MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

SALÃO DO LIVRO, O ACONTECIMENTO
MARCANTE DO ANO EM PRES.PRUDENTE

Pelo espaço de dez dias, Presidente Prudente sediou um dos mais importantes acontecimentos culturais de sua história: o 1º Salão do Livro, realizado no Centro de Eventos do antigo IBC, a partir do dia 15 até 24 de Outubro. Foi um evento dos mais significativos, tendo trazido personalidades de renome nacional e internacional, como autores e editores de obras famosas, além de autoridades e convidados especiais.

O ato de abertura foi presidido pelol prefeito Milton Carlos de Mello, tendo ao seu lado os principais Assessores. Entre eles, o Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Nougueira, a Secretaria Municipal de Educação, Prof. Ondina Gerbasi e outros. Como parte da cerimônia oficial, apresentou-se o Maestro Luizão com o célebre Projeto "Camerata", que encantou a todos.

A partir desse momento, o Salão do Livro - em comemoração à Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas Escolares - realizou uma série de atividades culturais, colocando o estudante e todos os demais interessados em contato direto com os expositores,divulgadores e representados das principais Editoras de Livros. A maioria delas, com estantes montados no próprio recinto e a presença dos próprios escritores, valorizando ainda mais essa iniciativa.

Simultaneamente, foram abertos espaços especiais para as apresentações artísticas e culturais, não faltando um local adaptado especialmente para palestras e debates sobre temas os mais variados, com ar condicionado e instalações dotadas do maior conforto possível. O "bate papo" do Autor, possibilitou o contato pessoal - todos os dias - com gente famosa, como: autores, jornalistas e intelectuais.

Nesse evento de primeira grandeza, não faltaram a cobertura, a assistência e o acompanhamento dos promotores do evento, que criaram um ambiente agradável para a permanência e visitação do local, mediante serviços de Restaurante, Biblioteca Móvel, Cyber Point (c/Banda Larga), cinema, teatro, música, lazer e recreação. O lançamento de Livros, contação de histórias no Espaço Regina Drummond para crianças, foram assuntos de excelente qualificação para todos os visitantes.

Marcando o encerramento desse evento cultural na noite de 24 de Outubro - e após cumprir satisfatoriamente extenso programa - jornalistas de plantão tiveram a chance de conferir o bate-papo aberto com o renomado profissional que é referência no meio televisivo, Domingos Meirelles. Repórter especial da Rede Globo de Televisão (a exemplo de Paulo Markun que também esteve local no dia anterior) . Ele veio debater no Espaço "Papo do Autor", o tema “As Fronteiras entre o jornalismo, a história e a literatura”.

Antes da chegada de Domingos Meirelles se apresentou (das 16h00 às 17h30), o escritor gaúcho Moacyr Sclliar, participando de um bate papo com os visitantes do Salão. Ele é o autor de mais de 80 livros, entre romances, contos, crônica, ficção juvenil e ensaios,tendo abordado o tema “O autor dentro da sua literatura”. Pela manhã, ele conversou com jornalistas, autoridades municipais e convidados. O número de visitantes foi de aproximadamente 100 mil pessoas. 

Ao dar por encerrada a 1a. Edição do Salão do Livro 2010, o Prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fábio Nougueira, anunciaram o lançamento do 2º Salão do Livro; que está previsto para ocorrer no mesmo local, entre os dias 7 a 16 de outubro de 2011.


Nas antigas dependências do Instituto Brasileiro do Café - IBC - foi instalado o Salão do Livro, de 15 a 24 de Outubro. O Projeto Camerata do Prof.Luizão abrilhantou a abertura.


O prefeito Milton Carlos de Mello fez sua saudação especial a todos os participantes e homenageou toda a classe do Professorado de Presidente Prudente.


Muitos escritores vieram pessoalmente para o lançamento de suas obras, participando dos debates ou falando diretamente aos interessados no Espaço "Papo do Autor".


Escritores locais e da região participaram e tiveram oportunidade de expor suas obras e falar diretamente com o público alvo. O espaço amplo ofereceu condições favoráveis.


Os assuntos de maior importância da atualidade foram enfocados durante a realização do Salão do Livro no Centro de Eventos IBC por renomados jornalistas. Entre eles Paulo Markun e Domingos Meirelles.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE DÁ A LARGADA PARA
A MAIOR COMPETIÇÃO DE CICLISMO

Pela primeira vez a cidade de Presidente Prudente foi incluída na rota do ciclismo nacional. A cidade foi palco na manhã de sábado - dia 16 de Outubro - do início da maior competição brasileira de ciclismo de estrada – o Tour do Brasil/ Volta Ciclística de São Paulo. A ação que registra o nome cidade no esporte nacional e internacional, ocorreu no Parque do Povo, na avenida 14 de Setembro.

A prova contou com a participação de 21 equipes de três Estados, 11 cidades paulistas e 7 equipes internacionais (Chile, Argentina, Peru, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, Nova Zelândia), totalizando 168 ciclistas. Nesta primeira etapa as equipes seguem em direção a cidade de Assis. A largada oficial ocorreu com a presença da mídia continental e a participação de muitos prudentinos, inclusive na competição, com a presença do atleta Thiago Damasceno.

O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, um esportista nato comemorou a conquista para Presidente Prudente.Ele agradeceu a presença dos atletas e deu a largada para a competição, que passou por 55 cidades do Estado. Foram nove dias e nove etapas, que resultaram num total de 1.464,6 quilômetros percorridos. A prova foi concluída no dia 24 de Outubro quando a equipe saiu de Jundiaí às 6h50 com destino a São Paulo, chegando por volta das 8h, na Marginal Pinheiros.

“É uma honra sediar uma competição de grande porte, em que poucos municípios são contemplados. É importante fazer parte deste contexto e receber os atletas e a população”, comentou o prefeito. Ele reforçou que a intenção é fazer com que Prudente se torne referência na modalidade, já que o evento é uma maneira de divulgar a cidade e os atletas.

Para a secretária de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, “a partir de agora Prudente entra para o calendário da etapa nacional do ciclismo. A nossa visibilidade aumenta não apenas a nível estadual, mas também com repercussão nacional”, comemora. Para muitos atletas, o fato de Prudente sediar pela primeira vez uma etapa do Tour do Brasil é um momento bastante aguardado e que representa uma grande conquista para o esporte.

O técnico de ciclismo prudentino, que já marcou seu nome na modalidade, Dorival Lobo - um atleta consagrado - esteve presente para prestigiar o acontecimento esportivo. “Nunca pensei que Prudente pudesse receber a competição. A conquista representa uma alavanca para o esporte em Prudente. A ação é resultado do empenho do prefeito Tupã que sempre valorizou o esporte”, comenta. Dorival Lobo é pai dos campeões no ciclismo: Mauricio Lobo (Campeão Brasileiro de Ciclismo), e Almir Rogério Alves Lobo (Campeão Paulista) e Caíque Lobo.


O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - deu o grito de partida. E sua ordem foi cumprida por centenas de ciclistas. A largada ocorreu no Parque do Povo.


Aspectos que demonstram entusiasmo e empolgação dos inscritos na maior prova ciclística de todos os tempos, partindo de Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NA SEMANA DO LIVRO E DA
BIBLIOTECA: 163.000 POSTAIS

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Campus de Presidente Prudente – está promovendo a Semana do Livro e da Biblioteca, que foi aberta oficialmente na noite de 21 de Outubro. A cerimônia foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, representando a Diretoria da FCT/UNESP, estando também presentes à mesa principal, a Diretora da Biblioteca, Sra. Silvia Dias Degaspari, o Prof. Dr.José Roberto Fernandes Castilho, Marcos Faccioli Gabriel e o expositor, José Carlos Daltozo.

Uma ampla e bela exposição marcou o ato de abertura, animado pelo Coral da Unesp e importante conjunto musical (dirigido por Jesus do violão),com apresentação de Tereza Raquel Vanalli. A solenidade foi prestigiada por um grande número de convidados, tendo se pronunciado diversos oradores. Entre eles, os responsáveis pela 1ª.exposição ref. à trajetória de um colecionador de postais: José Carlos Daltozo.

Em destaque na exposição – junto à Biblioteca da Unesp – Imagens urbanas: a verticalização de São Paulo nos postais da coleção Daltozo, em número aproximado de 163.000. A Coordenação dessa mostra é do Prof.Dr.José Roberto Fernandes Castilho e Prof.Dr.Marcos Faccioli Gabriel. Também fazem parte da equipe: Arthur Felipe da Costa Rosa e Felipe Paulino Dubiela, alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP.

A programação prossegue com exibição de filmes, Oficina de fotografia, na Sala de Projeção da Biblioteca, Mostra de cartazes do Grupo Pesquisa do Campus e exposições temáticas. Imagens urbanas; Intercâmbio 2010; E Viva Espanha e por fim, a produção do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo – NAU – com encerramento previsto para 27 de Outubro.

Morador de Martinópolis, José Carlos Daltozo é um grande colecionador de postais, com mais de 160.000 como já dissemos acima. Planejada desde 2009, a exposição pretendeu recortar um tema, presente em centenas deles: a verticalização de São Paulo. Como se sabe, até o começo do século XX, São Paulo era uma cidade horizontalizada, com poucos prédios de mais de 5 pavimentos. Porém, a partir da década de 20 esse panorama se alterou radicalmente, com a intensificação do processo de construção de prédios altos. O exemplo maior é o famoso Edifício Martinelli – retratado em dezenas de postais – inaugurado em 1929, com 25 pavimentos.

Além da escolha dos postais, foram pinçados também pequenos textos de autores modernistas- portanto do mesmo período – que descreviam São Paulo com “prédios cotubas” (Oswald de Andrade) e nenhuma tradição (Blaise Cendras). A elevação da densidade edilícia aumentou a população do centro da cidade; e daí diversas conseqüências como por exemplo: os problemas de trânsito. Alcântara Machado, o prosador do modernismo no final dos anos 20 dizia que a Praça da Sé, era uma “espécie de garage ao ar livre” (Há um magnífico postal, mostrando isso). Da reunião dos postais com as citações dos autores, foram criados grandes painéis (banners).


A mesa que presidiu os trabalhos de Abertura da Semana do Livro e da Biblioteca na Unesp – Campus de Presidente Prudente – presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Messias .


O evento contou com diversos pronunciamentos sobre a importância do Livro na Biblioteca e na cultura de uma população. Marcos F.Gabriel e J.C.Daltozo, os principais oradores.


No Salão da Biblioteca, ampla exposição de Banners (postais ampliados) com imagens urbanas – a verticalização de São Paulo - na coleção Daltozo.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS FATOS ACONTECEM

Duas grandes obras

O setor da construção civil está a todo vapor em Presidente Prudente. Por toda parte se vê obras em execução, com novas edificações ou reformas. Em meio às grandes obras, o Walmart que decidiu investir em 2 áreas importantes da economia regional: Supermercado - defronte ao Muffatão – e Hipermercado (no antigo prédio da Movepa). Outra obra aparece nas imediações do Terminal Rodoviário. Trata-se do Poupa-Tempo. Tudo com inaugurações previstas para este final de ano.

 

Um cajueiro e uma jaqueira nas Avenidas

Quem passa pelas Avenidas Manoel Goulart, Washington Luis e outras poucas ruas da cidade, se depara muitas vezes com árvores frutíferas. Algumas já em franca produção, especialmente: Jaca, Acerola e Caju. Duas dessas árvores estão em plena safra. É a jaqueira e o cajueiro, com frutos amarelos (já maduros), que são colhidos pelos próprios transeuntes.

O Verde + verde por toda parte

Toda a região passou por um difícil período de estiagem. Durou mais de 60 dias, masagora parece regularizado. Durante o ano, as precipitações pluviométricas - segundo a Estação Meteorológica da FCT/UNESP - alcançaram 1.080,4mm até 15/Outº . Nos meses de Setembro e até 15 de Outubro, tivemos o registro de 267,9mm, o que fez ressurgir o verde em toda sua plenitude. O Parque do Povo e outras áreas estão uma “beleza”: é o verde bem verde que se ressalta diante de nossos olhos!

Construção civil mobiliza trabalhadores

Por incrível que pareça: as antigas construções de madeira que marcaram a origem da cidade e a expansão das industrias madeireiras para o fornecimento de matéria prima destinada às construções da época, foram substituídas pela Alvenaria. Com isso, aumenta o mercado de mão-de-obra, contratando inclusive mulheres. Ana Paula é uma delas. Trabalha como Armadora, serviço prestado anteriormente por homens.

“Tonho da Onça” e a “Mulher dos cachorros”

Um dos maiores caçadores de Onça do Brasil voltou a ser comentado e criticado pelos crimes ambientais praticados involuntariamente no Pantanal Matogrossense, tempos atrás. Por isso, “Tonho da Onça” voltou a ser notícia na mídia nacional. Eu o conheci em Presidente Epitácio, quando foi contratado pela CESP para realizar trabalhos de resgate de animais selvagens na fase de formação do Grande Lago de Porto Primavera, com a cachorrada de Peter Crawshaw. Recentemente, comentei o assunto e recebi esta foto do João Laércio dos Santos, que tb trabalhou na operação. Mas além do “Tonho da Onça”, tem a história da “Mulher dos cachorros” que adota todo tipo de vira-lata que encontra; e ela mora no meu bairro.

Trânsito complicado em Prudente

Quem trafega pela Rotatória do Muffatão – rumo ao Prudentão – precisa tomar muito cuidado! A Semav montou uma sinalização de rua para orientar os motoristas que passam pelo local e precisam aprender a respeitar o sinal de PARE. É que ninguém para! Quem vai ingressar na Rotatória tem estar atento e entender que a preferencial é daqueles que chegaram primeiro. Ou será necessário escrever: Parada Obrigatória? No Centro da cidade já existe também sinalização para os pedestres, com advertência aos motoristas que cruzam pelo local.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REPÓRTERES FAMOSOS DA GLOBO
TÊM SUA FAMÍLIA EM PRUDENTE

Pouca gente sabe. Mas a vida do repórter não tem fronteiras. Hoje, está bem próximo de sua cidade, mas amanhã pode estar em outro país ou em outro continente. A notícia brota de todos os lados, boas ou más, elas precisam ser divulgadas sem perda de tempo. E enquanto ela não chega, o repórter vai lá. A pauta elaborada previamente, exige que ela seja apurada e transmitida sem perda de tempo. É nesta hora, que o repórter entra em ação. Um deles - Paulo Renato Soares - já percorreu inúmeros países em busca da notícia.

O Repórter não veio sozinho; trouxe consigo o primogênito Vinícius (de um ano e meio) juntamente com a mãe, Mônica Teixeira que também é Repórter da Globo, no Rio de Janeiro. A visita aos familiares teve suas razões: era o 1º aniversário da Valentina, sobrinha do casal de Repórteres e neta do Prof.Dr. Márcio Antônio Teixeira e sua digníssima esposa, Leny Rodrigues M. Teixeira, que aqui residem há muitos anos - e que eles também passaram a fazer parte.

Os sogros, Márcio e Leny ficaram radiantes com a visita recebida. E como não poderia deixar de ser, aproveitamos para abraçar o casal de Repórteres da Globo, e com conversar com ambos,sobre suas atividades profissionais e familiar. Nesse espaço aberto prazerosamente no blog, demos a palavra ao Paulo Renato.

É ele quem diz: "Bem, minha modesta carreira começa em 1993. Logo depois da faculdade fui contratado pela EPTV, afiliada à TV Globo. Trabalhei em São Carlos e Ribeirão Preto. Voltei a Bauru em 96 para trabalhar na Globo, ainda não era TV TEM. Passei pela TV Cultura, em São Paulo, em 1998, onde conheci a Mônica. Em 99 estive na TV Bahia, outra afiliada Globo. Fui para o Rio Grande do Sul, em 2000, onde trabalhei na RBS. E em 2005 fui convidado a trabalhar na Globo Rio. Lá se vão 17 anos".

Paulo Renato Soares, que todos conhecem pela sua competência e dinamismo como Repórter da Globo fez questão de destacar a atuação de sua companheira, a esposa Mônica, que é natural de Presidente Prudente e pertence a uma família tradicional, cujo chefe,é o muito estimado Prof. Dr. Márcio de Souza Teixeira. É uma figura extraordinária que conhecemos em 1963 e que faz parte da antiga geração de catedráticos da ex-Faculdade de Filosofia (FAFI/IPEA), e ultimamente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente.

É o próprio Paulo Renato quem nos relata: "A Mônica também é repórter aqui . Trabalhávamos juntos em Porto Alegre e ela recebeu convite no mesmo período. Durante esse tempo todo como repórter, foi muita ralação nas redações. Muitas vezes 10, 12 horas de trabalho diários e a busca incansável de tentar sempre um toque mais pessoal nas reportagens. Concisão, apuração, fontes e um pouco de estilo nunca fizeram mal a nenhum repórter.

"Na maior parte de minha carreira fui repórter de rede, como chamamos os repórteres que fazem matérias para os telejornais nacionais na Globo. Mas trabalho igualmente para os jornais locais, em que o jornalismo comunitário é tão importante e recompensador para nós jornalistas. Minha preferência sempre foi por matérias investigativas. Já denunciei quadrilhas que faziam carteiras de habilitação dentro do DETRAN. Venda de adolescente pela própria mãe. Golpe da pirâmide. Corrupção policial. Corrupção na saúde.

Mas me orgulho muito também da cobertura que fiz na Argentina, no início dos anos 2000, época de troca de presidentes e panelaço nas ruas. Foi surpreendente ver um país empobrecer tão rapidamente e doloroso ver o sofrimento daquele povo. Muitos argentinos ficaram sem ter o que comer na época do corralito. Alguns programas no Globo Repórter também me deram muita satisfação. Sobre economia, quando falamos do surgimento da classe C e de suas dúvidas e conquistas econômicas. Outro foi o que experimentei a vida de gari e não dei conta de acompanhar o trabalho deles.

Mais recentemente uma reportagem de fortes emoções foi a que fiz na França. Viajei pelo Fantástico para testar os caças supersônicos que o Brasil pretende comprar. Cheguei a 1.700 kms por hora. E 9g de gravidade. Foi sensacional voar naquele bicho. O ritmo não diminuiu com o passar do tempo. Ainda hoje trabalhei 11 horas. Mas agora tenho que conseguir energia extra para estar perto do Vinícius. Meu filho, que você conheceu, completa um ano e meio neste 20 de outubro. Ele é o mais importante na minha história, com toda certeza. Não há nada que me dê mais satisfação do que encontrá-lo em casa no fim do dia e ouvir: “brincar, papai”. E estou sempre disposto a brincar com ele.

E o célebre repórter que tem apenas 40 anos de idade e uma folha de serviços inesgotável e da mais alta credibilidade encerra seu relato, agradecendo a oportunidade de se manifestar publicamente por um outro meio - que não é a imagem televisiva - mas um novo sistema (Internet). que interliga o Planeta de ponta-a-ponta e promove ações e relações. Por este meio e por intermédio do Blog que já tem mais de 236.000 acessos que ele se identifica a partir deste momento, com os nossos agradecimentos.

O Repórter Paulo Renato Soares prometeu retornar a Presidente Prudente outras vezes. E com isso, poderemos com toda certeza, renovar nosso bate-papo. E contar outros fatos que fazem parte do seu dia a dia - e também da Mônica Teixeira - de brilhante atuação no telejornalismo, desde 1993 até os dias atuais. Para finalizar, ele disse: "É isso, meu amigo, me alonguei um pouco, mas a conversa é boa. Grande abraço"! (Paulo Renato)


Paulo Renato Soares - Repórter da Rede Globo - Rio de Janeiro


Com o sogro, a sogra (pais da Mônica) e toda a família, reunida em Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DE ENTREGADOR DE JORNAIS A OFICIAL
DA P.M. E COMANDANTE DO BATALHÃO

A Câmara Municipal de Presidente Prudente prestou neste mês, significativa homenagem ao Tenente-Coronel Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, atual Comandante do 18º BPM-I sediado em Presidente Prudente, conferindo-lhe o título de “Cidadão Prudentino” por relevantes serviços prestados à comunidade. A honraria está relacionada ao excelente desempenho do Oficial da PM, através de seu trabalho operoso e bem planejado a frente do Batalhão, em benefício da comunidade local e regional.

A homenagem é resultante de uma indicação dos vereadores: Francisco Lopes de Toledo (Maçã do Amor), Bernardete Bosso Querubim e Osvaldo de Oliveira Bosquet, capitaneados pelo ex-vereador (autor da indicação), e atual deputado estadual, Ed Thomas. O ato de entrega do titulo de Cidadania, reuniu grande número de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos do homenageado, especialmente convidados. A sessão solene foi presidida pelo Vereador Izaque José da Silva e secretariada pela Vereadora Alba Lucena.

Uma representação da Policia Militar, com toda a oficialidade presente, juntamente com seus comandantes e ex-comandantes se fez presente ao recinto da Câmara durante a solenidade. Também fizeram uso da Tribuna, inúmeros oradores, incluindo familiares do homenageado, que ressaltaram suas qualidades e sua atuação perante sua família e a população, no cumprimento de seu dever de cidadão e homem público. Entre os oradores que saudaram o Te. Cel. Berardinelli, o atual Comandante do CPA-I/10 – Cel. Homero de Almeida Sobrinho e o Deputado Estadual Ed Thomas, que representou a Assembléia Legislativa do Estado.

Em seu pronunciamento, o homenageado se referiu nominalmente a todos que o acompanharam desde a infância até os dias atuais. Recordou detalhes de sua convivência em família, com a comunidade de sua cidade de origem (Alfredo Marcondes) e outras localidades durante sua fase de formação militar até sua titularidade de oficial bem sucedido na vida. Nenhum nome foi esquecido, e à cada um deles, Berardinelli externou seus agradecimentos.

Um fato que chamou nossa atenção, diz respeito à sua infância e adolescência, quando relata episódios de seu trabalho em busca da sobrevivência, transformando-se algumas vezes em historiador ou narrador de episódios que envolveram o país, sendo reproduzidos pelos jornais que ele entregava à cada um dos assinantes em Alfredo Marcondes.

É o próprio Te.Cel.Berardinelli quem relata: “De descendência italiana e oriundo de família simples pautei minha vida pela simplicidade, estudo e trabalho, pois desde cedo entendi que só isto poderia garantir um futuro sólido a um homem e este só assim poderia formar também uma família digna como meus pais nos formaram. E passo, imediatamente, a dividir este Título com aqueles que, no meu entender, muito colaboraram para que este momento se realizasse, sendo que algumas coisas serão surpresa para muitos.

Primeiramente, como é meu costume agradeço, a DEUS que nos tem dado saúde, trabalho, discernimento e uma família maravilhosa. Depois a todos os meus professores, desde a pré-escola, e estes tiveram trabalho, eu era muito ativo, até os das faculdades, e estes também tiveram trabalho, pois sempre quis saber algo mais. Está aqui o professor Ciro Chagas Filho que pode confirmar isto. Também aqui agradeço todos os Instrutores policiais militares que tive durante a carreira, desde a formação até a especialização.

Vem a fase do trabalho. Aqui agradeço aos meus tios Paulo Vicente da Silva, da loja de móveis, meu primeiro serviço aos onze anos, onde aprendi a andar de bicicleta em uma daquelas de fazer entregas e Mauro Perdomo Berardinelli, com quem trabalhei no bar de nossa família. Com ele aprendi a fazer sorvetes, a comerciar, a ser atento, pois senão vende e não recebe e aturar pessoa embriagada é exercício de paciência.

Nesta fase agreguei outro serviço. Havia ganhado de meu pai minha primeira bicicleta. No bar vendíamos, também, passagens da Andorinha, que trazia os jornais e ali deixava. Passei, então, a entregar jornais. E, por conta disto, mais dois agradecimentos. Um para o desaparecido Eurides Takayama, padrinho de minha esposa. Eu não gostava de entregar jornais aos Domingos. Só o fazia ao Sr. Paulo Calderan e Horácio Gomes da Costa” – relembra.

Dando continuidade ao seu pronunciamento, declara o mais novo cidadão prudentino: Em uma segunda-feira, ao entregar o jornal, o Sr. Eurides me questionou: “Geraldinho, você bebe leite azedo?”. Respondi que não. Ele disse: ler jornal de ontem é o mesmo que beber leite azedo. Foi uma lição: Nunca mais deixei para outro dia o que deve ser feito naquele dia. Entenderam minha agitação.

Outro agradecimento é ao mineiro de Montes Claros e Cidadão Marcondense, Prático de Farmácia e dono da livraria. Foi Prefeito. É o Sr. Horácio Gomes da Costa. Ao lhe entregar o jornal ele me questionou: “Geraldinho, que notícias tem este jornal?”. Eu respondi que não sabia. E ele retrucou: Como? Você é o primeiro que tem acesso ao jornal em Alfredo Marcondes! Passei a lhe informar as notícias da capa e a dizer de quanto o São Paulo havia ganhado o jogo, pois ele também é Sãopaulino. E ele me perguntou: Que diz o Presidente da República hoje? Como não sabia, nem respondi. Saí de fininho e passei a ler o que o Presidente da República dizia, antes de lhe entregar o jornal. Mas ele queria mais e me perguntou: Qual a sua opinião sobre o que disseram o Presidente da República e o Presidente do Partido de oposição? Daí, nunca mais parei de ler jornais...

Estamos vivendo o tempo que meu pai deixou a lavoura e em sociedade com meu tio Anselmo passou a controlar o bar. Foi sociedade de capital e trabalho. Ele com o capital, nós com o trabalho. Balcão de bar, com sorveteria, venda de passagens, arrecadação de jogos de loteria, snokeer etc é trabalho contínuo, mas sobrava tempo para conversar com pessoas cultas. Sr. Domingos era uma delas. Muito aprendi com ele. De tarde ele tomava uma garrafa de vinho e muito filosofava. Ensinou “que é melhor levar um saco de desaforo para casa, que uma boa demanda”. “Que se deve dar um boi, para não entrar em confusão. Mas se entrar, deve-se gastar uma boiada para resolvê-la” – aduziu.

Tudo isto se somava ao estudo regular, que meu pai nunca descuidou. Trabalhar sim, mas estudar primeiro. Chegamos ao momento da Faculdade. Queriam eles um filho Engenheiro. Eu me imaginava Militar. Talvez a leitura dos jornais tenha influenciado. Morava com meus tios Fábio Pereira de Oliveira e Mafalda Perdomo Berardinelli de Oliveira, com quem já havíamos convivido em São Paulo-Capital; pois entre 1962 e 1966 meus pais lá moraram e meu irmão Marcelo é paulistano.

O tio Fábio tinha irmãos e tios Oficiais do Exército Brasileiro e eles me indicaram a Força Pública de São Paulo como boa opção, pois nunca estaria fora do melhor Estado da Federação. A experiência de andar o país para eles não tinha sido muito boa. Para mim também não seria, pois não gosto de muita mudança de vida. Não faço amizades facilmente. Verifiquei do que se tratava a Força Pública que eles falavam e vi que era a Polícia Militar do Estado de São Paulo, cuja divulgação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco já havia conhecido em Alfredo Marcondes, por divulgação do então Aluno Oficial PM Élio Aparecido Costa, hoje Ten Cel PM e que foi nosso Comandante.

Formado, após o Estágio na Capital, optei por vir para perto da família. Consegui vaga no 18º Batalhão. Casei. O trabalho continua. Tinha me preparado para ser Oficial de planejamento e operações, mas já em 1.985 tive contato com um tipo de serviço que nunca me imaginava realizando. Ser Instrutor! Aproveito para agradecer todos os Oficiais e Praças que ombrearam comigo a formação de mais de 2.300 pessoas entre Soldados de 2ª Classe, Soldados temporários e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, estes da Secretaria de Administração Penitenciária.

O Maj PM Aldo Gabrigna dizia que eu era muito feliz, pois pude alistar, selecionar, formar, treinar e comandar policiais militares. Aqui agrego agradecimentos aos Oficiais e Praças que participaram conosco do Treinamento aos funcionários civis do Estado de São Paulo, quando, em parceria com a FUNDAP, desenvolvemos no Quartel o curso de “Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão”.

Aproveito o momento para também agradecer o Cel PM Homero de Almeida Sobrinho pela confiança em mim depositada quando me designou Comandante do 18º Batalhão. E também aos Comandantes do 25º e 42º Batalhões de Polícia Militar do Interior, do 14º Grupamento de Bombeiros, da Polícia Rodoviária e Ambiental, da Direção das Polícias Técnico Científica e Federal, Membros do Ministério Público e Poder Judiciário e, especialmente, do Dr. Walmir Geralde, DD. Delegado Seccional de Polícia Civil. Sempre tive orgulho de dizer que moro, vivo, trabalho e tenho filhos em Presidente Prudente. Aos meus pais, Geraldo Berardinelli e Onilde Therezinha Néspoli Berardinelli, não fui Engenheiro. Minha mãe sempre teve muito receio de minha profissão. Mas Deus sempre está comigo!



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REGINA DRUMMOND, A MAIOR
ATRAÇÃO DO “SALÃO DO LIVRO”

Desde sua abertura na noite de 15 de Outubro, até este momento do fechamento do nosso blog ref. mês 10/2010, Regina Drummond se constituiu na maior atração do Salão do Livro, realizado no Centro de Eventos do antigo IBC em Presidente Prudente. Ela ocupou amplo espaço no recinto do evento, contando histórias, concedendo entrevistas ou simplesmente conversando com os fãs e leitores que a procuravam. É uma simpatia em pessoa. E não é por menos: descende do famoso escritor Carlos Drummond de Andrade, sendo prima de 2ª.geração conforme suas próprias palavras.

Nascida em Minas Gerais, mas vivendo na Alemanha atualmente, Regina mora em Munique, mas trabalha no Brasil. Só em Presidente Prudente ela deverá permanecer no mínimo quinze dias. Suas obras – após a realização do Salão do Livro – tornaram-se mais conhecidas. Mas ela não vive apenas de promoção. Em toda parte que vai, ela garimpa histórias, caça fantasias e pesca novidades. Visita sempre outras esferas com o pensamento, usando a imaginação para desfrutar loucuras e aventuras no tempo e no espaço.

Durante sua permanência no Salão do Livro, ela foi muito requisitada e a todos recebia com um grande sorriso. No estande que ela disponibilizou para mostrar seus livros existiam mais de 50 obras de sua autoria. Os títulos são variados e inúmeras editoras assumiram a responsabilidade pela sua divulgação junto ao público. Ao que parece “Piu Piu” foi o livro mais procurado até agora, encabeçando a lista dos Best Sellers.

“Com o Rei na barriga”; “Destino Pensivalnia”; “Eu bruxa”; “Histórias de arrepiar”; “A garota quase perfeita”; “Receitas práticas de magia”; “A garota quase perfeita” e até “Histórias da Bíblia para Jovens”, fazem parte de sua coletânea atual. Os próximos lançamentos programados previamente, são constituídos por quatro importantes obras: “Marcelo descobre a Alemanha”, da Editora FTD (juvenil) e “Bebê vampiro”, da Cortez Editora (infantl). Em parceria com Rosana Rios, dois títulos: “Sob o signo da lua”, Editora Scipione (juvenil) e “O enigma das nove tatuagens”, da Giz Editorial (jovem adulto).


O primeiro contato com Regina Drummond foi gratificante para todos os visitantes do Salão do Livro.


Nas dependências do antigo IBC em Presidente Prudente, o espaço Regina Drummond foi um dos mais visitados.


Aqui ela exibe um de seus livros mais conhecidos e mais procurados. Mas “Piu piu” ainda é o mais vendido. Um autêntico Best seller.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SEMANA FESTIVA NA TOLEDO PARA
COMEMORAR 109 ANOS DO SEU FUNDADOR

Uma semana festiva foi programada pelas Faculdades Integradas Toledo, em Presidente Prudente, especialmente para marcar a passagem dos 109 anos do fundador da Instituição, o saudoso e sempre querido e lembrado Reitor, Antonio Eufrásio de Toledo. Se ele estivesse vivo, com toda certeza haveria uma série de celebrações não só em Presidente Prudente, mas também em Bauru, Araçatuba e inúmeras localidades de São Paulo e do Brasil. O dia exato das comemorações: 25 de Outubro!

Em homenagem à data, a Instituição de Ensino Superior prepara uma semana de comemorações, Iniciando pela véspera do aniversário de Dr. Toledo. No domingo (24) aconteceu o Vestibular 2011, que este ano ofereceu vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Gestão Financeira, Marketing, Serviço Social, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.

Na segunda-feira (25), às 20h30, no Salão Nobre, aconteceu a entrega da Comenda Antônio Eufrásio de Toledo, uma premiação de excelência acadêmica concedida aos alunos de todos os cursos da Toledo Presidente Prudente, que alcançaram os melhores resultados acadêmicos em 2009. Os intervalos, tanto do período da manhã, quanto da noite, de quarta-feira (26), foram marcados pela animação do Intervalo Cultural, com atrações musicais.

Encerrando a semana de comemorações, na sexta-feira (29), Dia Nacional do Livro, acontece na Biblioteca Visconde de São Leopoldo, às 9h e 20h30, a solenidade de premiação aos alunos que mais emprestaram livros em 2008.

Serviço – Mais informações www.unitoledo.br ou pelo telefone (18) 3901-4000.


Antônio Eufrásio de Toledo, fundador das Faculdades Integradas Toledo de Presidente Prudente e seus sucessores, D. Marlene e Sr. Milton Pennachi.


Aspecto parcial da sede das Faculdades Integradas do consagrado Mestre, Antônio Eufrásio de Toledo em Presidente Prudente/SP.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

BAR DA ESTAÇÃO É UM PONTO DE
PARADA TOTALMENTE DIFERENTE

A Ferrovia está no esquecimento. É um grande patrimônio, abandonado pelo Poder Público, mas exigindo preservação e até revitalização. Mas o Bar da Estação – situado em ponto estratégico de Presidente Prudente – ganhou a simpatia e preferência dos seus freqüentadores, tornando-se um dos mais movimentados em toda a região. Lucineide Navarro é quem dirige o estabelecimento há sete anos.

Quem chega ao Bar da Estação é sempre bem vindo! Nas paredes internas (na área dos fundos) foi pintado há cinco anos um grande painel. É obra de um artista plástico de Sorocaba, cidade que deu nome à Ferrovia: Estrada de Ferro Sorocabana. O painel impressiona e dá beleza ao estabelecimento, completando sua decoração interna. O Bar funciona de 3ª. a Sábado, a partir das 18h00, até a saída do último cliente.

Às 5as. e 6as.feiras, tem Música “ao vivo” e às 4as.feiras, tem Futebol Num telão, que segundo Lucineide é o maior da cidade. O cardápio é variado (à la carte), de acordo com o gosto do cliente. Tem Grill para atender o gosto mais variado, conforme a preferência, com carnes nobres e petiscos.

Artistas renomados que passam por Presidente Prudente fazem escala normalmente no Bar da Estação. Até mesmo o Dr. Dráusio Varella esteve lá e deixou fotos e autógrafos para comprovar sua passagem. A Equipe de atendimento é constituída de 20 a 25 profissionais e atende também às solicitações ou reservas para festas de aniversário, noivado, casamento e recepções de um modo geral. Para conhecer, é só passar por lá, após as 18hs.


Este belo painel, caracteriza uma época que não volta mais. O trem de ferro com sua locomotiva e seus vagões utilizados no transporte de passageiros. A imagem foi pintada por um artista plástico de Sorocaba.


Aqui, o movimento de pessoas é muito grande em todas as noites – de 3ª. a Sábado – após as 18hs e até a saída do último cliente. O espaço é também recomendado para festas e recepções.


Para os que chegam, a antiga sinalização de tráfego é exposta bem a frente do Bar da Estação, que fica a poucos metros da antiga Estação ferroviária de Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ASSOCIAÇÃO DE CEGOS
REALIZA FESTA TRADICIONAL

A Associação Filantrópica de Proteção dos Cegos de Presidente Prudente, promoveu na ACAE, sua tradicional festa anual da Carne Seca na Moranga, com finalidade filantrópica. O evento - realizado na noite de 22 de Outubro - teve excelente receptividade junto à comunidade local e regional. Em razão disso, tornou-se possível a obtenção de alguns recursos que serão revertidos em prol da instituição que proporciona ampla assistência a centenas de deficientes visuais.

Todos os anos os dirigentes da Associação se mobilizaram pelo terceiro ano consecutivo com o apoio da Loja Maçônica Harmonia e outras entidades, promovendo a festa. Neste ano houve registro de mais de 400 pessoas, especialmente casais que adquiram antecipadamente seus convites ao preço de R$60,00. Além da carne seca na moranga e arroz, (com cardápio especial), foram servidos como aperitivo, cerca de 400 paisteizinhos com carne seca, cerveja, refrigerantes e água mineral.

O Jantar beneficente com carne seca, foi um acontecimento alegre e muito festivo, com show musical, danças e sorteio de um TV 29” no final do jantar. A ganhadora foi a Sra. Maria Francisca Novaes Mendes, que reside no Jd.Everest, Zona Oeste de Presidente Prudente.


Carne seca na moranga representa interessante iniciativa em prol das obras desenvolvidas pela Associação dos Cegos de Presidente Prudente.


A festa da Associação de Cegos, realizou-se na sede da ACAE em Pres. Prudente e reuniu mais de 400 participantes.


O vice-prefeito Marcos Vinha e vários assessores municipais tomaram parte na festa, juntamente com outras importantes personalidades.


No final da festa, o sorteio de uma TV 29” entre todos os participantes. A ganhadora foi a Sra. Maria Francisca Novaes Mendes, do Jd.Everest.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REALIZADO EM PRUDENTE O XVIII
CONGRESSO MÉDICO-ESTUDANTIL

Em meados deste mês, Presidente Prudente sediou o XVIII Congresso Médico Estudantil, promovido pela Faculdade de Medicina, Diretório Científico Estudantil-DCE- e Hospital Regional (HR). A mês foi composta por docentes e acadêmicos de Medicina, pelo Pró-Reitor Acadêmico, José Eduardo Creste e Frei Bento Aguiar, Diretor do HR. Houve importante participação de palestrantes especialmente convidados, abordando os mais diferentes temas da atualidade

Entre os palestrantes, destaque especial para o Prof. Dr. José Hamilton do Amaral – médico e jurista – que falou sobre a medicina contemporânea e suas perspectivas: o exercício da profissão, aspectos do novo Código de Ética e as novas técnicas médicas. “O médico deve estar ao lado da vida” – disse. Referindo-se a outros diagnósticos: “Sabe-se que o tratamento do diabetes não evoluiu muito nos últimos anos, mesmo com a existência de milhares de pacientes. Porém, novos seguimentos como o pâncreas artificial, a insulina por via oral e as células-tronco podem mudar essa realidade” – explicou.

Em seguida, o docente Igor Costa Almeida, também do Curso de Medicina, abordou A Medicina Além do Dr. House. “No seriado, Dr. House é um médico frio, que não gosta de estar em contato com seus pacientes. É o exemplo de como não devemos atuar. Muitas vezes, esse profissional deve tomar decisões com fragmentos de informações, que influenciam o diagnóstico. Vale ressaltar que a arte de ouvir o paciente é fundamental”.

Fechando a noite, a docente de Medicina e representante da Unipaz, Maria Letícia Martins, abordou o tema O Médico Ideal na Visão do Paciente. “O paciente quando entra no consultório, sabe que vai encontrar um profissional altivo e bem preparado. Após a consulta, ele pode sair com a imagem de que foi atendido por um tecnocrata, ou, com a impressão de que foi acolhido por um ser humano. E é aí que está a diferença. Com certeza, através do atendimento humanizado, o paciente responderá ao tratamento da melhor forma”, ressaltou.

Marco Aurélio Marangoni afirmou que este é o maior evento médico de Prudente e região. “Organizado por docentes, funcionários, alunos, direção e coordenação do curso, esta é uma oportunidade única de participar de duas atividades simultâneas. Este ano, teremos a participação do médico brasileiro Edmundo Pereira de Souza Neto, que atua na Université Claude Bernard de Lyon 1, da França”.

Para Fernando Pimentel, Diretor da Graduação, o Comepp possibilita a troca de experiências com profissionais altamente qualificados. “Além disso, as temáticas que compõem a programação se referem à realidade médica atual”.

O evento aberto ao som do saxofone de Paulo Moreira, reuniu mais de 300 pessoas entre acadêmicos, docentes e profissionais da área, no Auditório Azaleia, campus II da Unoeste. As atividades foram encerradas no dia 16 de Outubro. Além de palestras, foram programados no Campus II da Unoeste, debates, mesas redondas e sessões interativas.

A mesa de abertura foi composta por Arlindo Wilton de Oliveira Filho, Presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) do Curso de Medicina; Rita Higa, Docente do Curso; José Eduardo Creste, Pró-Reitor Acadêmico; Marco Aurélio Marangoni, Presidente do Comepp e Coordenador da Graduação na Universidade; Fernando Pimentel, Diretor do Curso de Medicina; Frei Bento, diretor administrativo do HR e João Rubens, Acadêmico e Mestre de Cerimônia.

Serviço – Confira a programação completa do Comepp no espaço Mural do site www.unoeste.br.

(Texto e fotos da Assessoria de Imprensa/Unoeste, a qual agradecemos).


Mesa foi composta por docentes e acadêmicos de Medicina, pelo pró-reitor Acadêmico José Eduardo Creste e pelo Frei Bento do HR


Os três palestrantes especialmente convidados: Dr. José Hamilton do Amaral, Maria Letícia Martins e Marco Aurélio Marangoni.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DEINTER-8 TEM NOVO TITULAR

Desde Outubro/2010, o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER-8 – tem novo titular: o Delegado Walmir Geralde, que assumiu o cargo como Diretor perante o Conselho da Policia Civil do Estado de São Paulo. Ele vinha exercendo até então, as funções de Delegado Seccional de Policia de Presidente Prudente.

O antigo posto exercido durante mais de dois anos pelo Delegado – em face dessa promoção – passou a ser ocupado interinamente pelo Delegado José Carlos de Oliveira Junior. Pelas declarações de Geralde, tornou-se possível durante seu mandato administrativo solucionar diversos crimes ocorridos na área regional, atendendo de forma satisfatória os anseios da comunidade.

Agora o maior desafio – segundo o titular do DEINTER-8 - estará relacionado à deficiência de recursos humanos. Mas ele garante que nenhuma alteração deverá ser feita, sem que a sociedade seja consultada previamente. Isto no que diz respeito à reunificação dos Distritos Policiais numa só Delegacia, como vem ocorrendo em outras regiões de São Paulo.


O Delegado Walmir Geralde que acaba de assumir o DEINTER-8 admite que correspondeu à confiança e expectativa da população no que se relaciona ao esclarecimento da atividade policial na região.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ATLETA PARAOLÍMPICA TORNA-SE
EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E INCLUSÃO

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente tem o atletismo como uma das suas marcas. A presença permanente dessa modalidade deve-se à infra-estrutura oferecida pela Faculdade, em conjunto com o suporte acadêmico proporcionado pelo curso de Educação Física. É a Universidade que tem o privilégio de abrigar em seu campus, uma equipe de reconhecimento mundial. Inclusive Atletas Paraolímpicos; cuja inserção social salienta a importância do papel das instituições de Ensino Superior para a profissionalização desse segmento.

Sendo o Atletismo um instrumento de inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais, temos aqui um exemplo disso: a atleta Jerusa Geber dos Santos, 28 anos, que é deficiente visual. Ela é natural de Rio Branco – AC e encontrou na FCT/UNESP, apoio para treinar. Antes, ela treinava em sua cidade natal, em condições precárias. Depois passou pelo estado do Mato Grosso onde ficou por dois anos e, em busca de melhores resultados, mudou-se para Presidente Prudente.

Jerusa encontrou aqui no extremo-oeste paulista, melhores condições para o seu desenvolvimento esportivo. “Nasci com problemas na visão e aos três meses de idade fiz cirurgia de catarata passando a enxergar, mas por volta dos oito anos fui perdendo a visão gradualmente por causa de um glaucoma, que não consegui tratar previamente”. Relata Jerusa.

A atleta conta ainda que não praticava nenhuma atividade física até os dezenove anos, quando, através do convite de um amigo - também deficiente visual - conheceu o esporte e tomou gosto, obtendo destaque nas provas. “Na minha cidade eu treinava em uma pista de terra e precisava de melhores condições de treinamento para atingir os níveis das grandes competições”.

Começou a treinar em 2001 e no ano seguinte, iniciou suas competições. A primeira competição internacional que participou foi em 2005 nos Jogos Pan-Americanos de Deficientes visuais da IBSA (International Blind of Sport Federation), principal competição do gênero no Continente Americano. Conquistou Medalha de Prata nos 100 metros e Bronze no Salto à distância. Na edição de 2007 dos jogos da IBSA, novamente marcou presença com Prata nos 100 metros e Prata no Salto à distância.

A maior das conquistas de Jerusa Geber dos Santos foi representada pela Medalha de Bronze que ganhou nas Paraolimpíadas de Pequim-China em 2008. No ano que a seleção brasileira fez sua melhor campanha, ficando em 9º lugar na classificação geral e trazendo para o Brasil 47 medalhas: 16 de Ouro, 14 de Prata e 17 de Bronze. Nessa Competição Internacional, houve participação de mais de 4000 atletas de diversos países.

Em junho deste ano, Jerusa esteve nos Estados Unidos competindo no 2010 U.S. Paralympics Track and Field National Championships. “Esse campeonato foi importante para obter índice e garantir presença no Mundial de 2011 na Nova Zelândia”. Diz seu Técnico e Atleta-guia, Luiz Henrique B. da Silva. Já confirmamos nossa participação: o tempo estipulado para os 100 metros era 13.07; ela conseguiu o tempo de 12.70. Segundo Silva, o esporte paraolímpico só tem a crescer. Está tendo cada vez mais investimento. E sendo mais conhecido pelas pessoas através da mídia. Mas, ainda assim, precisa de incentivo - concluiu.

(Texto e fotos de Magda Tatiana Lima Vieira, a quem formulamos agradecimentos)

 


A estagiária Magda Tatiana entrevistou Jerusa Geber dos Santos nos seus treinamentos diários nas pistas de Atletismo da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FESTA DA PADROEIRA EMPOLGA
PAROQUIANOS DO PQ. DOS PINHEIROS

A Festa dedicada à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida empolgou os paroquianos do Parque dos Pinheiros e adjacências. Conforme programação especialmente elaborada, realizou-se às primeiras horas da manhã de 3ª. feira, uma carreata que reuniu centenas de veículos, incluindo motocicletas. O ponto de partida foi o Bairro Maré Mansa, percorrendo longo trajeto até alcançar a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Parque dos Pinheiros.

Cânticos religiosos e orações fizeram parte da procissão motorizada. Na sede paroquial durante a celebração eucarística, houve momentos de reflexão e vivência espiritual com as palavras transmitidas pelo Sacerdote em seu pronunciamento. Na homilia, nas pregações sobre o sentido da oração, do batismo, da crisma e da evangelização todos acompanharam com geral interesse. O Coral da Igreja (em ponto estratégico), completava a cerimônia com suas músicas especialmente escolhidas e excelente interpretação. E todos ficaram maravilhados com a festa religiosa.

O importante evento de 12 de Outubro - em honra da Padroeira - foi coordenado pelo Padre Fernando Henrique Guirado, com a participação direta dos Ministros da Eucaristia, membros das diversas Pastorais e de toda a comunidade paroquial. Desde a chegada à Igreja Matriz e a procissão de entrada, foi a maior festa, da qual participaram crianças, jovens e adultos. Todos, compenetrados do seu papel de servir a Deus e ao próximo, com amor e dedicação.

A comunidade inteira se uniu num só pensamento voltado à sua vivência de fé e religiosidade, e comemorou com toda empolgação, o dia dedicado à Padroeira. Foi um acontecimento inesquecível para todos que lá estiveram neste ano. Por sinal, a Paróquia que há poucos meses completou 11 anos de existência já tem sua história. Dentre outros, seu 1º Sacerdote foi Dom Maurício Grotto de Camargo, atualmente Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Botucatu.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PONTE DO RIO PURUS: A MAIS
ADIANTADA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

MONTEZUMA CRUZ - da Amazônia – Especial para o Blog Memórias de Um Repórter do Interior

RIO BRANCO (AC) – De todas as pontes projetadas pelo governo federal para estados da região amazônica ocidental, a do Rio Purus, na BR-364, é mais adiantada. Sua conclusão está prevista o próximo ano. Edificada pela Construtora Cidade, por meio de convênio entre o governo estadual e Ministério dos Transportes, a ponte de 407 metros de extensão substituirá a antiga balsa nesse rio, no município de Manoel Urbano, a 212 quilômetros da capital acreana.

Os blocos estão se emendando. Há uma semana, moradores de Manoel Urbano estão impressionados com a nova fase da ponte. Os vãos principais estão interligados. Na prefeitura informa-se que a liberação para a passagem de veículos ocorrerá no primeiro semestre de 2011.

A ponte sobre o Purus deve pôr fim ao velho problema na travessia, o que também ocorre na confluência dos rios Madeira e Abunã, para a qual foi projetada – com nova licitação do DNIT – uma ponte com 1,3 mil metros de comprimento.

Há muito tempo o Acre aguarda a conclusão do asfalto na BR-364, que já alcançou Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Peru. As obras são interrompidas a cada “inverno” chuvoso, obrigando a população ao abastecimento aéreo, cujos fretes são bem mais caros. Cruzeiro do Sul, 70 mil habitantes, a segunda maior cidade do estado, fica isolada durante mais de seis meses por ano.

A distância entre Rio Branco e Cruzeiro é de 650 quilômetros. Um trecho de 130 km entre Rio Branco e Sena Madureira está pavimentado desde os anos 1990. Quatro pontes sobre quatro grandes rios que cortam a BR-364 começaram ser construídas em 2009. Devido ao “inverno”, as obras rodoviárias no Acre são ‘tocadas’ somente durante seis meses do ano, entre maio e outubro, quando chove menos, ou simplesmente não chove.

TAMANHO DAS PONTES ACREANAS

Rio Juruá – 550 metros

Rio Purus – 407 metros

Rio Envira – 300 metros

Rio Tarauacá – 300 metros

Valor das pontes R$ 245 milhões. Previsão de conclusão: fevereiro/2011.


No momento, esta é a maior ponte em extensão na região. Os vãos estão interligados /PURUS ONLINE


Asfaltamento da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó enfrenta uma grande dificuldade: o período chuvoso que se aproxima /AGÊNCIA ACRE



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REELEITOS EM PRIMEIRO TURNO
4 DEPUTADOS ESTADUAIS DA REGIÃO

As eleições de 03 de Outubro, reelegeram para o próximo quatriênio no 1º turno, os quatro Deputados Estaduais da região de Presidente Prudente. Na área federal, o Deputado Talmir Rodrigues (PV) não se reelegeu. E os demais candidatos, Paulo Lima e Nelson Roberto Bugalho (PMDB) não alcançaram a votação mínima indispensável para a conquista de cadeiras na Câmara Federal.

Dos quatro parlamentares reeleitos, a maior votação foi consignada ao Deputado Estadual Major Sérgio Olimpio Gomes (PDT) com 135.409 votos. Foi o mais votado do Partido e de toda a região de Presidente Prudente. Major Olimpio é natural de Presidente Venceslau, onde reside sua família.

O Deputado Estadual Mauro (PSDB), reeleito para seu 8º mandato recebeu também uma votação muito expressiva: 123.283 votos, seguido pelo Deputado Reynaldo Auguz, que recebeu 78.964 votos. Ed Thomaz reelegeu para o seu 2º mandato na Assembléia Legislativa de São Paulo, com 57.727 votos.

Para o Governo de São Paulo foi eleito o ex-Governador, Geraldo Alckmin (PSDB), com..11.509.902 votos (50,64% do total dos votos válidos), sendo Vice-Governador, seu companheiro de Partido Guilherme Afif Domingos, eleitos no 1º turno no dia 03 de Outubro. O Senador Aloizio Mercadante (PT) recebeu 8.005.736 votos, representando no total de votos válidos, percentual equivalente a 35,22%.

No próximo dia 31/Outubro com a realização do 2º turno a nível Federal, o eleitorado elegerá seu novo Presidente da República, cuja disputa se dará nas urnas, com a escolha do mais votado: Dilma Rousseff (PT), ou José Serra (PSDB).


Major Olímpio e Mauro Bragato os dois Deputados mais votados p/a Assembléia Legislativa na região administrativa de Pres.Prudente.


Reynaldo Auguz, de Dracena e Ed Thomas e também conseguiram expressiva votação para garantir sua reeleição por mais quatro anos.


Geraldo Alckmin elegeu-se Governador do Estado por mais uma vez. Porém, o único Dep.Federal (Talmir Rodrigues), não se reelegeu.


No último dia do mês de Outubro de 2010 - em 2º turno - o eleitorado brasileiro define quem vai governar o país: Dilma ou Serra?



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 09h05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

IPT-TOLEDO APONTA INFLAÇÃO
DE 6,43%NOS SUPERMERCADOS

No último mês, o Índice de Preços Toledo (IPT) registrou uma inflação de 6,43%. A pesquisa realizada no dia 15 de setembro constatou que o consumidor gastava R$ 315,50 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 14 de outubro, este valor chegou à marca de R$ 335,78. A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando elevação de 8,44%.

Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram o tomate (kg) e o feijão carioquinha (1kg) com elevações em seus preços de 132,84% e 55,81%, respectivamente. Seguindo em direção contraria, o grupo de Higiene pessoal apresentou uma queda, registrando deflação de 4,01%. Os produtos que mais contribuíram com a queda foram o papel higiênico (4 un. 30m.) com baixa de 12,90%, e o creme dental (90 g), com queda de 3,14% em seus preços.

Alta em Artigos de limpeza

O grupo de Artigos de limpeza apresentou uma alta de 2,36% nesta pesquisa. Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram o desinfetante (tipo pinho 500ml), com aumento de 6,98%, e o sabão em barra 5 unid. (200g), com aumento de 3,08%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os locais pesquisados, como no caso dos ovos brancos (dúzia) com variação de 86,33%, cujos preços se encontram entre R$ 1,39 e 2,59. E do desinfetante (tipo pinho - 500ml), sendo encontrado entre R$ 1,45 e R$ 2,39, com variação de 64,83%.

Concorrência?

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 36%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$ 151,44. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 110,99, economizando assim R$ 40,45. O IPT acumula uma alta de 6,88% nos últimos 12 meses.

Pesquisa IPT/Toledo - Equipe

A pesquisa do IPT-Toledo teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

(Fotos cedidas pela Assessoria de Imprensa/Toledo)


A Equipe de Pesquisa IPT/Toledo sai às ruas e realiza seu trabalho profissional nos principais Supermercados de Presidente Prudente. O resultado representa um Termômetro para se saber como andam os preços.


Equipes do IPT-Toledo percorrem os Supermercados de Presidente Prudente, todos os meses.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 08h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MUITOS EVENTOS NA FCT/UNESP;
ESTATÍSTICA COMEMORA 26 ANOS

No decorrer do mês de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu uma série de eventos, que culminaram com a realização do VI Simpósio de Engenharia Ambiental e a XII Semana da Estatística, tendo por principal finalidade comemorar o sucesso de 26 anos de curso mantido nesta unidade estadual. Antecipando-se à essa realização, foi também cumprida com excelente aproveitamento, a IV Semana de Arquitetura e Urbanismo, além do Seminário de Empreendedorismo na Engenharia Cartográfica.

Afinal, a UNESP vem alcançando excelente posição frente às demais Universidades, classificada entre as melhores do Brasil e do mundo. De um total de 12 cursos de graduação existentes na FCT/UNESP, 8 mereceram alta distinção através de avaliação do Guia do Estudante, sendo qualificados como ESTRELADOS. Nessa classificação, foram enquadrados na Categoria 5 estrelas, os cursos: Engenharia Cartográfica, Fisioterapia e Geografia. 4 estrelas – Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Estatística e Pedagogia; 3 estrelas – Educação Física.

O ato de abertura da Semana da Estatística, verificou-se no Anfiteatro I, seguindo-se várias palestras com abordagem de assuntos temáticos de magna importância. Foram também realizados minicursos, oficinas e mesas redondas, com a participação de especialistas, inclusive do exterior. Dentre eles, Ricardo Siquieri, da AACHEN University/Alemanha, onde fez seu Doutorado no Centro de Engenharia Computacional. Regina Rodrigues, da UNAM – Instituto de Matemática do México (ex-alunos da FCT/UNESP) e Washington Y.Ochieng, do Imperial College of London/ Inglaterra.

Em termos de Arquitetura e Urbanismo, que teve a atuação destacada de inúmeros especialistas, o assunto que mais chamou a atenção foi o da ferrovia. Atualmente em total estado de abandono. O tema - dos mais polêmicos - suscitou debate e análise especial durante mesas redondas, envolvendo os Professores: Humberto Yamaki (UEL), Alex Lamounier (FCT/UNESP) e o Arquiteto Roberto de Almeida Floeter, de Pres.Prudente. Foram abordadas especificamente a questão do patrimônio, preservação e tombamento sob abandono e tombamento.

Com referência à XII Semana da Estatística, que reuniu um número muito expressivo de participantes (cerca de 160), uma observação: A pesquisa estatística tem evoluído de forma bastante significativa nos últimos anos no meio acadêmico. Por isso, torna-se necessário colocá-la em prática. Em todas as áreas de atuação, existe uma grande dificuldade em associar a teoria à prática, o que não é diferente na estatística.

O evento seguinte, Semana do Livro e da Biblioteca, começou no dia 21 e vai até 27 de Outubro, com ampla exposição de postais (mais de 160.000), simbolizando a trajetória de um colecionador (J.C.Daltozo). – Imagens urbanas: verticalização de São Paulo nos postais da coleção Daltozo. E mais: exibição de filmes; Exposição de banners e Oficina de fotografias: Poéticas visuais: diferentes olhares. Sala de projeção da Biblioteca. Vários temas, concluindo com a produção do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo – NAU –


Faixas expostas no Campus da Unesp chamam a atenção para importantes eventos realizados em Outº/2010.


Todos esses eventos mostraram o avanço cultural, científico e tecnológico de nossa Universidade.


A Exposição de trabalhos, debates, palestras e mesas redondas tiveram a participação de renomados especialistas.


Muitos palestrantes vieram do exterior, razão pela qual houve maior interesse da comunidade acadêmica.


A FCT/UNESP está incluída atualmente entre as melhores Universidades do Brasil e do mundo.


Presidente Prudente tornou-se referência nacional e a FCT/UNESP figura entre as mais avançadas de SP e do Brasil.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 08h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ABOLIDO O USO DE SACOLAS
PLÁSTICAS EM SUPERMERCADOS

A experiência foi de apenas um dia, na sexta-feira 15 de Outubro. Mas serviu para demonstrar que é possível viver sem a utilização de sacolas plásticas, um produto que ganhou popularidade no decorrer dos últimos anos, em lugar de sacolas de lona tradicionais. O comodismo substituiu o uso prático, como forma de descarte para um produto que só traz problemas, especialmente a poluição que toma conta de boa parte das cidades brasileiras.

Para quem se dirigiu aos principais supermercados e hipermercados de Presidente Prudente naquela dia, teve uma surpresa ecologicamente correta na hora de passar os produtos adquiridos no caixa de cada estabelecimento. É que ao invés das sacolinhas plásticas, os produtos acabaram sendo embalados e entregues em caixas de papelão. Já quem optou sair de casa precavido, isto é, portando sacolas retornáveis em mãos, a sensação foi diferente.

Foi apenas uma experiência que deu certo no Dia Municipal Sem Sacos Plásticos. Uma iniciativa que surpreendeu e poucos acreditavam no seu sucesso, o que acabou sendo constatado no fim do expediente, numa demonstração de que a atitude despertou nos consumidores a conscientização ambiental. O Secretário municipal Fernando Luizari Gomes e a vereadora Kátia Guímaro (esta última,autora do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente), estiveram nos Supermercados parceiros da empreitada.

Segundo um dos empresários do ramo de Auto-Serviço, disse que um trabalho de conscientização já vinha sendo realizado em seu Supermercado há alguns anos. Ele acrescentou que por conta da prática, registrou uma economia aproximada de 40% na aquisição das sacolinhas plásticas para embalagem. Mas fez também um alerta: nem todos clientes ainda se conscientizaram da importância em substituir o papelão pelo plástico. “Boa parte das cidades do Brasil já aderiram a essa prática. Inclusive há lugares em que o uso da sacolinha é terminantemente proibido. Esse é o caminho para a conscientização”, observou

O mesmo empresário do ramo de Supermercados acrescenta: visando despertar nos clientes o hábito alternativo, mandou confeccionar banners e folders que tratam da conscientização no local, onde funciona seu estabelecimento.. “De início era apenas a conscientização, porém o retorno era pouco. A partir disso, para estimular as pessoas a eliminar as sacolas, decidimos então sortear prêmios todos os meses àqueles que abandonassem a sacolinha e fizessem o uso do papelão”, revelou.

Autora da Lei Municipal 7.047/2009, a Vereadora Kátia Guímaro salienta que a lei não tem caráter punitivo, apenas de conscientização. “É por meio de ações como estas é que vamos conseguir mostrar e despertar nos clientes das lojas que uma atitude simples pode estar ajudando e contribuindo para a preservação e não degradação do meio ambiente. Porque hoje um dos maiores problemas de degradação é o uso e despejo incorreto dos sacos plásticos”, diz.

De acordo com a Vereadora, uma sacola plástica, quando lançada indevidamente no meio ambiente, demora mais de 100 anos para se decompor. “Isso infelizmente está comprometendo nosso meio ambiente de forma negativa. Precisamos mudar nossas atitudes, possibilitando mais qualidade de vida para nossa fauna e flora, e futuras gerações”, completa.

O secretário da pasta do Meio Ambiente ressalta que nos dias atuais, qualquer um pode dar sua parcela de contribuição para o meio ambiente, “não levando nenhuma sacola plástica para casa”. “Por isso estamos aqui, para incentivar as pessoas a colaborarem com o meio ambiente. Ainda temos milhares de sacolas plásticas espalhadas pela cidade, poluindo nossos mananciais e obstruindo redes de esgoto, bocas-de-lobo e galerias pluviais por conta do descarte incorreto.

Podemos mudar isso? Interpela o Secretário Municipal do Meio Ambiente. Resposta: Podemos! De que forma? Recorrendo ao passado, de maneira que possamos usar o carrinho de Feira, a sacola retornável ou mesmo a Caixa de papelão para transportar a mercadoria”, sugere Luizari.

Essa sugestão foi acatada pela advogada Fabiana Vessani. “Eu acho ótima a idéia, porque de uma forma ou de outra, sei que estarei contribuindo para preservação do meio ambiente. Até então, não dava importância para a questão. A partir de agora vou rever meus conceitos e sempre que possível, optar pelas caixas de papelão ao invés das sacolas”, argumentou. “Eu também gostei, porque o "saquinho plástico" demora muito para se decompor na natureza. Tanto que antes dessa ação, já optava pelas caixas de papelão na hora de colocar os produtos. A substituição é válida” - completa a moradora do Jardim Novo Bongiovani, Nara Canteiro.

(Fotos cedidas p/Marcos Sanches, da Secretaria Municipal de Comunicação, a quem agradecemos)


Lei municipal prevê que a população não recorra ao uso da sacolinha plástica para o acondicionamento e transporte de mercadorias.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UM PRUDENTINO QUE BRILHA
NA EUROPA: RICARDO SIQUIERI

No final de Setembro p.p. esteve em Presidente Prudente a fim de proferir palestra. Atendendo a um convite dos docentes e alunos do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT-UNESP, o jovem Prof. Dr. Ricardo Siquieri. Ele é natural de Presidente Prudente, onde cursou graduação em Matemática no período de 1996/1999 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pte.

Ricardo Siquieri fez seu mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências da Matemática e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo – USP – de 2000 a 2002. Na Alemanha, fez seu doutorado na RWTH (Aachen University), Deptº de Engenharia de Material Computacional – Centro de Engenharia Computacional – Aachen/Alemanha, de 2002 a 2007. Ele é também membro do JARA-Sim (Jülic-Alemanha).

No Anfiteatro 2 do Campus Universitário da FCT-UNESP, Siquieri ministrou palestra no dia 27 de Setembro a partir das 16h00, abordando o tema: “Modelagem Matemática e Computacional de Solidificações de Materiais”. Seu reencontro com antigos professores colegas e ex-colegas de curso foi motivo de júbilo; e após relatar sua atuação e experiência no exterior, se colocou à disposição de todos, na Alemanha e em outros países europeus.


O jovem Ricardo Siquieri, natural de Pres.Prudente (ao centro), concluiu Mestrado em Ciências da Computação(USP)de 2000 a 2002 e depois, foi para a Alemanha onde fez Doutorado na AACHEN University.


Antes de deixar sua terra natal, fez questão de se fotografar ao lado de colegas, ex-colegas e professores de Pós-graduação, relembrando seus Primeiros anos na FCT/UNESP.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DECORAÇÃO DE NATAL EM
VENCESLAU NA CASA DO ARTESÃO

A “Casa do Artesão” de Presidente Venceslau funciona há alguns anos; mas agora mudou de endereço e está com novidades. Está instalada em uma das salas da antiga estação ferroviária, onde as artesãs passaram a comercializar artigos de decoração com motivação natalina, feitos artesanalmente, como não poderia ser diferente. São pequenas árvores, estrelas, bonecos de neve, entre outros.

Além dos sugestivos trabalhos temáticos de fim de ano, é possível encontrar também no local, variada opção em presentes, lembrancinhas e artigos para casa. Entre os quais, bordados, tapetes, toalhas, crochês, bijuterias, arranjos com meia de seda, pinturas em biscuit, enxovais pra bebês, produtos em argila, colares, brincos, caixas decorativas, vasos, chaveiros, quadros, entre outros, a partir de R$ 1,00.

Todas as peças estão disponíveis e para pronta entrega. Também são aceitas encomendas, que podem ser feitas diretamente no local. A “Casa do Artesão” funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, isto é, das 09h00 às 18h00.

Presidida pela artesã Cassimira Maria Alves, a entidade engloba as artesãs locais, sendo o resultado de convênio entre a Prefeitura de Presidente Venceslau e a Sutaco (Superintendência de Comunidade do Trabalho), autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo e que visa fornecer oportunidades de geração de emprego e renda aos artesãos, desenvolver e preservar o artesanato paulista.

(Texto e fotos enviados p/Danilo Bomfim, a quem agradecemos)


Aqui se torna possível conhecer ampla variedade de trabalhos produzidos por artesãos de Presidente Venceslau.


Trata-se de um trabalho primoroso, que é realizado com o propósito de incentivar as pessoas que se dedicam ao artesanato.


E não falta o apoio indispensável daqueles que se dedicam a essa atividade, na condição de voluntários, o que é um fato louvável.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NOVA ÓTICA EM PRUDENTE

Neste final de ano, o centro comercial de Presidente Prudente recebeu uma nova Ótica do Grupo Miyazaki, pioneiro nessa atividade empresarial. Trata-se da Ótica Miyazaki 3, situada na esquina das Ruas Barão do Rio Branco e Major Felício Tarabai. A Loja pioneira situa-se no Calçadão da Maffei e a 2ª. Loja (Ótica Viva), na Barão, defronte à Praça 9 de Julho.

O ato inaugural da nova Loja foi marcado com a presença de familiares e amigos do casal Edson e Atsumi, recepcionados com um coquetel. A Organização pioneira na especialidade, teve inicio em 1971, preparando-se portanto para comemorar em 2011 seus 40 anos no ramo empresarial de Ótica.


O casal anfitrião, Edson e Atsumi está empolgado com a atividade empresarial no ramo de Ótica e investe cada vez mais nessa empresa.


O novo estabelecimento foi aberto com as bênçãos de um Monge Budista, especialmente convidado para essa missão. O Ato também foi prestigiado pelo empresário Pedro Nemésio Farias, Diretor da Viação Motta.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DENISE PEDE A COMPRA DE
MÁQUINA DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA

A Vereadora Denise Erbella de Presidente Venceslau, encaminhou como reivindicação ao Prefeito Municipal, Ernane Custódio Erbella - que é seu irmão - proposta para a possível compra de uma maquina de sinalização viária. Ela justifica a necessidade dessa aquisição, considerando a importância do trabalho de sinalização do trânsito em sua cidade.

Segundo a proposta da Vereadora, a aquisição do equipamento tem por principal finalidade, refazer toda sinalização de trânsito, reforçando as já existentes e prevenindo possíveis acidentes. Considerou também a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento do setor e reduzir a demanda por esse tipo de serviço, tornando mais rápida a manutenção da sinalização da área urbana de Venceslau.

“O Município já disponibiliza de uma Usina de Asfalto (máquina); mas com a aquisição de outro equipamento de sinalização viária, teríamos a possibilidade de realizar um trabalho revitalização das ruas do município, atendendo aos anseios da comunidade venceslauense. Assim agindo, estaríamos contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade, pois outras localidades do porte de Presidente Venceslau têm disponibilidade desse equipamento, com excelentes resultados na organização do trânsito.” - disse Denise.


Está é a máquina de sinalização viária, que está sendo recomendada para a cidade de Presidente Venceslau



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NADADORA DE DEZ ANOS DE IDADE,
CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NO RJ

A nadadora Lívia Cristóvão Privato, de 10 anos de idade (equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho), de Presidente Prudente, conquistou medalha de prata no Rio Janeiro, na 40ª edição do Festival CBDA/Correios Sudeste de Clubes Mirim e Petiz – Troféu Ivo Lourenço, disputado no Parque Aquático Júlio Delamare.

Lívia chegou em segundo lugar nos 50 metros, nado livre com o tempo de 33´´39. Ela participa na categoria mirim II. Além de Lívia, mais onze atletas de Presidente Prudente estão participando da competição, sob o comando dos técnicos Elvancir Pereira do Nascimento - o Pépe - e Maria Helena Kock da Silva.

(Texto e foto de Marcos Chicalé, a quem agradecemos)


A atleta Lívia Privato, de dez anos de idade conseguiu a façanha de conquistar Prata em natação, no Rio de Janeiro.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL
NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CRIANÇA

O Salão do Livro em Presidente Prudente, começou com muita movimentação, funcionando para visitações desde o primeiro dia. Além das visitações, na manhã de segunda-feira (18/10) o espaço Salão do Livro recebeu a autora piquerobiense Arlette Piai. Ela reside e trabalha na área da educação, há alguns anos em Prudente. Diante do tema do bate-papo “Escrever para a Criança Ler”, ressaltou a importância da literatura infantil na formação educacional, pessoal e digna da criança.

Para a escritora, a falta da leitura na infância pode ser considerada um dos fatores preponderantes que resulta na desvirtuação dos pequenos quando crescem, levando-os inclusive a optarem muitas vezes pelo mundo da criminalidade. “O adulto quando lê se transforma ao adquirir conhecimentos. O mesmo acontece com as crianças, principalmente porque estão em processo de aprendizagem”, adianta.

Na ocasião, Arlete Piai fez referências à sua última obra das oito já publicadas. Trata-se do livro infantil “A Cidade dos Bichos”, da Editora Cortez, publicado em 2008. A ilustração é de Nilton Bueno. Na obra, a autora levanta uma preocupação social através do mundo animal. É que apesar do público-alvo ser as crianças, a história faz uma analogia ao universo político brasileiro. “A literatura feita para criança é a mesma que feita para adulto. A única diferença é que ela vem revestida de elementos de fantasia.

Com isso, os pequenos leitores criam um mundo novo a partir da leitura, de acordo com aquela fantasia presente na obra. É uma utopia que pode se transformar em realidade e culminar num mundo bonito, de respeito, solidariedade, tolerância e de igualdades”, frisa a autora.

Na história, um coelhinho chamado Azul, inconformado com a insegurança e intranqüilidade da cidade onde vive. Decide mudar-se para o alto de um jatobá. A insatisfação do coelho é o reflexo do sentimento de todos os moradores da Cidade dos Bichos, governada pelo Doutor Raposão, considerado corrupto e egoísta. Afinal não estava nem um pouco preocupado com o bem-estar coletivo. O resultado disso? A violência, a má prestação de serviços públicos, tais como o da polícia e dos hospitais.

Inconformados, os moradores não sabiam o que fazer para melhorar a situação. Por sorte, no pico do jatobá onde o coelho Azul foi morar, conheceu uma formiga muito inteligente e simpática, descobrindo o quão organizado e honesto era o mundo das pequenas formigas. Com a aprendizagem e animado com a possibilidade de passar o que aprendeu aos demais moradores da Cidade dos Bichos, o coelho convidou a formiga para visitar sua cidade e conversar com os moradores. E foi o que aconteceu.

No entanto, num momento em que estavam todos os animais animados com as possibilidades que a formiga levantava, o corrupto Doutor Raposão apareceu na reunião e uma tremenda confusão se deu. Mesmo assim, acuado com a revolta dos moradores, acabou se dando mal. No contexto, usando o mundo animal como uma espécie de metáfora para a realidade humana, a autora aborda questões complexas como legislação e direitos humanos.

Questionada sobre o hábito dos pequenos pela leitura, Piai acredita que esse hábito pode ser despertado com muito trabalho que contemple a leitura nas escolas. “Esse trabalho, todavia, deve ocorrer de forma prazerosa e não que a criança possa sentir na leitura um processo de obrigação, de dever e tarefas”, observa. O livro é insubstituível, lúdico, maravilhoso. E se a literatura infantil for muito bem aproveitada, nós podemos sim mudar o mundo”, completa.

Novidade – Durante sua entrevista à imprensa, a escritora adiantou que sua 9a. publicação “já está no forno”,estando prevista sua publicação a partir do próximo ano. Trata-se do livro “Viagem Ecológica à Amazônia”, obra que segundo a autora, “nasceu do coração” e de uma viagem que fez à maior reserva florestal do mundo. “Lá tive contatos com os bichos, comunidades e tribos indígenas. O objetivo é mostrar para as crianças que somos vinculados à natureza, e não donos dela”, termina.

(Fotos cedidas – Assessoria de Imprensa/Prefeitura)


Durante bate-papo, a escritora explicou que o que diverge entre a literatura infantil e a adulta, são os elementos de fantasia



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

VENCESLAU ADOTA O TERRACEAMENTO
PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO RURAL

Com o objetivo de reduzir riscos de erosão provocados por enxurradas, protegendo assim mananciais e pequenas propriedades rurais no município, a Prefeitura de Presidente Venceslau está oferecendo o serviço de construção de terraços, ou curvas de nível, como também é conhecido tal procedimento.

A melhoria está sendo feita na propriedade rural da Sra. Dolores Duran, localizada no bairro Fortuna. O prefeito Ernane Erbella e o Diretor da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama), Álvaro Carlos da Silva estiveram visitando o local e conferindo de perto os trabalhos em andamento. O terraceamento é supervisionado por Wagner Maciel, técnico da Daama.

“Nossa administração tem um olhar especial também para com a população rural e este é mais um serviço que podemos oferecer para se evitar erosões hídricas e, consequentemente, prejuízos de grande ordem para o pequeno produtor”, comentou o prefeito em companhia da proprietária do Sítio Duran.

O maquinário - adquirido pela Prefeitura através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal - está a disposição dos produtores rurais do município exclusivamente para o serviço de terraceamento. De acordo com o diretor da Daama, a municipalidade cede o trator e o implemento agrícola, juntamente com um operador e um técnico para medição. Ao solicitante, cabem os custos com o combustível, no caso, óleo diesel.

A procura tem sido muito grande e já possui mais de duas dezenas de produtores rurais que aguardam em uma lista de espera. “Temos uma demanda com mais de 25 interessados”, informa Álvaro Carlos. A previsão é de que ainda este ano se totalize mais de 200 hectares beneficiados com as curvas de nível.

Bigodes - O diretor da Daama tem expressado preocupação quanto às saídas de águas, popularmente conhecidas por “bigodes”, existentes nas estradas rurais do município, principalmente as recém construídas pelo Programa “Melhor Caminho”. De acordo com Álvaro Carlos, em muitas foi constatada a falta de limpeza e até obstruções no canal de passagem de água. “Estamos solicitando a todos os usuários, em especial, as Associações de Produtores, que se unam em prol da manutenção [das saídas de águas], pois, obstruídas, a força das águas poderão acarretar graves danos nas estradas”, observa.

Serviço - Os interessados em solicitar o serviço de terraceamento devem protocolar pedido na Secretaria da Daama, situada na antiga estação ferroviária de Presidente Venceslau. Melhores informações podem ser obtidas pelo telefone:(18) 3272-1088 (com Wagner).

(Texto e fotos enviados p/Danilo Bomfim, a quem agadecemos)


Presidente Venceslau é um município que se preocupa com a proteção do solo. Por isso, adotou o terraceamento como solução pratica para esse processo conservacionista.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FCT-UNESP LANÇOU 3 LIVROS
NO FINAL DO MÊS DE SETEMBRO

Durante a realização da XXI Semana da Educação e da Pedagogia, realizada no dia 29/Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente - promoveu o lançamento de três livros. O ato reuniu numeroso público e foi realizado no Salão de Festas da ASA, dependências da FCT-UNESP. Na ocasião foram pronunciadas duas palestras; com a Profª. Drª. Onaide Schwartz Mendonça e Profª. Drª. Viviane de Souza, de Adamantina/SP.

Os títulos ora lançados no mercado editorial, são os seguintes: Inquietude (Poesias). Autora: Eliane Vani Ortega e Ilustrações de Roberto Bertoncini. Ler e compreender: estratégias de leitura. Autores: Renata Junqueira de Souza, Dagoberto Buim Arena, Ana Maria Santos Menin e Cynthia G.Girotto. Editora: Mercado de Letras.

O 3º lançamento refere-se ao livro: Alfabetização lingüística e Letramento: práticas sócio-construtivista. Autores: Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Mendonça. Também será feito o lançamento da Revista Nuances – do curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP.


Os autores usam a Tribuna para falar de suas obras na fase de lançamento.


Aqui, os novos livros são mostrados aos participantes do Encontro realizado na FCT/UNESP


Para uma platéia exigente como a nossa, é necessaria boa argumentaçao para vender a idéia



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS

Neste mês, Presidente Prudente sediou a XXXII Exposição Nacional de Orquídeas, tendo recebido além dos integrantes do Circulo Prudentino de Orquidófilos, dezenas de representantes de outras unidades situadas em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Exposição que durou três dias - de 15 a 17 de Outubro - foi realizada no Prudente Parque Shopping (antigo Shopping Americanas).

As cidades representadas nessa mostra tradicional foram as seguintes: Campo Grande, Sidrolândia, Paranavaí, Diamante do Norte, Bauru, Piracicaba, Penápolis, Assis, Jarinu, Presidente Prudente e Presidente Venceslau. O número de visitantes foi muito grande, incluindo de cidades distantes. As vendas – segundo organizadores do evento - surpreenderam.

O Presidente do Circulo Orquidófilo, Sr. José Ricardo Rodrigues, (juntamente com outros membros da Diretoria), se fez presente ao local durante todo o período de realização da Exposição Nacional. Como conseqüência, mereceu atenção especial e muitos elogios pelo atendimento e pela beleza proporcionada pela mostra, principalmente no que diz respeito à variedade de plantas exibidas aos visitantes.

Com isso, admite o Presidente do Circulo Prudentino de Orquidófilos, que a exposição do próximo ano deverá merecer maior prestígio não só dos orquidófilos, mas também das autoridades e empresários locais, visitantes e comunidade em geral. Veja nas fotos abaixo, o que foi apresentado durante a Exposição Nacional de Presidente Prudente.

VEJA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO GERAL DA XXXII EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS, REALIZADA EM PRESIDENTE PRUDENTE

 

NOME

CIDADE

PLANTAS

PONTOS

Associação Orquidófila Piracicaba

PIRACICABA

75

332

Círculo Prudentino de Orquidófilos

PRES. PRUDENTE

65

256

Círculo Orquidófilo Diamantense

DIAMANTE DO NORTE

55

230

Associação de Orquidófilos de Assis

ASSIS

29

197

Círculo Bauruense de Orquidófilos

BAURU

27

131

Associação de Orquidófilos do Noroeste do Pa

PARANAVAÍ

21

97

Círculo Orquidófilo de Penápolis

PENÁPOLIS

23

92

Maria Eloir M. C. da Costa

CAMPO GRANDE

20

75

Associação dos Orq. de Pres. Venceslau

PRES. VENCESLAU

20

71

10º

Associação dos Orq. e Ambientalismo

SIDROLANDIA

17

47

11º

Bella Orchidea

JARINU

8

34

 

 

TOTAIS

360

1562

O sucesso da Exposição Nacional de Orquídeas realizada em Presidente Prudente, tornou-se referência para muitos especialistas nessa variedade botânica.


A XXII Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pelo Circulo Prudentino de Orquidófilos reuniu representações de onze cidades brasileiras.


Mato Grosso do Sul foi representado por Campo Grande e Sidrolândia, mas vieram também expositores de outras localidades, segundo o Pres. do Circulo Prudentino.


O Paraná se fez presente, através de orquidófilos das cidades de Paranavaí e Diamante do Norte. Muita gente elogiou a qualidade da mostra realizada em Pres.Prudente.


São Paulo foi o Estado de maior representatividade na Exposição Nacional. Nossos visitantes vieram de Piracicaba, Bauru, Assis, Penápolis, Jarinu e Presidente Venceslau.


No Pódio, o Pres.José Ricardo Rodrigues nos mostra as Orquídeas mais belas do Brasil. São inigualáveis e poucos conhecem. Foram vistas e admiradas por todos.


E não faltaram outras variedades, trazidas especialmente por expositores de várias regiões brasileiras. Algumas delas alcançaram a mais alta cotação.


A Exposição Nacional sediada em Pres. Prudente atraiu a atenção dos Orquidofilos de vários Estados brasileiros, devendo ser reeditada no próximo ano.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AS ‘‘GAFES’’ DOS POLÍTICOS

Nas campanhas eleitorais desenvolvidas no país no decorrer dos últimos 50 anos sempre se ressaltou a presença dos candidatos, seus discursos, seu comportamento e suas gafes. No passado, Adhemar de Barros era a figura popular e mais pitoresca, seguido de perto pelo seu principal adversário, Jânio Quadros. As charges produzidas pelos cartunistas da época mostram o lado crítico de cada político, que tanto podem promovê-los como também deixá-los em situação constrangedora perante o eleitorado.

Houve mesmo casos em que os candidatos foram transformados em motivos de “chacotas” do próprio eleitorado, e principalmente de seus adversários. Ridicularizados em público, esses candidatos só perderam prestigio e votos, ao invés de contabilizar saldos positivos através da transformação de suas imagens durante a campanha eleitoral.

Em 1.965 quando desembarcava no Aeroporto de Presidente Epitácio a fim de aguardar a chegada do então presidente Castello Branco, Adhemar (que era o Governador de São Paulo), estava com a bexiga estourando e não via a hora de ter alguns segundos livres para fazer xixi. Foi aí, que ele interrompeu os apertos de mãos que estava recebendo dos correligionários que o recepcionavam e pediu que fizessem uma “rodinha” em volta dele. A finalidade não era outra: verter água para poder se aliviar.

Nesse exato momento, se aproxima uma respeitável senhora, muito conhecida e amiga pessoal do então Governador. Era uma correligionária confiável, integrante do Partido Social Progressista (PSP já extinto), e pela intimidade com o pessoal do Palácio, era considerada e tratada como Comadre do Dr. Adhemar.

Ela com toda certeza nem percebeu o que estava acontecendo naquele exato momento; e a todo custo queria estar mais próxima do Líder Pessepista para abraçá-lo e cumprimentá-lo. Foi nessa altura que sem a menor cerimônia, a mulher avançou o sinal e insistiu: “Dr. Adhemar, Dr. Adhemar. Eu quero lhe dar um abraço muito forte”. E ele muito tranqüilo, olhou para a comadre e disse: Por favor, comadre, espere um minutinho só, porque agora estou com a mão ocupada!..

O ex-governador, ex-prefeito de São Paulo e atual Deputado Federal, Paulo Salim Maluf que muitos diziam ter memória fotográfica, esteve nesta região muitas vezes. Na instalação de um Governo Itinerante em Presidente Prudente - ao ser recepcionado - usou o microfone para agradecer citando nominalmente diversas pessoas. Entre elas, uma que denominou “Angelina”.

A citação se repetiu por quatro ou cinco vezes, sem que ninguém pudesse entender. Numa transmissão radiofônica “ao vivo” que eu estava conduzindo, admiti estar havendo um equívoco, apesar da memória fotográfica do orador. E o alertei que “não era Angelina, mas sim Auxiliadora”. E o então Governador Paulo Maluf (com sua habilidade) corrigiu na hora, justificando que Angelina era uma outra pessoa que ele tinha grande consideração, mas que lamentavelmente não se achava presente. Auxiliadora sim, estava ao seu lado, de corpo e alma.

Outro que cometeu uma grande gafe, foi o ex-candidato a Governador, Antonio Ermírio de Morais. Ele percorria as cidades do Pontal o Paranapanema em campanha ao Governo do Estado. Era Setembro e a escala de visitas terminaria no Recinto de Exposições, onde já eram realizadas as grandes mostras da pecuária regional de Presidente Prudente.

Nos seus pronunciamentos, Antonio Ermírio se limitava a falar da situação em que se encontrava a economia de São Paulo, considerando sempre a presença dos profissionais de imprensa que o acompanhavam na cobertura. Entretanto, ao se pronunciar em Mirante do Paranapanema, ele admitiu que todos os jornalistas já haviam se retirado, pois teriam a etapa mais importante em Presidente Prudente. Com isso, ele poderia falar à vontade porque seu discurso não seria registrado pela grande imprensa. Puro engano: eu estava lá e cobria para a Folha de São Paulo. E ele disse: “São Paulo é um Estado às portas da falência”.

Tudo foi gravado e reproduzido no texto enviado imediatamente para a Agência Folhas em São Paulo. Como São Tomé, o Editor não acreditou que essa frase teria partido de Antonio Ermírio. E questionou pelo telefone: Ele falou isso mesmo? “Sim, foi a minha resposta. Falou em voz clara e eu posso provar agora mesmo. Está aqui, no meu gravador”! Você quer ouvir? Sim. Vamos conferir...

No início da noite, ao chegar ao Recinto de Exposições de Prudente, todos os assessores da campanha vieram me abordar para saber se era verdade o que eu havia passado para a Folha. Sim, confirmei tudo e os outros jornalistas que cobriam o acontecimento também quiseram ouvir a gravação em k-sete, reproduzida várias vezes com toda clareza.

Tudo que foi dito pelo então candidato figurou na matéria política mais importante do dia seguinte, ocupando a primeira página da Folha de São Paulo e de outros jornais que me entrevistaram. O pronunciamento e a matéria polêmica tiveram a mais ampla repercussão, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog