MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

OS BOMBEIROS ALERTAM
SOBRE RISCOS DE QUEIMADAS

A época é de estiagem. Já dura 46 dias. A umidade relativa do ar está em baixa, a temperatura sobe e a previsão de chuvas ainda está longe. A região já está sob estado de emergência. Uma massa de ar seco predomina sobre São Paulo e boa parte da regiões sul e sudeste do país, impedindo a formação de nuvens, e conseqüentemente chuvas. Enquanto a temperatura sobe durante o dia, a umidade do ar, baixa. E chega a pontos críticos, como aconteceu na última semana de Agosto em Presidente Prudente. Os registros meteorológicos apontaram a marca crítica de 8% na tarde do dia 26 de Agosto e no dia seguinte chegou a 10%. Dois dias depois, alcançou 6%.

As últimas chuvas caídas na região – segundo a Meteorologia da Unesp - foram registradas no dia 16 de Julho, com precipitações de 27,2 mm e no total geral, 812,5 mm durante o ano de 2010. A temperatura mais alta foi de 35,8º no dia 04 de Fevereiro, e a menor no dia 06 de Junho, com 9,0º. Diante dessa situação, começou a existir maior preocupação com o abastecimento de água, face à diminuição do precioso líquido nos mananciais que abastecem a população. Nas últimas horas, houve Alerta Geral, pois a umidade do ar chegou ao menor nível do país.

Da janela do meu Apartamento no Parque São Judas Tadeu, tenho visualizado com freqüência o abuso praticado por algumas pessoas, que insistem em provocar queimadas numa extensa área. O pior, é que os incendiários nunca são identificados. Procurei os bombeiros muitas vezes, a fim de alertar sobre o problema. Reclamei junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e eles – por incrível que pareça – não sabem o que fazer. Alguns funcionários menos experientes chegam a dizer que problema não é deles. Então, de quem será? Os bombeiros agem, quando chamados, mas nem sempre podem dizer de onde partiu o fogo.

Há alguns dias – e isto acontece com freqüência – foram constatados 70 focos de incêndios na cidade de Presidente Prudente. Ninguém se apresentou como responsável, embora as donas de casas e muitos proprietários urbanos tenham reclamado com freqüência do abuso que se verifica na cidade e região. Quem tem problemas respiratórios reclama, mas o protesto não é levado a sério pelas autoridades responsáveis. Até mesmo servidores municipais que estavam trabalhando ao lado dos focos de incêndios, não souberam ou não quiseram dizer que ateou fogo ao matagal existente no local que eles se encontravam.

Considerando a gravidade do problema, com as altas temperaturas no período da tarde, os constantes focos de incêndios, com grave ameaça à saúde da população, conversamos com o Dr. Paulo Roberto Mázzaro, um dos mais respeitados pneumologistas da região. Ele disse que a falta de chuva e o tempo seco, são características do inverno que contribuem para o período de maior incidência de crises de asma, afetando os pulmões e os brônquios. O médico recomenda tomar muita água, mesmo que não sinta sede. Lembra também que o controle do ambiente doméstico é fundamental, e o asmático deve cuidar para que não haja acúmulo de poeira, ácaros e fungos. Almofadas, tapetes,cortinas e bichos de pelúcia, os maiores problemas domésticos.

Segundo a Agência Estado, o Corpo de Bombeiros de São Paulo emitiu um alerta à população por conta das freqüentes queimadas que têm acontecido no Estado. Com o tempo seco, os riscos de propagação de incêndios aumentam e as pessoas devem redobrar os cuidados para preveni-los. As queimadas, além de ilegais, são um dos principais causadores de incêndios. O tenente Marcos Palumbo lembra que uma simples bituca de cigarro pode causar incêndios de grandes proporções. "O vento e o tempo seco fazem com que um pequeno foco se alastre rapidamente", explica. O exemplo disso é o Morro do Diabo, no Pontal do Estado, que novamente está em chamas! 

Este ano, os índices de baixa umidade relativa do ar têm batido recordes. Segundo Palumbo, só ontem foram atendidas 68 ocorrências de incêndios em locais de vegetação na capital. Ele explicou que no ano passado a média de ocorrências era de 61. Neste ano, o número já chega a 94. Atualmente, o Corpo de Bombeiros trabalha na Operação Mata Fogo, uma ação especial para combater os incêndios em matas e também em áreas urbanas. A ação é desenvolvida nas épocas em que a umidade do ar fica abaixo da média recomendável.

Em contato com o 14º Grupamento de Incêndios em Presidente Prudente, fomos informados que nos últimos três meses, ocorreram em toda a região, 1.291 focos de queimadas. Desse total, 415 casos estão diretamente relacionados à cidade de Presidente Prudente, até o dia 25 de Agosto. Os bombeiros recomendam medidas preventivas para evitar a propagação do fogo nesta fase de estiagem e de baixa umidade do ar. Perguntas freqüentes: Posso fazer uma queimada em meu pasto? Resposta: Construir aceiros que devem ser mantidos limpos, sem material combustível. Avisar o Corpo de Bombeiros no início do incêndio. Consulte a Secretaria do Meio Ambiente – Estadual ou Municipal – antes de fazer qualquer queimada, pois poderá estar cometendo um Crime Ambiental. P – O que posso fazer para evitar uma queimada florestal? Resposta: Nunca tente combater um incêndio sozinho!


Os focos de incêndios provocados por queimadas são constantes em toda a região de Presidente Prudente.


Da minha janela no Parque São Judas Tadeu, tenho testemunhado inúmeras queimadas feitas por pessoas irresponsáveis nos bairros adjacentes.


Até o Helicóptero “Águia 16” da Polícia Militar tem sido mobilizado para auxiliar no combate aos focos de incêndios que ocorrem com freqüência.


O Corpo de Bombeiros está sempre preparado para auxiliar no combate ao fogo, mesmo nas queimadas criminosas que alguns irresponsáveis insistem em provocar.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 21h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SANTA CASA CRIA 13 NOVOS
APARTAMENTOS DE ALTO PADRÃO

A Santa Casa de Presidente Prudente que está prestes a comemorar seus 81 anos de existência e de bons serviços, está passando por uma transformação através de obras de ampliação que vão acrescentar 13 novos Apartamentos de alto padrão. Com isso será ampliado também o número de leitos, que atualmente são 230. Incluindo consultas, serviços ambulatoriais e Pronto Socorro já supera a média de 800 atendimentos diários. E os espaços físicos, com base em fontes fidedignas, vão além de 14 mil metros quadrados de área construída.

Nos planos atuais da Diretoria que tem como Provedor o Sr. Francelino de Souza Magalhães e Vice-Provedor, Antônio Gabriel de Lima, existe um novo projeto para se construir outros 32 apartamentos na área de estacionamento. Nesse aspecto, e de acordo com projeto já elaborado, foram previstos dois pavimentos para estacionar veículos e três para os novos apartamentos. Também está em construção o centro médico para pequenas cirurgias, cujas obras foram retomadas após 14 anos de paralisação. Como empreendimento paralelo está a construção do Hospital Regional do Câncer (HRC).

Quando estava diretamente vinculado à Santa Casa, o HRC havia sido projetado para 10 mil metros quadrados. Porém, com autonomia através da criação do Fundo do Hospital do Câncer surgiu a necessidade de espaços para administração e serviços de manutenção, de tal forma que são mais de 5 mil metros quadrados. O ato de desvincular decorreu de questão legal para receber a doação de R$ 20 milhões da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Esses recursos financeiros são parte de verba compensatória da estatal em relação aos problemas do impacto ambiental provocado pela construção da Usina Engenheiro Sérgio Motta, no rio Paraná. O pagamento da compensação resultou de um acordo com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal. Em face disso, 10 milhões de reais devem ser liberados em breve. Os outros 10 milhões serão pagos em 20 parcelas de R$ 500 mil. As informações partiram do prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã`', que esteve em visita à Santa Casa e na construção do HRC, atendendo convite, respectivamente, do provedor Francelino de Souza Magalhães e do presidente da Fundação, José Hilário Pasquini.

O prefeito Tupã foi acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Sérgio Cordeiro, de comunicação Homéro Ferreira, e do chefe de gabinete Feiz Abbud. Participaram desse encontro, funcionários, membros do corpo clínico e diretores. Além de Magalhães, Pasquini, Tupã, Cordeiro e Abbud, se pronunciaram publicamente o Vice-Provedor Antonio Gabriel de Lima; o diretor clínico Dorival de Matos Filho; o presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, Paulo Roberto Mazaro; o presidente da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente, José Numeriano Gonçalves dos Santos, e o Vice-Presidente do Banco de Olhos "D.Maria Sesti Barbosa", Irineu Sesti.

Todos os pronunciamentos foram no sentido da união de esforços para a solução de problemas, como são os da área de saúde que já foram maiores e agora estão controlados. ´´O mais importante é o diálogo constante de todas as partes. Isso é o que faz uma comunidade se agigantar. A aceitação do seu trabalho e de sua equipe é muito grande. O que é bom para Presidente Prudente e região``, disse Magalhães ao prefeito Tupã. ´´Não fosse o trabalho voluntário feito por vários segmentos em nossa cidade, como é o de vocês da diretoria da Santa Casa, seria um cáos - afirmou Tupã.

A Prefeitura - segundo declara o atual prefeito - não tem condições (recursos financeiros e humanos), para atender toda demanda na saúde e outras áreas, como a de assistência social. Mas o prefeito Tupã enaltece e agradece o trabalho realizado pelos diretores da Santa Casa e Hospital Regional do Câncer. Para encerrar os pronunciamentos, foi servido na sede da Instituição, o café da manhã. Em seguida, o provedor Magalhães e o prefeito - em comitiva - percorreram os vários departamentos da Santa Casa e o novo Hospital em construção, tendo também conversado com funcionários e com pacientes.

(fotos cedidas – Marcos Sanches)


O prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - e o Provedor da Santa Casa Francelino de Souza Magalhães lideraram a comitiva nessa visita especial.


Acompanhados de Assessores e Secretários Municipais, tanto o prefeito como o Provedor da Santa Casa percorreram todos os departamentos da Santa Casa.


Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho humanitário que é prestado à população local e regional, desde Setembro de 1929.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 21h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TADASHI KURIKI – EX-DEPUTADO
ESTÁ DE VOLTA ESBANJANDO SAÚDE

Depois de ter enfrentado um dos momentos mais difíceis de sua vida, o ex-Dep.Federal, ex-Dep.Estadual,ex-Vereador,ex-Empresário,ex-Despachante e ex-Radialista Tadashi Kuriki, para alegria de todos, está de volta à convivência com os amigos. Sua aparição pública nas homenagens prestadas aos pioneiros do futebol e do Clube que promoveu o esporte profissional por vários anos a partir da década 50, foi motivo de júbilo.

Em Dezembro de 2008, num momento inesperado, Tadashi Kuriki foi acometido de um mal súbito, sendo internado às pressas. Passou por uma endoscopia, com introdução de tubos flexíveis na cavidade para visualizar a mucosa e realizar avaliação e coleta intestinal para pequenas cirurgias. Era o método indicado para investigação de doenças do esôfago, estômago e intestinos. E acabou entrando em coma induzido. Desde então, foi submetido a rigorosos tratamentos.

Decorridos quase 20 meses, Tadashi se mostra rejuvenescido. Superou a maior parte dos problemas de saúde que o afligiam e se mostra feliz e confiante. É lógico: perdeu boa parte do peso, mas está bem e com boa saúde, desde que passou a receber tratamento satisfatório e exercícios físicos de Reabilitação na Unidade de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Tadashi Kuriki é natural de General Salgado/SP, onde nasceu no dia 11 de Junho de 1940. Veio para Presidente Prudente, trabalhou no comércio, foi Radialista famoso e cursou Direito na Toledo, bacharelando-se em 1967. Foi Despachante Policial, Corretor de Imóveis, Vereador eleito em 1982 (PP);Deputado Estadual em 1986 (PTB), exercendo o mandato de 1987/91, com 30.564 votos. Foi líder da bancada e renunciou para se candidatar à Câmara Federal, sendo eleito pelo PRN c/ Collor, transferindo-se depois para o PPR em 1993 e pelo PPB, de 1994/98.

Na Câmara Federal, Kuriki teve atuação destacada, tendo apresentado mais de novecentas proposições, sete projetos, sessenta e sete discursos e mais de quatrocentos votos de congratulações. Afastando-se da vida pública, passou a se dedicar à agropecuária, como empresário. Casado com a Sra. Helena Kuriki, tem quatro filhas, todas de nível superior.


Na Associação Prudentina de Esportes Atléticos, o agradável encontro de Tadashi Kuriki com os seus amigos e ex-companheiros de vida política e profissional.


Onde ele chega, tem papo animado! Com os colegas de profissão, Tadashi é muito respeitado. Principalmente pela sua capacidade como um dos maiores comunicadores da região.


Por estas fotos, é possível avaliar o atual estado de saúde do famoso radialista, despachante, vereador, deputado estadual, deputado federal e empresário do ramo agropecuário.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 20h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FCT/UNESP NA PROMOÇÃO DE
UM CONGRESSO INTERNACIONAL

Desde 25 de Agosto e até o dia 28, Presidente Prudente sediou o I Congresso Internacional de Fisioterapia, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, com a participação de representações de cinco países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Bélgica. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório 4, que esteve superlotado. Para comemorar os 30 anos da Fisioterapia em Presidente Prudente, se fez presente como convidado especial, o Prof. Dr. Domingo Braille, que participou do 1º transplante de válvula cardíaca no Brasil.

Dr. Braille falou de forma brilhante sobre a História da Medicina e encantou a platéia. No final, foi homenageado pelo seu ex-orientando, Jaime Neto, que lhe entregou de presente, um agasalho que recebeu ao participar das últimas Olimpíadas. Também homenageados, os pioneiros: Dr. Enio Perrone e Prof. Dr. Marcos Alegre, pelo apoio e incentivo na implantação do Instituto de Ensino Superior implantado ha 30 anos com o curso de Fisioterapia, incorporado à FCT/UNESP.

No decorrer do período foram desenvolvidos diversos cursos e conferências ministrados por renomados professores e grandes especialistas. Entre os quais, o Prof. Dr. Miguel Angel Cós Moreira, Fisioterapeuta da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha; Profª. Drª. Cristiane Strambi Permer, Fisioterapeuta Sênior da Hospital Metodista de Houston/Texas-Estados Unidos; Dr. Rik Gosselink, Prof. e Pró-Reitor da Faculdade de Fisioterapia e Ciências da Reabilitação da Universidade Católica de Leuven/Bélgica e Dr. Serge Peyrot, de Lyon/França.

Cursos e conferências programados desde o primeiro dia, contaram com a participação de Fisioterapeutas de todo o Brasil. Em especial, o Dr. Roberto Prado que abordou o tema: “Comportamento do sistema imunológico em atletas de alta competição, otimização e reabilitação funcional”, na noite de abertura. Nos dias seguintes, conferências com a participação da Dra. Verônica Franco Parreira, Fisioterapeuta do Hospital alemão Osvaldo Cruz, sob o tema: Atuação da Fisioterapia na reabilitação do transplantado cardíaco”.

Sandra Regina Alouche (de São Paulo), Cleusa Braga da Silva (AACD), Sérgio Teixeira Fonseca (UFMG-BH), Marcial Zanelli de Souza (UNIMEP), João Carlos Correa (UNINOVE), Marcelo Velloso (UFMG-BH) foram os conferencistas do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT/UNESP em Presidente Prudente. A coordenação do evento foi confiada à responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, na condição de Presidente do Congresso.

Os painéis principais abordaram durante as apresentações orais, temas da mais alta importância no campo da Fisioterapia. Entre os quais, a Biomecânica aplicada à Fisioterapia; Hemiplégicos: Fisioterapia em Cardiologia; Fisioterapia em Pneumologia; Fisioterapia em Neurologia; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia Esportiva e Saúde Coletiva. O encerramento ocorreu nas últimas da tarde de sábado, 28 de Agosto no Campus da UNESP em Presidente Prudente.


O ato solene de instalação do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT-UNESP reuniu as maiores expressões do país e do exterior.


Diretores e Professores da UNESP – juntamente com estudantes e convidados - marcaram presença nesse importante evento realizado em Presidente Prudente.


Aqui, duas brilhantes personalidades, homenageadas pelo seu pioneirismo na Fisioterapia, desde 30 anos atrás: Dr. Enio Perrone e Prof. Dr. Marcos Alegre.


E também presente, como ilustre convidado, o benemérito Dr. Domingo Braille, recebendo homenagens pela sua atuação. A começar pelo seu orientando,Jaime Neto.


O evento se constituiu numa festa memorável, com boa participação todos os dias e anfiteatros e auditórios lotados durante os minicursos e conferências.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DOIS EVENTOS CONCLUÍDOS
COM LANÇAMENTO DE LIVROS

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – concluiu a XI Semana da Geografia e o VI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia – com o lançamento do Livro “Geografia e Migração: Movimentos, Territórios e Territorialidade - juntamente com as homenagens de toda a comunidade acadêmica à Profª. Drª. Maria Encarnação Sposito (uma das pioneiras), com 30 anos de atividades profissionais.

Anteriormente, foi lançado no Centro Cultural Matarazzo - durante a realização do Seminário Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento – o livro “As novas geografias dos países de língua portuguesa: Paisagens, cidades, políticas públicas”. São autores do livro, o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP, Rui Jacinto e Lúcio Cunha, da Universidade de Coimbra/Portugal.

O lançamento mais recente se relaciona ao Livro do Prof. Titular da UNESP, Eliseu Savério Sposito; Denise Cristina Bomtempo (Doutoranda em Geografia) e Adriano Amaro de Souza (Prof .do EFET de Osasco/SP). Segundo o Prof. Sposito, o que se propõe com o livro é a abertura de um diálogo sobre o fenômeno migratório, configurado em múltiplas escalas, em especial, a geográfico-temporal. O fio condutor do Livro é o movimento inerente à conformação do espaço e do território.

Esse lançamento editorial visa inicialmente homenagear o Centenário da Imigração japonesa para o Brasil e se estende para os movimentos migratórios de italianos e chineses. O Livro está dividido em três partes: Geografia e Migração: questões teórico-metodológicas; a territorialidade dos japoneses e descendentes no Brasil e inversão de destinos; a migração dos brasileiros para o Japão.


O Prof. Dr.Messias Modesto dos Passos, autografou dezenas de exemplares do livro, lançamento no Seminário Internacional no Centro Cultural Matarazzo.


Em detalhe, o livro que reúne três grandes catedráticos do Brasil e Portugal, representando a FCT-UNESP e a Universidade de Coimbra.


O novo livro lançado na Semana da Geografia, é mostrado por dois de seus autores, durante o lançamento em Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROFESSORAS PIONEIRAS DA UNESP
SÃO HOMENAGEADAS NOS EVENTOS

Durante os principais eventos promovidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foram homenageadas duas Professoras pioneiras de Pós-graduação em Matemática e Geografia. São elas: Mônica Fürkotter e Maria Encarnação Spósito, cuja história de vida se confunde com os Cursos de Licenciatura em Matemática e Geografia, que elas ministram na Instituição.

A marca deixa pela Profª. Drª. Mônica e Profª.Drª. Maria Encarnação está em todos os alunos que passaram na estrutura curricular da Universidade nos últimos anos. Nas disciplinas, e nos próprios Departamento por onde elas passaram, juntamente com os próprios cursos que elas ministraram em Presidente Prudente.

Ambas Professoras Universitárias, com muito tempo de dedicação, competência e comprometimento, moldaram os novos caminhos da Unesp na região de Presidente Prudente. Portanto, são dignas de figurar na Galeria dos Grandes Mestres que a cidade e a região tiveram no decorrer dos últimos anos.


Profª. Drª.Mônica Fürkotter, recebeu expressivas homenagens durante o V Simpósio de Matemática, como Professora pioneira.


Outra homenageada, foi a Profª.Drª. Maria Encarnação Sposito, que recebeu flores, simbolizando o reconhecimento de todos os participantes da XI Semana da Geografia e VI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.


Ambas as homenageadas foram prestigiadas durante os eventos promovidos pela FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente -SP



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROF. LUIZÃO DEU UM SHOW DURANTE
PALESTRA NA ASS.LIVRES PENSADORES

No último sábado de cada mês, a Associação de Livres Pensadores de Presidente Prudente promove encontros com a participação de convidados especiais. Cada um, aborda o tema de maior interesse dentro de sua concepção, variando de mês a mês, com enfoque assuntos os mais diversificados. Em Julho, mais propriamente no dia 31, o convidado foi o Prof. Luiz Antônio Perez Filho, que todos conhecem por "Professor Luizão". "A história do violino e seu maravilhoso som", foi o tema escolhido. O convidado deu um verdadeiro show, explicando detalhes de sua vida a começar pelos sonhos. E disse:" "Sonhar é bom, viver um sonho é melhor ainda".

Lembrou também que a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende." (Arthur Schopenhauer). "Há muitas formas diferentes de comunicação, mas a música é, sem dúvida, a mais pura de todas. Música é uma graça divina." (Duane Allman). Ele contou, mostrou e tocou o violino, juntamente com os seus discípulos de maior destaque. Explicou como surgiu, como se toca e o aperfeiçoamento do violino, ao longo dos anos, numa competição envolvendo três famílias, buscando a perfeição do instrumento.

A palestra - com demonstrações musicais - serviu para mexer com suas emoções mais profundas, deixando claro que a música faz parte da vida de qualquer pessoa por mais simples que seja. A Música é universal:une pessoas e sentimentos. O Prof. Luizão que é o idealizador do Projeto "Camerata" em Presidente Prudente, tem uma história de vida impressionante, tendo deixado a Medicina como estudante em estágio avançado para se dedicar exclusivamente à musica. Seu objetvo, conforme disse é o de desenvolve jovens talentos - mesmo aqueles desprovidos de recursos - encaminhando-os para uma nova carreira com a formação de novos talentos e formá-los instrumentistas de cordas, criando uma cultura musical voltada para a formação de orquestra.

O Projeto Camerata reúne cerca de 230 alunos (a partir dos 3 anos de idade), incluindo gratuidade para vários deles. De acordo com o relato, Luiz Antônio Peres Filho, o palestrante convidado, estudou violino e violão no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" em Tatuí/SP, quando também integrou o Conjunto de Cordas Infanto-Juvenil. É Licenciado em Educação Artística e pós-graduado em Educação, pela UNOESTE. É também Licenciado pela Associação Suzuki das Américas (Método Suzuki). Foi professor de cordas, maestro e supervisor regional do Projeto Guri de 1999 a 2003. Fundador e maestro do Projeto "Camerata" e formação de Orquestra, atua como professor de música: violino e viola de arco. É também professor da Escola Municipal de Artes Profª Jupyra Cunha Marcondes, de Presidente Prudente.


O Prof. Luiz Antônio Peres Filho (Luizão), foi o convidado para ministrar palestra na Associação de Livres Pensadores de Presidente Prudente, no último sábado de Julho.


Com o Professor Luizão vieram seus principais discípulos, transformando a palestra numa autêntica aula de música.


Os instrumentistas que fazem parte do Projeto "Camerata" deram um verdadeiro show, ao lado do mestre, Prof. Luiz Antônio Peres Filho.


Uma platéia selecionada, acompanhou com toda atenção e interesse as explicações e a opinião de um jovem que revolucionou o sistema artístico e cultural da região.


No final, uma lembrança e uma homenagem da instituição, através da entrega de um Certificado pelo Pres. da Associação, Prof.Messias Meneguette Jr.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 19h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FACULDADES TOLEDO PREPARAM
COMEMORAÇÃO DOS SEUS 50 ANOS

Em Presidente Prudente, estão começando os preparativos para a comemoração festiva do Cinqüentenário das Faculdades Toledo, sob a administração do Sr. Milton Pennachi e toda sua família (esposa, filhas, genros e netos). A celebração ocorre no mês de Março de 2011, pois foi exatamente no dia 02 de Março de 196l que o Sr. Milton desembarcou em Presidente Prudente, acompanhado do querido e saudoso Reitor Antônio Eufrásio de Toledo.

Desde 2006 foi instituída uma Comenda Especial a ser conferida a todos os alunos que alcançam os melhores resultados acadêmicos à cada ano em todos os cursos ministrados pela Instituição. A entrega dessa Comenda se dá em ato solene no mês de Outubro. Essa Láurea tem importante significado na vida de todos os acadêmicos, pois representa acima de tudo, a prova da capacidade e inteligência de cada um deles. Trata-se de uma homenagem por Excelência Acadêmica.

Sempre é bom lembrar que o saudoso Reitor, Dr. Antônio Eufrásio de Toledo nasceu no interior de Minas Gerais (Cambuí), em 1901. Em Presidente Prudente é nome de Rua e Escola Pública, por ter colocado a Educação em sua vida, como o maior valor. Ainda vivo, era chamado carinhosamente pelos alunos como “Magnífico Reitor”. Preocupado com os jovens, levou o Ensino Superior – que era privilégio das Capitais - para o Interior, especialmente: Bauru, Presidente Prudente e Araçatuba.


O saudoso e magnífico Reitor das Faculdades Integradas “Toledo”, Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, sempre lembrado por estudantes e professores que passaram pela Instituição.


Os diretores da atual Instituição, Sr. Milton Pennachi e sua digníssima esposa, Dona Marlene, com os alunos contemplados com a Comenda em 2009.


Uma foto atual: Ao lado do Sr. Milton Pennachi, suas filhas: Andrea e Maria do Carmo e a neta Rebeca Pennachi Batista, sucessores do saudoso e querido Reitor, Prof. Dr.Antônio Eufrásio de Toledo.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROFISSIONAL DE MEDICINA RECEBE
HOMENAGENS DA CÂMARA MUNICIPAL

Pelos seus 40 anos de trabalho e dedicação à causa da Prevenção do Câncer na região de Presidente Prudente, o Médico Antônio Plácido Pereira (Anátomo-Patologista), recebeu da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o título de “Cidadão Prudentino”. A cerimônia de entrega do titulo honorífico verificou-se na Casa do Médico na noite de 06 de Agosto, onde o homenageado recebeu cumprimentos de mais de 400 pessoas, tendo-se em vista seus relevantes serviços prestados à comunidade.

O ato solene foi presidido pelo Vereador Izaque José da Silva, tendo ao seu lado, a autora do Projeto-Lei, Bernardete Querubim fez a saudação ao homenageado, sua esposa, Zélia e os filhos: Fernando, Luciana e Cristiane. A seguir, falaram outros oradores. Todos enalteceram a atuação brilhante do Dr. Plácido. Entre eles, o Dr. Paulo Roberto Mázzaro, Presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente.

Em seu pronunciamento, disse o Dr. Paulo Mázzaro que ao ser indicado (Dr.Plácido), para receber a honraria, a vereadora estava homenageando a Casa do Médico, e todos os médicos que a compõem. Disse mais: a figura do Dr.Plácido para todos nós é de uma pessoa integra, que constituiu uma bela família que faz da Medicina sua vida. E com isso, engrandece a todos nós. “Se mantém ativo e atualizado; por isso, esse título fez com que nós da Casa do Médico fiquemos orgulhosos, pois um de seus membros representa muito bem a nossa classe”.

Referindo-se diretamente à família do Dr. Antonio Plácido Pereira, assim falou o Presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente:“Tenho certeza que o Sr. Hélio Duarte Pereira e Sra. Etelvina de Oliveia Pereira, estão orgulhosos deste filho, pois este fez a diferença como Profissional, Pai e Cidadão”.

O homenageado nasceu em Florianópolis/SC e veio para Presidente Prudente ainda menino, com 4 anos de idade, na companhia dos pais. Aqui fez seus estudos iniciais no Grupo Escolar Adolpho Arruda Mello, até o ingresso na Universidade, concluindo o Curso de Medicina pela Universidade Federal do Paraná.

Dr. Plácido estagiou e fez pós-graduação no Rio de Janeiro, Curitiba e Instituto Nacional do Câncer em Tóquio, no Japão, tornando-se o 1º. Patologista sul americano a estudar o câncer precoce do Aparelho digestivo. Por todos os méritos, o homenageado recebeu provas do reconhecimento de diversas comunidades regionais. Inclusive do Papa Bento XVI que lhe conferiu uma Comenda pelo importante trabalho que desenvolveu de forma patriótica e humanitária no Amapá.


A Câmara Municipal de Presidente Prudente, reunida em sessão solene na Casa do Médico, para homenagear o Dr. Antônio Plácido Pereira.


A entrega do título de Cidadania, reuniu um público numeroso que superlotou a Casa do Médico.


O homenageado e toda sua família, receberam expressivas manifestações de carinho e simpatia.


O título de “Cidadão Prudentino”, uma honraria como prova de reconhecimento ao trabalho patriótico e humanitário do Dr. Plácido.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FESTIVAL DE MÚSICA SERTANEJA
REVELA NOVOS TALENTOS NA FAIVE

Presidente Venceslau tributou homenagem ao saudoso radialista Osmar Pacito, ligando seu nome a um Festival Regional de Música Sertaneja-Raíz, realizado pela primeira vez no recinto da Feira Agropecuária e Industrial - FAIVE. O resultado final premiou os cinco melhores intérpretes com troféus, medalhas e dinheiro. Os classificados nas finais do Festival subiram ao palco da 34ª Faive (pela ultima vez este ano), no dia 24 de Agosto, onde puderam ser vistos e aplaudidos nas disputas dos títulos e premiações. Encerrado o concurso e proclamados os resultados, apresentou-se a Orquestra Filarmonica de Violas, da cidade de Campinas. O público foi bem numeroso!

A finalíssima do Festival Regional de Música Sertaneja-Raíz "Osmar Pacito" contou com 14 apresentações, envolvendo representantes de Presidente Venceslau e demais cidades, como: Presidente Epitácio, Álvares Machado, Presidente Venceslau e Presidente Prudente, que foram os vencedores. Mas também diversas localidades do Pontal do Paranapanema, tomaram parte no Festival. As etapas classificatórias ocorreram nos últimos dois meses e o bom nível dos candidatos fez com que os jurados tivessem trabalho redobrado para a escolha dos melhores.

O Festival foi uma iniciativa do Setor de Cultura da Divisão de Educação e Cultura do município, em parceria com a organização da XXXIV Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau. O concurso - através do desfile e apresentação dos inscritos - teve a apresentação de Ademir Souza da Silva, o “Mestre Tota”, com acompanhamento musical do tecladista Vinícius Barbedo.

“Chegamos à decisão deste Festival que certamente cumpriu com os seus objetivos. Surpreendemo-nos com a qualidade dos competidores. Além da contribuição para manter viva a tradição da música caipira, os membros da organização tem a certeza de que o homenageado deste festival [Osmar Pacito, falecido em 2006] está satisfeito com essa geração que perpetua o estilo musical do qual ele sempre gostou e divulgou em vida”, diz Elizabeth Oberleander, chefe do Setor de Cultura da Prefeitura.

Nota: Osmar Pacito que teve sua iniciação em dupla com o primo Anselmo, foi revelado e lançado como Apresentador de Programas Sertanejos na Rádio Presidente Venceslau/AM, pelo jornalista Altino Correia).

OS CONCORRENTES – Josias Cordeiro (Presidente Prudente), Zé Alexandre e Roberto (Piquerobi), Natani e Alécio (Presidente Venceslau), Eugênia (Presidente Venceslau), Maurício e Maciel (Presidente Epitácio), Roni e Régis (Marabá Paulista), Débora Moreno e Luciana (Presidente Epitácio), Claudio e Luiz (Àlvares Machado), Irmãos Rodrigues (Presidente Epitácio), Toni e Claudio (Presidente Venceslau), Cadu e Rafael (Mirante do Paranapanema), Tom e Rafael (Presidente Prudente), Antônio Silva (Presidente Venceslau) e Marcílio de Souza (Presidente Venceslau).

A ORQUESTRA - A Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas possui um repertório de dezenas de músicas, e a viola é o único instrumento que compõe a apresentação. O estilo de arranjo e execução das peças musicais é completamente inovador e diferente dos mais diversos trabalhos que outras orquestras do gênero realizam. A ideia central é trabalhar com os diferentes naipes de uma orquestra convencional. Ou seja, os violeiros são divididos em grupos que executam temas distintos seja de base, percussão ou solo. O conjunto final é harmonioso e extremamente elaborado.

"Chalana", de Mario Zan, por exemplo, um clássico que integra o repertório, deixa de ser uma simples guarânia, e ganha dimensão espacial ao introduzir experimentações sonoras que reproduzem o funcionamento dos motores destas prosaicas embarcações que cortam o Pantanal mato-grossense. A riqueza dos arranjos e a forma coesa de sua execução têm levado a crítica a aclamar a Orquestra de Viola como a mais surpreendente e reveladora orquestra de viola do País.

Foram vencedores do Festival Regional de Música Sertaneja-Raíz "Osmar Pacito": Em 1º lugar - Débora Moreno e Luciana, de Presidente Epitácio, recebendo um troféu e R$500,00 em dinheiro. Em 2º lugar - Cláudio Luiz, de Alvares Machado; em 3º - Tom e Rafael, de Presidente Prudente; em 4º - Maurício e Maciel, de Presidente Epitácio e em 5º lugar, Antônio Silva, de Presidente Venceslau. Durante o Show e apresentação da Orquestra Sinfônica de Violas, de Campinas, entre uma música e outra foram contados vários "causos", traçando um paralelo da música de viola com o desenvolvimento da própria cultura caipira em si. (Matéria enviada pelo Jornalista Danilo Bomfim, a quem agradecemos).

Foto Cedidas


O Festival Regional de musica Sertaneja – Raiz “Osmar Pacito” teve destaque excepcional e premiou os melhores intérpretes desta região do Estado.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE VAI SEDIAR O 3º FÓRUM
DO DIREITO AMBIENTAL EM SETEMBRO

Com o tema “Políticas Públicas na Gestão do Ambiente”, a Associação Paulista do Ministério Público do Estado (MPE) e a 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lançaram oficialmente no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o 3º Fórum de Direito Ambiental do Paranapanema, a ser realizado nos dias 15 e 16 de setembro no município. O evento é aberto a profissionais da área jurídica, representantes de órgãos de gestão ambiental (públicos e privados) e população em geral. Segundo o Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Galileu Marinho das Chagas, cerca de 1.200 pessoas são esperadas no evento, cuja abertura terá a presença e participação do Prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), do Governador do Estado Alberto Goldman, do Presidente da OAB/SP Luiz Flávio Borges D’Urso e do Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Estado, José Eduardo Ismael Lutti.

As inscrições estão abertas na sede da OAB de Prudente. No ato de lançamento compuseram a mesa de honra o Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Prudente Marcos Mizusaki Akira, o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Ambiental Flávio Olivetti, a Vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Ângela Peralti, o membro da comissão Ary Alves, e o Advogado José Roberto Nascimento.

Conforme Akira, o evento tem como principal objetivo debater questões ambientais junto à sociedade, com o propósito de fazer com que o cidadão comum também participe “de forma mais efetiva” nas questões que envolvem políticas públicas relacionadas à área do meio ambiente. “A solução de problemas na área do meio ambiente não depende só do Ministério Público, mas de toda a sociedade que também pode identificá-los, denunciar, e auxiliar-nos na busca de soluções”, diz.

O promotor conta que desde a primeira edição do fórum, a população começou a se conscientizar mais quanto à questão. “A população está denunciando mais. Os poderes públicos também estão buscando soluções mais rápidas para os problemas que enfrentam. Assim, esperamos uma participação maior que a registrada nos últimos dois anos para que a população adquiria subsídios e conhecimentos no que tange o meio ambiente, e continue sempre debatendo com os gestores públicos formas de solução aos problemas que temos na região”, revela.

O Promotor complementa: “O dano ambiental não existe só por ação. A gente também peca por omissão. Exemplo disso: um litro de óleo de cozinha que você joga fora, essa quantidade é o suficiente para contaminar um milhão de litros de água”, completa Akira. Chagas acrescenta que devido à relevância da proposta, “o evento tem sido considerado nos últimos anos um dos maiores no meio jurídico”. “Através dele, tem sido possível formular propostas de cunho ambiental com desenvolvimento sustentável. Está havendo também um maior apoio do Ministério Público prestado a iniciativas públicas”, encerra, citando como exemplo o trabalho de preservação de transformação dos fundos de vale de Prudente, graças à parceria firmada com o MPE.

(Foto cedida – Marcos Sanches)


Evento a ser realizado em meados de Setembro no Centro Cultural Matarazzo foi lançado pelo MPE e OAB



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DOM BENEDITO: NA DIOCESE
COM 2 ANOS DE TITULARIDADE

No último dia 17 de Agosto, Dom Benedito Gonçalves dos Santos comemorou seus dois anos de investidura como Bispo da Diocese de Presidente Prudente, nomeado pelo Papa Bento XVI. De forma coincidente, a Diocese promove celebrações especiais pelos seus 50 anos de existência, desde que foi criada por ato do Papa João XXIII através da Bula “Cum Venerabilis”e instalada no dia 17 de Agosto de 1960.

Nascido em Paracatu, região oeste de Minas Gerais em 19 de Junho de 1958, Dom Benedito tinha apenas 2 anos e 2 meses de idade, quando foi implantada a Diocese que ele administra há 2 anos, como 5º Bispo Diocesano. Sua vida sacerdotal começou em 1990 - 08 de Dezembro - consagrado à Nossa Senhora da Conceição. Seu ingresso no Seminário de Brasília, verificou-se no dia 13 de Dezembro de 1983.

Recentemente, ele foi nomeado por ato assinado por Dom Geraldo Lyrio Rocha – Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB – como Assistente Eclesiástico Nacional para acompanhar o Encontro de Casais com Cristo/ECC – por um mandato de 4 anos. O Encontro Nacional terá sede em Presidente Prudente/SP.

No ano em que Dom Benedito veio ao mundo (com a graça de Deus), a Diocese de Presidente Prudente tinha como titular, Dom Antônio Agostinho Marochi, o 3º Bispo (Emérito). Os anteriores foram: Dom José de Aquino Pereira e Dom José Gonçalves da Costa (promovido a Arcebispo de Niterói), e de saudosa memória. Dentre outras coisas, Dom José foi Secretário Geral da CNBB. A nomeação do então Monsenhor Benedito, como Bispo se deu em 16 de Abril de 2008; ordenação episcopal no dia 05 de Julho de 2008 e posse no dia 17 de Agosto do mesmo ano.

Assumindo suas novas funções como Bispo Diocesano, face à renúncia de Dom José Maria Libório Camino Saracho e Dom Agostinho que o antecedeu (Bispos Eméritos) que continuam residindo em Presidente Prudente, Dom Benedito vem dinamizando sua administração. Recebe todo o apoio, do Clero e da comunidade em geral. Ele cita como referência especial Dom José de Aquino Pereira, 1º Bispo de nossa Diocese (Emérito), nomeado pelo Papa João XXIII, com residência em São José do Rio Preto.

Para conhecer melhor o 1º titular da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito fez questão de visitá-lo pessoalmente em São José do Rio Preto, onde foi muito bem acolhido juntamente com Monsenhor José Antonio de Lima. Eu, Altino Correia e o produtor de vídeos, José Carlos Pereira (Império Vídeo), os acompanhamos e documentamos a viagem. Lá para nossa alegria, encontramos o 1º Sacerdote ordenado em nossa Diocese, Padre Geraldo Bataglini e outros familiares de Dom José de Aquino Pereira, que lá se encontram há vários anos.

Veja nas fotos em anexo, os momentos mais importantes da vida episcopal de Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Desde sua ordenação em Paracatu/MG, no dia 05 de Julho de 2008 e posse em Presidente Prudente como Bispo da Diocese, em 17 de Agosto do mesmo ano. Ele é bem acolhido em toda parte; tem atuação destacada nos mais diversos atos religiosos; nos encontros nacionais. E por duas vezes, foi recebido em audiências especiais pelo Papa Bento XVI, no Vaticano.


Dom Benedito Gonçalves dos Santos está festejando dois anos à frente da Diocese, como o 5º Bispo de uma história de 50 anos.


Dom José de Aquino Pereira, atual Bispo Emérito de São José do Rio foi o 1º Bispo da Diocese. Este foi um encontro memorável.


Em todas as celebrações que participa, Dom Benedito Gonçalves dos Santos não se esquece de louvar a Deus por tudo que tem recebido.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ACADÊMICOS DA FACOPP
REALIZAM EXPOSIÇÃO DE FOTOS

Pela primeira vez, a população de Presidente Prudente e região tem a oportunidade de conhecer de perto uma mostra de arte, que retrata as atividades desenvolvidas pelos proprietários e trabalhadores em Cerâmicas e Olarias do município de Indiana. Os responsáveis por essa mostra são os jovens: Valmir Custódio, Ricardo Monteiro e Gustavo Sawada. Especialmente para os interessados, eles exibem seus trabalhos de artes visuais que estão sendo mostrados aos visitantes do Centro Cultural Matarazzo.

Os acadêmicos do 8º termo do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, expõem a mostra fotográfica “Mãos Divinas” até o dia 5 de setembro na galeria Takeo Sawada, que funciona nas dependências do Centro Cultural Matarazzo. A exposição retrata o trabalho realizado por ceramistas das olarias de Indiana e ao mesmo tempo colocam em evidência as fotos de todo o processo envolvido nessa atividade artesanal, que vem sendo substituída aos poucos pela produção industrial.

“A fotografia é uma forma de comunicação, pois transmite ao receptor o que o fotógrafo vê através das lentes. O objetivo é mostrar um pouco do trabalho artesanal que muitos ainda desconhecem, pois além de ser uma profissão é uma arte moldar vasos e outros objetos em cerâmica”, diz o acadêmico Gustavo Sawada.

Ele comenta ainda, que a idéia de produzir essa exposição, surgiu após a atividade fotográfica com o professor da graduação Paulo Miguel. “Durante as aulas, sempre tivemos o incentivo do docente para fotografar e realizar atividades diferenciadas, uma contribuição importante para a nossa formação” – conclui Sawada. Serviço – Os horários de visitação para a exposição são os seguintes: de segunda a sábado, das 8h30 às 22h e aos domingos, das 10h às 22h.

Foto cedida


Valmir Custódio, Ricardo Monteiro e Gustavo Sawada exibem trabalho de Artes Visuais no Centro Cultural Matarazzo, até 05/Setº.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CONTOS EM CANTOS, ATRAÇÃO
DO MÊS NA VIAGEM LITERÁRIA

O segundo módulo do Programa Viagem Literária 2010 aconteceu no último dia 25, no Centro Cultural "Salvador Lopes" de Presidente Venceslau, trazendo a temática da contação de histórias, que poucos recordam, mas que representa acima de tudo um resgate cultural e filosófico.Trata-se de uma iniciativa muito importante, que partiu da Companhia "Conto em Cantos", que tem sua sede na Capital do Estado e se apresentou pela primeira vez na vizinha cidade de Presidente Venceslau. Quem faz o relato é o jornalista Danilo Bomfim, que também nos envia uma foto sobre o importante evento.

O grupo mostrou o espetáculo “Voz Inventada”, em duas sessões. A primeira (09h00), com 100 lugares já para os alunos da rede municipal e outros para escolas particulares. A segunda sessão realizou-se às 19h, com 100 lugares voltados a professores e população em geral. “Foi uma apresentação muito interessante e por isso convidamos a todos aqueles que apreciam contação de histórias no Centro Cultural e prestigiar esse espetáculo inédito”, conforme declarou Elizabeth Oberlaender, chefe do Setor de Cultura da Prefeitura de Presidente Venceslau.

A Companhia foi fundada em 2005 pelas atrizes Juliana Offenbecker (formada pelo teatro-escola Célia Helena e licenciada em Artes Cênicas na UNESP) e Priscila Harder (formada pelo Teatro-Escola Célia Helena e Bacharel em Direção Teatral na ECA-USP). Ambas se formaram contadoras de histórias através do grupo “As Meninas do Conto”.

Com interesse em aprofundar seus conhecimentos na linguagem cênica por meio de histórias e narrativas, e de levar o potencial transformador da vivência teatral aos mais diversos lugares, a companhia desenvolveu, ao longo de 05 anos, apresentações de narração de histórias, entre as quais se destacam: “Contos de Meio Ambiente”, “Quatro Contos do Mundo”, “Contos de Encantamento”, “Limeriques”, “Contos Brasileiros” e “Uma Linda Mulher e outras histórias”.

A linguagem da companhia prima por mesclar narração e dramatização, utilizar recursos sonoros e materiais simples que estimulem a imaginação. Atualmente, a Cia. “Conto em Cantos” trabalha com espetáculos teatrais, narração de histórias e oficinas de teatro. Foram realizadas, desde 2005, mais de 400 atividades que ocorreram em teatros, escolas públicas e particulares, centros culturais, rede Sesc, livrarias, bibliotecas, feiras de livros e parques no estado de São Paulo e em comunidades ribeirinhas e na periferia dos estados do Amazonas e do Pará.

Em 2009 estreou o espetáculo de teatro-narrativo “Voz Inventada”, criado a partir de poemas de Manoel de Barros e de outros autores. Na trama desse espetáculo narrativo, as poesias tratam de sonhos, de ser, da imaginação, de poetas e de crianças. Durante a apresentação, existem momentos interativos em que a platéia sorteia da "Caixinha de despropósitos" poemas e brincadeiras com palavras, interagindo com o espetáculo. Direção musical de Fábio Freire, que assina o texto ao lado do poeta Manoel de Barros.

Foto cedida: Danilo Bomfim


As atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder, da Cia. “Cantos em Contos”, no Centro Cultural Salvador Lopes de Presidente Venceslau, onde se apresentaram com a peça “Voz Inventada”



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EMPRESA QUE ESTÁ CONSTRUINDO
HIPERMERCADO É A MAIOR DO MUNDO

O investimento é de R$ 40 milhões. A construção de uma edificação com 18 mil metros quadrados vai empregar mil trabalhadores indiretos, mais a oferta de 250 empregos diretos a partir de sua inauguração antes do Natal deste ano. A previsão é da renomada empresa Walmart, em fase de implantação na cidade. O empreendimento é o maior de nossa história de 93 anos de existência e a expectativa é generalizada em toda a região de Presidente Prudente. As obras encontram-se em ritmo acelerado, considerando que foram iniciadas há pouco mais de um mês.

A empresa que recebeu o apoio da administração municipal para se instalar na cidade, é classificada como a maior do mundo, segundo a revista norte-americana Fortune ao anunciar o ranking das 500 maiores empresas do planeta. N listagem geral de classificação surgiu uma lista, onde constam nomes de sete empresas brasileiras, que tem no topo a Petrobras. A notícia publicada pelo jornal O Globo diz:

NOVA YORK – A revista americana ´Fortune` divulgou o ranking das 500 maiores empresas do mundo. O primeiro lugar ficou com a gigante do varejo Walmart, que este ano reconquistou o primeiro lugar da Royal Dutch Shell. A lista conta ainda com sete empresas brasileiras: Petrobras, Itaúsa, Bradesco, Banco do Brasil, Vale, Ultrapar Holdings e JBS.

A Walmart, que no ano passado foi classificada em terceiro, registrou vendas de US$ 408 bilhões. De sua parte, várias empresas do ramo petrolífero estão entre as dez mais, além da Shell (faturamento de US$ 285 bilhões), há a Exxon Móbil (3º lugar, 284,6 bilhões) e as chinesas Sinopec (7º, US$ 187,5 bilhões) e China National Petroleum (10º, US$ 165 bilhões). A britânica BP, responsável pelo desastre ambiental no Golfo do México, ficou em 4º, com USR$ 246 bilhões.

Completando o Top Ten, aparecem as empresas nipônicas: Toyota (5º) e Japan Post Holding (6º), a chinesa State Grid (8º) e a francesa AXA (9º). A Petrobras ocupa o 54º lugar, com faturamento de US$ 91,8 bilhões. Itaúsa está em 117º, com US$ 57,8 milhões; Bradesco, em 135º, com US$ 51,6 bilhões; BB, em 148º, com US$ 48,1 bilhões; Vale, em 363º, com US$ 23,3 bilhões; Ultrapar, em 471º, com US$ 18 bilhões; e JBS, em 496º, com US$ 17,1 bilhões.

A ´Fortune` citou o supermercado flutuante Nestlé, que leva os produtos da multinacional até a população ribeirinha da Amazônia. ´´Para se tornar e permanecer grande na economia global de hoje, as empresas precisam ir mais além – por terra ou por mar´´. E acrescenta que é crucial fazer isso nos países que crescem mais que EUA, Europa e Japão.

(Foto cedida – Marcos Sanches)


Vista parcial da construção do Walmart, com a montagem da estrutura, ao lado da Rotatória da Estrada da Amizade que liga Presidente Prudente a Álvares Machado.


Pelo que observa a movimentação no local é intensa e as obras se desenvolvem em ritmo bastante acelerado, pois a Walmart quer entregá-las antes do final do ano.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

RECENSEADORES DO IBGE
FAZEM O CENSO EM TODO PAÍS

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrem todos os pontos do país desde o início do mês, realizando a coleta de dados para o Censo 2010. Em todos os municipios, a primeira residência a ser visitada é sempre a do prefeito municipal. Depois, os agentes especialmente selecionados entram em campo, visitando todos os setores rurais e urbanos, a fim de realizar o Censo demográfico. que deverá ser concluído até Outubro deste ano. Todos os recenseadores estão munidos de computadores de mão (Laptop), coletes e crachás de identificaçao.

Embora tenham sido feitos apelos por parte das autoridades competentes para que a população acolha os recenseadores do IBGE com atenção, carinho e respeito, e também, que respondam aos questionamentos com calma - fornecendo dados corretos - nem sempre isso ocorre. Em Presidente Prudente, como exemplo, há informações seguras de que muitos moradores se recusam terminantemente a responder às indagações de algumas recenseadoras.

Pelo que apuramos, há moradores que não permitem a entrada de qualquer pessoa em sua residência ou apartamento para coletar dados destinados ao Censo. Mesmo aquelas credenciadas com uniformes e crachás do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além de não abrir os portões, nem permitir o acesso, existem alguns mais exaltados, que xingam os recenseadores que estão realizando o cadastramento. Até mesmo discriminação racial (contra as pessoas de cor) está havendo em Presidente Prudente. E o local onde isso ocorreu não é nada mais, nada menos que um Condomínio Residencial de classe média.

A partir das informações colhidas é que se torna possível o planejamento das políticas sociais, que envolvem educação, saúde, geração de empregos, segurança e outros, no País e, principalmente, em nossa cidade”, disse o prefeito de Presidente Venceslau, Ernane Custódio Erbella, que ao ser recenseado fez um apelo à população para facilitar o trabalho dos recenseadores. Em Presidente Prudente e toda região, mais da metade da população já foi recenseada.

Uma recenseadora - que pediu sigilo na revelação - nos contou que é impressionante o número de pessoas que demonstram propósito de se unir à outras, do mesmo sexo. O número, segundo a recenseadora é bem elevado, tanto de homens como mulheres. Além de cães de guarda, o que também dificulta o trabalho dos recenseadores são as cercas e os portões eletrônicos. Acrescente-se a isso, a má vontade de alguns moradores, que alegam não ter tempo disponível para atendimento dos recenseadores, pedindo que voltem outro dia.

Pelo que fomos informados, cada pesquisa tem previsão de durar até 15 minutos. Todos os dados fornecidos permanecerão em sigilo. As pesquisas do Censo serão realizadas durante três meses. Em novembro próximo, a expectativa é que os resultados preliminares sejam divulgados. A previsão para Janeiro de 2011 é de que o levantamento estatístico do País esteja totalmente concluído.

Censo - O objetivo é o de retratar o perfil, apontar as características socioeconômicas dos domicílios e mostrar como são e como vivem os cidadãos brasileiros. Com base no Censo 2010 é que serão norteados o planejamento público e privado da próxima década. Pela primeira vez neste ano, a pesquisa também vai levantar a quantidade de pessoas que falam línguas indígenas e outros idiomas e o número de casais que recorreram a união homoafetiva.


Num bairro de Presidente Prudente, a Recenseadora chama pelo Interfone, bate no Portão ou bate-palmas e ninguém responde. Outras vezes, recebe a resposta: Agora não tenho tempo. Volte outro dia!.


O jeito é esperar. Até quando ? O pior, são os que se recusam a ser recenseados, alegando ainda que não abrem o portão ou não permitem a entrada de quem quer que seja.


Em Venceslau, duas Recenseadoras do IBGE são recebidas na residência do prefeito Ernane Erbella, que respondeu aos questionamentos do Censo 2010 e pediu todo o apoio da população.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FISIOTERAPEUTA DO IMESPP FAZ
CARREIRA BRILHANTE NOS EST.UNIDOS

A Fisioterapeuta Christiane Strambi Perme, que foi uma das primeiras professoras do antigo IMESPP – incorporado à FCT/UNESP – retornou a Presidente Prudente nos últimos dias para ministrar cursos e conferências durante o I Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado entre 25 e 28 de Agosto. Formada pela PUC de Campinas, exerce a profissão há mais de 25 anos, atuando desde 1993 no Hospital Metodista de Houston/Texas-USA. O tema que ela desenvolveu durante o Congresso Internacional aqui realizado foi: “Atendimento ao paciente de alto risco”.

No final do curso, Christiane deixou o seguinte testemunho: “Quando recebi o convite da Unesp, não tinha idéia do que ia encontrar. Mas estou realmente orgulhosa de ver o progresso na área de produção e o interesse dos Fisioterapeutas nessa área da Fisioterapia. Fiquei muito contente de retornar a Presidente Prudente muitos anos depois; e ver o nível de desenvolvimento da Fisioterapia no país. Sobretudo, a diferença de relacionamento dos profissionais, da escola e da organização deste Congresso Internacional.

Sobre o papel do Fisioterapeuta na terapia intensiva, disse: Foi um trabalho que iniciei há 17 anos, tendo encontrado certa resistência por parte dos médicos e dos enfermeiros. Mas essa concepção mudou, pois eles começaram a perceber os resultados, e concluíram que eu tinha razão. Minha experiência em Presidente Prudente, foi só profissional, como Professora do Imesp, onde trabalhei 3 anos (entre 1982/85). Quando me transferi para os Estados Unidos, o Curso de Fisioterapia não era ministrado pela Unesp. Mas só o fato de ter sido lembrada e convidada para participar do I Congresso Internacional de Fisioterapia, foi uma experiência maravilhosa”

Sobre o infarto e para os infartados, a Fisioterapeuta Sênior recomendou que ninguém pode se esquecer da prevenção, porque uma vez que o paciente teve uma lesão no coração, vai se defrontar com alguns problemas. Por isso deve adotar medidas preventivas contra as doenças cardiovasculares: exercícios, alimentação e redução do Stress. Acho que o enfoque deve ser na prevenção; mas a única medida que o paciente infartado precisa adotar, é obter informações necessárias através de orientação médica. Isso melhora a qualidade de vida e a prevenção de outras situações.

Antes de finalizar a entrevista, a Profª.Drª. Christiane Strambi Permner fez uma avaliação do I Congresso Internacional de Fisioterapia, promovido pela FCT/UNESP e ressaltou a atenção dos participantes em torno do assunto enfocado. Com relação às perguntas que lhe foram formuladas, reconheceu o interesse demonstrado no desenvolvimento da Fisioterapia e se colocou à disposição de todos eles.

Christiane lembrou ter passado os últimos 17 anos empenhada em desenvolver esse trabalho, para que a Profissão de Fisioterapeuta possa ter um impacto maior na reabilitação dos pacientes que sobrevivem à uma doença crítica. “Gostaria de ter – inclusive – a oportunidade de ajudar outros Fisioterapeutas a desenvolver esse trabalho. Acho que estou numa fase da vida em que meu maior objetivo é compartilhar o meu conhecimento maior e experiência com outros profissionais. Para que eles também possam ter a oportunidade de fazer o trabalho que eu faço” – concluiu.


Christiane Strambi Permer é Fisioterapeuta Sênior, do Hospital Metodista de Houston/Texas-USA. Ela deixou Pres. Prudente há 17 anos, onde foi Professora no antigo Imespp, incorporado à Unesp.


Aqui o seu encontro com o então dirigente do Instituto Municipal de Ensino Superior de Pres.Prudente – Imespp – Dr. Enio Perrone e outros colegas da época em que lecionou, antes da mudança para os Est.Unidos.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

APEA PRESTA HOMENAGEM A UM
DOS SEUS DIRETORES PIONEIROS

A Associação Prudentina de Esportes Atléticos – APEA – promoveu no dia 14 deste mês em sua sede, importante encontro que reuniu antigos diretores, ex-jogadores de futebol e outros destacados pioneiros. O Clube vai completar 74 anos no dia 26 de Outubro deste ano. De todos os diretores, Felix Ribeiro Marcondes, atualmente com 92 anos de idade – dos quais, 16 dedicados à Prudentina - recebeu homenagem especial como forma de reconhecimento.

O tributo ao consagrado diretor Felix Ribeiro Marcondes partiu do atual Presidente da Associação, Pérsio Batista Menezes, que reuniu, graças à colaboração de Valter Sabino, as fotos mais expressivas de uma fase áurea do futebol profissional em Presidente Prudente. Nomes famosos ficaram para a posteridade, não só por parte dos jogadores apeanos como também de outros clubes de São Paulo e do Brasil que por aqui passaram durante as décadas de 50 e 60.

Pelé é o que mais aparece nas fotos em exposição, não só jogando futebol, mas também se divertindo com a garotada da época. Para consolidar a vontade de reviver o passado de glórias e resgatar um pouco da história vivida pela Associação Prudentina de Esportes Atléticos, compareceram inúmeros ex-diretores, técnicos e jogadores. E todos eles foram lembrados durante as homenagens, seguidas de um almoço de confraternização prestigiado pelo Prefeito Milton Carlos de Mello, pelo vice-prefeito Marcos Vinha, Assessores e convidados.

Entre diretores e jogadores, destacamos: Antonio Servantes, Moacyr Miranda, Lauro Flávio Marcondes, os ex-radialistas Flávio Araujo, Joseval Peixoto, Tadashi Kuriki, Jurandir Gomes, Chico de Assis, José Siqueri e o técnico Sidney Cotrin; Glauco, Polaco, Suingue, Castilho, Sabiru, Ipojucan, Celso Paiane, Reginaldo, Irineu Zuntini, Moscatel, Miranda, Maracaí, Paulinho Português, Haroldinho, Anastácio, Osvaldir Dicola, Maury, Nivaldo, Toninho Siqueri e outros.

Pelo que nos disse Valter Sabino (68 anos, casado, 2 filhos e 3 netos), as fotografias mostradas em número de 150 fazem parte de seu acervo particular, desde 1943. No total são mais de 500 fotos. Ele nasceu no bairro Noite Negra, zona rural de Regente Feijó, antes na área administrativa de Presidente Prudente.


A Festa da Associação Prudentina de Esportes Atléticos – APEA – reuniu grande número de ex-jogadores de futebol e seus principais dirigentes.


A figura principal dessa celebração foi o pequeno grande diretor, Felix Ribeiro Marcondes. Noventa e dois anos e dezesseis anos dedicados ao Clube.


A festa organizada pelo atual Presidente, Percio Batista Menezes, foi marcante sob todos os aspectos e pontos de vista. Os pioneiros foram lembrados!


Pelé foi a figura que mais se destacou nos anos dourados do futebol. A Associação Prudentina de Esportes Atléticos participou dessa jornada.


Valter Sabino – da Caiuá – em boa hora prestou relevantes serviços, reunindo fotos históricas (cerca de 150) que forneceu para compor o Acervo da APEA.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TG DE VENCESLAU PRESTA
HOMENAGENS A UM PIONEIRO

Para comemorar o Dia do Soldado em 25 de Agosto, o Tiro de Guerra de Presidente Venceslau prestou significativa homenagem ao Cidadão Percy Rubens de Mello. Trata-se de um Pioneiro, que participou de todos os movimentos realizados no decorrer dos anos naquela cidade, desde que foram implantados na região, os primeiros Tiros de Guerra.

Em Venceslau, o Sr. Percy - o Farmacêutico mais conceituado – que passou pela história da cidade, foi o primeiro a defender a tese de instalação de um Tiro de Guerra, o que foi concretizado durante sua Juventude. Ele teve ações dignificantes: como civil foi o fundador do TG, mas também, em alguns momentos, o 1º comandante de ordem unida aos atiradores convocados.

Pelas ações que desenvolveu em todos os movimentos surgidos em Presidente Venceslau, o Sr. Percy Rubens de Mello foi sempre lembrado e homenageado. Como aconteceu agora, nessa solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, que o considera figura benemérita do TG e de toda a comunidade. Daí, a importância e a razão da homenagem que lhe foi prestada.

As fotos que estamos divulgando para ilustrar esta matéria, foram enviadas pelo fotógrafo João Laércio dos Santos e mostram a alegria e a emoção do homenageado. Mas também de outras personalidades que o acompanharam na cerimônia, incluindo a filha do Sr. Percy Rubens de Mello (Cidene), o ex-prefeito e ex-deputado Inocêncio Erbella e o Sargento comandante do TG.


O momento em que o Sr. Percy Rubens de Mello – juntamente com a filha Cidene – recebiam homenagens do Tiro de Guerra de Presidente Venceslau, pela sua atuação como Pioneiro e 1º Comandante Civil.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NO INSTITUTO DO CORAÇÃO,
UMA TECNOLOGIA AVANÇADA

Só quem se vê em apuros no momento de ser constatado um problema cardíaco, sabe avaliar a importância de um Instituto que funciona há vários anos junto à Santa Casa de Presidente Prudente. Para isso, vem contando como dirigentes e integrantes, uma das mais categorizadas equipes médicas do interior. Estou me referindo à Unidade Coronária do Instituto do Coração, que existe para qualquer eventualidade e que tem prestado inestimáveis serviços à comunidade regional.

A obstrução inesperada das artérias é a primeira coisa que coloca em sobressalto todos aqueles que são acometidos de uma crise cardíaca – que não tem hora para acontecer – mas exige pronta intervenção de toda uma equipe especializada. A Santa Casa de Presidente Prudente conta com esse trabalho da mais alta expressão. E um dos primeiros procedimentos para o infartado é a Angioplastia, confiada ao Instituto do Coração.

As obstruções – segundo os cardiologistas – e cito com muita ênfase o Dr. Antonio Cláudio Bongiovani (responsável pela Unidade e Equipe Coronária da Santa Casa), são causadas por placas de gordura, que estreitam ou mesmo bloqueiam a passagem do sangue para o coração. O cateterismo é também um dos procedimentos do Instituto do Coração. É introduzido no paciente, e tem por finalidade, localizar possíveis obstruções causadas por placas de gordura na parede das artérias.

As obstruções em decorrência das placas de gordura, dificultam o fluxo sanguíneo até o coração, oferecendo riscos à saúde humana. O cateter é recomendado pelos cardiologistas, dependendo do quadro pessoal de cada paciente, sendo realizado pelas Equipes Coronárias do Hospital do Coração da Santa Casa, com total confiança e segurança. Com o avanço da tecnologia, os exames são realizados com a maior facilidade.

O eletrocardiograma possibilita identificar anormalidades, ou alterações anatômicas, conhecidas por arritmia cardíaca. O ecocardiograma permite a obtenção de uma imagem mais dinâmica em torno do coração, sem riscos para o paciente. Existe também a Neurorradiologia Intervencionista, que tem por finalidade diagnosticar malformações vasculares, sendo considerado equipamento de última geração.

O Instituto do Coração tem todos os equipamentos de imagem da última geração e conta também com uma equipe de profissionais, treinada especialmente para dar atendimento aos seus pacientes, com total conforto, segurança e bem-estar. Outro detalhe importante: No Hospital do Coração, os profissionais são focados no paciente e não apenas n doença. É uma forma de cuidar como um todo do paciente, considerando seu contexto familiar e social, além de estabelecer uma comunicação clara, entre o profissional, o paciente e seus familiares.


A Santa Casa de Presidente Prudente está se preparando para comemorar em Setembro, 81 anos de existência. É uma instituição que vem prestando relevantes serviços à comunidade local e regional.


O Atendimento prestado pela Santa Casa de Presidente Prudente através de suas equipes medica, tornou-se referencia nacional. Os pacientes encontram aqui instalações modernas e confortáveis.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS FATOS ACONTECEM

Meus colegas de Presidente Venceslau tiveram um período dos mais agitados em Agosto. É que a cidade inteira se une e se empenha na organização e realização da Feira Agropecuária e Industrial -FAIVE – Em sua 36ª. Edição em 2010. É cavalgada, Shows, Rodeios, Leilões e muitas atrações durante todo o período de mais de uma semana. O comércio se esvazia, mas o recinto de exposições está sempre lotado.

Acompanhei a bela e ampla cobertura do Blospot do Toninho Moré, que juntamente com a Bel,editam a Revista Radar todos os meses..Ví também a divulgação dada pelos jornais Integração e Tribuna Livre. O que mais me chamou a atenção foi a cavalgada, que começa na cidade e vai até o Recinto de Exposições “Alfredo Ellis Neto”. O nome é famoso, pois se trata do grande criador da raça Chianina (de saudosa memória), que doou o espaço destinado à FAIVE, deixando apenas seu nome como benemérito.

Em Presidente Prudente, começa a preparação de mais uma Exposição Agropecuária no Recinto de Exposições - cedido pelo Estado - através de comodato. A mostra é tradicional e se realiza juntamente com os festejos do Aniversário da cidade, no dia 14 de Setembro. Cavalgada, também faz parte da Abertura da Festa. E ao que parece contará com alguns shows e muitos leilões.

No Campus da Unesp em Presidente Prudente, a movimentação vem sendo muito grande nos últimos meses. São os eventos científico-culturais, que atraem estudiosos e pessoas interessadas; a maioria, inscrita previamente através da Internet. Nos meses de Julho e Agosto foram inúmeros os eventos realizados pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, contando inclusive com intelectuais e cientistas das maiores Universidades mundiais. Por sinal, a UNESP figura entre as seis maiores Universidades brasileiras e uma das melhores do mundo, numa seleção de 500 Universidades.

Presidente Prudente sediou mais uma vez o Festival Nacional de Teatro. Nunca se viu tanta movimentação e tantos espetáculos teatrais em todos os pontos da cidade. Desde o Centro Cultural Matarazzo, ao SESC/Thermas, Teatro Municipal Procópio Ferreira e até mesmo o Calçadão e a Praça 90 de Julho receberam um público dos maiores, para ver e aplaudir os espetáculos teatrais do 17º Fentepp. Mérito do Secretário Fábio Nougueira, com meus parabéns!

As aves mais conhecidas do publico – pombos do mato – chegam aos bandos à Praça 9 de Julho, todas as tardes para o repouso noturno. Outras espécies também se tornaram assíduas freqüentadoras dos Condomínios Residenciais e Parques ecológicos. Entre os quais o Campus da FCT/UNESP. Até aves noturnas são observadas constantemente em Presidente Prudente.

E não poderíamos concluir este informativo, sem o triste registro da morte de dois amigos e ex-companheiros de Rádio: Ailton Luiz e Galileu Silva. Ambos faleceram neste mês. O primeiro, com 43 anos de idade e o segundo, com 72 anos. Foram muitos anos de carreira e sacrifício para se chegar aos dias atuais. Eles deixam saudades, com os meus sentimentos e votos de solidariedade às suas famílias. Também meus pêsames à família do Romualdo Fink de Andrade, de Teodoro Sampaio, que faleceu no mês anterior.


Cavalgada está despertando a atenção de muita gente na região de Presidente Prudente. Evento agropecuário está sendo melhor valorizado.


Shows atraem grande público, como aconteceu agora em Presidente Venceslau com Luan Santana e outros astros e estrelas, no Recinto da 36ª. Feira Agropecuária e Industrial.


Sempre é bom ressaltar, o importante papel exercido pelos profissionais de comunicação. Nesta foto, Toninho Moré, Bel, Cícero Afonso. José Costa, Hailton Freitas e outras expressões regionais.


Nelson Marquezi é um homem que tem história na vida cartorária de Presidente Prudente. Segundo suas próprias palavras, são 55 anos de atividades, com uma boa equipe ao seu lado.


As aves mais conhecidas da população passaram a ser vistas com maior freqüência nas praças publicas parques ecológicos e condomínios.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 23h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ÍNDICE DE PREÇOS TOLEDO
APONTA INFLAÇÃO EM PRUDENTE

No último mês, o Índice de Preços Toledo – IPT registrou uma inflação de 0,61%. A pesquisa realizada no dia 13 de julho constatou que o consumidor gastava R$ 310,09 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 16 de agosto, este valor chegou à marca de R$ 311,97. A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando elevação de 0,75%.

Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram Tomate (Kg) e linguiça fresca (kg), com elevações em seus preços de 14,74% e 14,56.%, respectivamente. O grupo de Artigos de Limpeza apresentou a segunda maior alta, registrando inflação de 0,41%. Os produtos que mais contribuíram com o aumento foram à água sanitária (1L), com elevação de 12,34%, e detergente líquido (500ml), com elevação de 4,95% em seus preços.

Seguindo em direção contraria, o grupo de Higiene Pessoal, apresentou baixa de 0,21% nesta pesquisa. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram o papel higiênico (4un. 30m), com baixa de 7,03%, e o sabonete (90-100g), com baixa de 4,94%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os locais de pesquisa, como no caso do tomate (Kg), cujos preços variaram de R$ 0,54 a R$1,55, com variação de 187,04%, o absorvente aderente (8 unid.) com variação de 146,07% cujos preços variam de R$ 0,89 a 2,19 e ovos brancos (dúzia), com variação de 141,41%, cujos preços variam de R$ 0,99 a 2,39.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 41%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 145,55. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 102,98, economizando, assim, R$ 42,57. O IPT acumula uma alta de 0,20% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.


O Tomate rasteiro foi o produto menos valorizado no mercado regional. Antes, custava até R$ 2,49 o kg. Hoje está sendo vendido a preços inacreditáveis: de 45 a 50 centavos o kg.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AGRICULTURA FAMILIAR DOA FEIJÃO (2 T.)
PARA PROJETOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na última quarta-feira (25/08), a Casa da Agricultura de Presidente Prudente - através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) - entregou à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), mais de duas toneladas de feijão para abastecimento dos serviços de alimentação oferecidos pela pasta nos projetos sociais da rede pública de assistência. A distribuição, que ocorreu na sede do prédio da Merenda Escolar, foi efetivada por produtores rurais da Associação de Agricultores Familiares da Fazenda São José (Banco da Terra) e possibilitada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade doação simultânea.

Segundo o técnico e médico veterinário da Casa de Agricultura do município, Flávio Augusto Silvestrini Tiezzi – que presta serviço num convênio firmado entre Prefeitura (Sedepp) e Estado (Cati) –, exatos 2.250 quilos de feijão foram doados. O alimento foi recebido pelo técnico da SAS e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Sérgio Braz Magaldi, que na ocasião representou ainda a secretária municipal Regina Helena Penati Cardoso.

De acordo com Magaldi, a quantidade é suficiente para garantir pelo menos um mês de feijão no prato de cada um dos atendidos nos projetos mantidos pela secretaria. “Com essa doação, o dinheiro que seria usado para a compra de feijão nesse período de 30 dias poderá ser usado agora para outras finalidades, na aquisição, por exemplo, de outros alimentos”, diz. Salienta ainda que acabam beneficiados com o feijão, menores atendidos nos projetos Criança Cidadã e Aquarela, dependentes da Casa de Passagem, além daqueles inscritos nos projetos de proteção especial como Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) – Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra criança e adolescente, que substitui o antigo Programa Sentinela.

O PAA que possibilitou essa doação (como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação), é um instrumento de política pública coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e composto ainda pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Companhia Nacional de Grãos (Conab). Em Prudente ele é dividido em três frentes: doação simultânea, merenda escolar e formação de estoque. A distribuição de hoje se deu na doação simultânea, modalidade mais comum, até mesmo pelos beneficiados serem pequenos produtores e não produzirem com frequência quantidade significativa para estocar. Para ser contemplado com o programa, o pequeno produtor precisa estar associado a uma associação. Este ano a Conab está disponibilizando para o programa a quantia de R$ 124.325,00 para pagamento dos produtores.

(Foto – Cedida/Flávio Tiezzi)


O Técnico Flávio Tiezzi, da Casa de Agricultura do município, mostra qualidade de feijão doado por produtores do Banco da Terra à Assistência Social de Presidente Prudente.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ASSENTADOS RECEBEM CAPACITAÇÃO

Produtores rurais do assentamento São Camilo em Presidente Venceslau, concluíram na primeira quinzena de agosto um curso sobre Administração Rural, promovido pela parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural e a Prefeitura do município, através da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Divisão e um dos organizadores do curso de capacitação, Luiz Fernando Reverte, participaram 20 pequenos produtores rurais. Eles receberam informações úteis sobre planejamento estratégico, gerencial e financeiro em relação à comercialização e controle da produção. O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, Renato de Souza Pulli.

“O [Assentamento] São Camilo é novo e o curso foi de extrema importância para os assentados”, avalia Reverte. “A nossa Divisão tem o objetivo de fornecer à população rural o conhecimento necessário para que possam gerenciar suas propriedades de maneira sustentável, vendo ali oportunidades para a geração de renda, qualidade de vida familiar e a permanência no campo”.

De acordo com o agrônomo, estudos estão sendo feitos para que o assentamento São Camilo receba outros cursos do Senar, que vão beneficiar diretamente toda a comunidade alí instalada. Até o momento, já está agendado um novo curso sobre manejo e formação de pastagem, a ser realizado entre os dias 25 e 27 de outubro.

(Foto e texto de Danilo Bomfim, especialmente para o Blog "Memórias de um repórter do interior")


Grupo de proprietários rurais do Assentamento São Camilo, em Presidente Venceslau, acompanhando o curso promovido em parceria pelo Senar, Sindicato Rural e Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente - Daama.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PARA VERIFICAR A REPOSIÇÃO
IBAMA ENVIA REPRESENTANTES

Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estão na região em missão oficial para conhecer em detalhes a evolução do sistema da reposição florestal implantado no Estado de São Paulo. O engenheiro florestal e diretor de Biodiversidade e Florestas do IBAMA/Brasília, João Carlos Nedel, e o engenheiro florestal e assessor da Presidência do IBAMA, Sidney Sabbag, visitam nesta quinta-feira a sede da Associação de Reposição Florestal do Pontal do Paranapanema “Pontal Flora”, em Presidente Venceslau.

Acompanhados pelo presidente da entidade, José Alberto Pereira Mangas Catarino, os servidores do órgão federal estão conhecendo de perto a infraestrutura do viveiro, o trabalho desenvolvido e algumas áreas de plantio fomentadas pela associação florestal.

“Com a visita, os técnicos querem se inteirar de todos os aspectos relativos ao sistema paulista da reposição florestal, como a legislação, cadastramento on-line, associações credenciadas, fomento florestal, entre outros. A intenção da visita é que, com as observações feitas, possa se propor um modelo de reposição, a nível nacional, calcado na experiência de São Paulo”, explica Catarino.

O modelo de reposição florestal existente no território paulista é atualmente reconhecido internacionalmente, tanto por governos de países da América Central, quanto por conceituadas instituições financeiras, como o Banco Mundial. “Incentivamos este modelo [de reposição florestal] porque é o que se mostra mais eficiente, dando sustentabilidade ao consumo de matéria prima lenhosa, proporcionando desenvolvimento com inserção na área ambiental, social e econômica”, ressalta Catarino.

O modelo defendido pelo presidente da Pontal Flora pode ser comprovado na Nicarágua, onde o Programa de Modernização do Setor Dendroenergético está entrando na segunda fase. O governo nicaraguense contou com a colaboração técnica de Catarino, que esteve no país centro-americano em 2007, auxiliando nos trabalhos de implantação. No final de setembro, atendendo a convite, Catarino retornará à Nicarágua para acompanhar o início da fase II do Programa.


Em Presidente Prudente, o Sr. José Mangas Catarino dialogou com professores da Universidade de Coimbra que vieram participar de um Seminário Internacional sobre meio ambiente.


Posteriormente, o Diretor da Pontal Flora, José Mangas Catarino acompanhou os técnicos do IBAMA na visita ao Viveiro de Mudas de sua empresa, em Presidente Venceslau.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GREENPEACE SOBREVOA
E REGISTRA QUEIMADAS

“As condições de voo são precárias. A visibilidade está muito reduzida e é difícil controlar o avião”, avisava o piloto pelo rádio, na última quinta-feira. Sobrevoando a Floresta Nacional do Jamanxim, área protegida por lei no Pará, uma equipe do Greenpeace constatou o que os satélites já diziam: o local era pura fumaça. Há pelo menos um mês entre as dez unidades de conservação que mais queimam, a Flona do Jamanxim é uma faísca do que está acontecendo pela Amazônia nessa época.

Não é novidade. Quando os meses de junho e julho batem à porta, a chuva dá uma trégua e a temporada da seca chega à floresta tropical brasileira. É quando os produtores rurais aproveitam para “limpar” seus terrenos e renovar o cultivo, seja de agricultura ou pasto para a pecuária. Jeito antigo e barato de fazer o trabalho, o fogo ainda permanece como prática extremamente comum na região. Daí para as chamas avançarem sobre as cercas das fazendas e adentrarem a floresta é um pulo.

Foi justamente isso que o Greenpeace documentou. Em quatro dias de sobrevoos, a equipe cruzou o Pará de cima a baixo e foi do Norte a Oeste de Mato Grosso. Passando por muitas áreas embaçadas pela fumaça, foi difícil registrar as queimadas. Mas foi fácil perceber a associação entre fogo e áreas de expansão da agropecuária. Cruzando dados do Prodes (Pograma de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia) com os locais dos focos, é fácil perceber que, geralmente, o fogo começa na fronteira entre floresta e campo.

“Encontramos grandes focos. Na região da BR-163, o fogo começou no pasto e já atingiu a floresta. E a mesma coisa acontece no Norte de Mato Grosso”, conta Paulo Adario, diretor da Campanha da Amazônia do Greenpeace. “Isso é trágico , porque além de afetar a saúde da população, as queimadas são, junto com o desmatamento, a principal contribuição que o Brasil dá para as mudanças climáticas. É preciso parar isso”.

Vem mais pela frente

Em tempos de mudanças no clima e acordos internacionais, a necessidade de frear as queimadas é latente: somadas às derrubadas, elas jogam na atmosfera 75% das emissões de gases estufa que o Brasil produz. Mas a tendência é que a curva de focos de calor só faça aumentar nos próximos meses. Além de ser um ano eleitoral, quando historicamente as autoridades fazem vista grossa para o problema, dessa vez, a seca está castigando.

A umidade relativa do ar este ano está baixíssima em algumas regiões da Amazônia. A taxa, que normalmente bate os 80%, já está em 15% no Sul do Amazonas e no Norte do Mato Grosso, por exemplo. O número está abaixo do que se encontra hoje São Paulo e Minas Gerais, ambos em torno dos 25%.

Esse cenário é propício para que o fogo se alastre. E as conseqüências já estão aí. As principais cidades amazônicas, como Manaus, Cuiabá e Porto Velho, têm passado os dias sob uma densa nuvem de fumaça. Os aeroportos abrem e fecham, a economia é afetada e a população bota fuligem para dentro dos pulmões. “Tudo isso que está acontecendo não ajuda os fazendeiros, não ajuda os nossos pulmões”, afirma Paulo Adario. “E, seguramente, não ajuda o clima do planeta”.

(Matéria enviada por Montezuma Cruz)


Greenpeace sobrevoa e registra queimadas na Amazônia, que não poupam nem áreas protegidas. Fogo tem avançado de fronteira agropecuária para floresta.

Para ver uma galeria de fotos feitas durante os sobrevoos, clique aqui.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NOVA FLORADA DOS IPÊS

Parece incrível, mas o ciclo das flores – especialmente do Ipê – vem sofrendo constantes alterações. Bem antes da Primavera, num clima tropical totalmente diferenciado da Estação do Inverno, a florada dos Ipês se antecipa e desabrocha pela 3ª. ou 4ª. vez no ano. É uma fase bonita, mas de curta duração. Devido naturalmente às elevadas temperaturas e baixa umidade do ar, que chegou a alcançar 8%.

Vejam o que conseguimos captar com nossas objetivas no decorrer dos últimos dias. São flores que embelezam a cidade, em todos os pontos, incluindo a periferia e a zona rural. Existem alguns locais, que nessa fase ficam totalmente cobertos pelas flores que caem, dando um novo colorido e um atrativo diferenciado para as pessoas que passam pelo local.

Além do Ipê Roxo ou Rosa, também são vistos outros tipos de flores que ornamentam jardins e praças públicas. Em algumas áreas urbanas de Presidente Prudente já existem extensas alamedas cobertas com Ipês de cores variadas. Mas também outras variedades de flores. Confira em nossas fotos, que clicamos nos últimos quinze dias.

As novas Floradas dos Ipês em Presidente Prudente

Além dos Ipês, outras variedades também se destacam.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 22h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

O CAÇADOR DE ONÇAS

Nos últimos anos do século passado, houve grande mobilização por parte da CESP em torno da Bacia do Rio Paraná visando resgatar aves e animais silvestres, existentes na área a ser inundada para formação do Grande Lago de Porto Primavera. O Ibama representado pelo biólogo Peter Crawshow se fez presente durante vários meses, coordenando os trabalhos de captura, às margens do Rio Paraná, envolvendo os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Desde Nova Andradina, Bataguassu, Rosana, Presidente Epitácio e Panorama.

Fazendo parte da equipe, também teve destacada atuação um famoso caçador de onças, com vasta experiência no Pantanal Matogrossense: “Tonho da Onça”. Tratava-se de um especialista que se tornou conhecido em todo o país, após a divulgação pela imprensa nacional e internacional, de ter sido um dos maiores caçadores de onças do centro-oeste brasileiro. Só não foram revelados os números relativos à quantidade de felinos que ele sacrificou.

Para demonstrar essa habilidade, e com apoio de outra equipe baseada num helicóptero que sobrevoava a região, primeiro eram localizados os animais para o resgate. Depois, o caçador partia para o local com uma matilha de 10 a 15 cães e uma espingarda equipada com dardos. Aí, a onça acuada e perseguida, acabava recorrendo à árvore mais próxima para se livrar do ataque dos cães.

Então, o caçador fazia a aproximação e concluía a operação, efetuando os disparos com tiro certeiro sobre o alvo desejado, ou seja: a onça pintada ou a onça parda. Atordoado, o animal descia da árvore, e a equipe de pesquisa – orientada pelo biólogo – realizava tranquilamente o seu trabalho de retirada do sangue para análise, identificação do felino e outros exames.

A operação comandada por Crawshaw foi tão bem sucedida, que no decurso de uma semana, sua equipe conseguiu localizar e identificar nada menos que seis onças. A outra equipe, incumbida da caça a outros animais, capturou no Varjão do Rio Paraná, centenas de cervos e aves raras, algumas já em fase de extinção.

A captura de veados (posteriormente encaminhados aos Zoológicos do Estado), foi mais difícil, devido à agilidade desses animais. Para resgatá-los, exigiu-se o emprego permanente de um helicóptero, de onde os caçadores saltavam sobre os animais, dominando-os e amarrando-os com corda, para depois submetê-los aos exames de praxe.

Foi um período importante da história regional que precedeu ao enchimento do Grande Lago de Porto Primavera, visando o resgate de animais e aves silvestres, em defesa da flora e da fauna. Ao mesmo tempo, se colocou em evidência uma atividade até então desconhecida, ou seja: a preservação ambiental numa área em que a devastação imperou por longo tempo, sem que os ambientalistas se manifestassem.

Em se tratando de felinos, existem curiosas historias envolvendo onças e gatos. Chega mesmo a ser pitoresco o episódio que envolveu um Advogado tempos atrás em Presidente Prudente. Não era uma fase de tanta violência com assaltos diários como ocorrem atualmente. Mas para um morador da Zona Leste, sempre foi temeroso viver sem a companhia de um animal, como forma de segurança.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Advogado. Ao invés de ter um cão feroz em sua companhia, ele preferiu uma onça, que foi adotada ainda filhote. Era uma Sussuarana, tratada à mamadeira desde os seus primeiros dias – enquanto ainda era pequena – e não assustava ninguém. Isso aconteceu nos últimos meses do ano de 1981.

À medida que a onça ia crescendo, passou a representar séria ameaça para os vizinhos ou por aqueles que perambulavam pelos bairros de além-linha, na tentativa de praticar algum assalto. Passando por ali, logo se defrontavam com a fera, e desde então mudaram seu roteiro de visitas. O Advogado ficou tão empolgado com a onça que mantinha para a segurança de sua família, que passou a viajar tranqüilo, na certeza de que nenhum “amigo do alheio” invadiria sua privacidade.

Nessa altura, fui pessoalmente atestar a eficiência da onça, transformada em cão de guarda. E o Advogado relatou detalhe por detalhe do que significava ter um animal feroz e eficiente como aquele, para substituir os cães de guarda. A notícia repercutiu nas reportagens que realizei pela TV, reaproveitadas e reproduzidas pelas emissoras de rádio e os jornais da época.

Mas ao mesmo tempo, o assunto passou a merecer atenção da Polícia Ambiental e do Ibama, que acabaram por recolher o felino e levá-lo como doação para o Zoológico de Araçatuba. Com isso, o Advogado perdeu uma importante aliada, que sem nada receber cuidou da segurança de sua família e se tornou por algum tempo, um dos animais de maior respeito em toda Zona Leste de Presidente Prudente.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 21h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog