimos nove meses do ano superou o lucro anual de qualquer Banco brasileiro de capital aberto, desde 1987. É pena que diante de tantos lucros, a população sofrida continua no abandono, quando pelo menos uma pequena parte dessa lucratividade poderia ser convertida em obras de assistência social, saúde e habitação.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O "BATE-BOCA" DOS POLÍTICOS

Sempre que os políticos se reúnem – sejam eles prefeitos, vereadores, deputados ou senadores – as conversas são as mais desencontradas possíveis. Muitas vezes, um simples diálogo se transforma num bate-boca interminável, nada produtivo e até perturbador. Quando isso ocorre é sinal que as coisas não andam bem e algo de errado deve estar acontecendo para provocar essas divergências.

No final da década 60 ou mais precisamente, depois do golpe militar de 31 de março de 1.964 só dois partidos predominavam: a ARENA que era o partido governista e o MDB que representava a oposição. No âmbito municipal, inegavelmente era um partido forte, com disputas acirradas para conquistar o eleitorado e se manter na liderança.

Tomando conhecimento que o Instituto Gallup estava realizando uma pesquisa de opinião pública a fim de definir quais os nomes que tinham a preferência dos eleitores, o vereador Nelson Porto Alegre saiu em campo. E descobriu que seu nome não figurava na lista como um dos indicados para a consulta popular. Em verdade, seu nome havia sido omitido talvez propositalmente por algum político.

Por isso ele foi pessoalmente tirar satisfações com a pesquisadora (TCD) a fim de fazer valer seu ponto de vista. Como não foi bem atendido, deu ordem de prisão à funcionária do Gallup. E o desfecho do caso terminou na polícia, o que exigiu o imediato deslocamento até Presidente Prudente do diretor daquele Instituto de Pesquisa.

Em outra ocasião, o partido promoveu um encontro na Praça 9 de Julho, com outra finalidade. Ainda vigorava a sigla MDB antes de ter o P de Partido e o objetivo era o de dialogar com o povo, tendo inclusive a presença de alguns deputados e pretensos candidatos a uma das cadeiras ao Congresso e Assembléia Legislativa do Estado. Mas a afluência de público foi relativamente pequena e aos olhos dos concorrentes, isso era um mal negócio!

Foi aí que o então deputado federal Dias Menezes que liderava o movimento, convidou alguns companheiros reticentes a se dirigirem ao palanque. A finalidade era uma só: reforçar o partido, e com sua presença prestigiar esse encontro.

Diante da frieza dos integrantes do MDB, o experiente e habilidoso parlamentar (que também era jornalista) passou a citar nominalmente os que deveriam estar ao seu lado; entre eles, o então vereador Nelson Porto Alegre. Mas a reação foi imediata e diferente do que se esperava: o vereador contestou em altos brados. Com isso, a discussão entre ambos aumentou ainda mais. Foi um verdadeiro bate- boca em público, sem se chegar a nenhum acordo. O pior é que tudo foi transmitido ao vivo pela ZYR-84/ Rádio Presidente Prudente.

Meses depois na Câmara Municipal, houve eleição da mesa visando a gestão seguinte com a duração definida de dois anos. O candidato indicado pelo MDB (depois PMDB) para a presidência foi o do vereador Ubaldo Gomes Correa (falecido). Como o plenário estava dividido houve necessidade de optar pelo “Voto de Minerva” dado pelo mesmo vereador emedebista como presidente da mesa.

Com os ânimos exaltados, houve até ameaça de morte. E eu que estava transmitindo a sessão do Legislativo – ao vivo – e percebendo que o clima que imperava no recinto era dos mais tensos, nada mais pude fazer do que retirar do local o novo presidente, eleito pela contagem mínima de votos. A transmissão radiofônica foi interrompida e minutos mais tarde, Ubaldo Gomes Correa pôde fazer seu pronunciamento “ao vivo”. Mas de outro ponto, ou seja: diretamente dos estúdios da Rádio Presidente Prudente.

Uma semana depois, com os ânimos serenados tudo voltou ao normal na Câmara Municipal de Presidente Prudente. Nesse dia, Ubaldo Gomes Correa havia revelado sua sensibilidade de um cristão autêntico, contrariando muitos que o apontavam como "ateu".

Tudo mudou quando Ubaldo usando o expediente do Legislativo para dizer em alto e bom som pelo microfone: "Só eu e Deus é que sabemos o que passamos para enfrentar a fúria dos adversários na eleição da mesa da Câmara". Este foi um desabafo que a Edilidade prudentina registrou para ficar gravado em seus anais dos anos 70.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AS VIAGENS ATÉ O CHAPADÃO

Dentre as inúmeras viagens realizadas para a cobertura de TV nos últimos anos do século 20, as de longo percurso foram as que mais me impressionaram. Ribeirão Preto e Araraquara, ambas no estado de São Paulo foram as mais distantes dentro da área de abrangência da TV Bandeirantes de Presidente Prudente. É natural que outras cidades menos distantes, como Ilha Solteira, Pereira Barreto, Catanduva, Mirassol, Ourinhos, Assis, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Jales, Santa Fé do Sul e Fernandópolis, também surpreenderam na maioria das vezes em que foram visitadas pela reportagem.

Certa vez, precisamos cumprir uma pauta especial das mais complicadas, visando atender uma solicitação da Rede, numa distância muito maior e com menos tempo para locomoção. Ia alem de 1.000 km de distância, depois de ultrapassar o rio Paraná através de um serviço de balsas - até então existente - na região de Santa Fé do Sul e Fernandópolis, a fim de alcançar o vizinho estado de Mato Grosso do Sul.

Nosso destino final era: Chapadão do Sul, uma rica e próspera região dedicada à agricultura, especialmente a soja que surgia como uma nova riqueza para o País. Como de hábito, deixamos Presidente Prudente durante a madrugada. Mas tínhamos na escala uma breve parada em Araçatuba, a fim de recolher para nosso serviço alguns equipamentos que estavam em operações naquela cidade. Tudo foi feito de acordo com o projeto inicialmente elaborado. Entretanto, tivemos alguns desencontros, o que contribuiu para atrasar nossa saída.

O roteiro elaborado estabelecia hora para a chegada em Chapadão do Sul, onde o então ministro da agricultura Antonio Cabrera Mano deveria permanecer por poucas horas, o suficiente para lançar um novo projeto de incentivo à produção de soja, com máquinas e equipamentos agrícolas de última geração. Desta forma, alcançamos a divisa dos dois estados, e para transpor o Rio Paraná precisávamos de uma travessia rápida, furando a fila de centenas de veículos de cargas que aguardavam as barcaças. Numa situação dessa, basta conversar com o responsável pela travessia e justificar as razões da pressa. Tudo foi fácil e reconhecida nossa prioridade, mas a caminhada ainda era muito longa, e não podíamos parar!

Depois de rodar mais de 1.000 km e se aproximar do local onde se encontravam o ministro da agricultura e as máquinas agrícolas em testes e operações especiais, foi necessário mais algum tempo. Nossa viatura, desenvolvendo alta velocidade já alcançava a porteira da fazenda, de onde vimos levantar vôo um bi-motor que não tinha outra finalidade, senão a de levar de volta o ministro e outras autoridades. A demonstração já havia terminado e o nosso trabalho, totalmente perdido. Assim mesmo, tentamos uma simulação condicionada a uma posterior entrevista do ministro em São José do Rio Preto, onde residiam seus familiares. Todas as imagens foram produzidas, faltando apenas a "sonora" do representante do governo.

De volta a Presidente Prudente muitas horas depois, partimos para a edição reunindo todo o material capturado em Chapadão do Sul. Geramos para São Paulo com a finalidade de dar cumprimento à pauta especial. Mas surgiu um novo imprevisto: a fita estava com "drowpout" e várias imagens se tornaram inaproveitáveis. Sem qualquer possibilidade de recuperação, a matéria que custou tanto sacrifício, exigindo riscos dos mais sérios num trajeto de mais de 2.400 km e cerca de 18 horas de trabalho, acabou sendo cancelada.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CÚRIA EXCOMUNGA POLÍTICOS

Na história política da alta sorocabana, ocorreu um fato inédito no final dos anos 60: um prefeito e sete vereadores foram excomungados pela Cúria Diocesana, com base no Direito Canônico. Nesse episódio estiveram envolvidos os dirigentes políticos de Mirante do Paranapanema, A começar pelo então prefeito José Marcolino Sobrinho e o presidente do Legislativo, vereador Francisco Ferreira Lima.

A excomunhão se tornou extensiva a todos os católicos que publicamente defenderam a desapropriação da Praça da Matriz. O ato partiu do chanceler da Diocese na época, Monsenhor Jacó Cirelli em nome de Dom José de Aquino Pereira (Administrador Apostólico), respondendo também pela Diocese de São José do Rio Preto. D. Aquino atualmente é Bispo Emérito.

Com base no Código do Direito Canônico, os excomungados ficaram proibidos de participar de qualquer função religiosa em todas as igrejas católicas; não puderam receber nenhum sacramento da igreja, como: confissão, comunhão, crisma, matrimônio e ainda foram excluídos dos funerais religiosos e encomendação de missa de 7o dia. Também ficaram impedidos de ser padrinhos de casamentos, batizados e crismas.

Caberia recurso à Santa Sé visando a retirada da excomunhão, mas não se sabe se foi impetrada alguma ação por parte dos excomungados, mesmo porque o chanceler que assinou o termo em nome da Cúria Diocesana, Mons. Jacó Cirelli anos depois, deixou a vida religiosa (juntamente com o irmão José), tornando-se cidadão comum após contrair casamento.

Esse ato inédito na história da Diocese aconteceu em 12 de Abril de 1.969 em virtude da desapropriação da praça da Igreja Matriz aprovada pela Câmara Municipal de Mirante do Paranapanema, de modo prejudicial aos atos do culto e da vida paroquial.

A igreja defendia seu patrimônio admitindo que a desapropriação estaria ferindo diretamente os dispositivos do Código do Direito Canônico, conforme determina o artigo 2.346 que diz: “Se alguém tiver a ousadia de destinar ao seu uso, de usurpar por si ou por meio de outros, bens da igreja, móveis ou imóveis, fica excomungado até que devolva integralmente os bens usurpados, a fim de serem absolvidos pela Santa Sé Apostólica”.

A publicação oficial saiu no dia 7 de junho de 1.969 e foi assinada simultaneamente por Dom José de Aquino Pereira na condição de Administrador Apostólico, e Monsenhor Jacó Cirelli, chanceler da Diocese. Alem do prefeito e do presidente da Câmara Municipal foram incluídos também diversos vereadores que exerciam funções públicas no Poder Legislativo de Mirante:do Paranapanema.

Na época, o fato mereceu destaque especial de toda a imprensa brasileira. Os grandes jornais como a Folha de São Paulo abriu espaço equivalente a mais de meia pagina para registrar o acontecimento inédito na região e no país. Outros jornais, em especial da Alta Sorocabana também deram enfoque especial ao acontecimento.

Mesmo com a repercussão dos fatos no decorrer dos anos, o assunto praticamente acabou caindo no esquecimento da população, inclusive no meio religioso católico de toda a região. Monsenhor Jacó Cirelli, que assinou o ato na condição de chanceler renunciou ao sacerdócio, casando-se posteriormente. Seu irmão, pe. José Cirelli também se afastou da vida religiosa ao deixar a batina, mas ambos, na condição de fieis devotos continuam freqüentando normalmente a igreja católica.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog