MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA
PARA O CENTENÁRIO DE PRUDENTE

No dia 14 de Setembro, Presidente Prudente festejou seus 93 anos de fundação, com a presença de autoridades e convidados no Palanque Oficial e a população nas ruas, especialmente para acompanhar as celebrações e a participação de inúmeras instituições. Unidades militares e paralmilitares foram as primeiras a se apresentar; depois vieram as representações escolares, entidades e empresas diversas, da cidade e região. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O prefeito Milton Carlos de Mello que comandou a festa definiu o desfile de 14 de Setembro, como uma pequena demonstração do que Presidente Prudente pode oferecer, como município-autônomo, com suas entidades representativas e até mesmo pela criatividade da população que participa ativamente do desfile.

O Diretor da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Unesp (que comemora 51 anos de existência), Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, afirmou que a cidade chega aos 93 anos, vivendo um grande momento. Um deles, é representado pela soma de investimentos da Universidade, com mais de 2 milhões em obras e 40 milhões injetados anualmente na economia local. Além da modedrna gestão implementada, existem os projetos de extensão, através de parceria com a administração municipal.

De De acordo com o Diretor da FCT-UNESP, Presidente Prudente se revitalizou, como reflexo do bom desempenho da economia nacional. A cidade se coloca como uma alternativa importante para os investidores. Tanto que estamos recebendo novas e grandes empresas. A qualidade de vida oferecida aqui é muito positiva e representa também um fator que atrai empreendedores e pessoas que querem investir, criar empregos; enfim, se expandir. É uma cidade num contexto nacional de destaque - e com toda certeza - tem o que comemorar!

Numa avaliação sobre o momento sócio-econômico do município, disse o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol: ficamos durante muito tempo reclamando, porque o país também estava patinando. Presidente Prudente sofreu muito com a guerra fiscal. Os nossos vizinhos Paraná e Mato Grosso do Sul foram muitos agressivos na guerra fiscal e conseguiram levar muitas de nossas empresas. Empresas que tinham suas matrizes nesta cidade e se deslocaram para Maringá, Londrina, Campo Grande, Cuiabá e Rondonópolis.

"Presidente Prudente, além de estar no contexto nacional de baixo crescimento econômico, sofreu muito com essa guerra fiscal por vários anos. Diria que, de três anos para cá – período em que o País retoma sua trajetória de crescimento econômico - a guerra fiscal foi amenizada. Investimentos passaram a ser feitos aqui na região. Nos últimos anos, Prudente tem sabido aproveitar essas oportunidades e isso depende muito dos gestores públicos". Quanto à administração municipal, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP considera muito boa, porque o Prefeito é uma pessoa prática, constituiu uma equipe competente que está trabalhando, faz uma administração moderna, tem feito parcerias e está preocupado, antes de tudo, com Presidente Prudente.


A festa comemorativa aos 93 anos do município, realizou-se na Avenida Washington Luís. No palanque, autoridades e convidados.


Nesta Avenida - que foi a 1a. no traçado da cidade em 1917 - o Tiro de Guerra puxou o cortejo,abrindo o Desfile.


Por aqui desfilaram muitas escolas e instituições diversas. A visualização se estendeu ao longo da Avenida.


Tratores e implementos agrícolas - o sustentáculo da economia regional - aqui foram mostrados, juntamente com as antigas jardineiras.


O prefeito Tupã definiu o desfile como uma pequena demonstração do que Prudente pode oferecer. O Diretor da FCT-UNESP, Prof.Nivaldo disse que Prudente se revitalizou como reflexo do bom desempenho da economia nacional

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TOMATE COM BAIXA COTAÇÃO
DESESTIMULA PLANTIO E PRODUÇÃO

Ao contrário do que vem acontecendo com o feijão, chuchu e outros produtos agrícolas, o tomate é a cultura que mais tem preocupado os produtores rurais. A cotação é baixíssima - devido ao excesso de produção - e os preços oferecidos no mercado consumidor chegaram ao mais baixo patamar: De 45 a 75 centavos o quilo. A região de Presidente Prudente foi no passado uma das maiores produtoras de tomate do interior brasileiro, alimentando por aproximadamente 20 anos duas grandes indústrias: a CICA e a ETTI, com indústrias de transformação e icentivo à tomaticultura, nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.

Para demonstrar seu descontamento com a falta de preços compensadores,um dos produtores rurais, estabelecido em Presidente Venceslau decidiu mandar gradear a terra e oferecer de graça, tudo que poderia ser aproveitado, em benefício de entidades sociais. E o fez, com o apoio do Prefeito Ernane Custódio Erbella, que enviou para o local um contingente de trabalhadores para colher o excedente da safra, o que representou um gesto nobre do doador e benefício para várias instituições assistenciais.

Por conta da superprodução e o preço baixo do mercado, o produtor Adelino Babata tomou a drástica decisão de abrir mão da colheita, devido aos custos. Percebendo que vários hectares ocupados pela plantação de tomate estaria perdida com a gradeação da terra (para novo plantio), servidores da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama) da Prefeitura foram até o local. E trouxeram para a cidade cerca de 30 caixas, contendo frutos sadios e nutritivos para serem aproveitados por muitas famílias. A coleta teve o aval do produtor.

O prefeito Ernane Erbella, acompanhou parte da colheita, ao lado do diretor da Daama, Álvaro Carlos da Silva, e elogiou o gesto de Babata em promover a doação, assim como a iniciativa da Divisão de Agricultura em aproveitar essa magnífica oportunidade. “Os tomates, que seriam transformados em adubo, vão agora direto para o prato, a fim de auxiliar na complementação alimentar das famílias carentes, atendidas pelas entidades assistenciais de Venceslau”, comentou Erbella. O prefeito agradeceu ainda ao Sr. Anacleto Batata, proprietário da fazenda onde ocorre o plantio, por ter permitido o acesso dos funcionários municipais à área de lavoura.


O tomate registrou este ano uma de suas maiores safras, mas os preços despencaram com a super-produção. O proprietário da lavoura não teve outra alternativa: mandou gradear a terra e o que restou da colheita destinou-se à doação.


O próprio prefeito levou servidores municipais para fazer a última colheita. No final da jornada, tudo foi encaminhado e doado às entidades sociais de Presidente Venceslau.


No término da operação, foram selecionadas 30 caixas de tomate. A terra foi liberada para novo plantio e o proprietário - que teve um gesto altamente nobre - se sentiu recompensado e a comunidade, agradecida.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

A REDAÇÃO VAI PARA AS RUAS
COM FOTÓGRAFO E REPÓRTER

A moderna tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o exercício da atividade profissional no campo das comunicações. Hoje, as condições são outras, nada comparável ao passado. A telefonia celular e a Internet mudaram o sistema com amplas facilidades de contato com a personalidade desejada, em qualquer lugar que se fizer necessário. Além disso, o avanço tecnológico agiliza o processo de comunicação, podendo mesmo estabelecer uma conexão instantânea e permanente.

Observando o trabalho desempenhado nos dias atuais por alguns colegas (da nova geração), pude constatar a evolução de um processo que envolve fotografia e texto – redigido e transmitido on line – para o veículo que pautou a matéria. E aqui, quero ressaltar a eficiência desse trabalho por dois fotógrafos e dois jovens repórteres. Um deles é Márcio de Oliveira, do Jornal O Imparcial e o outro, o veterano e competente Jorge dos Santos, do Oeste Notícias.

Os repórteres incumbidos do cumprimento da pauta estão muito bem preparados para realizar toda e qualquer matéria de interesse dos leitores e assinantes. O primeiro, Felipe Peretti (19 anos), neto do pioneiro Mário Peretti, um jornalista que herdou as tradições da família como o 1º linotipista dos anos 40, até chegar ao comando do jornal como diretor, função que exerce até hoje.

E quem me surpreende é outro jovem – embora com 29 anos de idade – mas com formação acadêmica. Eventualmente, eu pretendia fazer a mesma cobertura de caráter político, entrevistando a Presidenciável Dilma Roussef, cuja vinda a Presidente Prudente foi anunciada duas vezes. E nenhuma delas se concretizou. O repórter é Cleiton Santos, que teve breve passagem pelo Jornal Oeste Notícias e agora, cuida do Esporte num Tablóide Semanal. Veja as duas fotos em que ele aparece ao lado do grande fotógrafo, Jorge Santos.


Márcio de Oliveira é um dos fotógrafos do Jornal O Imparcial que cobre todos os acontecimentos na área regional. Com ele, a mais grata revelação: Felipe Peretti, neto do pioneiro Mário Peretti.


Jorge Santos é fotografo veterano que atua com eficiência nas maiores coberturas da imprensa regional. Aqui, ele complementa o trabalho de reportagem de Cleiton Santos, com imagens diretas via Internet.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AS DELÍCIAS DA PRAÇA 9 DE JULHO

Na região de Presidente Prudente, a Praça 9 de Julho é das mais conhecidas. Recebeu essa denominação numa justa homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, quando a região inteira se levantou em armas – sob o comando do Cel.Miguel Brisolla de Oliveira – exigindo do Governo central uma nova Constituição. É a Praça que serve de referência ao Centro geográfico da cidade e região. Mas também existem ali, coisas diferentes e agradáveis para degustação.

Quem aprecia Pamonha, Curau, Bolo de Milho, Tapioca, Churros ou Pães caseiros, encontra esses produtos para pronta entrega ou para serem degustados na própria Praça 9 de Julho. Produtos derivados do milho, chegam aos interessados todas as manhãs e são entregues bem quentinhos por estarem acondicionados em caixas de isopor para conservação. Churros e Tapioca são feitos na hora e consumidos de acordo com o sabor escolhido pelo consumidor.

Os pães caseiros, procedem da Paróquia de Santo Antonio de Pádua, no Jd. Paulista e são expostos numa grande barraca. Em média, custam R$5,00 por unidade, tudo em benefício das obras paroquiais do Padre Ivair Gentil Zanchetta. Os churros são vendidos na Praça pelo Sr. Sinval Lucas, há oito anos. A saída – em média – segundo o próprio vendedor é de 30 a 40 por dia.

O trailler da Pamonha conta sempre com a presença das irmãs: Daniela e Juliana. Até há poucos dias, tanto a Pamonha salgada ou doce, bem como o bolo de milho custavam R$1,50 por unidade. Mas já subiu para R$2,00 porque a procura é muito grande. Quem produz a Pamonha – por sinal muito gostosa – é a própria mãe das meninas. A venda é feita de 2ª. a 6ª.feira e o movimento varia de acordo com a época. Na fase junina, chegam a ser vendidas 60 pamonhas por dia.

A Barraca da Tapioca é a que mais chama a atenção dos que passam pelo Calçadão ou pela Praça 9 de Julho. Dalete é quem atende os visitantes há mais de dois anos auxiliada pelo pai, Sr. Paulo de Oliveira. O preparo da Tapioca exige conhecimento; e Dalete diz que aprendeu com uma artesã alagoana que esteve participando de um evento em Presidente Prudente. A matéria prima que ela utiliza é fornecida por uma distribuidora especializada. Produtos de Fecularia e queijo, são os principais ingredientes para a Tapioca, doce ou salgada.


Na Praça 9 de Julho, a primeira coisa que chama a atenção dos visitantes é a Barraca da Tapioca, dirigida por Dalete, auxiliada pelo pai, Sr. Paulo de Oliveira.


É Dalete quem prepara a Tapioca na presença do freguês, que escolhe o sabor desejado: doce, salgada ou com recheios, principalmente queijo.


A Barraca dos Pães de Santo Antônio e o trailler da Pamonha também chamam a atenção de todos. A procura é relativamente grande, todos os dias.


Pamonha doce ou salgada e bolo de milho têm excelente aceitação. Quem compra, volta outras vezes e até faz encomendas para viagem. São delícias do milho.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REVITALIZAÇÃO DO BALNEÁRIO
DA AMIZADE, JÁ É UMA REALIDADE

Poucos puderam acompanhar, mas de forma surpreendente o maquinário da Prudenco - Cia.Prudentina de Desenvolvimento - está sendo mobilizado nos últimos meses para dar cumprimento às obras de revitalização do Balneário da Amizade, situado entre os municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Trata-se de uma obra implantada pelo então prefeito Paulo Constantino na década de 80, com a finalidade de estimular o turismo, lazer e recreação para toda a população dos dois municípios.

Ocorre que por falta de recursos - e até de certa forma por interesses políticos - a obra ficou no esquecimento, excetuando o aproveitamento de seu potencial hídrico, explorado pela Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP - através de convênio para suprir o abastecimento de água nas fases emergenciais. O tempo passou e pouco se fez no sentido de restaurar ou revitalizar o Balneário, o que em tempo está sendo concretizado na administração do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã.

Foi por intervenção do Poder Público Municipal, que se tornou possivel a obtenção de recursos financeiros para essa obra. Isso se fez com o apoio de algumas lideranças partidárias, incluindo candidatos atuais ao Senado da República, que intercederam em favor desta comunidade, conseguindo liberar aproximadamente l milhão de reais. O trecho que recebeu obras de pavimentação asfáltica, demanda desde o final da Avenida Ana Jacinta – nas imediações dos Residenciais Servantes I e Green Ville e Jardim Ouro Verde.

Alguns desses locais eram tidos como ociosos e pontos de drogas, e agora estão sendo transformados em praças de lazer, segundo o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação Laércio Batista de Alcântara. A Constru (Construtora, Indústria e Comércio Ltda), de Presidente Prudente foi a vencedora de licitação. Essa empresa fez o trabalho de idealização da praça, enquanto a Prudenco priorizou a pavimentação do acesso ao Balneário pela Avenida Ana Jacinta, bem como do contorno do leito até o obelisco na divisa com Álvares Machado.

Segundo Alcântara, foram investidos nesse primeiro momento recursos suficientes para pagar o investimento inicial, como parte do programa de revitalização do Balneário da Amizade, orçado em R$ 5 milhões e previsto para ser finalizado até o fim de 2012. “A proposta do prefeito Tupã é transformar aquele local que não recebia melhorias há mais de 30 anos. Também com o propósito de dar condições de acessibilidade à população de forma fácil, rápida e prática, para que todos possam sufruir desse espaço como área de lazer”, ressalta.

A obra da praça e a pavimentação do acesso ao Balneário, acrescenta Alcântara, foi orçada em R$ 150 mil, cujo recurso do governo federal foi conseguido por meio de emenda parlamentar. Já na pavimentação de todo o entorno do Balneário está previsto investimento da ordem de R$ 500 mil ou mais. “No total serão R$ 800 mil, já que a Prefeitura de Prudente está entrando com uma contrapartida de mais R$ 150 mil. Para ambos os casos, a meta da administração é entregar a melhoria até o final deste ano”, revela.

A praça anunciada e em vias de ser concluída será composta de bancos, iluminação pública, pistas de caminhada e áreas para arborização e jardinagem. Atualmente, de acordo com Alcântara, ocorre à parte de “infraestrutura pesada”, incluindo pavimentação asfáltica de uma via marginal com duas pistas, já prontas.. “Num segundo momento a Prefeitura vai instalar iluminação e construir quiosques nas imediações, e posteriormente, agilizar a revitalização do espelho d'água que é considerada uma das fases mais difíceis”, enumera.

“As obras ocorrem gradativamente porque tudo é feito com planejamento. Sem contar que elas complementam a reestruturação e revitalização dos pontos turísticos de Prudente. Por sinal, que inclui, dentre outros o Parque Aquático da Cidade da Criança, a revitalização do prédio da Fepasa, Centro Cultural Matarazzo, Museu, Centro de Eventos IBC e o programa de sinalização turística em vias de ser iniciado pela Semav”, encerra.


Uma visão do que vem sendo construído no Balneário da Amizade, tendo por principal finalidade a restauração e revitalização do empreendimento público.


As primeiras obras já podem ser visualizadas pelas pessoas interessadas no desenvolvimento das atividades de turismo e lazer que vão beneficiar toda a população.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UM FESTIVAL QUE TEM
QUASE 30 ANOS, COM PIPAS

Todos os anos – entre Agosto e Setembro – a cidade de Presidente Prudente conta com um tradicional Festival de Pipas, organizado pelo Jornal de maior circulação, O IMPARCIAL em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Secretarias Municipais de Esportes e Cultura, PM e Bombeiros. Raul Albieri é o Patrono e o último Festival verificou-se no dia 5 de Setembro. Outro aspecto interessante: a realização do Festival ganhou maior expressão quando passou a ser realizado no Centro Olímpico do Parque do Povo, no final dos anos 80.

Embora esteja na sua 25ª Edição, dentre outros locais, o Festival de Pipas foi sediado anteriormente no Colégio Agrícola. Quem nos conta é o Diretor do Jornal, Deodato Ramos. O mais importante é que o último Festival registrou recorde de participantes e de público: mais de 3 mil pessoas. A Comissão organizadora recebeu 357 inscrições nas categorias: Maior, Criativa e Temática, o que valeu troféus para os melhores classificados e uma Moto como prêmio para a Pipa de maior destaque.

Foi o auxiliar de escritório Reginaldo Mauricio de Souza (24 anos) quem conquistou a classificação Destaque Especial 2010, com a réplica do Barão Vermelho, aeronave das mais conhecidas durante a 2ª.Guerra Mundial. Na categoria temática, foi o administrador de empresas Samuel Toledo (38 anos), o vitorioso, conquistando a 1ª. colocação com a imagem de Ayrton Senna, destaque da Fórmula 1, a maior e mais justa homenagem aos ídolos do esporte automobilístico.

Na categoria maior, sagrou-se vencedor o estudante Luiz Koichi Otsuka (21 anos), que competiu ao apresentar a Pipa denominada “Arraia”, com 170 m2 montada em menos de 5 dias. Clovis Oliveira Gonçalves (26 anos), trouxe para o Festival de Pipas o polvo “Paul”, dos mais conhecidos durante a realização dos jogos da última Copa Mundial de Futebol sediado na África do Sul. O mais novo competidor, Pedro Henrique de Oliveira (7 anos), foi o maior contemplado no final do Festival de Pipas Raul Albieri, com uma moto Yamaha Crypton.


O local onde se realizou o 25º Festival de Pipas Raul Albieri, no Centro Olímpico (Pq.do Povo) recebeu mais de 3 mil pessoas e 357 inscritos.


As Pipas mais expressivas do tradicional Festival, são mostradas ao público e julgadas por uma Comissão especialmente designada para premiação.


Três categorias especiais são vistas e julgadas no Centro Olímpico, sendo oferecidos valiosos troféus para as melhores classificações.


E aqui, as maiores e melhores Pipas do Festival Raul Albieri, promovido pelo Jornal O Imparcial em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.


O Diretor do Jornal O Imparcial, Sr. Mario Peretti prestigiou mais esta realização consagrada na historia de Pres. Prudente para homenagear Raul Albieri.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TORRES DE TELECOMUNICAÇÕES
SURGEM EM PONTOS INESPERADOS

Este é um assunto que já abordamos em meses anteriores, mas que só agora começa a preocupar moradores de alguns bairros. As torres de telefonia celular surgem com muita freqüência, de forma inesperada e em pontos os mais diferentes. O pior é que ninguém é consultado, nem mesmo a Prefeitura, e de uma hora para outra as antenas começam a ser levantadas. Para concluir, é só incorporar um Container Especial, devidamente equipamento para que o sistema de telefonia possa entrar em operação.

No Parque São Matheus, o número de torres implantado até agora tornou-se impressionante, até o instante em que os próprios moradores deram conta de que poderiam ser eles as primeiras vítimas da contaminação eletromagnética, e fizeram um protesto! Embargaram a obra e impediram a ação de alguns funcionários contratados pela empreiteira no levantamento da nova torre. Aí foi chamado o Secretário do Planejamento Municipal, Engº Laércio Alcântara.

Chegando ao local, o representante da Prefeitura admitiu que não havia em seus registros qualquer pedido sobre a instalação da torre de telecomunicações. Por isso, reconheceu que a ilegalidade da obra e deu força aos moradores que exigiam providências imediatas. Enquanto perdura a suspensão da obra, por falta de projetos, a população espera que antes de qualquer atividade, as empresas interessadas devem consultá-los, o que não vem acontecendo.

Alcântara informou que qualquer empresa de telefonia, interessada em viabilizar a montagem de seus equipamentos de transmissão ou retransmissão de sinais (telefonia celular), é necessário encaminhar projeto, juntamente com a documentação exigida pela Legislação brasileira. Alem disso, precisa requerer autorização da Prefeitura, o que não aconteceu neste e em outros casos. A intervenção dos moradores do Parque São Matheus foi muito oportuna e serviu como advertência a outras empresas de telefonia que operam na região.

Admite-se que os efeitos da radiação eletromagnética, provocados pelas emissões eletromagnéticas acarretam sérios prejuízos à saúde humana. Entre os quais, câncer, mal de Alzheimer, distúrbios mentais, da audição e outros riscos ainda não divulgados. Torres idênticas foram implantadas recentemente em outros locais, não só da Zona Oeste, mas também da Zona Leste, Norte e Sul do município, sem que houvesse qualquer embargo.


Os moradores (em detalhes), que assumiram o movimento de protesto contra a instalação da torre no Pq.São Matheus. Eles buscaram apoio do Secretário de Planejamento do município, Engº Laércio Alcântara. 


A torre já estava quase pronta para entrar em operações. Mas nenhum deles foi consultado sobre o assunto. Torres irregulares na região, chegam a 95,5%.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FESTA DE SANTO EXPEDITO,
TODOS OS MESES, NO DIA 19

A cidade de Santo Expedito, bem próxima a Presidente Prudente vem recebendo milhares de devotos, todos os meses, no dia 19. Neste mês, com a presença de Dom Benedito Gonçalves dos Santos – Bispo da Diocese – houve Missa concelebrada na Praça da Matriz, reunindo mais de 3 mil pessoas. São romeiros, provenientes de várias cidades, incluindo Estados vizinhos como o Paraná e Mato Grosso do Sul.

O fluxo de visitantes em número superior à população local, muitas vezes congestiona o tráfego na Rodovia e a cidade se torna pequena para acolher tanta gente. Mas, respeitando o sentimento de religiosidade de todos aqueles que comparecem à Festa de Santo Expedito, tudo é solucionado de forma satisfatória. A maioria dos que chegam querem ver o andamento das obras do Santuário Nacional, que está sendo edificado na entrada da cidade.

Neste ano, durante a homilia, Dom Benedito pediu bênçãos do céu e chuvas para amenizar o calor e o sofrimento de uma população inteira, que enfrentou mais de dois meses de estiagem. Uma semana depois, o tempo mudou e as condições climáticas favoreceram a chegada de novas chuvas, recebidas com geral contentamento.

No período da manhã, em Missa especial, Padre Umberto Laércio de Souza promoveu a inauguração de um Obelisco e uma Gruta dedicada a Santo Expedito, numa grande figueira existente no local onde será edificado o Santuário. Por sinal, as obras estão em andamento e para possibilitar a compra do material indispensável à construção, a Paróquia instituiu um Boleto Especial no valor de R$300,00. Essa importância pode ser paga em Bancos durante 10 meses, como contribuição voluntária à realização da obra. Informações pelos fones (18) – 3267-7188 e 9768-6723.


Celebração especial em louvor ao Padroeiro de Santo Expedito, ocorre sempre no dia 19.


Dom Benedito preside o ato na Praça da Matriz, tendo ao lado o Pe. Umberto Laércio de Souza.


O número de fiéis - de votos de Santo Expedito é muito grande, e aumenta todos os meses. No dia 19 de Setembro, mais de 3.000 pessoas.


Aqui se pode ver a Gruta dedicada a Santo Expedito, no local onde está sendo edificado o Santuário Nacional.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

“DEDO DURO” EM OPERAÇÕES
NA RODOVIA RAPOSO TAVARES

Nos últimos dias, entrou em Operações o novo sistema de fiscalização na Rodovia Raposo Tavares, mais precisamente em pontos estratégicos nos declives, a fim de evitar o excesso de velocidade. O Radar Eletrônico – também denominado Dedo duro – não só fiscaliza a velocidade, punindo os eventuais infratores, mas também a documentação de cada veículo identificado pelas placas.

Quando ocorre excesso de velocidade, o equipamento é acionado automaticamente e registra a placa do carro, hora e local da infração, enviando-a posteriormente aos infratores pelo sistema postal. Em se tratando de situação ilegal ou irregular do veículo, a ordem é passada por satélite – através da Internet – à base de operações mais próxima da Polícia Rodoviária ou Departamento de Estradas de Rodagem.

Na eventualidade do veículo estar trafegando em situação irregular, a Fiscalização – tanto do Estado ou da Federação - podem fazer a apreensão do carro e exigir sua regularização, com multa e acréscimo de taxas de juros ou multas. Ao que consta, todos os equipamentos instalados ao longo da Rodovia serão monitorados por uma Central de Operações da Polícia Militar.


Neste trecho da Rodovia Raposo Tavares, o Radar está captando todos os detalhes do tráfego de veículos, a começar pelo excesso de velocidade.


Existem placas de sinalização nas imediações; porém, se o motorista não for cauteloso, nem vai perceber que já está sendo monitorado.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UMA TORRE EM CADA PRESÍDIO

Pode parecer estranho. Mas de uns tempos para cá, começaram a surgir bem ao lado dos Presídios de Presidente Venceslau e Presidente Bernardes, torres metálicas para retransmissão de sinais de telefonia celular. Foi uma estranha iniciativa, pois como todos sabem, em torno dos estabelecimentos penais, existe restrição quanto à utilização de telefones para as comunicações.

O que vinha ocorrendo era realmente um fato sui-gêneris: enquanto a comunicação era dificultada para os moradores externos (vizinhos), tornava-se mais fácil e eficiente para os internos. Daí a pergunta: Por que existem torres de telefonia celular, a pouca distância dos Presídios? Como não houve resposta até o presente momento, decidimos pesquisar.

E qual não foi nossa maior surpresa, ao constatarmos que algumas Penitenciárias da região já têm (ou vão receber) suas torres - ou novas torres - com outra finalidade. É o caso da Penitenciaria I de Presidente Venceslau, que também foi contemplada com uma dessas torres. Seria a implantação sigilosa de um sistema de monitoramento geral, ordenado pelos órgãos de segurança do Governo para todo o Estado de São Paulo?

Cada torre, embora com característica de retransmissora de sinais de telefonia, seria transformada num sistema de varredura e vigilância. Com isso, estaria equipada com câmeras especiais (dia e noite), para captar e retransmitir sons e imagens do local para uma Central de monitoramento geral. Desta forma, resta saber se as torres instaladas nos Presídios de Presidente Bernardes e Venceslau já estariam em operações.


Em Presidente Venceslau, vem funcionando há meses uma torre irradiante que se localiza a poucos metros da Penitenciária P-2. Observe a proximidade com o Presídio.


Bem ao lado do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, surgiu esta torre irradiante. Seria para rastrear sinais, ou um novo esquema de vigilância?


Esta torre situa-se bem próxima ao Presidio e ao lado da Praça de Pedágio,às margens da Rodovia Raposo Tavares, em Presidente  Bernardes. Tem justificativa?



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CÂMARA DE PRUDENTE
TERÁ SEDE PROPRIA EM 2011

Em sessão especial realizada no Plenário Dr. Francisco Lopes Gonçalves da Câmara Municipal, os arquitetos Renato Marcondes Pinheiro e Ana Luiza Cunha Pinheiro fizeram a apresentação técnica para os vereadores e a imprensa, do Projeto que venceu o Concurso nº 001/2010. A concorrência pública - realizada no dia 15 de Setembro - recebeu ao todo sete projetos. A proposta vencedora estabelece o design arquitetônico da nova sede que irá abrigar a Câmara Municipal de Presidente Prudente, a ser construída em terreno doado pela Prefeitura, a fim de abrigar o novo Centro Administrativo.

Atualmente a edilidade prudentina funciona no Paço Municipal "Florivaldo Leal", no mesmo prédio da Prefeitura. O novo projeto (já aprovado),possibilitará que o Legislativo, pela primeira vez na história do município, tenha sede própria. Segundo os arquitetos, o projeto atende aos requisitos do concurso, como a área de 4.500 metros quadrados de construção. A concepção da nova sede terá diversas inovações, como: Biblioteca com espaço para mais de cinco mil exemplares; Plenário com capacidade para 300 pessoas; 25 salas para os vereadores considerando o aumento da população e conseqüentemente do legislativo.

Além dos setores de serviço que inclui Refeitório, Cozinha e Sala para a imprensa. “O projeto envolve a projeção da parte ecológica, como o plantio de árvores, captação de águas pluviais, entre outras idéias ecologicamente corretas”, revela Ana Luiza Cunha Pinheiro, uma das autoras do novo Projeto. Conforme o presidente da Câmara Municipal Izaque Silva, esse projeto deve engrandecer Presidente Prudente, com uma idéia inovadora que enfoca o crescimento do município.

Segundo Izaque José da Silva, que preside o Legislativo de Presidente Prudente, o custo previsto para a construção da nova sede é de R$ 8 a R$ 10 milhões. Ele adianta que a próxima etapa, para definir o custo da obra e acompanhar todo o projeto, dando-lhe transparência, será a formação da Comissão Técnica composta por profissionais, por Engenheiros Civis, Elétricos, Hidráulicos e representantes da sociedade. Em seguida, será formada Comissão de Concorrência Pública para acompanhar as etapas do edital.

A previsão é de que o edital seja publicado ainda neste mês. Para o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Engº Laércio Alcântara, trata-se de um projeto grandioso, que irá escrever uma nova história para Prudente. De conformidade com a sua opinião, a sede da Câmara Municipal de Presidente Prudente será instalada no final da Av. Cel. José Soares Marcondes, nas proximidades do Aeroporto. No mesmo local funcionará o novo Centro Administrativo; que inclui alguns setores da Prefeitura; Prédio do Fórum e outros empreendimentos. “Trata-se de um projeto modelo que deve ser consolidado em até 20 anos”, explica Alcântara.

Os idealizadores do projeto são prudentinos formados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - que desde meados do ano de 2.000 possuem escritório em Prudente - situado na Avenida 14 de Setembro, 2.500, no Parque do Povo. A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes integrantes: Sibila Corral De Área Leão Honda (arquiteta Unoeste); Claudia Fluminhan, Ferro (arquiteta); Yara Valim da Rocha (arquiteta Prefeitura); José Roberto Fernandes Castilho (Procurador Estado); Nádia Ricci (arquiteta); Maria Eunice Tosello (Inspetora Creas); Marzio Sérgio Sergantim (representante Crea); Kazuo Maezano (arquiteto); Antonio Romualdo dos Santos Filho (representante OAB).


Na Câmara Municipal de Presidente Prudente o novo projeto de construção da sede própria do legislativo mereceu atenção especial de todos os vereadores presentes.


Os Arquitetos Renato Marcondes Pinheiro e Ana Luiza Cunha Pinheiro apresentaram o projeto vencedor da nova sede, que deve ser edificada em 2011.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE TERÁ FÓRUM TRABALHISTA
DURANTE A SEMANA DA CONCILIAÇÃO

Entre os dias 29 de Novembro e 03 de Dezembro deste ano, haverá em Presidente Prudente a Semana da Conciliação para decidir sobre Ações trabalhistas. A iniciativa conta com o apoio do Juiz Titular da 1a.Vara do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SEDEPP. A promoção tem o aval do Conselho Nacional de Justiça - CND - e Tribunal do Trabalho da 15a.Região.

Segundo Oliva, serão colocados em paut diversos processos, de modo que as partes envolvidas se entendam por meio de uma solução pacífica e célere àqueles que tramitam na Justiça do Trabalho."Fazer com que empregador e empregado encontrem na conciliação a solução para os seus problemas, de modo a chegarem a um entendimento sem a necessidade de produção de provas e julgamentos, é a melhor forma para ambas as partes”, adianta o magistrado. Segundo ele, neste ano a semana deve ocorrer no Centro de Eventos de Prudente.

"O prefeito Milton Carlos de Mello se prontificou a nos apoiar nessa ação e ceder o espaço, assim como o secretário Carlos Dias que durante a reunião, se colocou inteiramente à nossa disposição para realização da semana”, conta o Juiz. Ainda de acordo com Oliva, neste ano Tribunal do Trabalho vai ampliar a realização do evento. “A idéia é idealizar uma ‘mega semana de conciliação’, diferente e muito maior que as edições anteriores. Para isso, além da Prefeitura, precisamos contar com apoio de diversas outras entidades.

Oliva disse mais: na próxima semana estamos programando outra reunião, para definir justamente isso, se haverá o engajamento de outros parceiros, tais como as faculdades de Direito da Toledo (aculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), conveniadas com o Tribunal do Trabalho da 15ª Região, no projeto Núcleo de Práticas Trabalhistas”, diz.

Conforme o magistrado, normalmente a semana de conciliação ocorre para dar fim a diversas ações trabalhistas, sendo na maioria das vezes as mais comuns, a reclamação proposta pelo empregado, em que o mesmo pede que seja reconhecido direito decorrente do contrato de trabalho, como por exemplo, horas extras e adicional de insalubridade. Existem casos ainda em que direitos básicos do trabalhador, como a assinatura da Carteira Profissional e o pagamento de parcelas rescisórias, não são garantidos, e por isso, levados à Justiça.

Ações de consignação em pagamento e pedidos de indenização completam a relação de processos mais comuns que tramitam na Justiça de Trabalho, conclui o Juiz titular do Forum Trabalhista de Presidente Prudente.

Foto cedida – Marcos Sanches


Flagrante da reunião realizada na sede do Fórum Trabalhista em Prudente, que culminou com a deliberação de se promover a Semana da Conciliação, entre 29 de Novembro a 03 de Dezembro de 2010.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRAÇA PÚBLICA DE VENCESLAU
RECEBE PLANTIO DE PAU-BRASIL

Para comemorar o Dia da Árvore, a Prefeitura de Presidente Venceslau, juntamente com representantes de entidades religiosas, vereadores e populares efetuou o plantio de mudas de pau-brasil em vários pontos da Praça Nicolino Rondó, uma das mais antigas e tradicionais praças públicas de Venceslau e região. A atividade faz parte da meta desenvolvida pelo Prefeito Ernane Custódio Erbella, através da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama),plantando de uma só vez 200 novas árvores na cidade como parte das ações da Semana da Árvore.

Todos os participantes colocaram as mãos na terra. Grupos religiosos representados pelos Jovens da União da Mocidade da Igreja Assembléia de Deus em Presidente Venceslau (UMADPREV), Jovens Quadrangular, Jovens da Igreja de Deus em Cristo Resgate para Vida, Conselho de Pastores e Jovens na Orientação para Vivência Sacramental (Jovisa) plantaram, cada um, uma muda. As novas árvores estão identificadas com placas, e com certeza serão referência para as gerações futuras.

Os vereadores Serafim Gomes Ferreira, João Paulo Arfelli Rondó e Eliseu Bayer Nogueira, representaram o Poder Legislativo durante o ato comemorativo na Praça Nicolino Rondó, em Presidente Venceslau. Pau-brasil - É o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.

Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. A presença dessa espécie na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu, onde era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal dessa árvore. (Matéria enviada pelo Jornalista Danilo Bomfim, a quem agradecemos).


Simbolicamente foi plantada a primeira muda de Pau-Brasil pelo Prefeito do município, que aparece ao lado de seus principais assessores e participantes do evento.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DESFILES DE 7 E 14 DE SETEMBRO
TIVERAM EXCELENTE PARTICIPAÇÃO

Presidente Pudente sediou mais uma vez, dois importantes eventos cívicos durante os dias 07 e 14 de Setembro. As duas celebrações especiais marcadas pelo patriotismo e pelo civismo da comunidade local, tiveram excelente participação, tanto militares, como paramilitares, instituições educacionais e representações diversas. A população se sentiu agradecida em poder tomar parte nessas festividades, depois de uma lacuna de dez anos sem realização no município.

O desfile realizado na Avenida Washington Luís nas duas datas históricas, atraiu grande público. No dia 7 de Setembro - segundo o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli - cerca de 2.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

A festa cívica do Dia da Independência contabilizou uma participação aproximada de 500 pessoas, entre integrantes de bandas marciais, fanfarras, órgãos policiais, dos Tiros de Guerra.

O desfile também contou com uma verdadeira lição de patriotismo dada por jovens do Tiro de Guerra de Prudente, durante apresentação de Ordem Unida Sem Comando. Os gritos fortes que ecoavam da garganta de cada militar, a sincronia das metralhadoras e os disparos de tiros para o alto, arrancaram aplausos de quem acompanhou de perto a apresentação.

O vice-prefeito Marcos Vinha (que representou o prefeito Milton Carlos de Mello), enalteceu a importância em rememorar a celebração cívica. “É uma data muito importante para nós brasileiros que defendemos nosso País, porque resgata a nossa independência conquistada. O presidente da Câmara Municipal de Prudente, Izaque José da Silva expõe que o despertar da responsabilidade cívica precisa ser taxado como um marco muito importante na vida dos brasileiros, “principalmente das crianças e jovens”.

O comandante do 18º BPM/I conta que aproximadamente 60 policiais militares participaram do desfile. Ele também frisou a importância do evento para a cidade e seus munícipes. “Em Prudente é bom se comemorar essa data que resgata valores e tradições, porque é bem próxima a uma outra com características diferentes”, diz, se referindo ao aniversário da cidade.

Para o prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - o desfile promove um resgate histórico de Presidente Prudente, ressaltando o trabalho das entidades envolvidas nas melhorias para o município. E o mais importante: a presença da população nas ruas, para prestigiar a parada festiva.


Homens dos TGs de Prudente e Venceslau desfilam no 7 de Setembro, na Avenida Coronel José Soares Marcondes



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UNESP RECEBE INSCRIÇÕES
AO VESTIBULAR ATÉ 08/OUTº

Em todos os Campi Universitários da UNESP, no Estado de São Paulo, estão abertas as inscrições ao Vestibular 2011, cujas provas serão realizadas em duas etapas: 1ª.fase, dia 14 de Novembro e 2ª.fase, dias 19 e 20 de Dezembro. O valor da taxa de inscrição ao Vestibular é de R$110,00. Mais detalhes podem ser obtidos no site: www.vunesp.com.br

Em Presidente Prudente - com abertura de Inscrições ao Vestibular 2011 – nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Serviço Social, são mantidos os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Pedagogia.

No último dia 21 de Setembro, a Pró-Reitoria de Pós-gradução da UNESP fez uma avaliação geral dos 115 programas de Pós-graduação feitos pela CAPES. E concluiu que a UNESP avançou mais que a média nacional; e a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente - avançou mais do que a UNESP, iniciando 2 novos programas no triênio: Fisioterapia e Matemática (Aplicada e Computacional). Ao mesmo tempo, 2 programas mantiveram a nota obtida no triênio anterior: Ciências Cartográficas com 5 e Educação com 4.

Da mesma forma – segundo a avaliação - 2 programas apresentaram evolução na nota: Ciências e Tecnologia de Materiais, avançou de 4 para 5 e Geografia, de 6 para 7. Em toda UNESP, apenas os Programas de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT – e Pós-graduação em Zoologia do Campus de Jaboticabal alcançaram a Nota Máxima, na avaliação do CAPES.


O prazo para inscrições ao Vestibular Unesp 2011 termina no dia 08 de Outubro próximo, que podem ser feitas através do site www.vunesp.com.br.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

BASQUETE SOBRE RODAS,
A INOVAÇÃO DE PRUDENTE

A prática esportiva na cidade e região de Presidente Prudente, sempre foi considerada uma das mais desenvolvidas do interior brasileiro. Futebol, basquetebol, natação, atletismo e beisebol. Tudo com muito empenho, dedicação e participação. Mas agora surge como inovação, o basquete sobre rodas, através da equipe da Associação do Desporto Adaptado de Presidente Prudente – ADAPP – em parceria com a FCT-UNESP, sob a coordenação do Prof. Paulo Roberto Brancatti.

A última competição sobre rodas aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente no sábado, 18 de Setembro. A representação local enfrentou uma das mais aguerridas equipes do basquetebol sobre rodas, o Águia Dourada, da Capital do Estado. Foi uma partida válida pelo XIII Campeonato Paulista, cujo resultado final favoreceu os visitantes por 93 a 19. O compromisso seguinte foi contra o time B do Clube dos Amigos dos Deficientes (CAD) de São Paulo.

As competições de basquete 2010 sobre rodas envolvem 12 equipes em dois grupos – séries Ouro, Prata e Bronze – e a representação de Presidente Prudente foi classificada como vice-campeã da série Bronze - no Torneio São Paulo. Prudente está no Grupo B, tendo ao seu lado, Águias; CAD B; CADECAMP de Campinas; ADD/Magic Hands de São Paulo e Ribeirão Preto. As equipes se enfrentam em um único turno até o dia 24 de Outubro.


Esta é parte da equipe representativa de Presidente Prudente, a ADAPP/UNESP, que disputa o Campeonato Paulista de Basquete 2010.


A equipe visitante, Águias Douradas que procede da Capital do Estado, venceu Prudente por 93 a 19.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE TEM UMA EQUIPE
COM 7 ATLETAS PARAOLÍMPICOS

Atletismo e Natação, são os principais predicados de uma Seleção de 7 Atletas Paraolímpicos de Presidente Prudente. Eles fazem um treinamento intenso, com total dedicação, estão todos classificados e esperam a grande oportunidade de mostrar sua capacidade e potencialidade esportiva. Seis desses atletas participaram recentemente da 2ª. Etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil – Paraolímpico de Natação – e tiveram excelente classificação.

Esses atletas integram a Seleção que nos primeiros meses de 2011 deverão estar na Nova Zelândia, a fim de participar do Campeonato Mundial da categoria, em Chrischurch, como integrantes da ADAPP/UNESP. Jerusa Gerber de Souza, a única mulher que conseguiu índice classificatório, já tem vaga garantida no Mundial. Os demais (Renan de Souza, André Luiz Garcia Andrade e Thierb Siqueira têm chances de alcançar a marca desejada.


O Diretor-Presidente da equipe ADAPP/UNESP de Presidente Prudente, Prof. Paulo R. Brancatti se empenha ao máximo para promover o esporte paraolímpico.


Nas pistas de Atletismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – o treinamento é intenso.


Jerusa Gerber de Souza – deficiente visual – é uma atleta consagrada. Já alcançou o índice necessário, com as marcas que lhe garantem vaga no Campeonato Mundial.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DOCENTE DA UNOESTE FOI
SELECIONADO E FARÁ PARTE DO INEP

O Professor do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Mestrado em Ciência Animal da Unoeste, Marcelo George Mungai Chacur, foi selecionado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação – MEC- para participar do processo de elaboração do Banco Nacional de Itens para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2010).

De acordo com o docente, se inscreveram professores do Ensino Superior de todos os estados do país. “No mês de agosto participamos de um treinamento na cidade de Brasília (DF) pelos próprios funcionários do Inep. Após essa fase, fui convidado para assumir a função de Coordenador de Área Técnica (CAT) da Medicina Veterinária. em nível nacional junto ao Enade 2010”, explica.

Chacur salienta ainda que após o término dos trabalhos, no mês de novembro, o Inep-Mec passará a convocar seus colaboradores e coordenadores para a continuidade das atividades em 2011. “Estes docentes selecionados serão inseridos nos quadros de pessoas que poderão ajudar em futuros trabalhos junto ao órgão”, conta.

Sobre a importância desta convocação para a Unoeste, o Professor revela: “Se inscreveram professores de instituições privadas e públicas de todo o Brasil. Representar a Unoeste dentro do Ministério da Educação contempla o trabalho que desempenhamos na universidade através da tríade ensino, pesquisa e extensão”, assegura.

Foto: Cedida


Marcelo Chacur com Webster Spiguel Cassiano, coordenador geral do Enade



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE SEDIOU O XXII CONGRESSO DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA C/ 303 TRABALHOS

No final desta semana, Presidente Prudente sediou o XXII Congresso de Iniciação Científica, aberto oficialmente com a presença de centenas de participantes. A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Erivaldo Antonio da Silva (Coordenador Executivo do Plano Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que abordou o tema: “A importância do IC na Instituição”.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-diretor da FCT-UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias, seguida de palestra especial e nas horas seguintes – durante dois dias – exposição e avaliação dos trabalhos – num total de 303. A coordenação do evento foi dada pela Prof. Dra. Patrícia M. Serafim.

Simultaneamente, foram desenvolvidos mini-cursos com exposição de trabalhos científicos – respectivamente - nas áreas: Humanas e Agrárias e (hoje), Áreas biológicas e exatas, além de palestras. O encerramento está previsto para o período da tarde (l7h00), quando serão avaliados e selecionados os melhores trabalhos para figurar na 2ª.fase do Congresso, a ser realizada em Marília.

Dos 303 trabalhos apresentados, foi feita uma seleção, após rigorosa avaliação. Na sessão de encerramento, na tarde de 6ª. feira, 24 de Setembro, a Comissão organizadora proclamou os resultados obtidos. Humanas: 25; Exatas, 20; Biológicas 10. Esses trabalhos passam a figurar na 2ª. fase do Congresso de Iniciação Científica, a ser realizado no mês de Novembro na cidade de Marília/SP..

VIII SECOMPP

Na noite de 6ª.feira, dia 24 de Setembro - no período das 19h00 às 22h00 – foram realizadas duas mesas redondas, para a conclusão da VIII Semana da Computação – SECOMPP – reunindo especialistas de diferentes áreas da informática. Estiveram presentes como debatedores os seguintes palestrantes: Anderson Rocha, Claudinei Cecílio, Emerson Oki, Marco Zanata e Petras Leonardo B. dos Santos.


Congresso de Iniciação Científica da FCT/UNESP reuniu em sua primeira fase 303 trabalhos, dos quais 55 receberam aprovação para figurar na 2ª fase em Marília.


O Congresso realizado durante 2 dias teve excelente participação, sendo prestigiado pela Diretoria da Universidade, aqui representada pelo Prof. Dr. Marcelo Messias.


A VIII Semana da Computação – SECOMPP – promoveu palestras, mini-cursos e mesas redondas, com a participação de renomados especialistas.


Em todas as noites foram promovidas palestras que tiveram excelente aceitação, onde os palestrantes debateram questões atualizadas sobre a informática.


Em cada palestra um tema diferente. E no final, debate com os presentes esclarecendo duvidas e prestando informações atualizadas a respeito do assunto.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS FATOS ACONTECEM

Estamos nos últimos dias da campanha eleitoral, com vistas à escolha dos novos dirigentes do País e dos Estados. São dez candidatos à Presidência da República; outros seis candidatos ao Governo de São Paulo; vários Senadores e centenas de candidatos à Câmara Federal e Assembléia Legislativa de São Paulo e outros Estados. No dia 03 de Outubro - com certeza - vai ser uma escolha difícil e muito demorada.


Os candidatos Presidenciáveis são dez. Mas apenas três ocupam posição de destaque nas pesquisas realizadas até agora. Veja-os!

E o Presidente Lula volta a ser noticia internacional. Desta vez com cobertura da CNN. Nosso Presidente é mostrado, chorando duas vezes. Na região de Presidente Prudente são dezenas de candidatos inscritos para a disputa eleitoral. Para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa, incluindo os atuais parlamentares, disputam cargos cerca de vinte candidatos. A maioria deles, concentrados em Presidente Prudente, a mais populosa da região e considerada Capital –Regional.


E o Presidente Lula passou a ser noticiado por toda a imprensa mundial. No México, a CNN reproduziu entrevista à TV Record, onde Lula chorou 2 vezes.

O mês de Setembro está se fechando com três homenageados com os títulos de “Cidadania”, outorgados pela Câmara Municipal. O primeiro título para o empresário Antonio Maschio; o segundo para a Secretária Municipal de Educação, Prof. Ondina Gerbasi e o terceiro título a ser conferido no próximo dia 30 para Sandra Cruz Yokota, figura de destaque nas atividades turísticas com o Terra Parque Hotel e Lazer.


A Professora Ondina Gerbasi que ocupa as funções de Secretária Municipal de Educação, foi homenageada com o título de “Cidadã” pela Câmara Municipal de Prudente.

Mais liberdade para as aves é o que se observa no Parque do Povo, onde foi instalada uma gaiola, com janelinhas abertas a todos os pássaros que quiserem se alimentar com rações e alpiste. Com o espaço livre, eles ficam a vontade, ou simplesmente alçam vôo até a próxima visita. E aproveito para informar que no Parque dos Pássaros, onde resido, também algumas aves vivem livremente, só tendo certa cautela com os gatos que vivem no reduto e não dão a menor chance. Só a Corujinha não teme em hipótese alguma, a ação dos gatos.


As aves estão soltas por toda parte, inclusive no Parque do Povo, onde foi montada uma gaiola, com portas e janelas abertas. A Asa Branca anseia por uma dessas ações.

E nas ruas da cidade, tornou-se comum o aparecimento de árvores floridas que ninguém conhece. Uma delas – que já foi mostrada no blog - fica bem ao lado do Posto AC-3. É uma árvore do outro mundo. Mas para completar a estória, surgem também no Campus Universitário da Unesp, muitas variedades estranhas de aves, árvores e frutos com suas respectivas floradas. Veja uma delas na foto que estamos inserindo abaixo.


Na imensa variedade botânica do Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, apareceu agora esta bela florada.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UNOESTE PARTICIPOU DE CONGRESSO
NACIONAL DE FISIOTERAPIA NA UNESP

A Unoeste esteve representada recentemente no I Congresso Internacional de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp) de Presidente Prudente. Acadêmicos e docentes da graduação na Universidade do Oeste Paulista, em parceria com outros cursos e instituições, apresentaram 14 trabalhos em forma de painéis.

De acordo com a professora Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, o Corpo Docente da instituição participou do evento com a apresentação de trabalhos. “Todas as nossas pesquisas são cadastradas no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste.

Temos trabalhado bastante no incentivo à produção científica dentro da Fisioterapia e os resultados são muito favoráveis. Nossos alunos sabem que esse tipo de participação enriquece não somente o currículo, mas o próprio conhecimento e aprofundamento das técnicas aprendidas”.

A professora participou do congresso com os seguintes trabalhos: “Acompanhamento de crianças de creche com inventário portage operacionalizado” e “Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento motor em crianças de creche”. Houve participação dos acadêmicos: Ariane Spiguel Salmazo, Maria Tereza Artero Prado, Milena Santana Silva, Rayza Fabiane Fell, Suéllen Mayara Tanaka dos Santos e Graziela Cristina Claudino Gomes e “Análise do equilíbrio de adolescentes com hemiplegia”. Tudo de comum acordo com os alunos: Tallita Yossugo de Toledo, Débora Fernandes dos Santos, Estela Vidotto de Oliveira, Juliana Souza Uzeloto, Mariane Fátima de Silva Araújo e Fernando Farias Morandi.

A acadêmica do 5º termo de Fisioterapia da Unoeste, Mariana Janini Gomes apresentou a pesquisa “Efeitos do treinamento aeróbio associado com o resistido em cardiopatas”.Orientação da Professora Francis Lopes Pacagnelli, com a participação dos alunos Caroline Cristina Anzolin e Marcelo José Alves; além dos docentes Hiroyuki Harada e Cláudio Spínola Najas.

O motivo de ter participado de um evento científico com apresentação de trabalho, se deve ao fato dela gostar da área de pesquisa. “Pretendo inclusive seguir a carreira docente. Estar em contato com profissionais e estudantes de outros lugares é importante para troca de idéias sobre os assuntos ligados à Fisioterapia” – concluiu.

(Foto cedida)


Docentes e acadêmicos apresentaram 14 trabalhos científicos em evento realizado na Unesp de Presidente Prudente



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AS CRIANÇAS OBESAS TÊM
PROJETO ESPECIAL EM VENCESLAU

A Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Divisão de Esportes e Recreação (Derprev), está lançando um projeto pioneiro no município. Está voltado especificamente às crianças e pré-adolescentes que apresentam características de obesidade e sedentarismo. A idéia partiu da estudante de Educação Física, Monique Yndawe Castanho Araujo, uma das estagiárias na Derprev. A participação no Projeto é voluntária.

Denominado “Presidente Venceslau em Ação” (PreVen-Ação), a iniciativa tem por principal finalidade verificar se atividades físicas, juntamente com a orientação de uma reeducação alimentar consegue mudar os hábitos de crianças sedentárias levando-as a uma vida ativa. O projeto conta com a supervisão do Professor e Mestre da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Mário Roberto Guarizi.

“Observamos que na cidade não há atividades especificas voltadas para crianças obesas e sedentárias, visando a tentativa de prevenção dessa doença que ocasiona dezenas de males à saúde do indivíduo. Por isso, a Divisão de Esportes e Recreação está trabalhando para colocar em prática o ‘PreVen-Ação’”, comenta Maria Lúcia Gonini, diretora da Derprev.

O projeto abrange crianças na faixa etária de oito a treze anos de idade, as quais terão a oportunidade de participar de exercícios físicos e recreativos em diferentes modalidades esportivas, com aulas realizadas de maneira lúdica para se tornarem atrativas e prazerosas. Por meio de ludicidade, as crianças também aprenderão a reeducar a alimentação. A Divisão de Esportes e Recreação conta com a parceria da Divisão de Saúde e Divisão de Educação, que já estão disponibilizando uma Nutricionista e um Psicólogo, para acompanharem o desenvolvimento das crianças.

“O planejamento das atividades prevê - dentre outras coisas - a implantação de duas aulas semanais com o período equivalente a uma hora cada. O trabalho físico será desenvolvido na sede da Derprev e complementado com o acompanhamento psicológico, nutricional e também familiar”, explica Monique Yndawe. Os participantes passarão por testes antes da iniciação das aulas e, posteriormente, em períodos de três meses. Estarão sendo medidos a adiposidade e massa corporal, resistência e flexibilidade.

Os interessados em integrar o “PreVen-Ação” poderão se dirigir à Divisão de Esportes e Recreação para fazerem a inscrição. A participação no projeto é voluntária e gratuita.

(Matéria enviada pelo Jornalista Danilo Bomfin)


A estudante de educação física, Monique Castanho, ao lado da diretora da Derprev, Maria Lucia Gonini. Juntas, estão implantando o Projeto PreVen-Ação, voltado para crianças obesas e sedentárias.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

POLÍTICAS PÚBLICAS E QUALIDADE DE
VIDA DISCUTIDAS NO FÓRUM DO IDOSO

Cerca de 400 pessoas participaram no último dia 22 de Setembro, do 14° Fórum Municipal do Idoso de Presidente Prudente - realizado pelo Conselho Municipal do Idoso - com apoio da Prefeitura e FCT-UNESP. O evento ocorreu no período das 08h00 às 12h00 no auditório V da Unesp e contou com a presença de autoridades, grupos da terceira idade e entidades que abrigam idosos no município. Sua principal finalidade foi a de discutir políticas públicas e questões relacionadas à qualidade de vida para os idosos.

Participando do encontro, o prefeito Milton Carlos de Mello -Tupã - ressaltou a importância do encontro e destacou o trabalho que a Prefeitura realiza na busca pela qualidade de vida do idoso através de projetos como: a Praça da Longevidade e a concretização do Centro de Referência do Idoso da FelizIdade, inaugurado na primeira semana de setembro na rua Ribeiro de Barros, 1.347. O local oferece especialistas nas áreas de geriatria, nutrição e fisioterapia, além do Serviço de Atendimento Universal Domiciliar do Idoso (Saudi) para atendimento médico domiciliar a pacientes acamados.

Segundo a Secretária de Assistência Social Regina Penati, o encontro vai promover uma reflexão sobre as questões que envolvem melhorias para o idoso. “Tendo em vista a quantidade de idosos no município é fundamental a cidade ter um conselho para acompanhar as políticas públicas e a necessidade do idoso, através de um Fórum”, ressalta. Ela revela que a pasta atua no atendimento e na proteção especial ao idoso através dos programas oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) com cursos de artesanato; atividades corporais, através de grupos como o Idoso feliz, entre outros desenvolvidos nos bairros com o apoio das igrejas e entidades.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) Maria Imaculada da Conceição Velasques, o Fórum tem a função de debater questões pertinentes à busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas da melhor idade. Segundo a Conselheira e Coordenadora do Núcleo Unesp – Universidade Aberta a Terceira Idade, Estelita Converso, o objetivo é proporcionar uma interação entre os grupos.

“Queremos que o idoso entenda as transformações sociais e o seu papel dentro da sociedade, sem perder de vista os seus valores”, explica a Conselheira e Coordenadora. Estelita revela que as propostas e idéias discutidas no fórum devem servir de referência para as políticas públicas do Conselho Municipal do Idoso, que acompanha quase 20 entidades no município. “A intenção é ouvir o idoso e levar as propostas para o conselho”, explica.


O 14º Fórum Municipal do Idoso, realizado no Auditório Discente V da FCT-UNESP, discutiu políticas públicas e qualidade de vida para os idosos, com importantes palestras.


O Geriatra José Eduardo Soares Pinheiro e a Psicóloga Priscila Estevan foram os convidados especiais para proferir palestras sobre temas os mais atualizados.


O Auditório 5 esteve superlotado desde o início até o final dos debates, com um alerta muito significativo: os cuidadores são os que morrem mais cedo.


A vereadora Kátia Guímaro e o Conselheiro João Sérgio Afonso também prestigiaram o evento que reuniu um número altamente expressivo de participantes.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EQUIPAMENTOS MILITARES EM
EXPOSIÇÃO NA PRAÇA 9 DE JULHO

Nas comemorações alusivas à Semana da Pátria, Presidente Prudente recebeu este ano uma ampla exposição de equipamentos militares do Exército, com demonstrações práticas e explicações dadas por monitores e atiradores. Essa exposição foi promovida pelo Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio e Grupo de Escoteiros Guayporé. A mostra realizada na Praça 9 de Julho foi bastante prestigiada, inclusive por autoridades civis, militares e eclesiásticas de toda a região.

De acordo com o Sargento Rogério Fernandes da Silva do Tiro de Guerra, cerca de 50 atiradores participam da atividade, contando com uma exposição dos equipamentos e fardamentos utilizados pela corporação. Ele explica que objetivo da mostra foi o de proporcionar uma aproximação mais direta da população, para que ela possam conhecer melhor os materiais militares utilizados.

Segundo o 1° Sargento e chefe da instrução Alexandre Motta Gabry de Lima, a exposição foi resultado de uma parceria entre o Tiro de Guerra de Prudente e o 37° Batalhão de Infantaria Leve de Lins, que trouxe para a Praça 9 de Julho, materiais de controle de distúrbio civil. “Esses equipamentos são utilizados pelos soldados para uso urbano, com a finalidade de conter confrontos. São capacetes, coletes e vestimentas especiais para enfrentar tumultos civis, além dos fardamentos de campanha e passeio para atividades e apresentações sociais”, explica.

O Grupo de Escoteiros Guayporé também integrou a exposição da Semana da Pátria, com cerca de 60 membros. Na praça o grupo montou uma barraca de acampamento, além de realizar a exposição de uniformes e replicas de objetos utilizados pelo grupo em acampamentos. Segundo o diretor-presidente do grupo Valdomiro Ferreira Lima, são miniaturas confeccionadas em bambu, que simulam as atividades do grupo. “Nosso objetivo é de reforçar a cidadania nos jovens e levar a filosofia do grupo”, revela Lima.

A população que passou pela praça Nove de Julho também pode prestigiar a embarcação utilizada pela Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, o SR 620 conhecido como Dourado. Segundo o Sub-oficial José Roberto Feliciano de Albuquerque e o Sargento Edmilson de Oliveira Souza, a Delegacia é responsável por 134 municípios, que abrangem os Estado do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo que a embarcação é utilizada para inspeção naval.


O Exercito Brasileiro e a Marinha do Brasil foram aqui representados pelo Tiro de Guerra de Presidente Prudente e Delegacia Fluvial da Marinha de Pres. Epitácio.


A Exposição de equipamentos das Forças Armadas mereceu destaque e atenção especial dos visitantes durante dois dias.


O fardamento das Forças Armadas foi também mostrado nesta exposição pública, uma iniciativa do Sargento Rogério, comandante do Tiro de Guerra de Pres. Prudente.


Os atiradores juntamente com seus monitores e dirigente, fizeram questão de mostrar os equipamentos e dar explicações sobre sua utilização nos dias atuais.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ÉTICA E BIODIVERSIDADE NA PESQUISA

No próximo dia 20 de Outubro, será realizado o XV Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), um evento voltado para acadêmicos e profissionais interessados na área. A promoção integra a programação do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) 2010 da Unoeste. Nesta edição, contará com palestras, mesas redondas, comunicações orais, seminários, além de feiras e exposições de livros, painéis e artes.

Durante as atividades serão abordados assuntos relacionados à Ética e Biodiversidade na pesquisa em diversos campos de atuação, explica o integrante da comissão organizadora, Prof. Dr Gustavo Maia Souza. Ele destaca que o Enapi contará com a presença de profissionais renomados a nível nacional e internacional.

“Na mesa de abertura intitulada ‘Ética na Pesquisa’, teremos como debatedores o Dr. Trajano Sardenberg, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp (Botucatu). No período noturno, mesa redonda com “Psicologia Ambienta”. Serão debatedores: Dr. Hartmut Gunther e Dra. Izolda Gunther, ambos da Universidade de Brasília (UNB-DF)”.

Entre as mediadoras da mesa de abertura, a Prof. Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, que nos revela a importância desse momento para o Enap: “Será a oportunidade dos participantes e integrantes de comitês de diferentes segmentos, esclarecerem as dúvidas relacionadas ao Comitê de Ética, órgão que exerce uma função primordial na execução dos projetos e é requisito básico para a publicação em revistas científicas”.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan destaca que a “biodiversidade é um tema científico complexo, pois envolve a história humana e os contextos culturais e sociais que a sustentam”, diz ela ao enfatizar a importância do XV Enapi para a reflexão acadêmica sobre o tema.

A conclusão é de que as expectativas são as melhores possíveis. “Sabemos que a pesquisa científica é componente importante para a formação do acadêmico; por isso, desenvolvemos uma programação diversificada, que busca criar um ambiente multidisciplinar e crítico, abordando temas atuais e inerentes à Universidade”.

(Foto cedida: Jorge Flash)


Evento contará com palestras, mesas redondas, exposições, seminários e comunicações orais



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ASSUME O NOVO SECRETÁRIO DE
ASSUNTOS JURÍDICOS E LEGISLATIVOS

Durante cerimônia realizada no gabinete do Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - tomou posse o novo Secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos de Presidente Prudente, Advogado Amadis de Oliveira Sá. Ao assumir, ele classificou a nova Secretaria como interlocutória, por atender todas as demais Secretarias e outros órgãos da administração. ´´Doutor Amadis está aí, para auxiliar os secretários nas tomadas de decisões. Ele indicará os caminhos, mas as decisões serão de cada secretário``, disse o prefeito Tupã.

Em pronunciamento público, o prefeito afirmou que em quase dois anos de governo, esta é a segunda troca de secretário, considerando a saída do Secretário Osvaldo Gava há pouco mais de 80 dias, no Setor de Finanças. Citou também a Secretaria de Comunicação, mas onde a troca se deu quando ainda era Assessoria de Relações Públicas. Saiu a jornalista Lêda Maria Litholdo e entrou o também jornalista Homéro Ferreira. O Sr.Gava foi substituído por Cadmo Lupércio Garcia. O novo Secretário (Amadis de Oliveira Sá) entra no cargo que era ocupado até quarta-feira (dia 15 de Setembro), pelo Advogado Frederico Giovanini Gonçalves.

´´Assim como o Gava, a saída do Doutor Frederico não foi uma determinação nossa. Foi opção dele e não do prefeito. Aliás, o agradeço pelo período em que esteve conosco. Conheci o doutor Frederico durante a campanha eleitoral. Nos ajudou muito, em momentos difíceis aqui na Prefeitura. Sempre agiu com correção e honestidade. Trabalhou com educação, lealdade e profissionalistamo``, disse o prefeito, revelando que não pensou muito para escolher Sá, que tem as mesmas qualidades de seu antecessor.

A solenidade foi prestigiada com as presenças do vice-prefeito Marcos Vinha, de Secretários e de Procuradores Jurídicos da Prefeitura. O Secretário de Administração, Alberico Bezerra de Lima procedeu à leitura do Ddecreto de nomeação. Após as palavras do prefeito Tupã, o novo secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativo agradeceu a confiança nele depositada.

Finalizando seu pronunciamento, Sá enalteceu o trabalho de Gonçalves; reafirmou seu compromisso em contribuir para que a administração municipal permaneça no bom caminho, e fez um apelo: para que continue a contar com o apoio de seus colegas de Secretaria. Na cerimônia, ele se fez acompanhar de sua mãe, dona Gilda, que foi tratada com especial deferência pelo prefeito e demais participantes da solenidade pública.

(Foto cedida - Marcos Sanches)


Solenidade de posse do advogado Amadis de Oliveira Sá como Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos de Presidente Prudente.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FCT/UNESP PRESTA HOMENAGEM
A DOIS PROFESSORES PIONEIROS

A Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – através de sua Diretoria e sua Congregação - prestou significativa homenagem aos Professores: Marcos Alegre e Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo). Tudo em decorrência da atuação de liderança e pioneirismo que ambos exerceram nos primórdios da implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, posteriormente transformada em Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais e por fim, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Em seu pronunciamento, o Diretor da Instituição, Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, ressaltou a atuação dos dois professores e do Jornal O Imparcial – representado pelos seus diretores Deodato Silva, Mário Peretti e Adelmo Vanalli – reconhecendo e agradecendo a população de Presidente Prudente que tão bem acolheu e acolhe esta Faculdade, ao longo dos seus 51 anos de existência.

Sem dúvida - disse o Diretor da FCT/UNESP - o Professor Marcos Alegre é merecedor do título de professor emérito, o mais nobre dos títulos acadêmicos que um professor universitário pode receber. A concessão desse título foi sugerida pelo Professor Doutor Hideo Sudo e acatada por unanimidade em reunião da congregação ocorrida no ano de 1983 (há 27 anos atrás). Mas naquela ocasião o ato solene da congregação não foi realizado.

Acrescentou em seu pronunciamento que a correção desse lapso foi sugerida pelos Departamentos de Cartografia e de Geografia, neste ano de 2010 e prontamente aceita pela congregação da FCT – UNESP. Trata-se de um justo reconhecimento a esse notável professor, grande pesquisador, grande geógrafo dedicado à Cartografia (detalhista, rigoroso e minucioso).

Além de notável professor, pesquisador e geógrafo, o Professor Marcos Alegre teve grande envolvimento administrativo com a instituição: Foi coordenador do Departamento de Geografia entre 1966 e 1968; vice-diretor entre 1968 e 1971 e entre 1975 e 1979); chefe do Departamento de Geografia entre 1975 e 1977; coordenador do curso de Engenharia Cartográfica entre 1977 e 1980; chefe do Departamento de Cartografia entre 1980 e 1982; diretor desta instituição entre os anos de 1986 e 1990, quando já estava aposentado e sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia entre 1998 e 1999.

Na condição de diretor desta faculdade, o Professor Marcos Alegre, teve visão de futuro e se empenhou para que esta unidade da UNESP, encampasse o antigo Instituto Municipal de Ensino Superior (IMESPP) no final dos anos 1980 e se tornasse uma instituição de maior peso no contexto da UNESP .

Reconhecer as qualidades e a contribuição do Professor Marcos Alegre é um ato de nobreza, que engrandece a todos nós que o realizamos. Felicito o Professor Hideo Sudo e os Departamentos de Cartografia e de Geografia pela iniciativa, bem como os membros da congregação da FCT- UNESP por terem tão sabiamente acolhido a indicação.

O progresso alcançado por esta instituição pública é fruto do esforço, da dedicação e da sensatez não somente dos seus antigos e atuais professores (a exemplo do Professor Marcos Alegre), funcionários e alunos. Mas também de pessoas da comunidade, a exemplo do Professor LUIZ GONZAGA DOS SANTOS e dos diretores do Jornal O Imparcial que tanto lutaram para que a faculdade criada no ano de 1957 fosse realmente implantada em Presidente Prudente. Fato esse, que se deu somente no ano de 1959 depois de muita mobilização e empenho de pessoas como o Professor LUGO e a Professora Ruth (que foi aluna e depois professora da instituição), e o apoio de um importante veículo de comunicação como o Jornal “O Imparcial”.

O passado é o principal suporte da identidade humana e como tal não pode se perder. Relembrar este passado confirma a identidade e enriquece o presente com resíduos ampliados sobre tempo que já se foi. Eu não tenho dúvidas de que o que nós temos de mais importante nesta faculdade, tanto no passado quanto no presente, são as pessoas. São elas que construíram e constroem com o seu trabalho e dedicação o valor e o prestígio alcançado pela instituição ao longo dos seus 51 anos de existência.

Como instituição pública, sustentada com recursos provenientes da arrecadação de ICMS, a FCT – UNESP tem a obrigação de abrir as suas portas e estabelecer parcerias com a sociedade de Presidente Prudente e região, com o intuito: de continuar formando profissionais com elevada competência técnica, mas que ao mesmo tempo tenham sensibilidade e compromisso social; de desenvolver pesquisas puras e aplicadas de qualidade, que contribuam para o avanço da ciência e solucionem problemas da sociedade; de realizar atividades de extensão universitária que coloquem os nossos alunos em contato direto com a realidade, ao mesmo tempo em que aproxima a instituição da sociedade.

O Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, disse mais: Hoje é um dia especial para a FCT - UNESP porque estamos concedendo o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Marcos Alegre, que tanto se dedicou e ainda se dedica a esta instituição. Estamos agradecendo e reconhecendo o importante papel exercido por pessoas como o Professor LUGO e instituições como o Jornal “O Imparcial” pelo papel desempenhado no passado e pela parceria que temos no presente.

Os homenageados

O Prof.Luiz Gonzaga dos Santos, usou o microfone para o seu agradecimento. Primeiro, agradeceu a Deus por ter colocado nesse estabelecimento, tantas pessoas competentes, idealistas e despreendidas, proporcionado a outras tantas pessoas, a oportunidade de participar e contribuir para que a Faculdade continuasse prestando tão excelentes serviços, neste meio século de atividades. Jamais me esquecerei do apoio da imprensa – disse ele – nem da participação dos colegas de magistério, dos funcionários, dos estudantes, daqueles que militavam na área política e da comunidade.

A seguir, num testemunho inédito relatou que Presidente Prudente acolhia estudantes de muitas cidades da região. Daí, a necessidade de ser criado um “Trem de estudantes”, que trazia alunos de Rancharia, parando em cada cidade até chegar ao seu destino, perto das 18h40. Simultaneamente, outro Trem saía de Presidente Epitácio, numa viagem demorada à tarde até alcançar Presidente Prudente, quase no mesmo horário. Da estação até as Escolas era uma correria para não perder a primeira aula.

Outro detalhe interessante: os alunos eram obrigados a assistir às aulas, usando paletó e gravata. O mesmo se exigia dos funcionários e dos professores. Perto das 23h00 os Trens deixavam a Estação e os levavam de volta às cidades de origem. Muitos pais iam aguardá-los nas Estações ferroviárias para o retorno às suas residências. Em seguida, o Prof. Lugo falou do Movimento que ele e outros professores lideraram com vistas à criação e instalação da primeira Faculdade (Filosofia,Ciências e Letras de Pres.Prudente), que desde o início contou com o apoio sumamente importante da imprensa.

“Os jornais e emissoras de rádio deram ampla e elogiável cobertura à manifestação. Ao cair da noite de 03 de Maio de 1958, muitos e muitas estudantes se reuniram em frente ao I.E. Fernando Costa. Carregavam caixas e caixas de foguetes, milhares de folhetos, cartazes e faixas. De outras escolas também participaram muitas e muitos estudantes. Ao som das fanfarras, chegaram à Praça 9 de Julho nas proximidades do palanque e muitos foram os oradores; entre eles sete estudantes. Exatamente um ano depois, a 03 de Maio de 1959, a Faculdade foi instalada com dois cursos, nove professores e quarenta alunos” – concluiu o Prof. Luiz Gonzaga dos Santos.

O Prof. Dr. Marcos Alegre, complementa as palavras do Prof. Lugo, dizendo: De fato, a trajetória desta unidade universitária está descrita nessa história. Começou pequenina, enfrentando imensas dificuldades, como ocorre sempre com a família muito pobre, sem casa para morar, perambula pela cidade. Apesar de tudo, o gruo – verdadeira família – vai crescendo e seu trabalho começa a aparecer. O edifício chamado carinhosamente de FAFI vai se fazendo, toma forma, acaba se integrando à família maior, à sociedade e, de tal maneira se comporta que aos poucos também vai transformando essa sociedade que cresce junto, irmanada. Há dificuldade e muita luta para vencê-la, mas também alegria e esperança!”

Depois, diz o Prof. Dr. Marcos Alegre: Os tempos estão mudados e a nova construção (FCT), com muito esforço, vai se fazendo. Os recursos continuam parcos, mas, mesmo assim, as coisas acontecem porque os operários são bons, competentes e conseguiram levantar grandioso edifício bem maior do que aquele imaginado pelo pessoal do passado (12 cursos,alguns desdobrados,pós-graduação,alta qualificação).

Finalizando seu pronunciamento como “Professor Emérito” declara: É importante ressaltar que agora esse edifício (FCT) faz parte de uma espécie de Condomínio (UNESP) e, como tal perfeitamente seguro. Deus é o grande guia, mas na obra deve haver um comando eficiente. E para mostrar que Deus está atento, nossos comandantes e vices, têm sido verdadeiramente abençoados. Assim, esta Faculdade continua em sua triunfal trajetória ascendente. O futuro se apresenta muito promissor!


O Prof. Dr. Marcos Alegre foi o grande homenageado da FCT/UNESP, em reconhecimento a sua brilhante e destacada atuação. A Universidade foi representada pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.


A família do grande homenageado, Prof. Dr. Marcos Alegre se fez presente à cerimônia realizada no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.


Outros dois homenageados foram o Professor Luiz Gonzaga dos Santos e o Jornalista Adelmo Santos Reis Vanalli, que representou o Jornal O Imparcial, juntamente com outros Diretores.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

A PRIMAVERA ESTÁ DE VOLTA!

A chegada da Primavera é motivo de muita alegria para a população brasileira. É a estação das flores, que chega em Setembro e termina em Dezembro, coincidentemente um período festivo e de júbilo para todos os brasileiros. Entretanto, este ano fomos surpreendidos por um longo período de estiagem (que durou mais de dois meses), e assim mesmo, não faltaram as flores para encantar a população.

Quem vive em Presidente Prudente percebe que de ano para ano, aumenta a arborização da cidade, com dois objetivos: proteção ambiental, conforto e beleza, através da folhagem e das flores. Os ipês ocupam posição de destaque – com várias floradas durante o ano – e de forma sucessiva, trocando as flores pela folhagem e vice-versa, que tanto pode variar de mês a mês, semana a semana e dia a dia.

Primeiro surge a florada dos ipês rosa (ou roxo); depois o branco e numa 3ª.fase, o ipê amarelo. São milhares de árvores floridas nas ruas, nos jardins e até alamedas. Antecedendo à Primavera, pudemos apreciar a beleza das três variedades (rosa, amarelo e branco); porém, de curta duração devido ao intenso calor da época. Mas aqui fica o registro, com algumas fotos que fizemos na última semana, juntamente com algumas telas pintadas por Monsenhor Expedito Cavalcante, Pároco de Emilianópolis/SP.


Ipês amarelos em sua última florada do ano; foram vistos e admirados por todos.


Ipês brancos com florada renovada, mas de curta duração.


Às vezes, a mutação se dá em menos de uma semana.


Monsenhor Expedito Cavalcante, mostra a beleza dos ipês em suas telas.

Telas pintadas por Monsenhor Expedito, nas horas vagas.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NOVELAS E IMPROVISAÇÕES

Nas décadas de 50 e 60 o Rádio tinha uma ação predominante em todos os setores, inclusive em novelas. Eram as chamadas “rádionovelas” produzidas sob efeito da grande audiência desfrutada no país pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, cujos artistas ganharam projeção mesmo depois do aparecimento da Televisão, com suas atraentes novelas de todas as noites.

Em Presidente Venceslau, como certamente em outros centros populacionais, as emissoras de Rádio não quiseram ficar para trás. E para demonstrar que não tinham nada a dever às grandes antenas, criaram seus elementos especializados e começaram a produzir peças teatrais, skets e novelas com temas próprios de cada região. As rádionovelas ganharam audiência e contribuíram para a formação de uma nova categoria profissional.

Apesar da falta de recursos e das improvisações, muitos talentos foram revelados nessa fase. Alguns ingressaram nos cursos de formação profissional e foram reaproveitados de forma extraordinária no Teatro, na Televisão e no Cinema. Na Rádioemissora local, a fase mais expressiva dos programas evidenciando a arte dramática e teatral, verificou-se a partir dos últimos anos da década 50.

Dady Von Atzingen produzia os dramas do dia a dia com biografias e breves históricos da vida cotidiana, envolvendo personalidades da época. A idéia surgiu a partir da produção do programa “Cortina de Veludo”, que Rubens Shirassu – uma das mais belas vozes do rádio – apresentava todos os dias, baseando-se sempre na letra de uma determinada música. Tudo começava com uma crônica baseada na música, que depois rodava na integra para maior valorização do quadro artístico.

Com os originais escritos à mão (em cadernos), Dona Dady fazia a seleção dos protagonistas entre os próprios funcionários da Emissora. Cada um deles tinha um papel a desempenhar. E depois de um breve ensaio iam todos para o estúdio, a fim de interpretar o seu papel ao vivo, conforme o script previamente produzido. O contra-regra, convocado entre os radialistas, cuidava dos efeitos especiais e das músicas a serem utilizadas para caracterizar cada trecho da história. Um deles falava da veia poética de alguns escritores. Mas o interprete (que fui eu), entendeu que a palavra tinha outro sentido. E ao invés de veia poética, falou: Véia poética. E foi uma gargalhada geral dos integrantes do elenco, como se fosse um programa humorístico.

Uma das peças apresentadas ao vivo exigia do sonoplasta, efeitos especiais de chamada telefônica. Como não existia gravação disponível para identificar o toque da campainha, eu mesmo resolvi levar para o estúdio um antigo aparelho que estava fora de uso. Bastava acionar a manivela, e imediatamente soava a campainha como se fosse uma chamada telefônica. Num último teste (fora do ar), constatou-se que a pilha já havia sido esgotada e que a solução seria ligar o fio da bateria diretamente à tomada elétrica. Porém, no momento que deveria valer, a campainha não funcionou. Então, a única opção foi recolocar o fio do aparelho na tomada elétrica; que ao invés de tocar deu um tremendo estouro. E levantou um enorme fumaceiro no estúdio, que ninguém pôde suportar. A rádionovela foi interrompida enquanto todos deixavam o estúdio ao som de um efeito musical, que durou vários minutos.



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog