MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

AS QUEIMADAS VOLTAM A PREOCUPAR

Ultimamente, a população local e regional enfrenta o drama das queimadas, que são feitas de forma desordenada em inúmeros pontos, especialmente em torno de algumas cidades, como Presidente Prudente que chegou a ser consideradas como líder do ranking estadual. Ao todo foram aproximadamente 500 ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, com o pico de até 70 chamadas diárias.

Na maioria das vezes, as viaturas são insuficientes para atender aos chamados provenientes da periferia. Um deles situa-se em torno dos bairros São Marcos, São Matheus, Nova Iguaçu, Santa Olga, Jardim Humberto Salvador, proximidades do Núcleo Industrial Mário Amato, Campus II da Unoeste e outros. Numa dessas fases, estabelecemos contatos com os Bombeiros e a informação era de que só existia uma viatura disponível para esse tipo de ocorrência.

Trata-se de um ato criminoso, provocado geralmente por proprietários de terrenos que preferem o fogo do que a limpeza costumeira dos terrenos baldios. Foi o que constatamos durante um desses períodos tomados por focos de incêndio de origem desconhecida. Os irresponsáveis jamais se identificam e quando procuramos por informações que pudessem levar aos suspeitos, ninguém sabia dizer o que aconteceu.

Com o clima seco e forte calor – típico da estação – continuamos em busca de informações, especialmente na área periférica mencionada acima. As queimadas ocorrem todos os anos naquela mesma área, sem que sejam identificados os culpados pela situação, que continuam a desafiar as leis ambientais e ação das autoridades, criando sérios problemas (respiratórios e de prejuízos) para toda a população.

Daqui para a frente, de acordo com informações oficiais o Radar Meteorológico da UNESP (Bauru e Presidente Prudente), passará a rastrear todo o Estado de São Paulo, em busca de dados sobre queimadas. Os focos de incêndio serão imediatamente comunicados às Guarnições do Corpo de Bombeiros para eventuais intervenções, visando preservar o meio ambiental.


Nesta área da cidade, os focos de incêndios são visualizados com freqüência.


No local, o fogo irrompe de forma inesperada e imprevisível. Nem os trabalhadores da Prefeitura souberam dizer quem provocou a queimada.


O trafego pelas ruas do bairro é sempre dificultado, colocando em risco todos os que passam pelo local.


Horas depois, este é o visual deixado pelo rastro de fogo. Até a arborização da cidade é atingida pelas queimadas.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

INSTITUTOS PRISIONAIS DA REGIÃO
DE PRES.PRUDENTE, SUPERLOTADOS

 

O maior número de Presídios do Estado de São Paulo encontra-se situado na região de Presidente Prudente. A maioria deles, superlotada. Exceção apenas a três ou quatro estabelecimentos penais que são considerados ociosos. Entre eles o Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, também considerado Centro de Reabilitação, com capacidade para 160 presidiários, mas que conta apenas com 35 encarcerados. Quanto isso está custando para a população paulista?

Em todo o Estado de São Paulo, encontra-se 1/3 da população carcerária do Brasil, representada por 158.000 detentos para 99 mil vagas. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, existem72 Penitenciárias – a maioria na região de Presidente Prudente – talvez como forma de castigo - com a desativação do Carandiru em São Paulo (que foi implodido) para dar tranqüilidade à população paulistana, em detrimento dos pobres habitantes do extremo-oeste paulista.

Ocorrem no Sistema Prisional do Estado fatos estarrecedores: Em Franco da Rocha, existem 600 vagas e a ocupação atual é de 1.500 presidiários e segundo dizem os presos se encontram amontoados. A água é racionada; falta iluminação e as celas com 20m2 chegam a receber 50 detentos. Um verdadeiro contraste com outros 4 Presídios situados em Avaré, Araraquara, Presidente Venceslau e Presidente Bernardes.

É natural: tanto Bernardes como Venceslau contam cada um, com dois Presídios. O primeiro e mais antigo da região – tem como Patrono o saudoso Dr.Zwinglio Ferreira – a P-I, que dispõe de 727 celas individuais e acolhe atualmente uma população de 803 sentenciados. É que dos quatros raios existentes no Presídio, três se destinam ao castigo, e quando ocorrem problemas em outros estabelecimentos prisionais é para lá que são enviados os detentos de maior periculosidade. Essas descargas são consideradas flutuantes, variando de acordo com a situação.

A P-II de Presidente Venceslau (à margem da Rodovia) tem uma capacidade de 818 detentos, mas recebeu 1.248; a de Presidente Bernardes, 583 vagas para 538 presidiários e o Centro de Reabilitação (Segurança Máxima), 160 vagas e apenas 35 celas ocupadas. A poucos quilômetros desse local e bem próximo (também à margem da Rod. Raposo Tavares), encontra-se o CDP de Caiuá, que recebe presos de todas as comarcas da região, cumprindo pena de detenção, enquanto aguardam sentenças. São 768 vagas, mas tem hoje uma população carcerária de 1.300 presos.

Com menor capacidade se encontram os Presídios de Osvaldo Cruz, com capacidade para acolher e abrigar 672 presidiários, mas essas vagas estão sendo ocupadas por 947 detentos. O Presídio de Montalvão (CDP) em Presidente Prudente tem 630 celas disponíveis, que são ocupadas por 852 presos, estando sujeito a receber mais detentos da cidade e região.

Em Marabá Paulista a capacidade é para 768 detentos; conta com 947. Com a mesma capacidade se enquadram as Penitenciárias de Tupi Paulista (1.070 presos); Pracinha (1.089); Irapuru (1.145); Dracena (1.164). Na mesma situação se encontram outros estabelecimentos prisionais com capacidade para 792 presidiários: Lucélia (1.091);Pacaembu (1.055); Martinópolis (1.219) e ainda, Junqueirópolis (1.067), provavelmente com mais um, devido à chegada do célebre ex-cirurgião plástico, Hosmany Ramos que passou pelas Penitenciárias de Presidente Venceslau, Araraquara, Valparaiso e outras até sua última fuga para a Islândia, de onde foi extraditado.


Presidente Venceslau conta com a mais antiga Penitenciária Regional, instalada há mais de 50 anos (como Presídio semi-aberto), a P-I Dr.Zwinglio Ferreira, com 727 celas ocupadas por 803 presidiários.


A Penitenciária II de Presidente Venceslau tem 1.248 detentos recolhidos em suas celas. Mas sua capacidade é de apenas 818 celas individuais.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FCT/UNESP DÁ POSSE AO SEU
NOVO DIRETOR, PROF. NIVALDO

 

Desde o dia 18 de Março deste ano, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP – Campus de Presidente Prudente – tem novo Diretor. O Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol assume o cargo, em substituição ao Prof. Dr. João Fernando Custódio da Silva, e seu mandato é válido por um período de quatro anos, de 2010 até 2014.

O novo Diretor, que acaba de concluir um mandato de quatro anos como Vice-Diretor, é graduado em Geografia (UNESP/Presidente Prudente), Mestre e Doutor pelo IGCE (UNESP/Rio Claro), pós-doutorado em Ciências Sociais pela L’École des Hautes Études (Paris/França), Professor do curso de graduação e pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente. O Curriculum Vitae do novo diretor pode ser acessado na Plataforma Lattes do CNPq (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4794092Z7).

A UNESP é a única instituição de ensino superior pública presente em todas as regiões do Estado de São Paulo. Possui campus universitários em 23 cidades do interior paulista e se coloca entre as maiores e melhores universidades brasileiras. Vem se empenhando para ser uma das melhores universidades do mundo.

Na UNESP são oferecidas 168 opções de cursos de graduação, distribuídos em 64 carreiras nas três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas, biológicas e exatas. Entre outras razões o que garante a excelência dos cursos da UNESP é o elevado nível de titulação acadêmica do quadro de professores e o regime de trabalho em tempo integral. Conta com 3400 professores, 7 mil funcionários, 35 mil alunos de graduação e 12 mil de pós-graduação.

(Fotos cedidas por: Luciano dos Santos FCT/UNESP)


O Prof. Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol assume a direção da FCT/UNESP por um período de quatro anos. A solenidade de posse verificou-se dia 18 de Março, no Anfiteatro da Universidade em Presidente Prudente.


A transmissão de cargo pelo antigo Diretor, Prof. Dr. João Fernando Custódio da Silva, ao seu sucessor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol que, no mandato anterior (de 4 anos), foi Vice-Diretor.

 



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

HOSPITAL DO CÂNCER INCORPORA
SEU PATRIMÔNIO À UMA FUNDAÇÃO

Cumprindo uma exigência legal, o Hospital Regional do Câncer acaba de incorporar seu patrimônio à Fundação Hospital Regional do Câncer da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, presidida por José Hilário Pasquini, como um dos membros da Diretoria. O ato solene de incorporação realizado este mês na sede do Ministério Público Estadual, contou com a presença de inúmeras autoridades.

O Provedor da Santa Casa, Francelino de Souza Magalhães firmou o termo de aprovação, enquanto os demais diretores – juntamente com o Dr. Nelson Roberto Bugalho, do MPE, Dr. Luiz Roberto Gomes, do MPF, Dr. Ito Lívio Seabra, Procurador Geral da República, Dr. José Numeriano Gonçalves dos Santos, Presidente e representantes da Associação de Apoio ao Portador de Câncer – firmaram o Termo de Compromisso, oficializando assim o nascedouro da Fundação Hospital Regional do Câncer.

Com essa iniciativa, o Hospital Regional do Câncer que fazia parte do patrimônio da Santa Casa, torna-se integrante da Fundação, recebendo em forma de doação todo o seu patrimônio com as obras já edificadas, terreno e estacionamento, onde se localiza a propriedade. Assim, a Fundação passa a ter vida própria, tornando-se totalmente independente – com CNPJ – que a habilita a receber eventuais doações, incluindo verbas consignadas e já previstas em orçamento público.

Pasquini explica que a verba de 20 milhões de reais, resultante de um acordo firmado entre a CESP, MPE e MPF já teve 50% do valor depositado em conta bancária, à disposição da Fundação Hospital Regional do Câncer após apresentação de projetos com toda documentação regularizada. O restante da verba será paga através de 10 parcelas, em prestações mensais, o que contribuirá para a execução das obras que se fazem necessárias.

Essa verba entretanto, não é suficiente para atender às principais exigências da Instituição que havia projetado inicialmente 9.000 m2 de área construída. E agora o novo projeto gira em de 15 mil m2. Isso demandará novas atividades a ser desenvolvidas conjuntamente pela Fundação e todos os seus cooperados, incluindo o Governo do Estado, de onde se espera aprovação e liberação de recursos em forma de doação.


Na sede do Ministério Publico Estadual de Pres. Prudente reuniram-se as principais autoridades, responsáveis pela implantação da Fundação Hospital Regional do Câncer


O Provedor da Santa Casa de Pres. Prudente, Sr.Francelino de Souza Magalhães fez ampla exposição sobre o assunto e assina o Termo de Compromisso.


A Fundação Hospital Regional do Câncer e a Associação que dão apoio ao portador de Câncer trabalham juntas pela mesma causa.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
RECEBE COMEMORAÇÃO ESPECIAL

Neste ano, o Dia Internacional da Mulher foi festivamente comemorado em inúmeros pontos da região. Em Presidente Prudente. De forma especial houve uma série de palestras nas unidades de Saúde, testes de glicemia e verificação de pressão arterial, coleta de exames papanicolau e testes rápidos e convencionais de HIV e exibição de vídeos educativos.

No final da 1ª. etapa, distribuição de rosas à cada participante. bem como visitas e homenagens, com a presença de representantes da Organização Internacional Soroptimista – nível de Brasil – com a presença da Governadora atual Norma Maria do Valle e sua sucessora, Mariza Soares de Azevedo. As ilustres visitantes foram acolhidas pela Professora Ondina Barbosa Gerbasi, em nome da diretoria regional.

Soroptmista representa uma organização internacional de mulheres profissionais e de negócios, que com o seu trabalho somam esforços para prestar serviços voluntários, visando transformar o mundo um lugar melhor para outras mulheres, incluindo meninas. No Brasil, elas terão no mês de Abril – de 17 a 20 – importante congresso em Brasília, numa homenagem especial aos 50 anos da Capital da República. No ano que vem, isto é, em 2011, o Congresso será sediado em Presidente Prudente durante o mês de Abril

No fechamento do dia, as homenagens se estenderam às outras personalidades de destaque no mundo feminino, por iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, tendo como local a Câmara Municipal. Na oportunidade, foram homenageadas: Alba Lucena Fernandes Gandia e Bernardete Bosso Querubim (Vereadoras); Maria Aurora Berini Caleiro; Cláudia Fluminhan Ferro; Eliana Maria Alves Guimarães; Ilza Ritali de Melo Vinha; Kátia Marina Teixeira Guímaro; Renata Coimbra Libório; Renata Guimarães Santos Mello; Rosires Alves da Silva; Lisie Alves Xavier; Maria Elizabeth Libório Meirelles Trevisan e Sylvia Maria Fortes Cardoso.

“Boa parte das fotos publicadas nesta edição, foram gentilmente cedidas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pres. Prudente.”


Aspecto geral da solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal, com a presença de todas as homenageadas.


A presença da atual Governadora da Organização Internacional Soroptmista Norma Maria do Vale e de sua sucessora, Mariza Soares de Azevedo valorizou o evento. Em 2011 Prudente sediará o Congresso Nacional.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

5ª. FESTA DO MILHO EM PROL DA APREV

O Centro de Eventos do IBC em Presidente Prudente recebeu este ano milhares de visitantes, que vieram especialmente para participar da 5ª.Festa do Milho, em benefício das obras da APREV – uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços na assistência e recuperação de dependentes químicos. A festa realizada com a participação direta de mais de 200 voluntários, foi de total empolgação durante três dias de sua realização, deixando um saldo líquido de R$44.780,00.

Para organizar a festa que vem se tornando tradicional em toda a região, foram utilizadas cercas de 30.000 espigas de milho. Boa parte foi recebida como doação do Lar São Francisco de Assis e alguns produtores beneméritos. Em todos os momentos, produtos derivados do milho mereceram destaque especial, pois foram preparados no próprio local. Mesmo assim, foram oferecidos cerca de 20 pratos diferentes, assados ou cozidos.

O trabalho mobilizou equipes de várias Paróquias em apoio à Paróquia de Nossa Sra. do Carmo de Vila Maristela. Daí se pode imaginar quantas delícias representadas por receitas de bolos, doces, pamonhas, curau e outras variedades cuja matéria prima foi proveniente do milho verde. A maior parte foi representada por doações.

Além disso, os visitantes tiveram também a oportunidade de saborear lanches e porções as mais diferentes, não faltando o churrasquinho, pães de queijo,yakissoba, polenta, pão com lingüiça, milho refogado, frango e arroz com canjiquinha, costelinha de porco, bebidas e sorvete como sobremesa.

A entidade beneficiada – APREV – Associação Prudente Recuperando Vidas foi criada em 2003 e desde então vem sendo mantida com doações da Comunidade Paroquial de Nossa Sra. do Carmo, de Vila Maristela. Apesar do trabalho e dedicação de inúmeros abnegados, a receita nem sempre atende às necessidades da instituição, exigindo recursos extraordinários através de promoções especiais. A Festa do Milho é um dos eventos mais significativos para arrecadar contribuições

Os internos assistidos pela APREV são mantidos em tratamento por nove meses, mas após os seis meses, podem ser liberados para retornar aos contatos com suas famílias e locais de trabalho. As vagas são limitadas – apesar da procura – e exigem como primeira medida uma triagem, antes de ser aceito na instituição. Por trás da droga – segundo o Diretor Administrativo José Luiz Marino – há um sério problema familiar. “Acolher essas pessoas é o nosso dever, .porque esse mal precisa e deve ser combatido”.


Durante três noites e dois dias, a 5ª.Festa do Milho foi o grande evento do ano em Presidente Prudente. Tudo em benefício da APREV – Associação Prudente Recuperando Vidas.


Aqui, um aspecto que predominou na maior parte do período, com o envolvimento de centenas de voluntários ligados às comunidades paroquiais da cidade.


A produção de pamonha, bolos, curau e dezenas de produtos oriundos do milho verde foi desenvolvida por voluntários e abnegados que todos os anos são mobilizados nesse trabalho.


A participação de centenas de voluntários de varias Paróquias foi um fator positivo para o sucesso de mais esse evento dedicado à APREV – Prudente salvando vidas.


Para atrair maior público, foram realizados sorteios beneficentes, incluindo este automóvel Zero Km. A receita surpreendeu com uma renda líquida aproximada de 45 ml reais.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EMPRESÁRIOS E AUTORIDADES
NO CIRCUITO TURÍSTICO OESTE RIOS

Sustentabilidade dos negócios turísticos, culturais e artesanais foi o assunto que polarizou atenções de empresários e autoridades, especialmente políticas ao participarem este ano de um Circuito que envolve 10 municípios: Presidente Prudente, Rancharia, Presidente Epitácio, Rosana, Teodoro Sampaio, Martinópolis, Panorama, Paulicéia, Iepê e Santo Expedito. Em discussão no Centro Cultural Matarazzo, o Turismo Paulista que muito tem a oferecer em termos de atrativos.

Cada participante do Circuito Turístico trouxe algo de importante para mostrar aos participantes e interessantes em explorar o Turismo Regional. Rosana, como exemplo cita suas Hidrelétricas, Eclusa, Balneário, Artesanato, áreas de Lazer e Recreação, Ecologia, Balneários, Tradições religiosas, Trilhas, Eventos especiais e Encontro dos rios Paraná e Paranapanema. Presidente Prudente dá destaque à Cidade da Criança, com todos os seus atrativos e grandes investimentos. Presidente Bernardes evidencia o Turismo Rural na área de assentamentos, assunto que já demos ampla divulgação através do nosso blog no mês.

Santo Expedito – bem próximo a Presidente Prudente – destaca sua Festa religiosa em louvor ao Padroeiro, no dia 19 de Abril e outras datas, enquanto se constrói seu Santuário. Rancharia – que tem um dos balneários pioneiros na região – ressalta a cidade hospitaleira que recebe os visitantes de braços abertos. E complementa com os eventos do turismo rural e de negócios, onde se evidenciam o Ecotur, folia de Reis, cavalgada, carnaval, festa do Peixe de Gardênia e festa do leite de Ajicê.

Martinópolis chama a atenção para as atrações turísticas com a natureza exuberante da Represa Laranja Doce (o mais belo recanto turístico do oeste paulista), durante o verão com shows, festivais e eventos especiais. Destaca os campeonatos esportivos, o passeio ciclístico, a orla revitalizada e o Calçadão iluminado. Presidente Epitácio – considerada Jóia Ribeirinha – com seus tradicionais festivais à margem do Rio Paraná, ocupa posição de destaque regional, juntamente com Panorama e Paulicéia.

Teodoro Sampaio dá destaque ao Parque Estadual do Morro do Diabo, com suas trilhas e vista panorâmica para alcançar o topo a 600 metros de altitude, depois de percorrer 1.240 metros de caminhada. O Balneário Municipal Recanto dos Eucaliptos também é referência como alternativa para os turistas. Cita também o Turismo Rural junto às áreas de assentamentos, a importância dos rios Paraná e Paranapanema, as Pousadas e a atuação por mais de 20 anos do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE – estudante a biodiversidade das florestas ainda existentes no município e região.


O Parque Ecológico do Morro do Diabo e os rios que banham a região (Paraná e Paranapanema), são o foco principal de todo e qualquer projeto turístico.


Represas e Balneários também têm destaque especial no esquema turístico regional, recebendo visitantes principalmente durante as temporadas.


O Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, sediou o CircuitoTurístico Oeste Rios, recebendo empresários e autoridades ligadas ao turismo sustentável.


O grande atrativo para os visitantes foi representado pela excelente apresentação da Camerata do Professor Luizão. Sucesso e brilhantismo na sua exibição.


A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente registrou este flagrante no final do evento, com autoridades e participantes no palco.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS FATOS ACONTECEM !

Em nossa atividade diária nos deparamos com situações as mais imprevisíveis. Por isso, o importante é ter sempre disponível uma máquina fotográfica, para “clicar” tudo aquilo que pode ser considerado importante na vida cotidiana, ou no jornalismo.

Matéria sem imagem não tem muito significado. O ideal é ter pelo menos uma imagem pronta para documentar todo e qualquer acontecimento. Com isso, o assunto ganha maior autenticidade e mais importância. É o que pretendemos fazer daqui para frente.

Por isso, abrimos a partir de agora esse espaço especial para registro e documentação do que visualizamos de mais importante no dia-a-dia de uma cidade ou de uma região inteira. Pouco texto e muitas fotos.

Também aceitaremos colaborações de leitores e internautas para fatos que justifiquem sua publicação. É só enviar fotos digitais p/ o e-mail: altinocorreia@uol.com.br. Vejam e avaliem o que conseguimos documentar até agora.


O Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente tem sua nova sede funcionando atrás do Jardim Morumbi. São instalações modernas!


Em plena Avenida de Presidente Prudente documentamos a movimentação deste caminhão que transportava madeira serrada.


No Calçadão da Maffei, em pleno centro duas coisas chamam a atenção: as viaturas das empresas de valores e esta arvorezinha verde e amarela.


O Estádio Prudentão tornou-se referência regional. Com o Grêmio Prudente como anfitrião, o publico aumenta. E o Helicóptero Águia 16 da PM sobrevoa a cidade.


O velho leiteiro Lindolfo Fernandes (39 anos de serviços) continua fazendo suas entregas pessoalmente. E a vaga reservada aos idosos, foi ocupada como “ponto de frete”.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UMA MULHER QUE DESDE 1923 VIU
O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

Na hora das homenagens aos mais antigos, ela nunca foi lembrada. Chegou à cidade de Presidente Prudente com poucos meses de idade, trazida pelos pais que vieram da região de Ribeiro Preto em busca de trabalho nas lavouras de café. Foi em 1923. O pai era chauffer e se ocupava de um dos primeiros veículos utilizado no transporte da zona rural para a cidade e vice-versa.

Trata-se de Antonio Brogiato, o 3º taxista de Prudente que morreu aos 64 anos de idade.. Os dois primeiros que o antecederam na profissão, foram: Rioychi Kodama (pioneiro da imigração japonesa) e João Banno, também pioneiro. Ela que é a figura central de nossa referência – tem hoje 87 anos e seu nome: Armelinda Brogiato Domingues, que praticamente viu a cidade nascer e acompanhou o seu desenvolvimento até os dias atuais.

Dona Armelinda que reside na Vila Marcondes (Rua Paraná), e está sempre alegre casou-se com o alfaiate Justino Manoel Domingues, com quem teve dois filhos: William, atualmente com 67 anos e Manoel, com 64. Além disso, teve também uma filha adotiva, que é Professora de Educação Física. O marido faleceu em 1946.

Hoje, Armelinda Brogiato Domigues, vive sozinha usufruindo de uma aposentadoria da previdência, mas não perde qualquer festa, principalmente se for promovida em prol da terceira idade. Ela não só participa com sua presença, mas também dança e se diverte à vontade. Recebe visitas de parentes e amigos e está sempre com semblante alegre.

Quando ela soube que seria incluída no blog “Memórias de um repórter do interior”, ela fez questão de pousar sorrindo para a fotografia. E ficou muito feliz ao ser fotografada ao lado do filho, William Domingues. Como ela nunca foi lembrada nas homenagens aos pioneiros da cidade, disse que daqui para a frente não vai recusar nenhum convite. Mesmo que seja para dizer que viu com os próprios olhos o alvorecer de uma nova era para Presidente Prudente, acompanhando todo o seu desenvolvimento por mais de oito décadas.


Dona Armelinda Brogiato Domingues, nos seus bem vividos 87 anos, com plena saúde.


Para a história ela deixa esta foto inédita, ao lado do filho mais velho, William Domingues.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROFESSOR DE MÚSICA LECIONA
HÁ MAIS DE 45 ANOS NA REGIÃO

O Professor Firmino Ferreira Filho, atualmente com 62 anos de idade tem um hobby natural: Lecionar música instrumental, o que vem fazendo há mais de 45 anos. O violão é o principal instrumento que ele ensina às crianças, aos jovens e adultos interessados. Mas também teclado, cavaquinho, viola, contrabaixo, guitarra, técnica vocal, teoria, regência e composição.

Pelos cálculos diz o Prof. Firmino: Já passaram pelas minhas mãos mais de 30 mil alunos, não só de Presidente Prudente, onde resido à Rua Salvador Zangari, 113, na Vila Marina. Mas também de outras cidades, como: Rancharia, Porecatu, Bataguassu, Iepê, Presidente Bernardes, Piquerobi e Teodoro Sampaio.

Em algumas localidades, ele ministrou curso de violão patrocinado pelas Prefeituras e dentre seus alunos, encontra-se o atual Secretário Municipal e ex-Vereador de Presidente Prudente, Engº. Alfredo Penha. Nesse período, ele escreveu um livro denominado “Zé Coroinha” que conta a história de um menino de Iepê, onde desenvolveu trabalhos visando a ajuda e orientação através da música.

Ultimamente, o Prof. Firmino Ferreira Filho dá cursos isolados, aulas particulares e ainda escreve partituras, além de cantor Gospel. Ele define o aprendizado da música como um polimento que contribui para a prática do bem, o que é assimilado principalmente pelos adolescentes em fase de formação cultural e educativa.

Com a participação dos alunos dos mais diversos cursos até hoje realizados, são organizados recitais artísticos, prestigiados não só pelo Poder Público, mas principalmente pelas famílias e amigos dos estudantes. Essas apresentações são constantes, passando a figurar nos eventos sociais, das igrejas e Centros Culturais de várias cidades. Em razão disso, o Prof. Firmino tem sido bastante requisitado, não só pelos promotores de eventos, mas também para as entrevistas que ele já concedeu à Rede Bandeirantes e TV Fronteira.


O Prof. Firmino Ferreira Filho revelou-se para a música no ano de 1.965 e desde então, transmite seus conhecimentos a milhares de alunos em toda a região.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

LIONS DE VENCESLAU PROMOVEM
REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL

Tendo como anfitriões o Lions Clubes Presidente Venceslau e Lions Clube de Presidente Venceslau Visão, realizou-se no anfiteatro da FAPREV – Faculdade de Presidente Venceslau a XI Reunião do Conselho Distrital Regionalizada (Região B) e III Reunião do Comitê Assessor. A Prof. Dra. Maria Antônia, Presidente da Região B do Distrito LB-1 presidiu o evento. Compareceram os mais importantes membros do Clube, a começar pelo Governador do Distrito LB-1, Leão Luiz Carlos Telles e a esposa, Eunice Murga Telles (do Lions Clube Águas de Santa Bárbara), que vem apresentando digno trabalho com o lema: “Renovar o espírito de servir”.

Estiveram presentes as diretorias e companheiros (as), de onze dos treze clubes que compõem a Região B: Lions Clube de Presidente Venceslau, Lions Clube de Presidente Venceslau Visão, Lions Clube de Pres. Prudente Cinqüentenário, Lions Clube Pres. Prudente Centro, Lions Clube de Rancharia, Lions Clube da Estância Turística de Pres. Epitácio, Lions Clube de Primavera/Rosana, Lions Clube de Santo Anastácio, Lions Clube de Teodoro Sampaio, Lions Clube de Bataguassu /MS, e Lions Clube de Nova Andradina/MS. Deixaram de comparecer os Lions Clubes de Regente Feijó e Mirante do Paranapanema.

A Regionalizada teve início com Ginástica Laboral dirigida pela fisioterapeuta Maria Cristina Biral, Coordenadora das Atividades Físicas do Programa Beija-Flor, do Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal, que realiza parceria com os dois Lions Clubes locais, Divisão de Saúde e da Educação Cultura de Pres. Venceslau, Rotary Clube, Polícia Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Jovens Construindo a Cidadania, Departamento Municipal de Trânsito e CONSEG.

Após a fala da CaL Presidente da Regionalizada, Maria Antonia, teve início a III Reunião do Comitê Assessor das Divisões B-1, B-2, B-3, com apresentação dos relatórios de seus Presidentes: CL Valdecir Batista Veiga, do Lions Clube de Pres. Prudente Cinqüentenário, CaL Ruth Platzeck Estrella, do Lions Clube de Pres. Venceslau e CL Luiz Alberto Nadaleto, do Lions Clube de Primavera/Rosana, respectivamente.

Os companheiros(as) e domadoras participantes tiveram o privilégio de ampliar seus conhecimentos leonísticos através de enriquecida palestra proferida pelo PDG CL João Sérgio Afonso, anos leonísticos 2007/2008, do Lions Clube Presidente Prudente Cinqüentenário, Secretário de Comitê de Honra, Assessor de Extensão e Membro da Comissão de Finanças do Distrito LB-1, Assessor do Meio Ambiente e Ecologia do Distrito Múltiplo LB, acompanhado da esposa CaL Celina de Moraes Afonso, com a temática “COMPROMISSO”, sendo exposta através de multimídia.

Dando sequência os presentes tiveram a oportunidade de assistir as apresentações culturais de Venceslau, com a participação de um grupo de Kung Fu, fazendo interessantes demonstrações de técnicas de defesa pessoal comandadas pelo Mestre Marionildo e também uma apresentação brilhante de um grupo de dança da Academia Corpo e Cia., supervisionada pela sócia proprietária e diretora administrativa Isabel Cristina Lima. Ambas foram apreciadas e aplaudidas pelos participantes do evento.

Após a reunião os Companheiros e domadoras do Lions Clube de Presidente Venceslau e Lions Clube de Pres. Venceslau Visão ofereceram um delicioso almoço. Por sinal, muito elogiado pelos integrantes das caravanas, nas dependências do Centro Assistencial Faustino Rodrigues Azenha.


A Prof. Dra. Maria Antônia Soares, Presidente do Lions Clube de Presidente Venceslau –Visão– fez a abertura oficial da Regionalizada.


Onze dos treze Clubes de Lions do Distrito L-B1 tiveram presença marcante nesse encontro realizado na cidade de Presidente Venceslau.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ESCOLA COMEMORA 50 ANOS

A Escola Estadual Comendador Tanel Abbud de Presidente Prudente comemorou nos primeiros dias deste mês, a passagem de seus 50 anos de atividades pedagógicas, com a realização de um importante evento realizado no Centro Cultural Matarazzo. O evento teve a participação da Diretoria, professores e alunos. Destaque especial para a exposição organizada pelas Professoras: Marisa Frattini Palácio, Neide Bettoni e Eva Ângela de Oliveira.

A abertura das festividades verificou-se no dia 12 de Março, através de uma mostra fotográfica e a apresentação do Projeto “Música ao entardecer”, evidenciando a atuação do saudoso Comendador que é o Patrono do estabelecimento de ensino. O Professor Alberto Cervelini Fº e Gabriel Guizzolini Cervelini, proporcionaram um recital de piano e violino, aplaudido por mais de 200 pessoas..

O Professor e Maestro Cervelini, que é o Diretor do Educandário afirmou que foi uma aula diferente, envolvendo música, cultura e interação. São ações diretamente ligadas com a filosofia educacional da Escola, baseadas na valorização da cultura, da prática solidária e do relacionamento social.

Atualmente a Escola conta com mais de 1.100 alunos, entre o 2º ciclo e o ensino médio. São disponibilizadas 12 salas para o ensino médio – da 5ª. a 8ª.séries – e 16 para o 2º ciclo. A Escola conta com 22 funcionários e 64 professores. A Exposição teve por objetivo divulgar a atividade escolar, os fatos históricos que por ela passaram (com 36 painéis e 6 banners) e as principais conquistas e acontecimentos do último cinqüentenário.


Aqui, um aspecto geral da exposição realizada no espaço de convivência do Centro Cultural Matarazzo, para mostrar as atividades pedagógicas desenvolvidas pela Escola Comendador Tanel Abbud.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 
PRESIDENTE BERZOINI,
DO PT, VEIO A PRUDENTE

 

Como precursor da campanha presidencial do PT, o Deputado Federal Ricardo Berzoini veio até Presidente Prudente a fim de dialogar com a Imprensa e lideranças políticas da região. O primeiro a ser visitado foi o prefeito Milton Carlos de Mello, que o recebeu em seu gabinete com toda a hospitalidade que lhe é peculiar.

No breve contato conosco, falou das mudanças que aconteceram no Governo Lula a partir dos investimentos em programas sociais, como o Bolsa família, Luz para Todos, Pró-Uni, Minha Casa, Minha Vida e Agricultura familiar, que mudaram e transformaram a vida de 20 milhões de brasileiros.

E como não poderia deixar de ser citou – além do Pré-Sal - os grandes investimentos em infra-estrutura que o Governo Federal vem fazendo em Presidente Prudente, os maiores dos últimos anos com o Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. Em São Paulo – disse Berzoini – os investimentos acontecem porque o “Governo Federal, através do PAC, é a locomotiva que puxa o Estado”.

Sobre as eleições presidenciais deste ano, Berzoini (Presidente do PT) diz: “Por contraditório que pareça, Lula estará muito presente na próxima eleição. O assunto será: devemos abrir mão da obra de Lula e do PT em benefício daqueles que quebraram o país, privatizando, desempregando, e desregulamentando?”

Por fim, Berzoini lembrou que o Governo Lula está transformando o Brasil. Crescimento econômico, Pré-Sal, Copa do Mundo, Olimpíada e a mais ampla inclusão social da história do País. É um Brasil diferente e o brasileiro está mais feliz por saber a importância de seu papel no mundo. Em sete anos de Governo Lula está de fato, muito diferente – finaliza o Presidente do PT.


Ricardo Berzoini, Deputado Federal e Presidente do PT veio até Presidente Prudente para falar da administração do Governo Lula.


Logo ao chegar, foi direto ao gabinete do Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - sendo muito bem acolhido.

 

 

 



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MARINA SILVA VISITARÁ
A REGIÃO NO MÊS DE ABRIL

A Senadora do Partido Verde (PV), Marina Silva estará visitando a região de Presidente Prudente no próximo mês de Abril. As primeiras informações indicam que ela virá com o propósito de promover seus primeiros contatos como Candidata do Partido à Presidência da República.

Embora o programa não esteja ainda confirmado, sua primeira visita se dará à cidade de Presidente Prudente. Não existe horário definido para a chegada, nem tão pouco para os contatos de natureza política. Depois, ela estenderá sua programação a outras localidades da Alta Sorocabana, especialmente os localizados no Pontal do Paranapanema.

Segundo o Deputado Federal Talmir Rodrigues (PV-SP), a Senadora estará aqui no dia 17 de Abril para proferir palestra sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede da 29ª.OAB-SP/Regional de Presidente Prudente. Depois, visitará o Parque Estadual do Morro do Diabo, onde pretende dialogar com trabalhadores dos Assentamentos Estaduais.

Teodoro Sampaio seria a próxima meta a ser cumprida pela Senadora Marina Silva, onde ela pretende dialogar com as autoridades, classes empresariais e trabalhadores do campo.


Senadora Marina Silva (PV) ex-Ministra do Meio Ambiente. Uma possível candidata à sucessão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COM NOVA DIRETORIA, A SOCIEDADE
DE LIVRES PENSADORES DE PRUDENTE

A Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente, que funciona desde 2005 e promove com regularidade palestras em todo o último sábado de cada mês, tem agora sua nova diretoria. A eleição e posse ocorreram nos últimos dias de fevereiro, passando a ocupar o cargo de Presidente durante o próximo biênio, o Prof. Dr. Messias Meneguette Junior.

Após concluir seu mandato e transmitir o cargo, o Presidente da Sociedade, Dr. Edmilson Gigante externou seus agradecimentos a todos os membros da Diretoria, amigos e simpatizantes que o prestigiaram durante a última gestão administrativa, desejando êxito ao seu sucessor. O ato verificou-se num dos anfiteatros da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Presidente Prudente.

Lembrou que todas as sessões foram bastante prestigiadas, esperando que na nova administração do Prof.Messias, continue aumentando o numero de seguidores e sejam desenvolvidas atividades que correspondam à expectativa dos integrantes da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente.

No ato de transmissão de cargo ao novo Presidente, Dr. Edmilson Gigante recordou que a Diretoria reúne-se no 2º sábado de cada mês, enquanto as palestras com convidados são realizadas no último sábado nas dependências da FCT/UNESP, especialmente cedidas à entidade, com os agradecimentos de todos os seus componentes.

O novo Presidente que acaba de assumir, explicou que a Sociedade de Livres Pensadores nada mais é do que um grupo aberto e sem fronteiras, onde todos podem discutir suas idéias, desenvolver seus conceitos, compartilhar suas descobertas no ramo da Filosofia, Espiritualidade e da Ciência.

É o lugar certo – diz o Prof. Meneguette - para aqueles que não se satisfazem com o pensamento organizado de doutrinas e religiões, e que preza o livre pensar com o estilo e filosofia de vida, sem preconceitos e sectarismos.


O Presidente que conclui seu mandato, Edmilson Gigante e o novo presidente eleito que o sucederá: Prof. Dr. Messias Meneguette Júnior.


O público que prestigiou a última assembléia da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente – na FCT/UNESP – foi bem numeroso.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

VITRINE, UMA REVISTA PADRÃO

Inúmeras Revistas têm surgido ultimamente no mercado regional, demonstrando nossa grande potencialidade econômica e a capacidade criativa dos profissionais de comunicação. A Revista Vitrine, produzida e editada 100% em Presidente Prudente chegou para comprovar o quanto de bom e produtivo existe em nosso meio. Especialmente nas áreas de Construção & Decoração, Saúde, Moda e Beleza, que fazem parte da produção gráfica da Editora Mega Vitrine.

Reconhecida como região agropecuária, a cidade de Presidente Prudente mostra cada vez mais sua força também no campo da construção civil. Este setor – diz a revista semestral – tem obtido crescimento considerável, chegando a atingir por volta dos 5% do PIB brasileiro. A definição é da Editora Chefe e Jornalista responsável, Rose Junqueira que traz para o mercado editorial um trabalho sério e bem produzido, com publicações anuais ou semestrais.

Por isso, grandes e pequenos empreendedores passaram a dar maior importância ao planejamento, controle de produção e qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sentimo-nos desafiados e honrados em produzir a revista Vitrine Construção & Decoração. Um produto que para nós, já é garantia de sucesso.

Para completar, foram lançadas as revistas: Vitrine Criança (anuário) e Vitrine Estação (semestral), e proximamente, Vitrine Construção com um novo projeto gráfico criado pelo mestre em design, Marcelo Mota, além de uma nova reformulação no projeto editorial. Enquanto isso está sendo elaborado e preparado mais um lançamento, especialmente dedicado às noivas.

Cada revista tem uma tiragem média de 4.000 exemplares, matérias bem elaboradas e excelente apresentação gráfica, atingindo cerca de 80.000 leitores (classes A, B1, B2 e público em geral), além da distribuição direta. Com isso são beneficiadas centenas de empresas. Entre as quais, Escritórios de Engenharia e Arquitetura, Hospitais, Laboratórios, Clínicas, Lojas do Segmento e bancas de revistas.

Gabriela Correia, do Departamento de Jornalismo e Redação, juntamente com Geisiane Gazola, produzem os textos. E asseguram que “hoje, construir e decorar nos abre um leque de oportunidades em que tudo parece ser possível. Temos excelentes opções para todos os estilos. A indústria nacional se apresenta forte, em contínuo investimento, aprimorando tecnologias em nível de primeiro mundo”

Referindo-se à 1ª. edição do Anuário Decoração & Construção lançada no mercado regional, Gabriela afirma categoricamente: “A região possui empresas fornecedoras de produtos e serviços que merecem um direcionamento mais amplo, voltado ao seu segmento. E a empresa age com esse objetivo, de divulgar através das revistas o que há de melhor no mercado, agregando conteúdo informativo e qualidade gráfica”. A editora conta com um Departamento de Arte que produz seus próprios anúncios, executando a chamada “comunicação integrada”. Produção de matérias e layouts saem da editora e a impressão fica sob a responsabilidade da Gráfica Cipolla.


Três capas de revistas (em circulação), servem para demonstrar o empenho de uma Editora em colocar no mercado excelentes publicações com abordagem geral dos assuntos da região.


O Anuário Decoração & Construção, lançado com sucesso em 2009 terá sua 2ª. Edição nos próximos dias, segundo informa Rose Junqueira, Diretora de Redação e Jornalista Responsável.

 



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NO CIESP/FIESP: EMPRESÁRIOS
DEBATEM O CAPITAL HUMANO

O Departamento de Ação Regional do Ciesp/Fiesp reuniu-se em Presidente Prudente com autoridades e empresários em geral para debater o Capital Humano. O encontro foi considerado positivo e marcou o início de uma nova para o desenvolvimento regional sustentável, em busca de solução para os mais diversos problemas.

Com essa iniciativa, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Regional de Presidente Prudente - acaba de colocar à disposição da sociedade, um valioso instrumento de melhoria da qualificação profissional. E por conseqüência , da competitividade de nossas empresas, o Sistema de Informações do Capital Humano, um profundo mapeamento da estrutura de educação profissionalizante no Estado. Convênio firmado entre a Fiesp, Senai, Centro Paula Souza e Instituto Federal garante o trabalho com planejamento de ofertas de educação, integrado às necessidades do setor produtivo.

Paulo Skaf – Presidente da Federação e Centro das Indústrias e do Sesi/Senai-SP diz que o Brasil deve voltar a obter altos índices de crescimento econômico. A indústria se recupera rapidamente, alguns setores e atividades já manifestam apreensão com o incremento da demanda. Mas a FIESP apresenta soluções. Demétrio Antonio Zacharias (Diretor Regional do Depar I), presidiu o encontro e deu ênfase especial à iniciativa do empresariado, com o apoio do Presidente Skaf.

Alexandre Eugênio Serpa – Titular do Depar II – afirmou que o Projeto partiu de uma premissa bastante simples: integrar as entidades formadoras entre si e com a sua clientela, a indústria, com o objetivo de melhorar a educação profissionalizante no Estado de São Paulo. O Programa tem como principal finalidade, atender a demanda do mercado de trabalho por mão de obra qualificada.

FernandoRodrigues Carballal na condição de Diretor Regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), assegurou que o município de Presidente Prudente está entre os 20 primeiros em quantidade de estabelecimentos no Estado, mais precisamente em 18º lugar com 6.123, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Quanto ao grau de escolaridade, constata-se que a maioria dos empregados possui o ensino médio completo, com 43,56% de todo contingente de empregados.

Durante a exposição e debates sobre o Capital Humano, revelou-se que o município de Presidente Prudente tem a maioria de seus trabalhadores ligados a Serviços de Administração Pública, com 43,77%, enquanto a indústria participa com 22,86% de toda a mão de obra formal, predominando o setor de alimentos com 8,89%, seguido pelo Couro e Calçados (4,55%); Produtos de Metal (1,28%); Celulose e Papel (1,00%); Bebidas (0,97%); Veículos automotores (0,90%) e Vestuário (0,63%).

Os excelentes trabalhos prestados na região pelo SESI e SENAI, com muitos anos de tradição e competência foram evidenciados através da exposição pessoal dos Diretores Regionais, Laércio Doglas e Sebastião Roberto de Andrade, respectivamente. Eles surpreenderam com a apresentação de áudio-visual onde tudo que foi planejado e executado, pode ser visto e comprovado pelos participantes do encontro.


O encontro que envolveu empresários e representantes do Ciesp (Centro das Industrias), Fiesp, Sesi e SENAI debateu importantes assuntos da área econômica.


Demétrio Antonio Zacharias – do Depar I – presidiu o encontro que teve outros destacados participantes para expor a situação econômica atual.


O Senai e o Sesi foram aqui representados pelos seus Diretores Regionais, que trouxeram importante contribuição à realização do evento.


O Sesi mostrou sua eficiência no desenvolvimento industrial, com a revelação de novos valores que contribuem para a evolução da tecnologia.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

18º BPM-I COMEMORA SEUS
44 ANOS EM PRES. PRUDENTE

O 18º Batalhão da Policia Militar, sediado em Presidente Prudente e com jurisdição sobre 21 municípios da região, festejou em meados de Março seus 44 anos de existência. Uma série de atividades foi desenvolvida durante o período, incluindo solenidades e eventos especiais. Autoridades civis, militares e eclesiásticas – juntamente com convidados especiais – participaram das comemorações na sede do Batalhão.

Antecipando-se à solenidade festiva diante do Batalhão, o Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos e o Pastor Onésio Ferreira da Silva fizeram orações e concederam a bênção a todos os presentes. Em seguida, a Banda Musical Regimental do Batalhão executou o Hino Nacional Brasileiro, seguindo-se desfile da tropa, canil,cavalaria e viaturas.

Fazendo parte da cerimônia,houve entrega de medalhas aos PMs de maior destaque em suas atividades. Entre eles, o mais antigo, Sgtº. PM José Bezerra de Moura (advogado e ex-vereador), que veio para Presidente Prudente, exatamente no dia em que foi criado o Batalhão, em 14 de Março de 1966

O Tenente Coronel Geraldo Fernandes Néspoli Bernardinelli que comanda o 18º BPM-I ressaltou na ocasião, os resultados obtidos pela Corporação no decorrer de 2009, agradecendo o apoio recebido da comunidade e do Poder Público Municipal. Revelou que 5925 crianças foram educadas através de um Programa Especial de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. Além disso, 120 adolescentes receberam incentivo para cultivar a Cidadania, por meio do JCC.

O Comandante Bernardinelli informou ainda que o combate às drogas desenvolvido pela Policia Militar resultou na apreensão de mais de 5.600 quilos de entorpecentes, entre cocaína, maconha e crack. Nessas operações, a PM tirou de circulação 1.486 pessoas envolvidas no tráfico com flagrantes e mandados de prisão, bem como 180 armas de fogo.

O Comandante geral do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior, Cel. Homero de Almeida Sobrinho, reforçou a chegada do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Policia Militar – GPAE – com a chegada prevista de um Helicóptero Águia. Lembrou ainda que fomos contemplados com a digitalização do Centro de Operações da Polícia Militar –Copon – e aquisição de novos armamentos, munição e viaturas. São investimentos da ordem de 30 milhões de reais – disse o Cel. Homero.


No dia 14 de Março de 1966 foi instalado em Presidente Prudente, o 18º BPM-I, que funcionou provisoriamente nas dependências do centro da cidade.


E aqui, um aspecto da solenidade atual comemorativa aos 44 anos de operações do 18º Batalhão da Policia Militar do Interior, em Presidente Prudente.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EMPRESÁRIO QUE CRIOU A RAÇA
PITANGUEIRAS PROMOVE LEILÃO

O consagrador criador da raça Pitangueiras no Brasil, Eduardo Alves Alcântara retorna às pistas de Leilões no dia 10 de Abril, em Santo Inácio/PR com o oferecimento de 5.000 animais (em lotes), de seu exclusivo criatório para a venda a eventuais interessados. São animais de reconhecido padrão de qualidade e produtividade, tanto bovinos das raças Pitangueiras e Nelore de cruzamento industrial e ovinos Santa Inês e Dorper (machos e fêmeas).

O leilão está previsto para as 14h00 do dia 10 de Abril. Mas para antecipar o criador que reunir seus amigos (milhares), que conquistou ao longo dos anos para um encontro de confraternização. Será durante um Churrasco que vai oferecer a todos eles a partir das 12horas na Pista de Leilões de sua propriedade, na Fazenda Duas Barras situada à margem da Rodovia - à direita após ultrapassar o Rio Paanapanema - na divisa de São Paulo com o Paraná.

Buscando informações sobre a origem da raça Pitangueiras, encontramos extensa literatura que diz: “Foi formada na Fazenda Três Barras na cidade de Pitangueiras, pertencente ao Grupo Anglo - hoje CFM –empresa que atua na Austrália, Venezuela e Brasil após a II Guerra Mundial, com o objetivo de obter um animal para o abate com idade entre 18 e 24 meses, pesando entre 480-550 kg e mães leiteiras com produtividade entre 2.500-3.500 kg na lactação”.

Os touros Red Poll foram importados da Argentina e Grã Bretanha. Provou ser um gado muito rústico, precoce e uniforme. Desde o início, o rebanho esteve submetido ao controle leiteiro oficial pela Associação Brasileira dos Criadores de São Paulo. O objetivo era obter uma raça rara de produtividade mediana, sem concorrer com a Jersey, Holandês ou Pardo-Suiço, mas garantindo acelerado ganho de peso.

Em meados da década de 60, o rebanho já contava com mais de 3.000 animais 5/8 Red Poll recebendo o nome de “Pitangueiras”. A partir dessa data, nunca mais foi introduzido um touro puro-sangue. Em 1974 nascia a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Pitangueiras. Em 1976 o gado recebeu o registro genealógico. Foi a primeira raça sintética a ser oficialmente reconhecida no Brasil.

Paralelamente, naqueles tempos, Eduardo Alves Alcântara, de Santo Inácio/PR também selecionava Guzerá cruzado com Red Poll, formando uma segunda linhagem brasileira do mesmo tipo “Pitangueiras”. Modernamente, as duas linhagens caminham unidas.


Eduardo Alves Alcântara, criador consagrado em todo o país trouxe para o Brasil sua grande contribuição, através do cruzamento de raças que resultou na formação de bovinos “Pitangueiras”. A esposa, D.Amélia (na foto ao recepcionar Dom Benedito Gonçalves dos Santos) o acompanha desde o inicio do criatório.


Na Fazenda Duas Barras, em Santo Inácio, Estado do Paraná o destaque é para a raça “Pitangueiras”, onde existe o maior criatório do Brasil.


Animais como esses, com excelente produção de carne e leite serão levados ao 1º Leilão Especial EA, programado para o dia 10 de Abril,


São muitos os lotes a serem leiloados pelo criador Eduardo Alcântara, incluindo lotes de Nelore e Ovinos Santa Inês e Porter (machos e fêmeas).



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROCON TEM AGORA NÚCLEO REGIONAL

Depois de funcionar precariamente nas antigas dependências da Prudenco – Cia.Prudentina de Desenvolvimento – o Procon acaba de passar por uma transformação, instalando seu Núcleo Regional, no prédio antes ocupado pela Fundação Instituto de Terras de São Paulo. O Secretario Luiz Antono Marrey, o diretor executivo da Fundação, Roberto Pfeiffer e o Coordenador Ricardo Morishita, do Deptº de Proteção e Defesa do Consumidor, prestigiaram o ato solene.

Foi com uma nova disposição que a Diretora Ana Paula Setti, iniciou a capacitação de um bom número de alunos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), para atuar nas ações voltadas á fiscalização e orientação de consumo em quase 100 municípios das regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.E para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, foi instalado um trailler na Praça 9 de Julho nos dias 18 e 19, com uma única finalidade: orientar e distribuir o Código de Defesa do Consumidor a todas as pessoas interessadas.

Além das unidades prestadoras de serviços, o Procon contará com um novo Posto de Atendimento, somando-se ao já existente no Bairro do Bosque. E como forma de orientação, promoveu no Centro Cultural Matarazzo uma interessante palestra versando sobre o tema: “O fornecedor e o Código de Defesa do consumidor”. Como já se tornou habitual, a Telefônica e inúmeras as provedoras de telefonia celular continuam liderando o ranking de reclamações.


Ana Paula Setti é a Diretora Regional do Procon em Presidente Prudente-SP.


Aspecto da reunião realizada no Centro Cultural Matarazzo com palestra especialmente dedicada aos novos integrantes do Órgão.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AS BUSCAS POR VESTÍGIOS DE
PETRÓLEO CONTINUAM NA REGIÃO

Desde o mês passado, continuam as buscas por vestígios de petróleo na Alta Sorocabana, mais propriamente na região de Presidente Prudente. O procedimento sob a responsabilidade da GEORDAR – Levantamentos Geofísicos S/A – sediada em Nova Lima/MG deve prosseguir por vários meses. Até que sejam levantados os dados sísmicos referente à área de exploração, que começou às margens do Rio Paraná em Presidente Epitácio e avançam em direção à região central do Estado.

As fotos que estamos publicando (3) foram produzidas pelo Jornalista Toninho More, por ocasião dos trabalhos de prospecção e sondagem sísmica realizados nas proximidades de Presidente Venceslau. Daí rumou para Piquerobi, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Presidente Bernardes, Álvares Machado e Presidente Prudente. Daqui, depois de passar pelo Distrito de Montalvão, os técnicos encarregados dessa operação – já em fase de conclusão - estarão se deslocando para outras áreas.

A empresa que detém a concessão desses trabalhos é contratada pela Agência Nacional de Petróleo – ANP – e não realiza qualquer trabalho sem a autorização do proprietário rural, através de Contrato assinado em Cartório. Ela reserva todos os direitos de participação aos donos da terra explorada (através de sondagens, perfurações e detonações para o registro sísmico), caso sejam positivadas as amostras de petróleo captadas durante as pesquisas.

O processo de exploração do solo se faz como se tivéssemos operando um Ultra-som. Primeiro se faz a perfuração do solo; são utilizados alguns detonadores que provocam uma pequena explosão. Depois, os sinais de ondas magnéticas são emitidos e captados com todos os reflexos num receptor especial, transformando-os em imagens.


O primeiro sinal que indica a chegada das equipes de operações da Georadar são demonstradas com essa viatura devidamente identificada.


O técnico da empresa prepara os equipamentos que vai utilizar na operação subterrânea em busca de sinais que serão posteriormente identificados.


A Operação se repete em cada local pesquisado a uma profundidade aproximada de 30 metros, numa linha especialmente traçada para a operação de pesquisas.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PREFEITURA INCENTIVA
A FORMAÇÃO DE HORTAS

A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente vem procurando incentivar a formação de hortas domésticas, o que representa um fator importante na economia popular e uma higiene mental para as pessoas envolvidas nessa atividade. A Horta Municipal, mantida pela SEDEPP – Secretaria de Desenvolvimento - ocupa uma área de 36.000 m2, com 116 canteiros que garantem uma produtividade equivalente a 400 pés de verdura por safra.

O que poucos sabem é que essa produção é distribuída à população carente, em número aproximado de 10 mil pessoas, entre crianças e adultos. Dependendo das condições climáticas, torna-se possível a produção média de 50 a 160 caixas de verduras e legumes, todas as semanas.

A grande novidade é representada por uma Estufa Hidropônica que acaba de ser implantada, visando incentivar e aumentar a produção da Horta Municipal. Com isso, a formação de mudas e a produção de agrião e alface tendem a aumentar ainda mais. A época atual é plenamente favorável. A iniciativa partiu do Secretário Carlos Dias, que ao mesmo tempo se coloca à disposição das entidades interessadas em receber ajuda e orientação sobre a formação de novas hortas.

Alem disso, existe uma outra área dedicada ao cultivo de mandioca, berinjela, repolho e pimentão com doação total para os necessitados. Segundo o funcionário responsável, José Aparecido Nunes Sampaio são distribuídos gratuitamente mais de 40 produtos que se destinam às entidades assistenciais, escolas, igrejas, creches e hospitais.


Esta é a horta municipal criada pela Secretaria de Desenvolvimento de Presidente Prudente, para produzir e incentivar a produção de verduras e legumes. Tudo que aqui se produz é distribuído gratuitamente às entidades assistenciais e população carente.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR
E NUTRICIONAL DÁ POSSE AOS DIRETORES

Neste mês de |Março, tomaram posse em Presidente Prudente todos os membros que integram o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, instituído por Lei e regulamentado por Decreto para um mandato de 12 meses. O ato de posse foi coordenado pelo Professor Sergio Braz Magaldi.

O professor admitiu que apesar das dificuldades atuais, com a privação econômica de inúmeras famílias, não existe problema de fome aguda na cidade, face ao desenvolvimento de algumas ações de cunho social. A Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade ampara centenas de famílias em situação de risco. A merenda escolar a distribuição mensal de 350 a 400 cestas básicas são o principal ponto de apoio.

Do Conselho – em pleno funcionamento – fazem parte os seguintes membros nomeados: Sérgio Braz Magaldi (Assistência Social); Claudio Miura (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico); Rosemary Aparecida Trevizan (Secretaria da Saúde); Ana Maria Souza Tolomei (Fundo Social de Solidariedade); Selma Alves de Freitas Martin (Secretaria Municipal de Edudação); Paulo Sérgio de Oliveira Gomes (Secretaria Mun.do Meio Ambiente); Cecília Maria Prates de Freitas (Sistema “S”); Sebastião Carlos Odoni (Gerente de Operações do Ceagesp); Guilherme José de Siqueira(entidade religiosa).

Também fazem parte do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional: Gladys Roberto Mendes (entidade prestadora de serviços assistenciais às famílias); Ismael Forte Freitas Jr e Lucinéia Aparecida Roncador Lucheti,(ambos representantes de instituições de ensino superior/tecnico); Elenice Araujo Cacciatore (representante de entidade sindical); Anete Cristina Soares Correia (representante e Delegada do CRN-3 Regional de Presidente Prudente); Gisleyne de Souza Pinheiro (representante do Conselho Profissional de Serviço Social-CRESS) e Rafael Antonio Marques (representante de entidade patronal).


Uma visão geral do 1º. Encontro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Presidente Prudente, para a eleição e posse dos seus integrantes.


Detalhes dos trabalhos desenvolvidos pela Coordenação do Conselho e seus componentes, especialmente designados para a nova missão.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Ateliê Sonia Dias

Nascida no Distrito de Coroados – atualmente município de Nantes/SP – Sônia Dias é uma Artista Plástica de renome internacional. Recentemente elas expôs seus trabalhos no Prudente Park Shopping(antigo Shopping Americanas), reeditando os mesmos sucessos alcançados no decorrer dos últimos anos em outras localidades do Brasil e do Exterior. É a 2ª. vez que ela expõe suas telas nesse local. A primeira apresentação foi em 2006.

Desde criança, o sonho de Sonia era a pintura. Mas em virtude das dificuldades surgidas ela preferiu fazer sua iniciação no Artesanato, até surgir as primeiras oportunidades para dar suas pinceladas. E isso aconteceu no ano de 1985. Primeiro uma tela, depois outra e assim sucessivamente. E por fim, “Óleo sobre tela”, buscando sempre novas inspirações.

Mãe de quatro filhos enfrentou em 2005 o drama da separação. Porém, admitiu que poderia com o aprendizado adquirido no artesanato e nas artes plásticas auferir meios suficientes para o sustento de seus 4 filhos e realização de seus sonhos. Hoje, artista consagrada afirma que pintar tornou-se uma necessidade. “É o ar que respiro”, diz ela.

Para avaliação e apreciação dos nossos Internautas, mostramos abaixo algumas telas com temas alusivos aos temas florais, abstratos, fauna, paisagens, animais, casarios e arte sacra. Essas e outras telas foram expostas em Orlando/Califórnia, Est.Unidos; Londrina, Bauru, Marília, Araçatuba, Osvaldo Cruz, Nantes e Presidente Prudente.


Pela 2ª vez a artista plástica Sônia Dias, trouxe para exposição no Prudente Parque Shopping(Americanas), suas telas principais.


Ao nos recepcionar, ela fez questão de mostrar como são produzidos seus trabalhos.


A Arte Sacra pontifica em suas telas, como as mais belas e originais.


Aves e paisagens também são ocupam prioridade nas obras de arte de Sônia Dias.


Animais domésticos ou silvestres também figuram em seu repertório rotineiro.


O Artesanato e a pintura são retratados nessas telas que ela produziu nos últimos anos.


A Santa Ceia é sempre uma tema atual no meio artístico e religioso. Vejam detalhes.


Arte floral é outra tema bastante explorado nas artes plásticas. Sônia Dias produz o melhor.


Flores e mais flores, um tema consagrado em toda parte, especialmente nas artes plásticas.


O nascimento de Cristo na manjedoura, tendo Maria – mãe de Jesus – e o carneirinho ao seu lado.


Paisagens são inúmeras. Nesta tela reproduzida por Sônia Dias é mais um destaque.


O gatinho estilizado e as bailarinas são outra imagem reproduzida pela artista plástica.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

O “BARÃO” QUE INFERNAVA A CIDADE

Logo depois de ter sido instalada a Penitenciária Regional de Presidente Venceslau em 1965, começaram a surgir os primeiros problemas na cidade. Não com a vinda dos presidiários e seus familiares, mas com a chegada dos integrantes do contingente militar, constituído em sua maioria por Policiais Militares procedentes de outros pontos do Estado.

O primeiro a criar problemas foi um Soldado, reconhecido apenas pelo pseudônimo de “Barão”. Ele aprontava em todos os fins-de-semana. As reclamações começaram a agitar a cidade, até ser levada ao público, através de uma denúncia trazida ao meu conhecimento na direção de rádiojornalismo da Emissora local.

O que o PM “Barão” promovia, era motivo de comentários os mais desencontrados. O ponto escolhido para a prática da desordem, estava concentrado na ZBM (Zona do Baixo Meretrício) e se repetia automaticamente toda semana. O Soldado fazia de tudo para chamar a atenção dos moradores vizinhos, desde beber todas, provocar e sair “pelado” pelas ruas da cidade durante a madrugada e até dar tiros para o ar, a torto e a direito.

Preocupados com os disparos e irresponsabilidade do Policial Militar, os denunciantes foram diretamente ao Repórter, que encampou sua luta pedindo urgentes e enérgicas providências às autoridades competentes. “Barão” era um PM de cor, alto, forte, arrogante e de boa argumentação.

Mal terminou a apresentação do Jornal Falado, chegou às minhas mãos a comunicação de uma funcionária da Emissora, dizendo que um cidadão, conforme a descrição acima estava me aguardando na Portaria da Emissora para uma conversa pessoal. Não era outro, senão o “Barão”, em carne e osso.

Ao contrário do que se esperava, encontrei pela frente um moço educado, que se apresentou com estas palavras: Seu Altino, eu ouvi seu comentário e venho aqui especialmente para lhe agradecer! Tudo que o Senhor falou está correto. Não tenho nada a opor. Mas eu gostaria de agradecer antecipadamente pelo que foi divulgado em seu comentário a meu respeito.

Em seguida, o moço já identificado pelo pseudônimo de “Barão” fez sua justificativa: Eu vim para cá como castigo e quero a todo custo voltar para minha terra, que é Sorocaba. O seu comentário sobre meu comportamento, vai com toda certeza forçar a minha volta. Muito obrigado por tudo...

Horas depois, o PM “Barão” recebeu ordens superiores para deixar a cidade (preso), e nunca mais deu notícia!

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 11h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

A MAIOR LUA CHEIA DO ANO

O ano de 2010 começou muito bem. Tivemos na noite de 29 de Janeiro, um fenômeno que poucos puderam ver porque o céu estava encoberto na maior parte do país. Porém, em algumas localidades o tempo foi favorável e as nuvens se afastaram em tempo suficiente para que a Lua pudesse ser visualizada em toda sua plenitude. Foi o que aconteceu em Presidente Prudente.

Por essas fotos que tivemos a oportunidade de realizar da janela de nosso Apartamento no Condomínio Residencial “Parque dos Pássaros”, a Lua foi vista de forma detalhada por um bom tempo. Foi numa noite de 6ª.feira, quando se registrou a maior Lua Cheia do Ano. E por conseqüência, a maior proximidade do satélite natural com o nosso planeta, proporcionando o que se denominou “o maior espetáculo da Terra”.

O fato chamou a atenção do mundo inteiro e em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, quem trafegava pelas ruas ficou impressionado com a luminosidade verificada durante algumas horas da noite. Em outras localidades, principalmente do interior de Minas Gerais, até os animais mudaram seu comportamento. Segundo disseram, “O galo começou a cantar por volta da meia noite”.


Por volta da meia noite de 29 para 30 de Janeiro, a Lua começou a ser visualizada em alguns pontos do país.


Com o passar do tempo, as nuvens foram se dissipando lentamente, até desaparecer e com isso, o brilho da Lua aumentou.


O clarão da maior Lua Cheia do Ano se faz observar em muitas cidades, entre as quais Presidente Prudente.


Para quem assistiu a movimentação da Lua na noite de 6ª.feira, 29 de Janeiro, aconteceu o “maior espetáculo da terra”.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog