MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

PRESIDENTE PRUDENTE RECEPCIONA
O PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO

Presidente Prudente recepcionou neste último final de semana, o consagrado astronauta Marcos César Pontes, cujo nome está inscrito na Galeria dos Astronautas do Século 21, pela sua brilhante atuação no Projeto Espacial da NASA, em 2006. Nessa viagem histórica que se constituiu numa das maiores epopéias para o Brasil e o Mundo foi comemorado o 1º Centenário de Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.

Marcos Pontes veio até esta região, trazido pelo SESC/Thermas de Prudente, em cumprimento a uma programação denominada “De olho nos Astros”, que envolve algumas personalidades de maior destaque mundial. O primeiro e único astronauta brasileiro, pessoalmente que irradia simpatia. Atencioso, inteligente, educado, está sempre sorrindo. E recebe todas as pessoas – especialmente as crianças e adolescentes – com um sorriso nos lábios.

Sua apresentação nesta oportunidade, foi excepcional. Falou de sua carreira, desde os primeiros dias de vida em Bauru. Depois, São José dos Campos, o sul do país e o exterior, onde realizou todos os cursos para ser indicado e aceito como Astronauta, representando o Brasil pela 1ª.vez. Uma projeção áudiovisual, com documentários realizados em várias fases, até o voo espacial e o retorno à terra, marcou sua apresentação pública.

Diante da impossibilidade de continuar no local previamente determinado, a fim de responder às perguntas da platéia presente, ele se deslocou para o Planetário – montado ao lado – e aí ficou disponível, concedendo autógrafos e posando para fotografias. Todos queriam ser fotografado ao lado do 1º Astronauta brasileiro, e todos tiveram essa oportunidade única.

Em seu cartão de visita, que traz a logomarca da NASA, ele se identifica como: Presidente da Fundação Marcos Pontes p/Educação, Ciência e Tecnologia; Diretor Técnico Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico; Professor de Engenharia Aeronáutica da USP – Campus de São Carlos/SP; Embaixador no Brasil da Foundation For Inspiration & Recongnition of Sciencie & Technology e Embaixador Mundial da Wordskills International.Seu site é: WWW.marcospontes.net / e e-mail p/contato é: astronauta@marcospontes.com /


O primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes, veio a Presidente Prudente como convidado especial do SESC/Thermas para participar do Projeto “De olho nos astros”.


Escoteiros e grande número de pessoas – de todas as idades – prestigiaram o evento, conhecendo pessoalmente o 1º astronauta brasileiro.


Terminada a palestra, ele foi cumprimentar todos os participantes e concedeu muitos autógrafos.


No final, Marcos Pontes se colocou à disposição de todos, para as fotos que ficarão para a história.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DAESP PREVÊ AMPLIAÇÃO DO
AEROPORTO ESTADUAL DE PRUDENTE

Com um crescimento praticamente cinco vezes maior no número de embarques, desembarques e trânsito de passageiros no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente – passou dos quatro mil atendimentos em 2007 para cerca de 19 mil em maio de 2010, devido a chegada e operação de novas companhias áreas, a exemplo da Gol Linhas Aéreas –

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), por meio de Plano Aeroviário do Estado e ANAC, estuda em conjunto com a Prefeitura do município, a viabilidade de área para ampliação do local. Segundo o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) Laércio Batista de Alcântara, o programa de expansão eleva para mais de um milhão de metros quadrados a área total do aeroporto. Atualmente é constituida por 847 mil metros quadrados eprevê, dentre outras benfeitorias, a construção de um novo terminal de passageiros.

O objetivo em ampliar o aeroporto, segundo o diretor de engenharia do Daesp Jamil Abukater, é suprir possível aumento no número de passageiros nos próximos anos, bem como evitar problemas como os já existentes em aeroportos de grande porte, a exemplo de Congonhas, em São Paulo, que não conseguiu expandir da mesma forma que sua demanda atual. “Queremos expandir o terminal [de passageiros] do aeroporto que hoje é restrito, bem como construir um pátio de aeronaves, um novo estacionamento de veículos e possibilitar o funcionamento de todos os serviços correlatos que compõem o terminal”, adianta Abukater.

Além do porta-voz do Daesp, participaram da reunião com o prefeito de Prudente o diretor de Operações do Daesp José Mauro de Figueiredo Garcia e o administrador regional do mesmo departamento Luiz Carlos Ferreira. De acordo com Garcia, o estudo não prevê mudanças na pista de pouso e decolagens, no entanto, enfatiza ele, para execução do plano que trata de toda a rede de aeroportos estaduais e de diretrizes de crescimento, algumas torres instaladas nas proximidades do local precisariam ser “rebaixadas, sinalizadas ou removidas”.

A pista do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, tem 2.122 metros e é considerada a principal do Estado. Com um crescimento cinco vezes maior que o verificado em 2007, os embarques, desembarques e trânsito de passageiros passou para 19 mil no último mês de Maio. Antes estava em torno de 4 mil atendimentos. A elevação se deve principalmente a abertura de novas linhas após a chegada e operação da Gol e outras empresas. Os voos de maior procura são os da ligação Presidente Prudente-São Paulo e vice-versa. Mas a expectativa é de que sejam criadas novas linhas ligando Presidente Prudnte a Campo Grande/MS. A ligação pela Gol se faz até agora entre Presidente Prudente e Cuiabá/MT.


A movimentação no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, é intensa em todos os dias.


Os vôos das Companhias Aéreas, especialmente da GOL, saem e chegam lotados.


Visando a ampliação e melhoria do Aeroporto foi apresentado pelo DAESP um novo plano.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

O BRASIL NA COPA DA ÁFRICA

Mais uma vez, o Brasil inteiro parou para acompanhar os jogos da Copa do Mundo realizados na África do Sul. O resultado poderia ser melhor, mas de qualquer maneira valeu o esforço da Seleção, dando ao país um 1º lugar. Agora só está faltando uma atuação mais firme, para que possamos conquistar o Hexa. Nas quatro primeiras competições, tivemos três vitórias e um empate. Não perdemos nenhuma partida e daqui para a frente, nada será impossível. Vamos torcer pelo Brasil, pois já estamos nas quartas de final!

Por toda parte, se vê decoração verde e amarela. Existem bandeiras tremulando e muita vibração. Não faltam fogos de artifícios e entusiasmo, desde as crianças até os mais idosos. O Brasil está num clima festivo que vai até o dia 25 de Julho. Quem sabe, possamos conquistar mais uma Copa do Mundo. Aí a festa vai ser ainda mais alegre em todos os quadrantes do país.

Aqui, tivemos a oportunidade de acolher o ex-campeão brasileiro e atleta da velha guarda, Coutinho, que veio para incentivar a torcida brasileira no primeiro jogo da seleção. Sua vinda ocorreu por iniciativa do SESC/Thermas de Prudente. “Sabará” e sua equipe o recepcionaram, proporcionando a oportunidade de uma rápida convivência com a platéia presente. Antes, concedeu entrevistas e falou conosco sobre sua carreira e não deixou por menos: fez uma criteriosa avaliação sobre a atuação de Dunga, como Técnico da Seleção Brasileira e os jogadores que formam sua equipe. Coutinho assegura que Dunga está dentro da razão e está sendo honesto com os jogadores por ele convocados e que lhe deram um voto de confiança.

COUTINHO FALA DE SUA CARREIRA

Quantos gols marcou em sua carreira de futebolista e ex-campeão brasileiro?

Perguntamos inicialmente ao jogador Antônio Wilson Vieira Honório, que o Brasil inteiro conhece por “Coutinho” e ele responde”:

Resposta: No Santos FC, 380 e durante a carreira mais 112, o que totaliza 492 gols. Para se nivelar com os 1.000 gols de Pelé ainda faltam 508, mas nunca me preocupei com isso. A gente está sempre juntos, trocando idéias, batendo um papo e fazendo um churrasquinho – disse.

Nesta Copa, qual seria sua emoção se fosse um dos jogadores da Seleção? Espera que o Brasil possa vencer?

Resposta: Espero que sim. Acho que não eu, mas todo o povo brasileiro espera que o Brasil tenha condições de vencer. E se a gente torcer bastante, os jogadores vão mostrar que têm condições de chegar lá! Estamos num evento mundial e torcer pelo Brasil é o objetivo de todos nós.


Nas ruas da cidade, a bandeira brasileira foi desfraldada em todos os pontos, para vibrar com a seleção nos jogos da Copa.


Nos pontos estratégicos, os vendedores não perdem tempo. Vendem de tudo, desde a bandeira brasileira, até as bandeirolas dos clubes.


Quiosques como este, foram preparados para receber a torcida e estão decorados com as cores do Brasil para festejar a Copa.


Coutinho – ex-campeão ao lado de Pelé – veio a Pres.Prudente a convite do SESC/Thermas para falar sobre sua carreira.


O jogador conversou demoradamente conosco e deu uma bela entrevista, especialmente para os nossos leitores e internautas.


Para agradecer a acolhida, Coutinho foi fotografado ao lado do “Sabará”(que tão bem o recepcionou). É uma foto para história!


Coutinho – ex-campeão ao lado de Pelé – veio a Pres. Prudente a convite do SESC/Thermas para falar sobre sua carreira.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DECORAÇÃO NOTURNA:AC-3
MOSTRA IMAGENS INÉDITAS

O Posto AC-3 – situado ao lado da rotatória do Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente, trouxe em sua decoração noturna, imagens inéditas relacionadas à Copa do Mundo. É um cenário (único) que impressiona quem passa pelo local. Jogadores de Futebol, bolas em jogo e outras interessantes cenas fazem parte do visual noturno. Vale a pena ver!

Por outro lado, Antonio Carlos Zago, o proprietário e o diretor-gerente, Toninho estão procurando melhorar cada vez mais o atendimento de sua vasta clientela no Posto AC-3. Agora, por sinal, ostentando a bandeira Ipiranga, com Sala Vip – moderna e funcional à disposição de todos – e uma equipe altamente especializada para atendimento a qualquer hora do dia ou da noite.

Veja as imagens noturnas que documentamos para o blog e que vem sendo muito elogiadas. Se houvesse um Concurso sobre decoração noturna, tendo como motivação a Copa do Mundo, o Posto AC-3 com toda certeza seria o Campeão!


Quem passa pela rotatória do Museu Histórico Municipal se defronta com essas interessantes imagens.


O Posto AC-3, campeão de duas outras decorações noturnas no final do ano, mais uma vez se destaca.


Ostentando agora a bandeira Ipiranga, é o Posto que se destaca na região, pelos seus bons serviços.


Se você deseja conhecer melhor os serviços prestados pelo Posto AC-3 é só passar por lá, a qualquer hora. Aprecie a decoração noturna!



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




I FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA
UNESP É REALIZADO EM PRESIDENTE PRUDENTE

A Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente sediou na última 4ª. feira (dia 16/Junho), o I Fórum de Extensão Universitária da UNESP, na área de Humanidades, aberto oficialmente pela Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª Dra. Maria Amélia Máximo de Araujo. “O evento foi muito proveitoso e os projetos apresentados mostraram como é significativo para a sociedade o trabalho de extensão realizado pela Universidade. Valeu a pena. Vamos realizar mais dois, nas áreas de Exatas e Biológicas, porque considero que é de grande valia a realização desses Fóruns” – disse a Pró-Reitora.

Os participantes foram acolhidos no Campus Universitário de Pres.Prudente pelo vice-diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, juntamente com integrantes do corpo docente da FCT/UNESP. Docentes dos campus de Bauru, Franca, São Paulo e Assis (vieram mais unidades), que trouxeram importante contribuição para o Fórum de Extensão Universitária, através da apresentação de projetos – os mais diversificados – que chamaram a atenção de todos. A palavra inicial foi dada à Pró-Reitora que pronunciou importante palestra sobre a metodologia científica na confecção de projetos de extensão. Seguiu-se a apresentação dos projetos em duas fases: pela manhã e durante a tarde.

Presidente Prudente se destacou na apresentação do Projeto “O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para proporcionar a inclusão social, digital e educacional de pessoas com necessidades especiais”, pela Profª Dra.Elisa Tomoé Moriya Schlünzen, da FCT/UNESP. Assis, trouxe o Projeto “Usina de sonhos com realidade”, numa apresentação especial pela Profª. Dra. Heidi Mirian Bertolucci Coelho (Psicologia Clínica) da Faculdade de Ciências e Letras. Bauru apresentou o Projeto “Princípia”, cursinho pré-vestibular oferecido a jovens carentes, com a Coordenação de Maria do Carmo Palhaci, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

A representação de Franca trouxe para o I Fórum de Extensão Universitária da UNESP, o Projeto “Auxílio-reclusão: atendimento às famílias dos presos da Comarca de Franca”. Apresentação pela Profª. Dra. Juliana Pressoto Pereira Netto, da Faculdade de História, Direito e Serviço Social.

São Paulo (Capital) se fez representar pela Profª. Dra. Anna Cláudia Agazzi – Instituto de Artes – com o Festival Unesp Rítmo e Som, juntamente com o Prof. Dr. Percival Tirapeli, que fez ampla exposição sobre o Projeto “Barroco Memória Viva”. A segunda participação de Bauru, consistiu na apresentação do Projeto “A capoeira Angola de Mestre João Pequeno” (vinculado ao Proj. Ferradura Mirim – multidisciplinar e de caráter social que envolve as três Faculdades do Campus de Bauru), pelos Profs. Drs. Rosa Maria Araujo Simões; Marizilda dos Santos Menezes e Mauro Betti, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Mais dois Fóruns em Setembro e Outubro

Depois da 1ª. fase com pleno sucesso em Presidente Prudente, onde o enfoque foi na área de humanidades, a Pró-Reitora Professora Maria Amélia anunciou mais duas edições temáticas do fórum de extensão: área de Biológicas, em Araraquara no mês de Setembro e de Exatas em Bauru, no mês de Outubro. Trata-se do 1º ciclo com Fóruns de Extensão separados por áreas específicas. Todos os Projetos mostrados e comentados na FCT/UNESP foram de temas variados e de excelente qualidade, comprovando o dinamismo da UNESP, Universidade estadual que desenvolve um excelente trabalho de extensão universitária em São Paulo.

Em seu pronunciamento, a Profª. Maria Amélia chamou a atenção dos participantes do Fórum de Extensão Universitária para a importância da divulgação desses trabalhos de âmbito cultural e científico. E lembrou que “na verdade as pessoas fazem projetos significativos, mas não escrevem; não se centraliza seu trabalho e por isso, não são publicados. Como conseqüência, outros eventuais interessados acabam não tendo conhecimento dos trabalhos e do que se faz na Universidade. Então, a gente tem incentivado os que realizam trabalhos a publicá-los, a fim de sair de nossos muros para alcançar outros pontos”.

A Pró-Reitora reconhece que na Extensão – apesar de ampla na Unesp – faltavam organização e objetivos bem definidos, o que já está acontecendo agora com incentivo da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. “Esse incentivo tem surtido grande efeito na universidade, que desenvolve bom trabalho; e tem um importante projeto para toda a comunidade”. A Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente é a unidade da Unesp com o maior número de projetos de extensão em desenvolvimento, atualmente.


A Profª Dra. Maria Amélia foi acolhida no Campus Universitário da UNESP, Campus de Presidente Prudente.


No Anfiteatro, a Pró-Reitora da UNESP abriu oficialmente o I Fórum de Extensão Universitária e concedeu entrevista.


Nesse importante evento, participaram representações de várias unidades da UNESP, trazendo importantes trabalhos.


A Profª Maria Amélia foi prestigiada pela Diretoria, Corpo Docente e estudantes universitários.O Prof.Dr.Marcelo Messias coordenou o evento.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COM O “ÁGUIA 16”,
O APOIO VEM DO CÉU

O Comando de Policiamento do Interior – CPI-8 – recebeu do Governo Estadual no dia 26 de Março deste ano, um Helicóptero modelo Esquilo AS-350-B2, que marcou a inauguração do patrulhamento aéreo permanente em toda a região. Batizado pelo nome de Águia 16, o novo helicóptero da PM que vem operando com três pilotos e dez mecânicos/tripulantes (todos policiais militares baseados na cidade) tem prestado relevantes serviços à comunidade, especialmente nas operações de segurança e salvamento.

O Águia 16 atende 54 cidades da alta sorocabana e nova alta paulista, realizando policiamento ostensivo, de choque, trânsito, ambiental, rural e rodoviário, nos grandes eventos culturais, sociais ou desportivos. Além disso, a aeronave está mobilizada e pronta para apoiar ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e ainda realizar trabalhos humanitários, transportando órgãos para transplante.

As novas aeronaves têm capacidade para seis pessoas e são equipadas com rádios digitalizados - que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; Moving Map, um pequeno computador a bordo da aeronave, fornece mapas e cartas de rotas dos municípios percorridos. E ainda: farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para resgate de pessoas e objetos; equipamentos médicos de resgate; maca para remoção; equipamentos de ressuscitação; aparelhos para oxigênio; cordas e ganchos para resgate e esqui com degrau estendido.

O “Águia 16” tem até uma plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança e GPS Garmin - identificador de coordenadas de alta definição, que possui interface de melhor qualidade e de fácil acesso.

Estatística

MÊS

Apoio em
ocorrências

Pessoas
Detidas

Armas
Apreendidas

Veículos
L
ocalizados

Março63  
Abril37103 
Maio201166
Junho*9301
TOTAL722797
Obs.: * O Mês de Junho foi contabilizado até o dia 22

Ação integrada:Helicóptero e viaturas

A ação integrada, Helicóptero Águia e viaturas terrestres tem possibilitado a prisão de marginais que operam na região. No dia 29 de março, por volta das 13:46 horas, 03 (três) indivíduos invadiram para furtar uma residência no Jardim Mediterrâneo, em Presidente Prudente. A Polícia Militar foi acionada através do telefone de emergência 190 e imediatamente viaturas fizeram o cerco ao local.

Dois menores foram detidos no interior da residência, mas o terceiro criminoso de 19 anos, fugiu pelo telhado, pulando muros das casas vizinhas e levando consigo objetos que furtou na residência. Rapidamente o Helicóptero Águia juntou-se à equipe de buscas e, do alto, conseguiu visualizar o meliante que já se escondia em meio a um matagal. Passando a informação para os policiais militares que vinham por terra, foi possível efetuar a terceira prisão.

PM prende 3 por roubo com apoio do Águia Em uma ação rápida e conjunta entre integrantes da 1ª Companhia (Presidente Prudente/SP), 4ª Companhia (Álvares Machado/SP) e Força Tática do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) juntamente com apoio do helicóptero Águia 16 tornou-se possível prender 03 (três) homens, autores de roubo a uma residência localizada no Jardim Mediterrâneo, em Presidente Prudente/SP na manhã de 11 e maio.

Por meio de solicitação no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a guarnição foi acionada para atender a ocorrência. Os autores, armados e encapuzados adentraram a residência, e sob ameaça de morte roubaram certa quantia em dinheiro, bijuterias, eletrodomésticos e um veículo, localizado no Balneário desta cidade.

Os assaltantes foram seguidos por um bom trajeto desenvolvido e acompanhado pelo helicóptero Águia 16, e detidos no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado/SP. Junto aos autores foram encontrados os objetos roubados e duas armas; 1 (um) revólver 765 e 1 (uma) pistola calibre 38. Todos eles foram conduzidos à Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde permaneceram à disposição da Justiça. Dois dos envolvidos eram detentos da Penitenciária de Pacaembu/SP e estavam de saída temporária do Dia das Mães.


O Helicóptero “Águia 16” realiza operações constantes em apoio à Policia Militar em toda a região de Presidente Prudente.


Esta é a equipe especializada que vem atuando com destaque nas principais operações policiais da alta sorocabana e nova alta paulista.


Sob o comando do Capitão André Paulo Oliveira Mafuz, funciona em Presidente Prudente a Base de Radiopatrulha Aérea,com o Helicóptero “Águia 16”.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CÂMARA DE PRES.PRUDENTE
CONFERE TÍTULO DE CIDADÃ
À ADVOGADA RENATA MOÇO

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Advogada Renata Moço no campo jurídico previdenciário e no setor social, a Câmara Municipal de Presidente Prudente promoveu sessão solene no último dia 18 de Junho, especialmente para a entrega do título de Cidadania. A cerimônia presidida pelo Vereador Izaque José da Silva reuniu grande número de autoridades, familiares e amigos da homenageada, representantes de entidades de classe e convidados especiais.

O Projeto de Decreto Legislativo que deu origem à honraria se deve ao vereador Douglas Kato Pauluzi, tendo sido promulgado no dia 03 de Março deste ano. Durante a solenidade de entrega da placa e do título propriamente dito, o plenário estava lotado, tendo falado diversos oradores. Entre eles, o vereador David dos Santos, de Pirapozinho – terra natal da homenageada – o autor do Projeto, o Padre Sílvio Costa Oliveira, da Paróquia São Judas Tadeu, o Pai da Advogada, Sr. Jayme Moço e por fim, Dra. Renata Moço, a nova agraciada com o título de Cidadania.

Ao término da sessão solene, a nova Cidadã foi cumprimentada por todos os participantes da cerimônia, incluindo amigos de sua infância que vieram do Bairro Noite Negra, Pirapozinho e outras cidades. Desse momento festivo e inesquecível para todos - em especial para a homenageada e seus familiares - não faltaram as imagens e fotografias projetadas num Telão, com as recordações mais agradáveis. E em seguida, um Jantar de Confraternização marcou a data para a mais nova “Cidadã Prudentina”.

Nascida em berço humilde na zona rural de Pirapozinho (Noite Negra), Renata Moço se revelou para o desempenho das atividades jurídicas no campo previdenciário. Nasceu no dia 11 de Junho de 1976 e cursou inicialmente escolas de Noite Negra e Pirapozinho, onde concluiu o ginasial e o colegial. Mudou-se para Pres. Prudente em 1995, onde ingressou no curso noturno da Faculdade de Direito da Unoeste.

Trabalhou como Secretária numa empresa revendedora de cimento, e depois participou de uma seleção para estágio conveniado entre a Faculdade e o INSS – Procuradoria Regional de Pres.Prudente. Aprovada na seleção, foi a escolhida para o trabalho de estagiária, onde teve os primeiros contatos diretos com o Direito Previdenciário. Colou grau em Dezembro de 1998 e foi laureada como a 2ª. melhor aluna da turma. No mesmo mês, prestou exame na OAB, sendo aprovada com distinção.

Renata Moço considera que foram anos muito difíceis durante a Faculdade, mas com muita garra e persistência pode concluir o curso. Trabalhava o dia todo, e a noite ia para a Faculdade. Tinha uma mudança abrupta de vida, pois antes morava com os pais e depois teve que enfrentar uma vida completamente diferente na cidade. Após concluir a Faculdade e iniciar os trabalhos como Advogada, Renata se sentia insegura pela inexperiência de vida jurídica, mas como superou muitos obstáculos desde a Faculdade, encarou a realidade e não desistiu.

Jamais se deu por vencida; ao contrário, teve muita garra, persistência e metas. O começo foi marcado por muitas dificuldades, medo e decepções. Mas sua persistência superou tudo, alcançando seus objetivos de ser Advogada. Na Advocacia Previdenciária, ela se dedica até hoje, exclusivamente à área do Direito. Milita com amor ao seu trabalho, tem um coração enorme e generoso, lutando sempre pelo interesse dos menos favorecidos.

No Estado de São Paulo, Renata atua em Presidente Prudente e região. Seu trabalho vai mais além: Pereira Barreto e Araraquara. No Estado do Paraná, em toda a Comarca de Paranacity e Paranavaí e no Estado de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, Sidrolândia e Campo Grande. Ela conta com uma excelente equipe de Profissionais, atuando em conjunto e fazendo uma Advocacia com amor, carinho, critério e muita responsabilidade.

O sucesso de Renata tem uma explicação lógica: é pós-graduada pela Toledo e ministra cursos de Direito Previdenciário. É Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museum Social da Argentina – UMSA – e sempre foi uma mulher determinada em todos os aspectos de sua vida. Atua como Advogada Previdenciarista em três Estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O sucesso decorre de sua garra e persistência, pois não abre mão de seus objetivos e não mede esforços para realizar seu trabalho da melhor forma possível.


A jovem Advogada Renata Moço recebeu da Câmara Municipal de Presidente Prudente, as mais expressivas homenagens.


O título de “Cidadã Prudentina” conferido pelo Legislativo, é o reconhecimento pela sua luta em defesa do Direito Previdenciário.


O plenário esteve lotado para homenagear a Advogada Previdenciária com atuação destacada em três Estados: SP, PR e MS.


Uma foto histórica junto à Mesa da Câmara Municipal, depois de consagrar Renata Moço, como a mais nova “Cidadã Prudentina”.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UMA FAMÍLIA INTEIRA SE DEDICA
AO RAMO DE FARMÁCIA HÁ 35 ANOS

Em Presidente Prudente e outras cidades da região, incluindo o vizinho Estado de Mato Grosso do Sul conhecem Droga Rizzo. As principais lojas da rede (03) estão concentradas nesta cidade. Porém, as demais Farmácias – que funcionam como filiais - são encontradas em Teodoro Sampaio/SP e Naviraí/MS. Seu principal dirigente é o Sr. Cláudio Rizzo, que começou sua carreira lavando vidros em 1975, como aliás já o fizeram inúmeros adolescentes que se dedicam a essa atividade, numa 1ª. etapa. Seu Cláudio – como é conhecido – trabalha no ramo farmacêutico desde Santo Inácio/PR, onde fez sua iniciação. De lá se transferiu para São Paulo como empregado de uma Farmácia, que acabou por adquiri-la três anos depois. É a Drogurgel, pertinho do Largo do Arouche, cuja denominação mudou em 1981 para Droga Rizzo. A Farmácia foi vendida, mas a denominação permanece a mesma.

Com a denominação dada à Droga Rizzo, ele e sua digníssima esposa, Dona Gení vieram para Presidente Prudente e montaram em 1993, a primeira unidade na Avenida Cel. José Soares Marcondes. O atendimento diferenciado contribuiu para o aumento da clientela, criando um clima de bom atendimento e credibilidade. Conseqüentemente, houve expansão dos negócios, com novas filiais.

Hoje, Droga Rizzo se mantém em pontos estratégicos: Avenida Cel. Marcondes; Avenida Manoel Goulart, esquina com a Rua 12 de Outubro e Rua Dr. Gurgel, esquina com a Rua Joaquim Nabuco. O atendimento público se dá todos os dias, até as primeiras horas da madrugada. A Rede Droga Rizzo, em Presidente Prudente, Teodoro Sampaio e Naviraí emprega muitos funcionários, gerando cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Além dos dirigentes da família Rizzo (Sr.Cláudio e D.Geni), existe uma equipe altamente especializada para atendimento, aviamento de receitas, aplicação de injeções e serviço de entregas em domicílio. Em todas as unidades, a presença constante de Farmacêuticos – da família Rizzo – e funcionários categorizados que prestam serviços diuturnos. Destaque especial para: Cláudia Rizzo, Cibelle, Rafael (Naviraí/MS), Jesus e Vicente, os mais antigos funcionários da casa.


Embora exista desde 1975, Droga Rizzo começou em Presidente Prudente (Av.Cel.Marcondes) a partir de 1993.


A Organização tem uma boa equipe na retaguarda, para atendimento geral todos os dias, até a madrugada.


Cláudia Rizzo é quem coordena e dirige os trabalhos na Droga Rizzo, juntamente com os pais.


O Sr. Cláudio Rizzo é o fundador e diretor geral da organização, que vai além de Pres.Prudente.


Vicente Sartoro com 50 anos de atividades no ramo farmacêutico está na Droga Rizzo, desde 2001.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CONSELHEIRO DA OAB–SP
É DESTAQUE DE REVISTA

O docente do curso de Direito da Unoeste, Marcelo Tacca, participou de uma matéria na edição de junho da Revista Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo). De acordo com suas informações, o contato foi feito inicialmente pela repórter da publicação, Maria Luiza de Araújo. A pauta deu motivação para uma matéria de maior repercussão, face ao interesse surgido através de depoimento que ele concedeu anteriormente ao Jornal do Advogado.

Na reportagem intitulada “Recuo no PNDH-3, fazendo lembrar a urgência e a importância da Reforma Agrária”, Tacca foi um dos profissionais entrevistados sobre o assunto, ao lado da senadora (DEM-TO) e Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Kátia Abreu. O assunto envolveu também o diretor do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, Thiago Barison e o Secretário da Coordenação Nacional da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) Antônio Canuto, entre outros.

Para o docente, ser lembrado com o intuito de colaborar com discussões sobre assuntos de interesse da população brasileira, mostra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e a qualidade de ensino da Unoeste. Marcelo Tacca é professor da disciplina de Direito Penal, membro atuante e ex-Presidente da OAB (subsecção de Pres.Venceslau) e Conselheiro Estadual da OAB-SP.

Serviço – A reportagem está disponível on-line no seguinte endereço eletrônico: www.adusp.org.br

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste


Marcelo Tacca, docente da disciplina de Direito Penal na Unoeste e conselheiro estadual da OAB-SP foi um dos destaques da Revista da ADUSP.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AS IRMÃS GALVÃO COMEMORAM
63 ANOS DE CARREIRA,CANTANDO

Como parte da programação junina do SESC/Thermas de Prudente, foi apresentada num grande show – com o espaço totalmente lotado – a dupla formada por Mary e Marilene, duas irmãs que nasceram e viveram boa parte de sua vida na alta sorocabana. Foi em Sapesal, bem ao lado de Paraguaçu Paulista que elas fizeram sua iniciação. A 1ª. (Marilene) com 5 anos e Mary, com 6 anos de idade. São as Irmãs Galvão (agora As Galvão), que já gravaram 376 músicas de sucesso.

A apresentação das Irmãs Galvão foi de geral expectativa. Momentos antes, elas nos concederam uma entrevista exclusiva e contaram detalhes de sua carreira artística de 63 anos. As duas falaram de seus sucessos - desde Beijinho Doce do consagrado compositor Nhô Pai - até a interpretação de uma música que transpôs fronteiras: “O calor dos teus abraços”. São inúmeras gravações (em 78 rpm, LPs, CDs, MP-3 e Pen-Drive) que continuam sendo sucesso no Brasil, em Portugal, no Canadá e Estados Unidos. Onde tem brasileiro, a música das Galvão estão lá e são ouvidas com muito carinho e atenção.

Mary recordou que Beijinho Doce foi o grande sucesso que marcou o início da carreira artística do duo Irmãs Galvão. A música foi interpretada anteriormente pelas Irmãs Castro, que gravaram o 1º disco em 1945. Como o autor era seu conterrâneo e empresário, elas também passaram a participar dos shows circenses, a convite de Nhô Pai, Nhá Fia, Motinha e Fiíco, onde em todas as cidades visitadas, Beijinho Doce, era número obrigatório. Lembrando que até a criança era embalada no colo do avô, cantando aquela música.

Marilene falou de seus projetos futuros do duo; entre eles, o que se refere ao lançamento nos próximos meses de um novo CD, recordando que “a gente canta aquilo que o povo gosta. O que temos feito é aceito pelo público, desde a moda de viola, até os pagodes caipiras e as danças da catira no palco. Isso para nós, vira magia”. Mary complementou a informação dizendo que As Galvão foram as primeiras a gravar Lambada. E tudo se transformou em sucesso!

Por fim, as Irmãs Galvão (que tiveram um bom período de convivência com a população de Presidente Venceslau e Presidente Prudente) disseram que quando se fala em 63 anos de carreira, é bom lembrar o início, aos 5 e 6 anos respectivamente. “Trata-se de um período que muito nos orgulha. Estamos muito honradas e podemos dizer que o público que nos aceitou meninas, continua nos chamando de meninas”!


Marcando 63 anos de carreira brilhante, as Irmãs Galvão trouxeram para o SESC-Thermas um show inesquecível.


A apresentação do Duo como parte da programação junina “Do fole à folia”, foi um sucesso de público, sem precedentes.


Outros detalhes da apresentação e entrevista das Irmãs Galvão no SESC/Thermas de Presidente Prudente.


E uma foto para a história: as Irmãs Galvão, sua conterrânea e seus amigos desde Presidente Venceslau.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS CANDIDATOS QUE NOS VISITAM,
FALAM CONTRA PEDÁGIO E PRESÍDIOS

Coincidentemente ou não, os candidatos ao Governo do Estado que nos visitam em sua pré-campanha eleitoral falam abertamente contra às ações negativas que resultaram na implantação de uma rede de presídios e nas taxas abusivas da cobrança nas praças de pedágio. Nossa prioridade é o desenvolvimeto regional e não pretendo colocar nenhuma praça de pedágio (Alkmin). Mercadante e Russomano dizem São Paulo tem os pedágios mais caros do mundo, tendo superado a os Estados Unidos.

Os três pré-candidados, ex-governador Geraldo Alkmin, Senador Aloísio Mercadante, ex-governador Paulo Salim Maluf e seu apadrinhado, Celso Russomano, criticam o Governo anterior. Uma das acusações dizem respeito à deliberação irresponsável de desativar o “Carandiru” (que foi implodido), para nos enviar o que tinha de pior no sistema prisional.

Outros candidatos certamente virão para pedir votos. Tanto na área federal, como estadual. É importante ouví-los, antes de qualquer deliberação. Em termos de presídios, a região de Presidente Prudente foi a maior contemplada. Recebeu 22 presídios num raio de 100 km e não foi criada nenhuma política para aumentar a assistência e a segurança da população, remunerando melhor os policiais e agentes penitenciários.

A questão fundiária também preocupa. As áreas de cultivo estão diminuindo e a cana de açúcar avança em todas as direções, tomando o espaço reservado às lavouras de subsistência e também o café, que foi a mola propulsora da alta sorocabana e nova alta paulista. O custo de produção se torna cada vez mais alto, dificultando o acesso de produtores rurais, especialmente da lavoura familiar.


Geraldo Alkmin, ex-governador e pré-candidato às eleições de 2010, aqui esteve várias vezes.


Celso Russomano - pré-candidato ao Governo de SP veio acompanhado do ex-Gov.Paulo Maluf.


O Senador Aloisio Mercadante também veio várias vezes. É pré-candidato do PT ao Governo.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

JUSTIÇA DO TRABALHO INAUGURA
NOVAS DEPENDÊNCIAS EM PRUDENTE

Numa solenidade pública que contou com a presença de autoridades e convidados especiais, foram inauguradas as novas dependências da Justiça do Trabalho em Presidente Prudente, situadas no 10º andar do Edifício Central do Banco do Brasil, no Calçadão da Maffei, nº 307. O ato foi presidido pelo Diretor do Fórum Trabalhista, o Juiz José Roberto Dantas Oliva, que externou seus agradecimentos ao prefeito e ao vice-prefeito (Milton Carlos de Mello e Marcos Vinhas, respectivamente) durante pronunciamento em nome da Justiça Trabalhista. Abaixo, a transcrição de suas palavras.

Este é um dia importante para a Justiça do Trabalho de Presidente Prudente. Quando da inauguração destas instalações, em 04 de junho de 2007, ansiávamos por uma 3ª Vara do Trabalho. Deixamos este andar pronto Entretanto, sabendo da dificuldade e do tempo necessário à tramitação normal de um projeto de criação de Vara, que depende de lei, ainda na gestão anterior, quando era presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região o Desembargador Federal do Trabalho Luiz Carlos Araújo, solicitamos a utilização do 10º andar para otimizar ainda mais os trabalhos que aqui são desenvolvidos.

Fomos atendidos. O Egrégio TRT, desde então, forneceu as divisórias e o estudo necessário para as novas instalações, comprometendo-se, também, a nos auxiliar no que fosse preciso para proporcionar a Juízes, Servidores, Advogados e jurisdicionados, melhores acomodações e condições de trabalho. Pusemo-nos, então, a trabalhar. Uma luta que vem sendo travada também pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – Amatra XV, que insiste na fixação de Juízes Auxiliares em Varas com maior movimento processual.

Encaixamo-nos no perfil. Somente no ano passado, cerca de 2.700 novos processos ingressaram em cada uma das duas Varas do Trabalho de Presidente Prudente. Hoje, tramitam em cada uma delas, cerca de 5.500 processos. Volume excessivo para um só Juiz e para a quantidade reduzida de servidores que temos. Assim, inicialmente, atendendo as nossas aspirações, foi determinado que houvesse um auxílio fixo para atender as duas Varas, o que contribuiu, decisivamente, para maior celeridade e efetividade na entrega da prestação jurisdicional, com pautas muito mais enxutas.

Justiça tardia é sinônimo de denegação de Justiça. E, em Presidente Prudente, temos feito de tudo para que a justiça não tarde ou, ao menos, não tarde muito, em cumprimento até ao principio da razoával duração do processo, insculpido na Constituição Federal da República. Na atual gestão, do presidente, Desembargador Federal do Trabalho, Dr. Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, encontramos também o apoio necessário para prosseguir.

O Tribunal está fixando Juízes nas Varas mais pesadas. Hoje, além do titular de cada Vara, temos, em Presidente Prudente, uma Juíza Auxiliar Fixa, a Dra. Nelma Pedrosa Godoy Sant’anna Ferreira, que muito tem contribuído para o desenvolvimento de nossos trabalhos jurisdicionais, além de Juízes móveis que eventualmente são designados, bem como de outros substitutos que aqui atuam.

O atual presidente, Dr. Sotero, também determinou que todos os móveis e equipamentos necessários para a instalação de mais uma sala de audiências, gabinetes de Juízes e sala de assistentes fossem montados. Além disto, tivemos o imprescindível apoio do Banco do Brasil local, que desde as gestões passadas e nesta igualmente, além de ceder estas instalações que hoje ocupamos, tudo fez para que tivéssemos condições de montar este moderno e prático auditório, da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, fornecendo móveis e equipamentos necessários.

Tenham certeza que o espaço será bem utilizado. Aqui serão ministrados cursos e palestras para Juízes e Servidores, bem como desenvolvidos encontros de estudo. Muito obrigado à direção do Banco do Brasil e também à Escola Judicial, na pessoa do Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que também nos apóia nessas iniciativas. Acreditamos sinceramente que, com base na nova Resolução 63 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, do qual é integrante o presidente do nosso Tribunal, Desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, muito em breve se propiciará a fixação de um Juiz em cada Vara e o acréscimo no quadro de servidores das duas Varas.

Não há como exigir mais de Juízes e Servidores. Se hoje temos uma situação razoável na tramitação e duração dos processos, isto se deve ao incansável trabalho de todos, aos quais rendemos os nossos agradecimentos.Mas ainda não basta. Eu e o Dr. Léo Minoru Ozawa, pessoalmente e por ofício, temos enfatizado, à Presidência do E. TRT, a necessidade de criação de mais duas Varas do Trabalho em Presidente Prudente, sede de circunscrição e espelho da Justiça do Trabalho na região. E precisamos, também, da construção de nossa sede própria.

A imagem que os Senhores poderão ver, em três dimensões, na tela do auditório, é da maquete eletrônica do novo Fórum, que será construído no Parque do Povo. Aqui, eu, Dr. Léo e todos os servidores, precisamos render nosso agradecimento e nossas homenagens ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Milton Carlos de Mello, que forneceu-nos todos os projetos necessários para a construção do Fórum, pensado apenas no bem da coletividade, uma vez que, em se tratando de Poder Judiciário, nada em troca pode ser oferecido.

Agradecemos também aos deputados estaduais Ed Thomaz e Mauro Bragato, ao deputado Federal Talmir Rodrigues, ao presidente da OAB, Marinaldo Muzzy Vilella, a todos os advogados, aos servidores da Justiça do Trabalho, aos sindicatos, à imprensa, enfim, a todos que, de alguma forma, tem contribuído para a consecução desses objetivos. Agora, é aguardar a realização da prometida licitação e a construção do novo Fórum.

Por ora, este novo andar, agora inaugurado, propiciará a todos um melhor atendimento por parte da Justiça do Trabalho. Aqui teremos, inclusive, de realizar audiências simultâneas com as duas outras Varas, sempre vinculadas a uma delas. Este espaço é de todos nós e do jurisdicionado de um modo em geral. Muito obrigado!


O Juiz e Diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, José Roberto Dantas Oliva faz seu pronunciamento durante a cerimônia inaugural.


O ato foi muito significativo e mereceu reconhecimento do Poder Público Municipal, classe empresarial e das entidades representativas da região.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

INCORPORADORA LANÇA O
PRIMEIRO BAIRRO PLANEJADO

Com a presença de autoridades, lideranças empresariais e convidados, a Construtora e Incorporadora Goldfarb – com 57 anos de atuação na construção civil no Brasil – promoveu no Teatro Municipal “Procópio Ferreira”, de Presidente Prudente o lançamento do 1º bairro planejado: Vista Vale, a ser implantado à margem da Rodovia Raposo Tavares, zona oeste da cidade.

O investimento será representado por um condomínio residencial de 212.20,39 m2, com 597 edificações de 2 dormitórios, 44,46 m2 de área privativa e 2 vagas para garagem.Faz parte do Programa “Minha casa, minha vida”, do Governo Federal, beneficiando centenas de famílias que almejam conquistar a casa própria.

O empreendimento – de acordo com informações preliminares – terá completa área de lazer (com piscinas adulto e infantil) praças temáticas, salões de festas e jogos, quadra esportiva, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, play ground, redário, pomar e churrasqueiras.

O Vista Vale, situada em zona privilegiada de Presidente Prudente, contará com ruas bem planejadas e arborizadas, área de Segurança, onde serão disponibilizados: sistema de intercomunicações, portões e portaria controlados por guarita para pedestres e veículos automatizados. O paisagismo e a arquitetura do empreendimento contam com projetos exclusivos de profissionais da Goldfarb.


O lançamento do novo empreendimento no Teatro Municipal “Procópio Ferreira” foi prestigiado pelo Prefeito e outras autoridades.

 
O Prefeito Milton Carlos de Mello falou em nome do município e ouviu pronunciamentos de diretores da Construtora e Incorporadora.

Todosos acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FATOS QUE ACONTECEM

No dia-a-dia de uma cidade, fatos os mais diferentes são constatados em todos os pontos. Cada cidadão que se dirige à área central - ou vice-versa – está sempre se defrontando com problemas de Trânsito. No quadrilátero central, demarcado como “Zona Azul” com estacionamento pago, nem sempre se encontra espaço.

Afora isso, a quantidade de áreas demarcadas para portões, garagens e impróprias para estacionar (com faixa amarela), também é assunto que aborrece quem vai ao centro. Já era hora da Semav tomar alguma providência. E de maneira urgente nas rotatórias! A sinalização está deixando a desejar e muitos condutores de veículos ignoram a prioridade atribuída a quem chegou primeiro.

A perturbação sonora provocada por carros de propaganda, motos, bicicletas até que diminuiu bastante nos últimos meses. Mas constantemente o publico se depara com amontoado de entulhos e lixo reciclável. E até arquivos de aço apareceram numa rua da cidade, transformado em lixo, já que foram substituídos por um sistema de tecnologia mais avançada. Proximamente, terá o mesmo destino de equipamentos transformado sem Lixo Eletrônico.

Por outro lado, e de forma mais agradável, tornou-se comum a passagem por belas arvores floridas, que ornamentam a cidade em todas as fases. Seja na Primavera, Verão, Outono ou Inverno, mas está acontecendo agora. É a nova florada dos ipês rosa que voltou a aparecer e encantar a populaçao inteira. A florada anterior ocorreu no começo de Maio e desde a ultima semana se repete – em pleno inverno.

Vimos ainda interessante aspecto mostrado numa praça pública de Iepê, onde existe um monumento dedicado à Bíblia. Em Taciba, um belo prédio onde funciona o Teatro Municipal. E em inúmeras outras cidades – incluindo Presidente Prudente – inúmeras festas juninas e religiosas para marcar a passagem de Junho, mês das fogueiras.


O trânsito complicado no centro de Presidente Prudente.


Por aqui, os veículos às vezes, aparecem de modelos diferenciados.


Nas rotatórias, mais confusão e desrespeito aos que têm prioridade.


Aqui resolveram depositar antigos arquivos de aço. Seria descarte?


Nas ruas e em toda parte, se observa mais uma florada dos ipês rosa.


A florada se repete, no outono e também no inverno para admiração de todos.


Monumento dedicado à Bíblia, em Iepê e Anfiteatro Municipal em Taciba.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NASCENTES E MANANCIAIS

Durante a campanha passada, muitos candidatos que se apresentaram ao eleitorado fizeram duras críticas à administração municipal por não tomar medidas acauteladoras pela conservação e preservação dos mananciais, principalmente no que diz respeito às nascentes. Decorridos alguns meses, as obras de recuperação de fundos de vales, receberam elevada soma de recursos através do PAC para execução desse serviço.

Entretanto, ficou no ar a pergunta: O que está sendo feito em relação à conservação e preservação das nascentes que ainda existem ao longo dos chamados fundos de vales? Em se tratando de uma medida preventiva, existem recursos disponibilizados para essa operação? Até quando poderá ser feita alguma coisa visando a solução desse problema que envolve a maior parte da cidade?

Fomos buscar a resposta junto ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, Engº Florestal Fernando Luizari Gomes, que nos enviou completo relatório a respeito do assunto, conforme segue:

As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável, além de garantir auto-suficiência econômica da propriedade rural. O desmatamento de encostas, e das matas ciliares além do uso inadequado dos solos, vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água.

Para a recuperação e preservação das nascentes e mananciais em propriedades rurais, pode-se adotar algumas medidas de proteção do solo e da vegetação que englobam desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas.

Conservação do Solo

Plantio em curva de nível é uma técnica de conservação do solo e da água, excelente para o cultivo em morros e terrenos acidentados. Neste tipo de plantio, cada linha de plantas forma uma barreira diminuindo a velocidade da enxurrada.

Evitar queimadas pois estas, causam sérios danos às florestas e outros tipos de vegetação deixando o solo descoberto e matando os microrganismos e a vida do solo. Este solo sem proteção da cobertura vegetal pode ficar endurecido pela ação das gotas da chuva, o que irá reduzir a quantidade de infiltração da água, além de favorecer as enxurradas.

Plantio em consórcio, intercalando faixas com plantas de crescimento denso com faixas de plantas que oferecem menor proteção ao solo. As faixas com plantas de crescimento denso têm a função de amortecer a velocidade das águas da enxurrada permitindo uma maior infiltração de água no solo.

Fazer uso dos restos culturais (palhada). Esse material, também chamado de matéria orgânica, quando apodrece favorece os organismos que vivem na terra melhorando as condições de infiltração e armazenamento de água no solo, além de diminuir o impacto da chuva sobre a superfície.

Uso de Defensivos

O uso excessivo e descontrolado de defensivos agrícolas nas lavouras são grandes agentes de contaminação do solo e da água, principalmente do lençol freático. Por isso seu uso dever ser controlado e feito sob a orientação de um técnico responsável.

O descarte das embalagens deve ser feito em local apropriado, que jamais devem ser jogadas em rios e córregos ou junto ao lixo comum.

Cercamento de Nascentes

Construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água: evita a entrada dos animais e por conseguinte o pisoteio e compactação do solo. Manutenção do asseio, ou seja a limpeza em volta da cerca para evitar que o fogo, em caso de incêndio, atinja a área de nascente.

Enriquecimento da Vegetação

A vegetação em torno das nascentes funciona como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas. Deve-se priorizar espécies nativas da região que geralmente são divididas em pioneiras e clímax.

Guapuruvu, Bracatinga, Orelha-de-negro, Amoreira, Pitanga, Alecrim e Sibipiruna são exemplos de espécies pioneiras, ou seja de ciclo de crescimento rápido que produzem uma grande quantidade de sementes, facilitando assim a renovação natural da área plantada, já que possuem duração máxima de 20 anos. Exigem muita luz solar e servem para fazer sombreamento para as espécies clímax.

Recomenda-se que as covas das espécies pioneiras devam ser feitas em ziguezague, proporcionando uma cobertura vegetal mais ampla. O plantio das mudas pode obedecer um espaçamento padrão de 3m x 3 m.

Óleo de copaíba, Ipê, Peroba, Acácia, Paineira, Jacarandá, Cedro, Pau-brasil, Angico, Pau-de jacaré, Pau-ferro, entre outras, são exemplos de espécies de clímax, de desenvolvimento mais lento, que necessitam do sombreamento das espécies pioneiras para se desenvolverem. Produzem sementes e frutos e possuem vida média de 100 anos.

As matas ciliares são aquelas que ficam bem próximas às nascentes, córregos, rios e lagos protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos, evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água da chuva, que chega com maior facilidade ao lençol freático. Além disso, as matas ciliares ajudam a estabilizar a temperatura das águas e são ricas em variedade de plantas e animais silvestres, por isso as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente pelo código florestal e pelas legislações estaduais.

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE JUNTO AOS RIO, AOS LAGOS E ÀS NASCENTES

Situação

Largura mínima da faixa

Cursos de água com até 10m

30m em cada margem

Cursos d´água de 10 a 50m de largura

50m em cada mergem

Cursos d´água de 50 a 200m de largura

100m em cada margem

Cursos d´água de 200 a 600m de largura

200m em cada margem

Cursos d´água com mais de 600m de largura

500m em cada margem

Lagos ou reservatório em zona urbana

30m ao redor do espelho d´água

Lagos ou reservatórios em zona rural(com menos de 20ha)

50m ao redor do espelho d´água

Lagos ou reservatórios em zona rural(a partir de 20ha)

100m ao redor do espelho d´água

Represas de hidroelétricas

100m ao redor do espelho d´água

Nascentes(mesmo intermitentes) e olhos d´água

Raio de 50

Outras Medidas

Construção de fossas assépticas nas residências rurais, evitando o lançamento de esgotos nas águas da propriedade. Construção de fossas para os rejeitos animais, principalmente no caso de criação de suínos. Construção de cochos para abastecimento de água para o gado ao longo da propriedade, evitando o trânsito de animais junto às nascentes e córregos.


As obras de fundos de vales em Presidente Prudente vem sendo realizadas há alguns anos.


Com apoio do Governo Federal, inúmeros bairros já foram beneficiados com esse melhoramento.Mas o problema mais grave é representado pela necessidade de preservação das nascentes


Os primeiros resultados já se fazem sentir. Córregos e riachos podem receber o benefício.


O visual de fundos de vales está mudando em extensa área. As obras impulsionam o desenvolvimento urbano.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTÃO RECUPERA GRAMADO DO
ESTÁDIO COM COBERTURA DE FALHAS

A primeira etapa do procedimento de recuperação do gramado no Estádio municipal Prudentão terminou esta semana. Os serviços consistiram na cobertura com turfa e adubo, cuja finalidade é cobrir as falhas, conforme declara o Secretário Alfredo Penha, do setor de obras públicas da Prefeitura Municipal. Nos últimos dias de Junho, serão realizados outros trabalhos, com a areação e utilização de uma máquina que perfura o gramado. Essa operação tem a duração prevista de duas semanas.

Em seguida haverá a poda do gramado e a compactação do solo, com rolo. Daí o campo voltará a estar em condições de uso, para utilização dos clubes e dos atletas que fazem parte do esquema de competições profissionais: o Presidente Prudente Futebol Clube que disputa o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e o Grêmio Prudente envolvido nas competições pelo Campeonato Brasileiro.

No próximo dia 15 de julho, o Grêmio de Prudente joga no Rio de Janeiro. Vai enfrentar o Fluminense e volta a atuar no Estádio Prudentão dia 18/Julho, Domingo (às 18h30), frente ao homônimo do Rio Grande do Sul, o conhecido e consagrado Grêmio de Porto Alegre.


Estádio Prudentão em dia de grande competição pelo Campeonato Paulista de Futebol.


Este é um aspecto parcial do trabalho de recuperação do gramado do Prudentão, desenvolvido p/ Secretaria Municipal de Obras de Presidente Prudente.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 11h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DOM BENEDITO RECEBE HOMENAGENS
NA PARÓQUIA NOSSA SRA.MÃE DA IGREJA

Os 52 anos de vida de Dom Benedito Gonçalves dos Santos (festejados no último dia 19 de Junho) foram representados por uma Missa em ação de graças, concelebrada na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Presentes: Sacerdotes, Seminaristas, Religiosas e membros da comunidade. Depois, realizou-se no Salão Paroquial um almoço de confraternização, onde o aniversariante - - não só foi cumprimentado e homenageado - como também cortou e dividiu o bolo com todos os participantes.

Na abertura da Missa do Presbitério (concelebrada pelo aniversariante), Padre Sandro Rogério dos Santos anunciou o encerramento do Ano Sacerdotal que foi aberto oficialmente em Roma pelo Papa Bento XVI, no dia 19 de Junho de 2009. Foi a grande festa do Sagrado Coração de Jesus que se deu na Praça de São Pedro com aproximadamente 15 mil sacerdotes de todo o mundo. A Santa Sé considerou o ato como a maior concelebração eucarística da história.

Alegrando-se pelo dom do Sacerdócio, a celebração marcou também o encerramento do Ano Sacerdotal na Diocese. Foi um ano muito significativo, de orações e reflexões pela especial vocação e missão dos Sacerdotes. Tão especial – disse Pe. Sandro – que nós Sacerdotes, ganhamos um Padroeiro: São João Maria Vianney. Representações da 4 regiões pastorais da Diocese marcaram presença no ato e cada uma manifestou sua solidariedade ao aniversariante, através de breves discursos proferidos no final da cerimônia.

O que mais impressionou nessa homenagem a Dom Benedito foi a participação de quase todos os Sacerdotes da Diocese (mais de 40), Irmãs religiosas de várias instituições, Seminaristas - inclusive Coral – e integrantes das diversas Pastorais. Na Oração da Assembléia, o primeiro destaque foi em louvor ao homenageado. “Por nosso Pastor, Dom Benedito, a fim de que celebrando mais um natalício, sinta-se cada vez mais unido a Cristo, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliança. E nos conduza sempre no caminho do Evangelho, da unidade e da Paz, rezemos!

Outro tópico da Oração da Assembléia, diz respeito à atuação de nossos Sacerdotes. Em especial, Padre José Altino Brambilla (Pároco da Mãe da Igreja) e Monsenhor Miguel Valdrighi, Reitor do Seminário e Vigário Geral da Diocese: “Pelos Sacerdotes de nossa Igreja Diocesana, para que unidos ao Bispo, anunciem com coragem e sabedoria, o Evangelho de Cristo e caminhem junto com seu povo em espírito de serviço de caridade, rezemos!

Durante a homilia, Dom Benedito Gonçalves dos Santos exaltou o papel exercido pelos sacerdotes, agradeceu as homenagens e a presença dos fiéis e ressaltou: Continuemos rezando, suplicando ao Senhor “Fidelidade dos Sacerdotes” para que neste mundo de contradições e correrias, façamos de Cristo o grande tesouro de nossa caminhada e nosso grande sustentáculo! Que a Santíssima Mãe da Igreja cubra a nós todos com o seu manto e aos sacerdotes, meus sinceros agradecimentos e meus votos que a comunhão presbiteral seja uma realidade em nossa Diocese.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos é o 5º Bispo na história dos 50 anos da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado pelo Papa Bento XVI, tomou posse no dia 28 de Agosto de 2008. Natural de Paracatu/MG, onde nasceu no dia 19 de Junho de 1958 é o 3º filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos (de saudosa memória) e Sra. Maria André dos Santos. Foi batizado e crismado na Catedral de Santo Antonio de Paracatu, em 22 de Dezembro de 1968. Ingressou no Seminário Maior Diocesano de Brasília/DF dia 13 de Fevereiro de 1983, tendo cursado Filosofia e Teologia. Foi ordenado Sacerdote em 08 de Dezembro de 1990 em Paracatu e sua nomeação episcopal ocorreu no dia 16 de Abril de 2008.


Sacerdotes da Diocese de Pres.Prudente vieram prestigiar o Pastor do Rebanho, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em 19/Junho.


Para os cumprimentos pelos seus 52 anos de vida, Dom Benedito acolheu também as religiosas e os seminaristas.


E não faltaram os amigos de todas as horas, que integram as pastorais e o movimento da Paróquia Nossa Sra. Mãe da Igreja.


O bolo de aniversário foi cortado por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, após almoço de confraternização em sua homenagem.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UNESP OFERECE ATENDIMENTO A
JOVENS E CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) oferece atendimento a 42 crianças e jovens com idade entre 2 a 15 anos que apresentam distúrbios psicomotores. A iniciativa consiste em sessões de 45 minutos, com atividades que envolvem brincadeiras e jogos. O atendimento se dá às terças e quintas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das l4h00 às 17h00. Às quartas-feiras, das 14h00 às 17h00.

O projeto do Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) teve início em 2000, por iniciativa da Professora Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni, mestre na área de desenvolvimento humano. “Para a criança participar do projeto efetuamos uma triagem, na qual é realizada avaliação psicomotora na criança, entrevista com responsável e com o professor da mesma”, diz ela.

Essa avaliação se baseia na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que consiste em um conjunto de provas diversificadas e de dificuldade graduada e conduz a uma avaliação da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. “A partir daí, podemos constatar as áreas de maior defasagem psicomotora de cada criança, o que possibilita a elaboração de um planejamento adequado às necessidades específicas dela”, completa.

Esta triagem é realizada mesmo que não existam vagas para a criança no projeto. Normalmente, os participantes são encaminhados pelas escolas públicas, por especialistas nas áreas da Neurologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia.

As crianças participantes apresentam diferentes diagnósticos, como: atraso no desenvolvimento, paralisia cerebral, deficiência visual, autismo, hidrocefalia e dislexia, entre outros. Através do Projeto, elas desenvolvem atividades nas quais o brinquedo se constitui um veículo educacional. “Assim, crianças ou adolescentes se desenvolvem a partir do jogo, da brincadeira espontânea ou semi-dirigida, do faz-de-conta”, finaliza a Professora Edelvira.

Serviço – O LAR funciona na FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente – à Rua Roberto Simonsen, 305, sala 99. O telefone para atendimento geral dos interessados é: (18) 3229-5388, ramal 5410.

Foto cedida/Edelvira de Castro.


As crianças desenvolvem atividades cuja base é o brinquedo como veículo educacional



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TARIFA DE ÔNIBUS TEM 9%
DE REAJUSTE EM PRUDENTE

Depois de manter a tarifa de R$2,20 para o transporte urbano coletivo, as empresas concessionárias de Presidente Prudente pleitearam reajuste de 31% a partir de Julho, o que - baseado em planilhas -aumentaria o custo para R$2,88%. Estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) indicaram a possibilidade de um reajuste de 16%, o que chegaria a R$ 2,55, considerando custos de combustíveis e realinhamento de salários, entre outros quesitos. Mas essa proposta não convenceu o prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB) ,que decidiu pela concessão de apenas 9% do reajuste pleiteado. Assim, a partir desta semana, a nova tarifa passa a vigorar,em torno de R$ 2,40.

Nosso parâmetro leva em conta os reajustes que concedemos aos taxistas e também aos salários dos servidores``, disse o prefeito. Ele anunciou também que consultou a Secretaria Municipal de Finanças. O secretário de Assuntos Viários, Luiz Abel Gomes Brondi acompanhou o anúncio da deliberação do reajuste. Ele explicou à imprensa sobre os estudos técnicos que contemplou a proposta do Ministério Público no ano passado, recomendando equilíbrio financeiro do contrato entre o Poder público e as permissionárias TCPP e Pruden Express, considerando acima de tudo, o interesse do consumidor.


O transporte urbano em Presidente Prudente é realizado por duas concessionárias: TCPP e Pruden Express.


O Prefeito Tupã concedeu reajuste de tarifas, com percentual de 9% ante os 31% solicitados p/concessionárias.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DRS-XI DETECTA LEISHMANIOSE EM
37% DA REGIÃO DE PRES.PRUDENTE

Na região de Presidente Prudente - constituida por 45 cidades - o Vetor da Leishmaniose foi detectado pelas autoridades sanitarias em 37,7% dos municipios. De um total de dezessete, doze se encontram localizados na nova alta paulista, onde a preocupação do Departamento Regional de Saúde (DRS XI), aumenta, pois estão classificados epidemiologicamente como receptivos ao flebótomo Lutzomyia longipalpis. O vetor que transmite a Leishmaniose Visceral Americana (LVA), se faz presente. Destes, dez já registraram transmissão da doença à população humana ou canina.

Em contrapartida, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Flora Rica, enfrentam a transmissão da doença na população canina. Nas outras 28 cidades restantes, não foi encontrado o transmissor da doença, considerados vulneráveis ao vetor por estarem próximos daquelas onde o Lutzomyia longipalpis já foi localizado. As informações foram transmitidas durante encontro realizado no Anfiteatro da Unesp - Campus de Presidente Prudente - pelo Comitê de LVA, organizado pela diretoria regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Para debater o assunto, compareceram destacadas personalidades. Entre elas, a Dra. Aldinéia Martins, Diretora Técnica do Departamento de Saúde - DRX-11, a médica veterinária Luciana Hardt Gomes, a Diretora da GVE 22,Márcia Narciso, a Diretora Regional da Sucen,Susy M.P.Sampaio, o médico veterinário, José Marcos Capelasso e mais: Lourdes Aparecida D'Andrea, Diretora do Núcleo de Ciências Biomédicas, Dr.José Eduardo Tolezano, Diretor do Centro de Parasitologia e Micologia - IAL - de São Paulo.

Os trabalhos foram desenvolvidos através do DRS 11, em parceria com o Estado de São Paulo, tendo excelentes resultados. Cerca de 100 pessoas (entre coordenadores de saúde dos 45 municípios), com a participação de Vigilâncias Municipais Epidemiológicas (VEMs), médicos veterinários e sanitaristas. Todos eles participaram também do chamado “encontro científico”.de Presidente Prudente. A cidade anfitriã marcou presença com a equipe de sanitaristas representada pelo médico veterinário e diretor do Centro de Zoonoses, Célio Nereu Soares, a coordenadora da VEM Vânia Maria Alves Silva, o médico sanitarista da VEM Carlos Roberto de Macedo, o coordenador da Vigilância Sanitária Armando de Oliveira Silva e o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Emanuel Roberto Vaccarelli.

Segundo a diretora da regional da Sucen Susi Mari Sampaio, o objetivo é um só: “sensibilizar os municípios, de modo que adotem ações preventivas e de controle da leishmaniose visceral”. “É uma forma de atualizar a situação da doença nos municípios da região, bem como levar até o conhecimento dos profissionais de saúde que participam, subsídios técnicos e operacionais para que as cidades tenham ferramentas para de fato incrementarem as ações”, disse. Municípios da Nova Alta Paulista que enfrentam essa situação são os seguintes: Dracena, Flora Rica, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista. Destes, frisa ela, com exceção de São João do Pau D’Alho e Flora Rica, todos já registraram neste ano transmissão da doença em humanos e na população canina. Dados referentes a este ano na região,ainda não foram divulgados. No entanto, os últimos números - datados de 2009 - mostram que naquele ano ocorreram 40 casos da doença em seres humanos, dos quais uma morte registrada no município de Paulicéia.

No ano de 2008, foram confirmados 60 casos em seres humanos e três mortes computadas, sendo duas em Dracena e uma em Panorama. Ao analisar o cenário atual, a diretora da Sucen revela que se comparado a outras regiões, a situação “é preocupante e alarmante”. No entanto, enfatiza a queda no número de mortes de um ano para o outro. “Por isso a realização do comitê.

A finalidade dessa atualização foi o de preparar os municípios, através dos temas debatidos e esclarecidos no encontro regional da Unesp, para o enfrentamento e possível erradicação do problema”, explica. “Infelizmente ainda não existe tratamento para animais, considerados os principais reservatórios da doença. Só existe tratamento para seres humanos. Por isso muitos cães contaminados ainda são submetidos à eutanásia”, emenda.


No Anfiteatro I da FCT/UNESP de Presidente Prudente foi realizado o encontro.


Cerca de 100 profissionais da saúde de 45 municípios da região participaram desse encontro, debatendo a questão da Leishmaniose.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

GRAMA SINTÉTICA NO
CAMPO DO PQ.DO POVO

O campo do Parque do Povo em Presidente Prudente é um dos primeiros da região a receber gramado sintético. Os trabalhos de fixação dos tapetes de grama sintética foram feitos por trabalhadores da Prefeitura Municipal. Primeiro, foi feita a fixação das buchas e em seguida, as traves removiveis. A colagem dos tapetes no solo e a colocação das borrachas têm como respónsável o Sr. José Valdecir Segantini Rando. Ele espera que os trabalhos de colagem dos tapetes no solo, bem como a colocação da borracha granulada sobre a grama artificial estejam concluidos nos próximos dias. Tudo depende das condições do tempo - diz ele.

Depois de pronto, começam a utilizar o novo e inédito campo de futebol artificial, os pequenos atletas, inscritos nas escolinhas da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp). A área onde ocorrem as melhorias soma 6 mil e 400 metros quadrados. “São dois campos em um só. Por isso foram priorizados os trabalhos de locação e chumbamento das buchas, porque dessa forma, o campo pode ser utilizado em uma ou outra dimensão, explica.

De acordo com a Secretária de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), foram investidos nos 3 campos R$ 475 mil reais. É que além dos dois campos do Parque do Povo, o campo do Centro Esportivo Antônio Benites, no Jardim Itapura I já recebeu a benfeitoria estabelecida por empenho do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB). Da cifra investida, R$ 421 mil custearam os 8.850 metros de tapetes revestidos necessários e R$ 54 mil, mais de 88 toneladas de borracha granulada. Trabalharam na obra nada menos que sete funcionários da Secretaria de Obras Públicas, administrada pelo Engº Alfredo Penha.


O gramado sintético do Parque do Povo, é o primeiro que se implanta na região pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.


Este é o aspecto parcial da grama sintética já implantada nesse novo campo de futebol.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 20h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DOCENTES DE PRUDENTE EM NOVA IORQUE

Eles foram até Nova Iorque e trouxeram uma oportuna sugestão: adotar um sistema prático e funcional, totalmente diferenciado do que existe no Brasil. A sugestão é válida, e nós a acolhemos prazerosamente, divulgando-a através deste blog que já recebeu quase 200.000 acessos.

Os docentes da Faculdade de Odontologia (Fopp) da Unoeste, Luiz Roberto Venturim e Rosalinda Tanuri Zaninotto Venturim, viajaram recentemente para Nova Iorque (EUA), onde participaram de uma formatura em Hotelaria, no New York Institute of Technology. Na oportunidade foram informados sobre o comércio de produtos odontológicos no país e conheceram de perto o funcionamento do sistema americano.

Luiz Roberto revelou que os materiais encontrados nos Estados Unidos trazem praticidade para a vida das pessoas. “A disponibilização destes produtos vem ao encontro das necessidades emergenciais dos pacientes, que muitas vezes não têm atendimento imediato e precisam de alguns cuidados. Trata-se de um modelo de mercado que poderia ser utilizado no Brasil”.

Rosalinda destacou a diferença entre o mercado nacional e o internacional. “Existem produtos que aqui são comercializados somente em casas de artigos dentários e apenas para cirurgiões dentistas, enquanto lá podem ser encontrados em grandes redes de supermercados e farmácias, vendidos diretamente para o consumidor, tais como material restaurador provisório, kits periodontais, entre outros”.

Ela ressaltou ainda como essa experiência pode contribuir para os acadêmicos do curso da Unoeste. “Durante as aulas levantaremos estas questões comerciais aos alunos e também abordaremos a importância de oferecer ao consumidor produtos que atendam diferentes situações”- concluiu Rosalina.

Fotos cedidas: Ector Gervasoni


Rosalinda Venturim: “Uma das principais novidades foi o Oral Care Clearning Kit, produto serve para remover o cálculo dental”


Luiz Roberto Venturim: Materiais adquiridos nos EUA serão levados para conhecimento dos alunos da graduação no segundo semestre



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 20h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TECNOLOGIA DO CELULAR PODE
ESTAR AFETANDO A SAÚDE HUMANA

Considerada como uma tecnologia das mais avançadas e de grande importância para as comunicações, o Celular pode estar afetando o organismo humano e causando sérios problemas, principalmente no que diz respeito ao sistema auditivo. As torres de telefonia celular - emitindo ondas eletromagnéticas - surgem em toda parte, de forma desproporcional e sem o mínimo critério de proteção aos moradores vizinhos.

Este é um assunto que já abordamos. Porém, sem a mínima resposta ou consideração, tanto por parte das autoridades municipais ou dos órgãos fiscalizadores, estaduais ou federais. Com isso, o abuso continua, não só em Presidente Prudente, mas em todo o país e em todo o Planeta. Tudo atribuído à falta de uma legislação específica que possa orientar e controlar a situação a nível mundial.

Agora, a Organização Mundial de Saúde se manifesta. Não com relação às torres e antenas que emitem sinais a partir da periferia ou das coberturas de centenas de edifícios, mas quanto ao uso do aparelho utilizado nas comunicações telefônicas, o celular. E segundo publicação do Jornal O Globo, o assunto é mais preocupante do que se imagina, principalmente com relação ao Câncer.

Este é o teor da matéria:

RIO - A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira o maior estudo já realizado sobre o uso de celular e a probabilidade de desenvolver câncer de cérebro. A pesquisa durou dez anos e envolveu 13 mil pessoas, em 13 países. Segundo os autores, há um possível risco à saúde com a utilização excessiva desses aparelhos, mas afirmam que são necessárias novas investigações para obter conclusões definitivas a respeito do tema.

O estudo da Agência Internacional para a Investigação de Câncer (IARC, na sigla em inglês) da OMS - com participação de 21 cientistas internacionais - analisou dados de usuários sem problemas de saúde e de pacientes com dois tipos de tumores cerebrais: glioma e meningioma. O cérebro é um dos tecidos que mais absorvem a radiação emitida pelos celulares. Os resultados indicaram que o grupo que passava mais tempo ao telefone apresentou um risco maior de ambos os tumores. Porém, segundo os autores, não foi possível relacionar esse hábito como uma causa direta da doença. E alguns dados deixaram os cientistas sem respostas. Por exemplo, eles constataram que, em geral, usuários de celulares têm um risco menor de câncer cerebral do que indivíduos que não andam com esses aparelhos.

Segundo os investigadores, ocorreram problemas com a metodologia do estudo e, portanto, as conclusões não são confiáveis. Além disso, os padrões de uso dos telefones móveis e a fabricação de seus componentes mudaram muito desde 2000, quando os cientistas iniciaram a investigação. A julgar pelos dados de hoje, a maioria dos participantes não usava celular de forma excessiva, afirmam.

Em média, o tempo de uso do aparelho entre os participantes era de cerca de meia hora por dia. E hoje se estima que uma pessoa use um telefone móvel durante uma hora ou mais ao dia. E também se deve levar em conta que a tecnologia na produção dos modelos avançaram muito e os fabricantes reduziram as emissões de radiação. Outro detalhe importante é que hoje em dia se usa mais as operações de textos, como SMS, que afastam o aparelho da cabeça.

- Por causa desses fatores, é preciso fazer mais estudos a respeito do tema - disse Christopher Wild - diretor da IARC. - Não se estabeleceu um maior risco de câncer cerebral.

Para os críticos do estudo, a análise foi malfeita porque, em vez de monitorar os participantes, foi pedido apenas que recordassem quanto tempo e em qual ouvido colocavam os seus celulares em dez anos. Além disso, a pesquisa foi financiada em grande parte por empresas de telefonia móvel.

Vários estudos anteriores já haviam investigado os efeitos à saúde da exposição de baixo nível à radiação microondas emitidas e recebidas pelos celulares. Mas até agora nenhuma delas obteve evidências claras de que essas ondas produzem sérios danos ao DNA das células, levando ao câncer. E também já se estudou a possibilidade de que as pequenas quantidades de calor que os celulares geram junto ao ouvido sejam suficientes para produzir alguma doença.


A Telefonia Celular se expande por todos os pontos do Planeta. Mas ninguém sabe até que ponto a emissão de ondas eletromagnéticas pode afetar o organismo humano.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FESTA PELO DIA DA IMPRENSA

O “Dia da Imprensa” que era comemorado no mês de Setembro de todos os anos, foi antecipado para Junho. Por este motivo, os profissionais de Rádio, Jornal, Televisão, Assessorias de Comunicação e Internet participaram de um Encontro de Confraternização na Chácara da Zootecnia da Unoeste. A iniciativa de realizar esse evento foi atribuída ao Radialista e Jornalista Cícero Afonso – o Feijoada – que presta serviços ao Jornal Oeste Notícias, de Presidente Prudente.No encerramento houve sorteio de prêmios, especialmente doados por empresários locais.

Foi uma oportunidade excepcional de todos os comunicadores, em se reunir com seus familiares, colegas e amigos para festejar uma data muito significativa para a classe. A festa que durou várias horas e contou com alguns veteranos, consistiu na realização de um Churrasco - bem a vontade - servido por funcionários do Campus 2 da Unoeste. Foi também, uma rara oportunidade para que pudéssemos promover a divulgação de forma mais ampla do acontecimento, através de uma seqüência de fotos. V e j a !

Cumpre ressaltar que muitos participantes desse encontro vieram de várias cidades da região, inclusive da alta paulista. Muitos deles nem se conheciam, mas acabaram se encontrando num ambiente agradável e festivo, o que motivará uma nova abertura para o diálogo entre amigos e companheiros de profissão. No final da comemoração, houve alguns discursos, para evidenciar a importância da profissão exercida pelos profissionais de comunicação e de congratulações pelo Dia da Imprensa.


A festa da imprensa em Presidente Prudente realizou-se no Campos 2 da Unoeste.


Profissionais de Rádio, Jornal e Televisão tiveram a oportunidade de se confraternizar.


Os radialistas liderados pelo jornalista Cícero Afonso também marcaram presença.


Jornal e TV também foram representados neste encontro da Classe em Pres. Prudente.


Todos que compareceram participaram do sorteio de prêmios oferecidos pelos patrocinadores.


E aqui não faltaram os mais antigos profissionais de comunicação de Pres. Prudente e região.


Da nova alta paulista também vieram conhecidos profissionais. Entre eles, José Costa Todos que aqui compareceram, ficaram bem a vontade e puderam festejar o dia com muito entusiasmo.


Uma bicicleta foi sorteada entre os participantes. Veja a euforia do ganhador e seus acompanhantes.


A festa que durou muitas horas teve churrasco em homenagem aos integrantes da imprensa, com geral agrado.


A região inteira se fez representar nesta festa de confraternização pelo Dia da Imprensa.


E para finalizar, uma foto para historia, onde os veteranos têm papel de destaque na imprensa falada, escrita e televisada, além da Internet.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UMA DÉCADA DE EMPOLGAÇÃO

No auge do entusiasmo pelas comemorações do aniversário do município de Presidente Prudente na década de 70, Antonio Sandoval Neto (que era o prefeito), decidiu homenagear a cidade de Guadalajara pelo fato de ter sediado os jogos da Copa Mundial de Futebol, onde o Brasil se saiu muito bem, conquistando mais um título para as cores verde e amarela. Embora sob regime militar, o País vivia uma fase de empolgação geral e o futebol era assunto dominante em toda parte.

Na cidade administrada por Sandoval, existia uma rua estreita situada no Parque São Judas Tadeu (paralela à Rua Cel. Abino), que poucos conheciam, incluindo moradores vizinhos e a maioria dos que lá residiam. Por incrível que pareça essa foi a rua escolhida para receber a denominação de uma cidade distante, até então desconhecida, que a maioria jamais tinha ouvido falar. Os convidados para representar a cidade homenageada inaugurando a placa oficial, eram integrantes de um Grupo de Mariachis, com seus enormes “sombreros” e show previamente marcado para as comemorações do Aniversário de Prudente.

No momento que deveria ocorrer a inauguração, ainda persistia um mistério: que rua é essa e onde fica, que ninguém conhece e nunca viu? Depois de rodar a cidade inteira e muito procurar, acabei sabendo que a via pública com mão única de direção começava (ou terminava) numa derivação, após a Rua Prudente de Moraes, bem abaixo do Ginásio Municipal de Esportes.

Quando lá cheguei para acompanhar e transmitir “ao vivo” a inauguração através do Rádio, não tinha mais ninguém no local. O próprio Grupo dos Mariachis – que veio do México – já havia desaparecido, alegando que estava fora de órbita depois de ter rodado a cidade inteira como “Cucaracha” ou barata tonta (conforme se diz na gíria), e diante disso, eles tomaram outro rumo em torno da periferia.

Quando localizei os mexicanos e perguntei o porque da ausência na solenidade de inauguração, um dos chefes balbuciou apenas algumas palavras. Em espanhol – que não entendi nada – retirando-se para o show internacional que os contratou; tudo num mau humor jamais esperado, demonstrando sua forma de protesto. Nessa época, o Brasil vivia uma fase de intensa euforia, graças ao futebol.

Os militares que se achavam no Poder, tinham naquele período ampla cobertura, porque incentivaram o futebol de todas as formas, inclusive pela música que empolgava a juventude. Eles reconheceram que era no futebol que estava a alegria do povo; e sua grande paixão pela Copa do Mundo estava em todos os lugares, sendo também assunto dominante dos meios de comunicação e de todas as conversas.

Enquanto se esperava pela brilhante atuação da Seleção Brasileira, a música – cantada em versos e prosa – alardeava a grande epopéia vivida pelos “Campeões do Mundo”, pelo País e pela nação inteira: Eu te amo meu Brasil / Eu te amo / Verde, Amarelo, Azul e Branco / Ninguém segura a Juventude do Brasil! Outros se revezavam cantando; 70 milhões em ação / Salve a Seleção / Prá frente Brasil/ Salve a Seleção!!! E ainda: A taça do mundo é nossa / Com brasileiro, não há quem possa!!!

A rua escolhida para receber a denominação de Guadalajara, que representava uma justa homenagem aos mexicanos que tão bem acolheram os jogadores e torcedores brasileiros, se mantém na mesma localização. Ou seja: na confluência da Rua Prudente de Morais, até alcançar o Jardim Eldorado (ou vice-versa), com quase 2 km de extensão. Decorridos cerca de 40 anos, a rua recebeu centenas de edificações residenciais, com várias transformações.

Quem passou ou vai passar por essa rua, que é hoje uma das mais populosas da cidade, vai ver muitas placas que a identificam como Rua Guadalajara. O que poucos sabem: até agora não houve qualquer inauguração - mesmo simbólica - como era o desejo do saudoso prefeito Sandoval Neto, que exerceu nada menos que três mandatos como Prefeito Municipal de Presidente Prudente.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog