MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

NOVA CLÍNICA DA SANTA CASA
É INAUGURADA 14 ANOS DEPOIS

Uma edificação de Alvenaria ficou 14 anos sem utilização na Rua Donato Armelin, 433 – ao lado do Instituto do Coração – porque faltavam recursos para sua conclusão, o que acaba de ser concretizado com a inauguração de uma Nova Clínica da Santa Casa de Presidente Prudente. A obra final custou a soma de 1 milhão de reais. Esses recursos investidos no imóvel e equipamentos de última geração foram obtidos através de financiamentos, o que permitiu o acabamento dos serviços com uma área aproximada de 1.500 m2.

O que levou o Provedor Francelino de Souza Magalhães (com o apoio da Diretoria, beneméritos e Corpo Clínico da Santa Casa), a adotar essa atitude está voltada ao interesse em melhorar o atendimento público. E o fez, através da implantação de um Centro Avançado em Endoscopia, Colonoscopia, Urologia e pequenas cirurgias, sob a coordenação das equipes médicas formadas pelos Clínicos Fernando Sesti, Lorival de Mattos Rodrigues e Enio Luiz Tenório Perrone.

Autoridades, diretores e funcionários da Santa Casa, juntamente com figuras beneméritas – entre as quais o Sr.Laudério Leonardo Botigelli e sua filha Liane – estiveram presentes à cerimônia de inauguração, onde foram descerradas algumas placas comemorativas. Também registrou-se na ocasião, o pronunciamento de várias personalidades presentes ao ato festivo. Tudo em comemoração à inauguração da Nova Clínica e dos 80 anos da Instituição em Presidente Prudente.

O Provedor Francelino de Souza Magalhães aproveitou o ensejo para externar seus agradecimentos e homenagear todos aqueles que estiveram ao seu lado em mais essa empreitada. Por isso, foi tomado de forte emoção e chegou às lagrimas, ao anunciar a preciosa ajuda que recebeu de seus companheiros e a compreensão de todos que com ele cooperaram, incluindo seu próprio irmão.

O benemérito Laudério Leonardo Botigelli disse-nos que “tudo aquilo que a gente fez em prol da Santa Casa, está sendo realizado em benefício da saúde de nossa população”. O Clínico Fernando Sesti lembrou que o avanço tecnológico nessa nova Unidade da Santa Casa é muito grande, porque o investimento é de melhoria e a gente tem que acompanhar esse crescimento da Medicina em Presidente Prudente, a exemplo de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Finalizando, Francelino de Souza Magalhães justificou:“Saúde é o problema numero 1 do Brasil e o que podemos oferecer como voluntários, estamos fazendo através da implantação desse novo Laboratório, que funciona também como um Centro Avançado, ou Ambulatório de pequenas cirurgias. Aquilo que é possível oferecer, estamos realizando com o maior prazer. Com isso, procuramos aperfeiçoar nossos serviços, atendendo melhor a nossa comunidade”.


Na rampa de acessibilidade da Nova Clínica, diretores e dirigentes administrativos da Santa Casa se dirigem rumo ao local da solenidade inaugural.


Foram diversos os pronunciamentos verificados durante o ato inaugural da nova Clinica. Todos manifestaram otimismo e reconhecimento pelo novo investimento.


Aqui, alguns equipamentos de alta tecnologia para melhor atender a comunidade local e regional. Tudo em HD (alta definição) para maior eficiência.


Duas placas foram descerradas para marcar a inauguração da Nova Clinica. Ato prestigiado p/ autoridades e convidados.Funcionários da Casa também lembrados.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

BANCO DE OLHOS DA SANTA CASA
CONCLUI PROJETO VISUAL NAS ESCOLAS

Depois de visitar 25 escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente, o Banco de Olhos “D. Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa promoveu encontro na sede do Lions Clube Cinqüentenário, revelando resultados surpreendentes. No total foram atendidos 2.911 estudantes, dos quais 537 têm problemas de visualização, sendo encaminhados para consultas médicas. Há escolas em que o percentual de comprometimento vai além de 30% e até a proximidade de 40%, segundo nos disse a Dra. Juliana Russi Garcia – Coordenadora do PAP - da Faculdade de Medicina de Pres.Prudente.

O Projeto de Acuidade Visual iniciado em 09 de Junho de 2010 envolve alunos da 1ª. à 5ª. séries e contou neste 2º semestre do ano com a participação direta e aproximada de 400 voluntários. Em todas as visitas eles foram acompanhados pelos diretores do Banco de Olhos, Dr. Antonio Alberto Ribeiro Barbosa, Irineu Sesti Filho e Maria de Fátima Rota, juntamente com representantes de Estudantes e Profissionais de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública.

Relatório circunstanciado trouxe também outras revelações, especialmente com estudantes da 5ª.série. No tradicional IE Fernando Costa, de um total de 229 estudantes, 43 apresentaram deficiência visual, um percentual próximo dos 20%. Da mesma forma, na EE “Ana Antônio” com 228 alunos, 34 exigem diagnóstico médico.

O mais preocupante: na EE Prof. Maria Luiza Bastos, de um total de 70 alunos, 25 sofrem deficiência visual, representando mais de 30% do comprometimento; na EE “Monsenhor Sarrion” foram atendidos durante a execução do Projeto 140 estudantes e 32 apresentaram sintomas de acuidade visual, o equivalente a mais de 20% dos que têm problemas e exigem encaminhamento em caráter de urgência.

Os casos mais comuns foram diagnosticados como: Catarata infanto-juvenil (congênita), Estrabismos, e necessidade de utilização de óculos, que tem sido doado a todos os necessitados, por iniciativa do Lions Cinqüentenário e Banco de Olhos da Santa Casa, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Educação da Prefeitura de Presidente Prudente, Faculdade de Medicina da Unoeste, Ministério Público e Polícia Militar.


O encerramento da Campanha realizada nas Escolas da rede Estadual de Ensino realizou-se na sede do Lions Cinqüentenário, com a participação dos Principais membros do Projeto.


Irineu Sesti Filho, juntamente com outros integrantes do Movimento, fez um relato pormenorizado de tudo que foi feito durante o 2º semestre do ano.


O encontro foi prestigiado por todas as entidades que se integram ao Projeto Visual nas Escolas da Rede Estadual, cujos resultados foram surpreendentes.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NO PARQUE DO POVO, UM
EMPREENDIMENTO INÉDITO!

A geração atual tem muito a dizer sobre as atrações a vida noturna, especialmente na área ocupada pelo Parque do Povo, em Presidente Prudente. É um empreendimento que surgiu na década de 70, implantado pelo então Prefeito Walter Lemes Soares, tornando-se a maior área verde da região, cartão de visita e o maior pólo de desenvolvimento econômico e social da cidade. Classificado como fundo de vales passou por completa transformação recebendo muitas empresas do setor comercial, em especial da área de gastronomia, recreação e lazer.

Uma dessas empresas implantadas no decorrer dos últimos anos no Parque do Povo é o Sr.Boteco, uma iniciativa do jovem empresário Fábio César Sato (30 anos), que trocou a carreira de Jornalista para se dedicar ao ramo empresarial, e poder aplicar suas idéias de maneira mais livre, conforme nos disse. Seu negócio é a maior referência por todos que chegam a Presidente Prudente, sendo mesmo considerado o"Point" de maior concentração noturna. As festas se sucedem a cada noite, varando as madrugadas até o amanhecer do dia.

Diante dessa situação, nosso blog foi conferir o que se passa no Sr. Boteco. E lá, quem nos recebeu foi o próprio empresário e simpático Jornalista Fábio Sato, que mesmo fora do exercício profissional, se classifica entre os maiores comunicadores da região. Em se tratando de uma entrevista, elaboramos apenas algumas perguntas, que ele respondeu prontamente, dizendo:.

1 – Como surgiu a idéia de implantar um estabelecimento desse gênero em Presidente Prudente?

Eu tinha acabado a Faculdade de Comunicação Social; já trabalhava na área, gostava muito de atuar com produção de TV, mas senti que era a hora de fazer as coisas do meu jeito. E só abrindo o próprio negócio teria essa liberdade. Se eu ficasse na televisão poderia me dar bem também, mas teria que trabalhar dentro de um sistema já estabelecido. Morei 6 anos fora do Brasil. Com o término da Faculdade bateu aquela indecisão: e agora? Vou para onde? Faço o que? Então, decidi ficar em Prudente e fazer algo que eu me entregasse de corpo e alma. E assim tem sido nos últimos três anos.

2 – Você esperava esse resultado? O que contribuiu para isso? Ambiente, telão, show ao vivo, atendimento, local descontraído e agradável? Ou questão de sorte?

Estamos vivendo dias incríveis. Todos os dias a Casa está cheia. Atingimos um recorde histórico em Prudente: foram 280 dias consecutivos com Show ao vivo. Isso chamou a atenção de gente grande, tanto que a Staner/Sonotec sonorizou todo o Sr. Boteco; e por isso somos muito gratos. O sucesso do Sr. Boteco nos deixa extremamente contente. Acredito que isso ocorreu porque seguimos uma cartilha e todos os procedimentos técnicos para a abertura de um novo negócio foi feito, como: pesquisa de mercado, hábitos de consumo, comportamento do público local; enfim, tudo o que servimos e oferecemos tem um motivo, nada veio do "achismo" . Acredito que a união do trabalho técnico especializado, contratação de bons profissionais e muita fé e perseverança no objetivo formam o caminho para o sucesso.

3 – O que o levou a escolher como ponto de localização, o Parque do Povo?

O Parque do Povo é um dos lugares mais agradáveis que eu conheço. Tinha que ser ali. É a Praia do Prudentino e já que não tem Mar, vamos para o Bar! Esta foi a definição de Fábio César Sato para o local que ele escolheu para fazer seus investimentos. E o negócio prosperou tão rapidamente, que ele já alimenta outros sonhos. E com toda certeza vai alcançar seus objetivos. Mas é o próprio Sato quem continua respondendo às nossas indagações e define nos itens seguintes suas observações, relatando que nem tudo veio num lance de sorte. E diz:

4 – Você enfrentou algum problema, ao instalar o SRBOTECO?

Mas a instalação do Sr. Boteco não foi tão simples assim. Antes, onde hoje é o Bar, não tinha nada; quer dizer: era uma casinha abandonada e um quintal cheio de mato. Tanto que o local ficou muito tempo com a placa "Aluga-se" e ninguém tinha coragem de pegar. Fizemos tudo, desde a rede de esgoto até a caixa d'água, rede elétrica, cobertura, banheiros, etc. Foram 6 meses de obras até a inauguração. Durante esse período - enquanto a Casa ficava pronta - eu ia me especializando no assunto. Foi tudo feito com muito carinho.

5 – A freqüência em número tão elevado, tem trazido algum problema?

Temos 120 cadeiras e espaço para receber mais 80 pessoas em pé; mas o nosso público diário chega a ser o dobro disso. É comum a lista de espera se estender até as 2 da madrugada nos finais de semana e ocorrer concentração de pessoas nas calçadas, mesmo nos dias de semana. Isso gera alguns problemas. Tanto que somente neste ano, fui chamado três vezes na Prefeitura. Mas a conversa na Prefeitura é sempre amistosa; e com objetivo de solucionar o problema. Sempre fui muito bem tratado pelos Secretários.

6 – Quem mais se adaptou ao esquema que você implantou nesse novo local, tido como “Point de Prudente”?

Estamos indo para o terceiro ano. Nosso maior objetivo agora é superar o rótulo de "Point da cidade" e ser lembrado como um "Local tradicional". Queremos fazer parte da história da cidade, uma referência. Não queremos ser o local da moda, e sim um Ponto de Encontro de amigos. Antigamente, as pessoas conversavam nas varandas e calçadas, e o que temos de mais valioso é isso: oferecer a possibilidade das pessoas conversarem, trocar idéias, informações e relaxar do estresse do " horário comercial ".

7 – Existem outros planos visando ampliar o negócio, com a abertura de outros empreendimentos similares?

O Sr. Boteco já passou por diversas provas. Os pessimistas diziam que o movimento ia acabar em um ano. Agora estamos estabilizados e bem resolvidos; somos Bar-Restaurante-Balada. Tudo no mesmo ambiente, divididos por horário e dias da semana. Temos a total consciência que no comércio varejista o jogo nunca está ganho e que o Cliente é a única razão de existirmos. Por isso o respeito e atenção com ele sempre devem ser o foco principal. Tendo este modelo de sucesso em mãos, é claro: temos o desejo de ampliar o negócio. O projeto final para Presidente Prudente, inclui uma Pizzaria e Restaurante, um Delivery e uma Lanchonete. Com nomes diferentes, mas todos com o padrão Sr. Boteco e nosso jeito de trabalhar.

8 – Como grande empreendedor, você tem outros planos? Digamos: criar franquia para se expandir a outros pontos do Estado ou do  País?

Falando apenas do Sr. Boteco: é um modelo que está fechado e padronizado. Como disse, somos Bar-Restaurante-Balada. Um ponto de encontro de amigos. Fazer do Sr. Boteco um modelo para ser aberto em outras cidades é um grande desafio. Temos a certeza que isso é totalmente viável; porém, é uma decisão que ainda não foi tomada. A franquia Sr. Boteco é algo a ser analisado - concluiu Fábio César Sato.


Aqui, a concentração de jovens é muito grande, todas as noites. Até varar a madrugada. E o jovem empresário Fábio César Sato é quem nos recebe e fala sobre o sobre seu empreendimento que surpreendeu a região inteira.


O público superlota as dependências do Sr.Boteco, no Pq.do Povo e aproveita seus melhores momentos para conversar e conhecer as delícias do cardápio de todas as noites, ao som de música ambiente e um gigantesco telão.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SARGENTO DO TG É HOMENAGEADO
NA CÂMARA MUNICIPAL C/ATIRADORES

O Sargento Rogério Fernandes da Silva, do Tiro de Guerra de Presidente Prudente,recebeu da Câmara Municipal o título de Comendador. Ao mesmo tempo, foram também contemplados com Cartões de Prata os atiradores Guilherme Rafael Konno, Juscelino Forpes Trindade Júnior, Moisés Arnaldo Machado, Camilo Lima Medeiros da Silva e Mauro Roda Gomes. As homenagens ocorreram em sessão extraordinária na noite de 24/Novº, conduzida pelo presidente Izaque José da Silva e com as presenças dos vereadores Nico Rena, Oswaldo Bosquet , Douglas Kato , Natanael Gonzaga, Alba Lucena e "Chicão da Maçã do Amor". O prefeito Milton Carlos de Mello "Tupã", foi representado pelo chefe de gabinete Feiz Abbud.

Os atiradores foram homenageados por se destacarem na prestação do serviço militar, conforme prevê lei municipal. O sargento Silva recebeu a Medalha de Mérito Fundador Coronel Francisco de Paula Goulart em agradecimento aos serviços comunitários prestados, a exemplo dos engajamento nas campanhas do agasalho e de cestas para o Natal, fazendo o TG – unidade do Exército Brasileiro – parceiro do Fundo Social Municipal de Solidariedade, juntamente com várias instituições benemerentes.

A comenda foi entregue ao 1º Sargento Rogério Fernandes da Silva, no momento em que ele está deixando Prudente, transferindo-se para a 13ª Brigada de infantaria Motorizada, em Cuiabá/MT. Gaúcho de Bagé, o correto e dedicado integrante do Exército Brasileiro deixa excelente folha de serviços, depois de uma atuação destacada de três anos em Presidente Prudente.

(Fotos de João Laércio Santos, especialmente cedidas para o blog "Memórias de um repórter do interior")


O 1º Sargento Rogério Fernandes da Silva recebeu a comenda, entregue por Izaque Silva, Pres.da Câmara Municipal.


Alguns atiradores também mereceram destaque especial, sendo homenageados pela sua atuação no TG de Presidente Prudente



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EMPRESÁRIO PIONEIRO REUNE SEUS
AMIGOS PARA FESTEJAR ANIVERSÁRIO

Considerado um dos pioneiros no comércio de ferragens e equipamentos para o setor agropecuário, o Sr. Izídio Marra reuniu amigos e familiares para comemorar seus 67 anos de vida. A confraternização realizou-se na Churrascaria Guaíba, onde o aniversariante foi cumprimentado por todos os presentes. Ele nasceu em Pirapozinho/SP, no dia 20 de Novembro de 1943 e fez brilhante trajetória, trabalhando inicialmente como Office-boy da Casa Maia. Galgou vários postos, desde vendedor, gerente, diretor e sucessor com quase 50 anos no comércio.

Atualmente como Diretor Presidente da Casa Maia, conta com o apoio dos filhos, noras e uma eficiente equipe de vendedores, assessores e auxiliares. Sua empresa funciona desde o ano 2000 em prédio próprio e modernas instalações, à Rua Joaquim Nabuco, nº 1.197, com estacionamento para clientes e amigos. A linha de produtos STIHL, de sua exclusiva representação na região tem ampla Exposição e área específica para Assistência Técnica.

O Sr. Izídio diz com orgulho que sua família – procedente da Itália – já tem um centenário de vida no Brasil, pois seus avós (Augusta e Nicola Marra), aqui chegaram em 1910, portanto 100 anos de existência. Esse fato merece destaque especial, pois seus pais e seus irmãos vem se dedicando ao trabalho no meio rural durante toda sua existência. Embora residindo e trabalhando na cidade, ele mesmo continua exercendo suas atividades rurais e atendendo os homens do campo, pois é ali que está a sua origem.


Em torno do aniversariante, os amigos se reúnem para festejar seu 67º aniversário.


Aqui, não faltam os mais próximos da família, a começar p/ noras, filhos e netos.


Amigos são muitos; os principais estão aqui, e não poderiam faltar em hipótese alguma.


O deputado estadual Ed Thomas, veio bem acompanhado para cumprimentar o grande amigo
.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROJETO GURI COMEMORA
15 ANOS EM PRES.PRUDENTE

Em comemoração aos seus quinze anos, o Projeto Guri promoveu no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo) dois importantes eventos artísticos e culturais. A mostra reuniu cerca de 600 alunos de diversos pólos, na faixa etária de 7 a 17 anos. Do pólo regional de Presidente Prudente participaram em torno de 110 alunos.Segundo a Administradora Regional, Fabiane Sanches Peres, a mostra teve como objetivo proporcionar um momento de integração entre os alunos, com apresentações individuais e em conjunto. O projeto envolve cerca de 43 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.

Participaram da Mostra 15 anos, os seguintes pólos: Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Martinópolis, Rosana, Tarabai, Regente Feijó, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Teodoro Sampaio, Adamantina, Rosana, Ouro Verde e Lar Francisco Franco (Rancharia). De acordo com a Administradora regional, em Prudente o projeto atende 411 alunos de 6 a 17 anos de idade, sendo que a partir dos 6 anos os alunos participam da Iniciação Musical, já a partir dos 7 anos são encaminhados para os cursos musicais.

Clarinete, contrabaixo acústico, coral, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, violino, violoncelo, violão e flauta doce, fazem parte do Projeto Guri, juntamente com o curso de Acordeon, implantado recentemente. Suas atividades tiveram início em 1995, numa iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vinculada à Associação Amigos do Projeto Guri. A proposta do projeto é promover a inclusão social por meio de ensino coletivo da música, com aulas gratuitas, sendo que o aluno não precisa ter o instrumento.

O núcleo regional de Prudente funciona desde 2006 no Centro Cultural Matarazzo, no prédio da Escola Municipal de Artes, à rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes. Mais informações através do site www.projetoguri.org.br ou do telefone (18) 3222-5558.

(Foto cedida por José Ursulino)


Projeto Guri tem 43.000 alunos no Estado de São Paulo e na região de Presidente Prudente comemorou seus 15 anos com mostra de arte no Centro Cultural Matarazzo



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AQUARELA APRESENTA CONCLUSÃO
DAS OFICINAS DE CORDA DO ANO 2010

Cerca de 50 alunos (com idade entre 8 e 12 anos) que participam das Oficinas de Cordas do Projeto Aquarela, foram apresentados ao público em noite memorável do dia 19 de Novembro. A mostra musical que recebeu o nome "Encontro de Cordas" foi realizada no anfiteatro do Observatório Menin Filho, localizado no Parque Ecológico Cidade da Criança. A Secretária de Assistência Social Regina Penati, responsável pelo projeto, esteve presente a fim de prestigiar o encerramento anual das Oficinas de Cordas.

Segundo o Coordenador do Projeto Aquarela, Fernando Diamante, a entidade prepara diversas apresentações para marcar o encerramento das atividades neste ano. Entre elas, o encerramento oficial das atividades do Projeto Aquarela no dia 27 de Novembro.A mostra acontece no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

O Coordenador explica que as mostras integram a proposta pedagógica do Projeto, além de ser uma forma de prestação de contas à população. “É uma oportunidade da população conhecer o trabalho desenvolvido pela atual administração em benefício das crianças e adolescentes do município”, revela. De acordo com Diamante, as aulas no projeto vão até o dia 10 de dezembro, sendo que o calendário pedagógico será retomado no dia 10 de janeiro.

O projeto Aquarela atende atualmente 380 alunos com idade entre 6 e 15 anos. Oferece 24 oficinas no contra-turno escolar, nas áreas artística, musical, educativa e esportiva, com aulas de segunda a quinta-feira. É mantido pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e funciona no Parque Ecológico Cidade da Criança. Além das aulas gratuitas, o Projeto oferece transporte e alimentação para os alunos.

(Fotos cedidas por Marcos Sanches, da Secretaria Municipal de Comunicações de Presidente Prudente)


Alunos do Projeto Aquarela foram apresentados no encerramento das Oficinas de Cordas, no Anfiteatro do Observatório, situado na Cidade da Criança.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

     OS FATOS ACONTECEM !

                             LOGOMARCA JÁ ESTÁ APARECENDO


Enquanto prosseguem as obras a “toque de caixa”, o Hipermercado Walmart começa a aparecer através de sua logomarca estampada em dois pontos de sua futura sede, junto à Rotatória da Estrada da Amizade. A obra grandiosa é vista por vários ângulos e ao que tudo indica será entregue oficialmente ainda este ano. É um novo e grandioso empreendimento que já está trazendo novos empregos para superar a crise que envolve alguns setores financeiros da região e do País.

AVE BRIGA COM SUA PRÓPRIA IMAGEM


Para quem conhece isso não é novidade! Mas para os leigos – como é o meu caso – não dá para entender: Por que alguns pássaros brigam com sua própria imagem? Algum Biólogo poderia classificar essa ave como sendo um “Assanhaço” que se deparou com um suposto concorrente e acabou por se envolver numa briga estranha sobre o teto de um veículo estacionado na via pública. Esse conflito durou mais de dez minutos e o pequeno passarinho bicava em todos os pontos, desde o pára-brisa, o retrovisor e a pintura do teto que refletia sua própria imagem. Coisas da natureza!

ÁRVORES GIGANTESCAS


Percorrendo a cidade de Presidente Prudente – desde o centro até a periferia – você vai se deparar com milhares de árvores das mais diferentes espécies. Algumas, gigantescas que produzem folhagens, flores ou frutos. De tudo isso, o mais importante é a sombra proporcionada durante o verão. Mas existe também o risco de desabar durante os temporais, causando prejuizos e danos à vida humana. Foi o que aconteceu recentemente na Praça do Pq. São Judas Tadeu. Com as raízes danificadas por obras da Prefeitura, a gigantesca árvore tombou e deixou sua marca como alerta. Felizmente, sem causar vítimas!

RASTREAMENTO PRONTO PARA COMEÇAR


Todos os equipamentos indispensáveis ao rastreamento do tráfego na área urbana de Presidente Prudente já estão prontos para entrar em operações. O sistema de Radar para captar imagens – inclusive à distância – já está sendo testado e será controlado pela Policia Militar, que também conta com uma moderna central de operações. Só está faltando a Ordem de Serviço, pois as equipes de trabalho foram selecionadas junto à própria corporação, no Quartel do 18º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Prudente.

TRÂNSITO COMPLICADO


Para quem trafega pelas ruas de Presidente Prudente, vez por outra surgem problemas inexplicáveis. Em ruas estreitas e Estacionamento nos dois sentidos, nem sempre passam veículos de maior tonelagem. E quando isso acontece, ficam “entalados” na via pública à espera de alguma providência, provocando congestionamento. Mas também é comum verificar alguns veículos levando cargas perigosas, como por exemplo: madeira ou perfilados de aço sem proteção e a devida sinalização. Até mesmo o transporte do Lixo, exige maiores cuidados, evitando problemas como se vê nas fotos acima.

RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA


Está em operações nos bairros de Presidente Prudente uma interessante campanha: transformação do óleo de fritura (usado), cujo descarte na pia da cozinha cria sérios problemas com a obstrução da rede de esgotos, formando aglomerados com outros resíduos. Levado até os rios causa poluição das águas e impactos ambientais; estocado, fermenta tornando-se rançoso e impróprio para o consumo. Esta é a razão pela qual foi instituída a Campanha de reciclagem. A recomendação – que tem o apoio da Sabesp, Unesp e outras Instituições – é que a dona de casa deve guardar o óleo inaproveitável em garrafas Pet, deixando-as num dos Postos Arrecadadores ou em vasos coletores especiais, como se vê acima.

COMUNIDADE SE DESPEDE DE D.HERCÍLIA


No decorrer da última semana (dia 23/Novº), deixou o mundo dos vivos para entrar na eternidade, a Sra. Hercília Norbiato Lobo, mãe do Padre Wilson Lobo, titular da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Presidente Venceslau. O sepultamento verificou-se no Cemitério de São João Batista em Presidente Prudente, contando com membros da comunidade, paroquianos e amigos do Pe.Wilson. Presença também de alguns sacerdotes, que vieram trazer suas orações e solidariedade.

DEU A LOUCA NO TERMÔMETRO


Quem passa pela Avenida Cel. Marcondes – defronte a Santa Casa – percebe durante as madrugadas que o Termômetro Digital exposto ao ar livre – apresenta estranho comportamento: está sempre marcando temperaturas acima de 30º. Durante duas noites, fomos conferir e constatamos que realmente o Termômetro se mostra desajustado, como se fosse temperatura ambiente do período da tarde. Observe nas fotos acima.

ENXADAS E TRAJES ESTRANHOS


A modernidade chegou em toda parte. A limpeza dos Parques públicos que antiga era feita manualmente, emprega a partir de alguns tempos para cá, os mais modernos equipamentos. Com isso, o trabalho rende mais e é executado com maior agilização, economizando tempo e dinheiro. No Parque do Povo em Presidente Prudente esses trabalhos se desenvolvem rotineiramente. Um trabalhador equipado com Roçadeira (Stihl), produz o equivalente a mais de dez operários.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Crescimento populacional de Prudente é
representado por 24% do cenário regional

Dados parciais divulgados recentemente pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - mostram que nos últimos 10 anos o crescimento populacional nos 53 municípios da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, em relação ao censo de 2000, foi de 5,12%. Em números reais, somos hoje mais de 854 mil habitantes. Presidente Prudente (cidade sede de região) registrou a maior alta, representada por 24% do cenário regional. É que no ano 2000, o município contava com 189.186 habitantes. Hoje somos 205.340 habitantes. Um crescimento equivalente a 8,5% da população.

O fato mais curioso que o IBGE levantou em Presidente Prudente diz respeito à evolução em determinadas faixas etárias. Um exemplo se relaciona ao idoso, com idade igual ou superior a 69 anos.Em 1990, portanto há 20 anos a população idosa era representada por 4%; hoje aumentou para 6,87%. Mas, as crianças de até 3 anos de idade, que em 1990 eram representadas por 4,8% da população, atualmente é constituída por 3,52% o que significa: houve decréscimo e sinal evidente de que a população está diminuindo. .

Esses dados são atualizados e resultam do último Recenseamento feito pelo IBGE a partir do dia 1º de agosto. Apesar disso, os números oficiais ainda não foram divulgados. No município, 98,99% da população, isto é, 205.629 foram entrevistados pelos 213 recenseadores que atuam nos quatros postos de coleta disponibilizados para o Censo Demográfico 2010. O número de domicílios recenseados é ainda maior, se levado em consideração a taxa percentual. Até agora, dos 62.947 imóveis estimados no município, 67.223 já foram visitados para a coleta de dados, e representam 106,79% do patrimônio imobiliário atual .

A atualização dos dados, Segundo o coordenador do Censo de Prudente, José Carlos Zangirolami, a atualização desses dados tem como principal objetivo levantar características atuais da população brasileira e do seu perfil sócio-econômico. Para o sociólogo José Caetano Silva, “esse crescimento registrado é aquém do esperado por uma série de fatores”. “Primeiro que a população que reside no meio urbano, sobretudo de classe média, tende a reduzir o número de filhos.

Professor Caetano acrescenta as seguintes informações: Antigamente a média era de três a quatro filhos, hoje ela [família de classe média] aposta em ter dois filhos ou às vezes até um, até mesmo pelo fato da mulher ter conquistado o mercado de trabalho. “Por outro lado, houve migração dentro do próprio município, isto é, algumas pessoas deixaram um bairro e foram para o outro, causando um esparramento demográfico”, diz.

O aquém referido pelo sociólogo significa que a cidade cresceu pouco em termos populacionais. “Prudente recebe muita gente de fora, mas expulsa muita gente. É um processo que chamamos de dinâmico impulsor. E se não tivesse essa perspectiva de expulsar, Prudente seria uma cidade extremamente violenta pela quantidade de problemas sociais decorrentes e também da incapacidade do aparelho de Estado de atender todas essas demandas”.

(Matéria produzida e enviada p/Secretaria Municipal de Comunicações de Presidente Prudente)


A população idosa de Presidente Prudente está aumentando. Em 1990 era de 4%; hoje é constituída por 6,87%. Mas as crianças na faixa etária de 3 anos, diminuiu de 4,8% para 3,52%



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COOPERADOS SE UNEM E MONTAM
SHOW-ROOM DO COURO NA CIDADE

Liderado pelo Rotary Clube-Sul e a participação de um pequeno grupo de artesãos e ex-alunos da Escola Profissional de Curtimento de Couro de Presidente Prudente, nasceu em 2003 a Cooperativa do Couro. Era constituída por 21 Cooperados. Posteriormente recebeu a denominação de Coop-Couro, com CNPJ. Foi essa ferramenta que facilitou a aquisição de matéria prima, a expansão dos negócios, a produção e a comercialização dos seus produtos junto aos fornecedores e consumidores. A Cooperativa ampliou sua faixa de atendimento, instalando seu Showroom na Avenida Celestino Figueiredo, nº 340, onde estão expostos para venda cerca de 60 itens.

Bento Nunes – Presidente da Cooperativa – e a Coordenadora Técnica, Lucilene Pereira Mendes Salomão falaram sobre o empreendimento que tem atualmente 60 Cooperados. Antes era utilizado o Auditório da Escola de Curtimento de Couro, onde os cooperados trocavam idéias e realizavam seus trabalhos. Admitiram que precisavam “mostrar a cara” pois não sabiam vender. E o fizeram, adquirindo maquinários e passaram a produzir em escala mais avançada; criaram Ateliê e passaram a usar um Salão cedido pelo Sr.Tomio Aoki.

A escala seguinte – conta-nos Bento Nunes – foi montar o Showroom na cidade, sob a coordenação da Lucilene, que também faz parte da Coop-Couro desde o início de suas atividades em Presidente Prudente, embora a sede da Cooperativa continue no Bairro Ana Jacinta. Lucilene se mostra satisfeita com os primeiros resultados desse trabalho e diz que está havendo muita procura pelos Produtos expostos e que a Loja está preparada para atender as encomendas, até mesmo por atacado.

Pelo relato de Nunes e Lucilene, chegamos à conclusão que as bolsas femininas são o principal produto de comercialização, pelo acabamento, qualidade, aspecto e pelo preço que equivale a 50% do custo em comparação com outras Lojas do ramo. Para exemplificar: em média, as bolsas são vendidas a preços que variam entre 100 a 245 reais, com pagamento em 3 parcelas. Uma boa sugestão para presentear neste final de ano.

Depois das bolsas (femininas), a maior procura é por carteiras de couro (p/documentos, dinheiro ou cartões de visitas). E ainda: cintos, botas, artigos de selaria – para montaria - e outros artefatos de couro, que podem ser vistos e adquiridos no próprio Showroom da Avenida Celestino Figueiredo.


Bolsas femininas têm maior variedade, porque a procura também é muito grande. Os preços atraem e a escolha se torna mais fácil. Uma boa sugestão para presentear neste final de ano.


Lucilene Pereira Mendes Salomão é a Coordenadora Técnica da Coop-Couro e nos mostra um dos produtos de melhor qualidade produzido na Cooperativa, além das bolsas femininas.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

INAUGURAÇÃO DO POUPA TEMPO
ESTÁ PREVISTA PARA DEZEMBRO

Até o momento não existe data definida para a inauguração do Poupa Tempo, um empreendimento que está chegando a Presidente Prudente com um certo atraso, visto ter sido prometido pelo Governo Estadual para vários meses atrás. A obra foi orçada em R$10.134.689,78 e mais R$3.102.646,46 de investimentos financeiros, provenientes de recursos orçamentários da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

O ato inaugural deverá ser presidido pelo atual Governador Alberto Goldman e terá a presença obrigatória do Secretário Marcos Monteiro, outros assessores governamentais, autoridades regionais e convidados especiais. No local, os trabalhos finais se desenvolvem em ritmo acelerado através do Consórcio TTBS. O empreendimento terá importante papel na economia regional, prestando atendimento a uma extensa clientela, que se locomove todos os dias até Presidente Prudente e vice-versa.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicações, inicialmente vão atuar no novo posto 89 profissionais, entre funcionários públicos ou contratados pela empresa vencedora da licitação para implantação e gestão do Poupatempo no município. Todos já foram submetidos à capacitação. Na unidade serão disponibilizados mais de 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos, oferecidos por seis órgãos: IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho); Acessa São Paulo; e-poupatempo e Banco do Brasil.

A expectativa do Estado é que depois de inaugurado, sejam prestados cerca de 2.700 atendimentos diários e mais de 59 mil mensais. Estima-se que sejam atendidas mais de 424 mil pessoas, entre prudentinos e moradores de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Martinópolis, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Expedito e Taciba.


Este é o aspecto da obra em fase de conclusão, no antigo Posto de Sementes (Expurgo), diante do Terminal Rodoviário "José Lemes Soares", de Presidente Prudente - SP.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SEMAV E UNESP PREPARAM AÇÃO
SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Assuntos Viários em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) preparam uma ação educativa sobre o trânsito no próximo dia 4 de Dezembro em Presidente Prudente. Trata-se de uma Campanha Educativa a ser realizada a partir das 9h na Praça 9 de Julho, no coração da cidade.Segundo o secretário municipal da Semav, a parceria com a Universidade deve fortalecer ainda mais o trabalho permanente de educação no trânsito. A Semav irá confeccionar panfletos educativos em referência ao tema da campanha, que serão distribuídos pelos alunos da Unesp e agentes de trânsito.

O trabalho é desenvolvido pelos professores, Silvely Salomão Néia e Claudemilson dos Santos da Unesp em conjunto com cerca de 10 alunos. De acordo com a professora Silvely, o atrativo da Campanha será a utilização de anamorfoses, que consiste em figuras desenhadas no chão, que utilizam a técnica de distorção de projeção que causa ilusão ótica, figuras que em certos momentos equivalem à 3a.dimensão.

“O objetivo é que, através da realização dessas atividades todos possam ver, lembrar e fixar a importância da Educação no Trânsito”, revela. Ela adianta que os alunos também devem confeccionar cartazes, além de colaborar com a distribuição de panfletos e fornecer orientações para a população.


Ao sair das Escolas, todas as crianças têm maior proteção e segurança para atravessar a faixa de pedestres, sob orientação de um agente de trânsito da SEMAV.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Conselho de Nutrição promove nova
Campanha nas Feiras Livres e Ceasa

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) o Conselho Regional de Nutrição - CRN-3 - promoveu ações de orientação dos consumidores de feiras livres e também no CEASA de Presidente Prudente. A proposta realizada em parceria como Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) e alunos do curso de Técnico em Nutrição e Dietética do Senac consistiu na realização de visita para contato com os feirantes, orientando-os a respeito do consumo de frutas,verduras e legumes.

Nas feiras livres da Vila Industrial e Jardim Paulista cerca de 600 consumidores foram orientados sobre o reaproveitamento dos alimentos. A visita seguinte foi destinada ao Centro de Abastecimento - CEASA - onde se realizou a penúltima ação do grupo, visando orientar os atacadistas sobre os cuidados com as frutas, legumes e verduras. O ponto culminante dessa Campanha se deu na Feira Livre da Avenida Manoel Goulart. E no total, a estimativa foi de uma participação equivalente a mais de 2 mil pessoas.

De acordo com a Nutricionista do CRN, Anete Cristina Soares Correia, o objetivo foi o de orientar os atacadistas, para que se possam repercutir as informações recebidas, para os consumidores nas feiras livres e supermercados. Segundo a Delegada-Fiscal do CRN-3, “muitas vezes detectamos falhas nos feirantes que precisam ser corrigidas. São ações que não são corretas, como: molhar a verdura exposta na feira e retirar as folhas que protegem os alimentos. Como exemplo, a folha da couve flor”, explica.

O trabalho realizado pelas Nutricionistas, visa sobretudo, fornecer orientações sobre o consumo dos alimentos que estão em alta nas safras, por serem mais baratos e frescos. Além disso, complementam a orientação com a distribuição de calendários com todos os alimentos das safras referentes a cada mês e fornecem informações nutricionais sobre o consumo do ovo, com entrega de panfletos Ovos Brasil. O trabalho realizado este ano, contou com o apoio dos alunos do Curso de Técnico em Nutrição e Dietética do Senac.


O trabalho desenvolvido pelo CRN-3 contou com a participação e apoio dos alunos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac de Presidente Prudente.


A Nutricionista Anete Cristina Soares Correia - titular do CRN-3 - fala a respeito da Campanha que se desenvolveu pelo 2º ano consecutivo no CEASA e Feiras Livres da cidade.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h09
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EM VENCESLAU, FAMÍLIAS APRENDEM
TUDO SOBRE O CULTIVO DO BANANAL

Agricultores familiares de Presidente Venceslau têm participado freqüentemente de interessante parte de mais um módulo do curso intensivo sobre plantio, manejo e colheita de banana. As aulas acontecem na área rural do município em locais onde já ocorrem experiências de plantio da fruta que é símbolo de países tropicais; e atualmente figura como o quarto produto alimentar de maior importância que é produzido em alguns países do mundo.

O curso é promovido através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural e Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio-Ambiente (Daama) da Prefeitura de Presidente Venceslau. Cerca de vinte pessoas freqüentam as aulas. De acordo com informações do engenheiro agrônomo da Daama, Luiz Fernando Reverte, o primeiro módulo, ocorrido em medos de 2010, ensinou tudo sobre o preparo da terra e a escolha das melhores mudas para o plantio.

O segundo módulo tem por finalidade ensinar sobre o manejo no desenvolvimento da bananeira e controle de pragas. O terceiro e último modulo, ensina sobre as técnicas de colheita e transporte das frutas. A banana é atualmente um dos produtos de maior procura no mercado brasileiro e mundial, pois é rica em potássio e outras qualidades nutricionais.

“Pretendemos com mais este curso proporcionar aos assentados rurais, pequenos produtores e agricultores familiares uma alternativa de cultura e renda com o cultivo de bananas”, explica Luiz Fernando. “Depois de colhida, é possível direcionar a produção para venda no comércio da cidade e região, comercialização direta nas feiras-livres ou Conab, através do Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido em Venceslau tanto pelo Itesp, quanto pela Prefeitura”, justifica o agrônomo.

(Matéria enviada por Danilo Bomfim, a quem agradecemos)


Produtores rurais integrados à Agricultura-familiar, expõem mudas de bananeira, um trabalho que exige muita dedicação para alcançar bons resultados. Mas vale a pena: ocupação do solo com aproveitamento dos frutos e renda extra.


A banana é um produto rico em carbono, vitaminas e fonte alimentar das mais importantes para 400 milhões de habitantes de países tropicais.Previne o envelhecimento e as doenças cardiovasculares. Madura, serve como laxativa.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ENGENHARIA CARTOGRÁFICA: REALIZADO
O III SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – vem promovendo os mais importantes eventos de cunho cultural e científico, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, professores e convidados especiais. Um deles foi o III Seminário de Empreendedorismo na Engenharia Cartográfica, realizado no Piso Superior de Laboratórios no dia 18 de Novembro, no horário das 13h30 às 15h00. O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo, ação que é desenvolvida em mais de 100 países.

A visão, a missão, os valores, as áreas de atuação, os serviços, os produtos, os parceiros e clientes foram apresentados pela Global Eagle Soluções em Geoprocessamento, empresa virtual criada pelos próprios estudantes da disciplina Empreendedorismo, sob a orientação da Profª. Drª. Arlete Meneguette, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

Um projeto de Engenharia Cartográfica para uma área de estudo, localizada no fundo de vale da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Pres.Prudente foi mostrado em detalhes, envolvendo o planejamento, execução e avaliação do levantamento planialtimétrico utilizando Estação Total e GPS.

Um debate se seguiu à apresentação, com a presença do Prof. Dr. José Milton Arana (Coordenador do curso de Engenharia Cartográfica) e de membros da Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade. O evento proporcionou aos empreendedores virtuais, subsídios para a continuidade do projeto, previsto para finalizar em Dezembro de 2010, com a entrega de uma planta planialtimétrica na escala 1:1.000 para o Diretor, Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.


Os assuntos enfocados durante o encontro foram considerados de alta importância. Especialmente no que diz respeito ao projeto de uma área de estudos localizada no fundo de vale da Universidade.


Além do interesse que despertou entre os estudantes de Pós-graduação, o projeto de Engenharia Cartográfica mereceu atenção especial de todos os participantes.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE
BUCAL SÃO REFERÊNCIA NACIONAL

Ações preventivas desenvolvidas pela Equipe de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde e destacadas durante a última edição do Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Epatespo), tornaram-se referência nacional. O evento deste ano trouxe como tema principal o “Fortalecimento da Saúde Bucal na Regionalização da Atenção à Saúde”. O encontro realizado na cidade paulista de Atibaia contou com a participação de mais de 500 profissionais de diversas regiões do Brasil.

A Coordenação de Saúde Bucal da pasta, que tem como Chefe o Cirurgião-Dentista e Coordenador de Saúde Bucal, Edison Calixto da Fonseca, foi destacada após as cirurgiãs dentistas Luciane Regina Gava Gomes e Rosângela Aparecida de Faria apresentarem o projeto intitulado “Equipe de Prevenção em Saúde Bucal: Deixando Prudente de Boca Aberta”.

De acordo com Gomes, neste município o projeto contempla 28.132 crianças e adolescentes matriculadas em 85 Escolas das Redes Pública Municipal e Estadual de Ensino. “Atendemos escolares matriculados desde o berçário, na educação infantil municipal até a 8ª série do ensino fundamental”, disse. E salientou que nessse evento, representantes de vários municípios se mostraram interessados nas ações apresentadas.

Na mesma ocasião, em Atibaia foi exposto que a Equipe de Prevenção em Saúde Bucal de Prudente iniciou suas atividades no ano de 1992, com o objetivo de reduzir e controlar as principais doenças bucais. “Através destas ações educativas e preventivas tem sido observada uma redução constante na prevalência de cárie dentária, sendo que no ano de 1992 o índice CPO-D [Dentes Cariados, Perdidos e Obturados] aos 12 anos de idade era de 4,18 e passou para 1,57 no ano 2008.

De acordo com observação, nesste mesmo ano o índice ceo-d (número de dentes decíduos cariados, com extração indicada e obturados) em crianças de 18 a 36 meses de idade foi de 0,39, e aos 5 anos de 1,58”, revela Gomes. Tais resultados alcançados em Prudente foram elogiados pelo Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Júnior; pela Coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Regina Tura Mendonça, e pela representante do Conselho dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo, Ana Emília Gaspar.

Para as crianças de Presidente Prudente - lembra a dentista - são oferecidas as seguintes ações dentro do projeto: reunião com direção, coordenação pedagógica, pais e professores; exame bucal para definição de risco de cárie (anual) e levantamento epidemiológico (a cada 2 anos). E também: encaminhamento das crianças com cárie ou outras doenças bucais para tratamento em unidades básicas de saúde ou escolas com consultórios odontológicos; distribuição de escovas e cremes dentais. Palestras com DVD, macro-modelos e fantoches; evidenciação de placa e escovação supervisionada; e aplicação de flúor segundo critérios de risco. Para dar conta dos trabalhos, são nove dentistas e quatro auxiliares odontológicos engajados no projeto.

(Foto cedida)


Na foto: Rosângela Aparecida de Faria e Luciane Regina Gava Gomes, ambas Dentistas da Secretaria Municipal de Saúde, durante apresentação de ações no Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

APÓS REFORMA, ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
SERÁ SEDE DO PROCON EM PRES. PRUDENTE

O prédio da antiga Estação Ferroviária - entre a Praça da Bandeira e Vila Marcondes - em Presidente Prudente, vai voltar a funcionar. O espaço desativado há décadas e até então transformado em ponto de drogas para marginais, segundo o secretário Laércio Alcântara, do Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), já começou a ser reformado para se tornar sede do Procon; Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e Casa do Artesão.

As obras de reforma, segundo Alcântara estão previstas para serem finalizadas no primeiro trimestre de 2011, “possivelmente em meados de fevereiro”. Naquele empreendimento, serão investidos aproximadamente R$ 500 mil, recurso próprio do município. Para a coordenadora executiva do Procon, Ana Paula Atayde Setti, o novo espaço vai refletir positivamente na melhora do atendimento aos consumidores prudentinos, atualmente realizado em prédio reduzido, que se situa à Rua Pedro de Oliveira Costa, próximo a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).

As melhorias no local são determinadas pelo prefeito Milton Carlos de Mello "Tupã" e tiveram início na 2a. quinzena de Novembro, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pela qual responde o Secretário Alfredo Penha. O projeto, executado pela Seplan, prevê 1.186,74 metros quadrados de reformas. Uma equipe do Parque de Obras, entre pedreiros, serventes e encanadores, trabalharam em ritmo acelerado no prédio.

Conforme o projeto, o espaço onde funcionará o Procon terá duas salas de audiência, uma sala ampla de atendimento ao público, sala de reunião, sala de coordenação, sala de espera, sala de arquivo, banheiros (incluindo dois para portadores de necessidades especiais), copa, além de área de serviços.

“A gente está recebendo a notícia com uma grande emoção porque já era um desejo de muito tempo. O novo local com certeza vai melhorar o atendimento ao consumidor e a forma de trabalho dos funcionários, uma vez que a estrutura física onde o Procon se encontra hoje está pequena para a demanda que temos tido. Os consumidores também poderão ter acesso mais facilmente ao órgão”, acredita.

Órgão vinculado a Secretaria Municipal de Administração, o Sesmt funcionará no prédio que deve ter suas origens preservadas. Porém, do lado oposto ao Procon - segundo o encarregado de turma do Parque de Obras - José Roberto Balotari. O objetivo é oferecer uma infraestrutura necessária para a classe da saúde realizar o melhor atendimento aos funcionários públicos. Esse espaço (dentre outras repartições), terá uma sala de reunião, uma sala de segurança do trabalho, dois consultórios médicos, uma sala de prontuários, sala de enfermagem, recepção e sala de espera.

O anfiteatro, que será construído do lado do Sesmt, também vai sediar eventos do Procon. “No auditório o órgão oferecerá palestras constantemente com consumidores e fornecedores, com a intenção de levar a informações sobre direitos e deveres a eles”, completa. “O Procon precisava de um local para melhor se estabelecer, para atendimento ao público, e com a possibilidade do contrato de comodato da Prefeitura com esse local, o prefeito Tupã logo vislumbrou a possibilidade de virmos para cá. Estamos muito felizes”, encerra Setti.

As últimas informações dizem que a Casa do Artesão também será instalada naquleo local, onde por muitos anos funcionou a Estação Ferroviária (EFS/FEPASA), devendo receber agora 20 boxes destinados à utilização dos artistas dedicados ao Artesanato, exclusivamente para exposição e comercialização de seus produtos.


A antiga Estação Ferroviária de Pres.Prudente será proximamente ocupada pelo Procon, que tem como Diretora Regional, Ana Paula Setti.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DELEGADO GERAL REUNE AQUI,

TODA A CÚPULA POLICIAL DE SP

Esteve em Presidente Prudente no início deste mês, o Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Domingos Paulo Neto. Aqui, ele foi considerado "Hóspede oficial do município" e reuniu toda a cúpula policial do interior, onde tratou de assuntos relacionados à Segurança Pública. No salão nobre das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, concedeu entrevista coletiva à imprensa, quando apontou queda nos índices de criminalidade contra o patrimônio e de até 30% em casos de roubo.

O encontro das autoridades através de reunião teve a finalidade de prestar contas do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8), além de oficializar a transmissão do comando do Deinter-8 ao novo Delegado Seccional, Dr.Walmir Geralde. O Deinter-8 é constituído por várias sub-regiões, como: Dracena, Presidente Venceslau e Presidente Prudente, abrangendo 54 cidades.

Na ocasião da visita, o prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - entregou decreto, que concede ao Delegado Geral de Policia do Estado, o título de hospede oficial, durante sua visita ao município. Nesse encontro, foram homenageados 78 policiais civis por bom desempenho durante o ano de 2010. Na oportunidade, o Delegado Neto, falou ainda sobre os concursos em andamento e a possibilidade de contratação de até mil policiais civis, em diversos cargos para o próximo ano. “Nosso grande anseio é a reestruturação das carreiras”, finalizou.


Nas Faculdades Integradas Toledo, foi grande a afluência de políticos representando diversos municipais e integrantes dos quadros da Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Os oradores enalteceram a atuação da Policia de São Paulo, especialmente pelo fato de ter conseguido reduzir os índices de criminalidade em até 30% e danos ao patrimônio público.


Prefeito Tupã participa de cerimônia de transmissão do comando do Deinter-8 e concede o decreto de hospede oficial ao delegado geral de Polícia Civil.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

28 JOVENS SÃO FORMADOS PELA
CASA DO PEQUENO TRABALHADOR

A Casa do Pequeno Trabalhador de Presidente Prudente realizou nos últimos dias a formatura da 1ª Turma do Curso de Operador de Caixa de Supermercado, composta por 28 alunos com idade entre 18 e 20 anos. A Diretoria preparou a cerimônia para a entrega dos certificados que contou com exibição de um vídeo institucional, palavra do Presidente da entidade Milton Yamamoto e da gerente pedagoga Luciana Martins.

A capacitação promovida pela entidade foi viabilizada por meio da parceria com a ECMD informática, que na ocasião esteve representada pelo empresário Antonio Carlos Rodrigues. A empresa de informática forneceu o software que proporcionou a qualificação da mão de obra, além de treinamento dos professores. O proprietário Evandro Carlos Martins possibilitou gratuitamente o sistema operacional do curso.

Segundo a professora Juliana Zanoni Caldeira, o curso teve a finalidade de capacitar os jovens para atuar como Operador de Caixa em lojas e supermercados. Ela revelou que com a vinda de grandes redes de Supermercados para Prudente a contratação tem aumentado na área. E mais: adianta que 40% dos jovens já foram encaminhados para o mercado de trabalho, inclusive para o Hipermercado Walmart.

De acordo com presidente da Casa do Pequeno Trabalhador, todos os jovens devem ser inseridos no mercado de trabalho conforme a demanda. Segundo ele, a capacitação realizada pela entidade oferece plena condição para que eles possam atuar no mercado. “A entidade não realiza o trabalho sem ajuda de parceiros, contamos com o apoio do poder público municipal, que colabora com a entidade por meio das subvenções, cursos de capacitação, entre outros”.

"A Prefeitura demonstra uma responsabilidade social muito grande, até mesmo pela oportunidade oferecida aos jovens por meio da contratação os jovens”, acrescenta Rodrigues. O atual presidente que conclui a 2009/2010 ressalta que o trabalho foi pautado pela qualificação tanto dos professores, quanto da formação profissional dos jovens. O novo presidente Antônio Carlos Rodrigues assume a gestão 2011/2012, no dia 3 de janeiro.

(Fotos cedida entidade).


Casa do Pequeno Trabalhador realiza formatura de 28 jovens que participaram do Curso de Operador de Caixa de Supermercado.


A formação profissional desses jovens representa uma grande contribuição às famílias necessidades e em busca de novas condições de sobrevivência.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COMÉRCIO DE PRUDENTE
FUNCIONARÁ ATÉ ÁS 22H00

O Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) está anunciando aos seus associados, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) e ao público em geral que o expediente comercial terá seu horário prorrogado no mês de Dezembro. No período de 9 ao dia 23, o funcionamento se dará até às 22h, com a abertura às 9h (de segunda a sexta-feira), e aos sábados das 9h às 17h.

O calendário comercial de Dezembro é o seguinte: 1º - Quarta-feira – das 8h às 18h;

Dia 2 - Quinta-feira – das 8h às 18h 3 Sexta-feira – das 8h às 18h;

Dia 4 - Sábado – das 9h às 15h;

Dia 5 - Domingo – Fechado.

Dia 6 - Segunda-feira – das 8h às 18h;

Dia 7 - Terça-feira – das 8h às 18h;

Dia 8- Quarta-feira – das 8h às 18h;

Dia 9 - Quinta-feira – das 9h às 22h; Dia 10 - Sexta-feira – das 9h às 22h;

Dia 11- Sábado – das 9h às 17h;

Dia 12 - Domingo – Fechado;

Dia 13 - Segunda-feira – das 9h às 22h;

Dia 14 - Terça-feira – das 9h às 22h;

Dia 15 - Quarta-feira – das 9h às 22h;

Dia 16 - Quinta-feira – das 9h às 22h;

Dia 17 - Sexta-feira – das 9h às 22h;

Dia 18 - Sábado – das 9h às 17h;

Dia 19 - Domingo – das 9h às 15h;

Dia 20 - Segunda-feira – das 9h às 22h;

Dia 21 - Terça-feira – das 9h às 22h;

Dia 22 - Quarta-feira – das 9h às 22h;

Dia 23 - Quinta-feira – das 9h às 22h;

Dia 24 - Sexta-feira – das 9h às 17h * Véspera do Natal.

Dias: 25 e 26 de /Dezembro (Sábado e Domingo) – Fechado.

Dia 27 - Segunda-feira – das 8h às 18h: Dia 28 - Terça-feira – das 8h às 18h;

Dia 29 - Quarta-feira – das 8h às 18h; Dia 30 - Quinta-feira –das 8h às 18h;

Dia 31 - Sexta-feira – das 9h às 15h * Véspera do Ano Novo.


O comércio de Presidente Prudente ganha maior expressão neste período festivo do ano. Natal e Ano Novo são as datas mais significativas para a vida comercial da cidade, especialmente na área central.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

INFLAÇÃO CONTINUA EM ALTA
DIZ O ÍNDICE DE PREÇOS TOLEDO

Em Presidente Prudente, o Índice de Preços Toledo - IPT - registrou uma inflação de 6,80% durante 0 último mês. A pesquisa realizada no dia 14 de outubro constatou que para comprar uma cesta básica, o consumidor gastava R$ 335,78. Na pesquisa posterior, realizada no dia 16 de novembro, esse valor chegou à marca de R$ 358,63, o que demonstra que a inflação se mantém incontrolável.

A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando elevação de 7,52%. Os produtos que mais contribuíram para essa alta foram: a carne alcatra (kg) e a carne acém s/ osso (kg) com elevações em seus preços de 27,89% e 19,87%, respectivamente. Anteriormente, a alcatra era comercializada entre R$13,89 e 15,49 em outubro. Agora em novembro foi encontrada entre R$17,95 e R$19,99. Já o acém era vendido nos Açougues, Casas de carnes e Supermercados entre R$8,29 e R$10,05. No mês de Novembro só foi encontrado a preços que oscilavam entre R$ 9,95 e R$11,99.

Seguindo a tendência de alta, o grupo de Higiene Pessoal registrou a segunda maior inflação, 4,22%. Os produtos que mais contribuíram foram: o Shampoo (340-350ml) com alta de 14,15% e o Creme Dental (90g) com alta de 11,03% em seus preços. O grupo Artigos de Limpeza também seguiu a tendência de alta, registrando inflação de 3,01% nesta pesquisa. Os produtos que mais contribuíram para essa alta foram: Água Sanitária (1l), com aumento de 11,43%, e o Sabão em barra 5 unid (200gr), com aumento de 11,18%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os locais pesquisados, como no caso do Tomate (kg) com variação de 208,62%, cujos preços se encontram entre R$ 0,58 e R$1,79. E da cebola (kg), encontrada entre R$ 0,39 a R$ 0,95, com variação de 143,59%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 30%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 156,97. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 120,78, economizando assim R$ 36,19. O IPT acumula uma alta de 15,16% nos últimos 12 meses.

Nota: A pesquisa teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Luis de Oliveira Coutinho Neto, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.


Enquanto a carne é classificada entre os produtos de consumo de maior elevação, a arroba do boi gordo é vendida a R$120,00 por arroba; uma alta inesperada que surpreendeu todo o país.


Em contrapartida, o tomate, cebola, batata e hortifrutigranjeiros continuam mantendo preços inacreditáveis e até insuficientes para cobrir o custo de produção no meio rural.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COBERTURA DO LIXÃO DE PRUDENTE
JÁ FOI DOCUMENTADA COM IMAGENS

De tempos em tempos, sempre que possível, o Secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Luizari, documenta com imgens aéreas a evolução da cobertura do lixão - localizado ao lado do Distrito Industrial Antonio Crepaldi - na zona leste de Presidente Prudente. Nos últimos dias, ao retornar de São Paulo em vôo de uma empresa aérea , Luizari realizou novos registros de imagens, que estamos mostrando abaixo.

No dossiê que formula sobre o lixão a céu aberto (que por anos e anos se constituiu num dos problemas crônicos da cidade), o Secretário dispõe de fotos tiradas em janeiro de 2009, quando do início do mandato do atual prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - logo após ter sido firmado o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre Prefeitura e Ministério Público em Abril, e agora, 18 meses depois.

As imagens revelam grande diferença, com a área de sete hectares – o que corresponde a 84 mil metros quadrados – totalmente recoberta. Ele reafirma que ´´o sistema de cobertura do lixo urbano está completo. Do ponto de vista ambiental existe um grande ganho com a eliminação de vetores (mosquistos), ratos e mau cheiro, além de plástico que o vento levava para todo lado. Esse é o resultado imediato. A cobertura é feita constantemente``, explica Luizari.


Pela ordem das fotos: o lixo a céu aberto em janeiro de 2009, uma visão geral logo após as primeiras ações com o TAC.


Fotos mais recentes (2010), mostram que ocorreram mudanças significativas na área do antigo Lixão.


Nesta terceira e última foto é possível visualizar a mesma área, porém, com uma diferença: totalmente coberta.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PREFEITURA DE VENCESLAU PLANTA
300 ÁRVORES NO ATERRO SANITÁRIO

Como parte do Projeto de Conservação Ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Presidente Venceslau, foi feito o plantio de mudas de árvores na área do Aterro Sanitário Municipal. A meta da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Daama) é plantar naquele local 300 árvores, entre espécies nativas e frutíferas. O prefeito e o vice-prefeito, juntamente com um grupo formado pelo o diretor da Daama e funcionários do órgão municipal, integrantes do Lions Clube Visão e catadores de recicláveis da coleta seletiva, plantaram as primeiras mudas nas proximidades da entrada do aterro.

Ernane Erbella destacou a importância de mais esta ação ambiental implantada em sua administração. “Aterro Sanitário não se resume apenas ao depósito de lixo urbano. É também um local de proteção e de educação ambiental”, ressaltou o prefeito venceslauense. “Com este trabalho, em poucos anos teremos árvores formadas que auxiliarão na melhoria paisagística e servirá como barreira eólica, evitando que os gases se espalhem e também controlando os gases do bioma, melhorando a oxigenação do lugar”, explica o prefeito Erbella. citando ainda que a medida contribuirá para uma melhor qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno do aterro.

A medida de proteção ambiental - admite o prefeito de Presidente Venceslau - irá contribuir decisivamente para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos moradores que vivem na rea considerada entorno do aterro. Já o Diretor da Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente - DAAMA - Álvaro Carlos da Silva, as variedades selecionadas para plantio foram representadas por mudas de jenipapo, goiabeira, amoreira, ambis, ingá, vacapari, mangueira, araçá e jabuticabeira, entre outras. Representantes do Lions Clube Visão compareceram ao Aterro Sanitário e prestigiaram a iniciativa da Prefeitura.

(Matéria enviada pelo jornalista Danilo Bomfim, a quem agradecemos).


Aqui, os detalhes que mostram a participação do Poder Público e comunidade representada por integrantes do Lions Clube Visão, em busca de solução para os problemas ambientais em Presidente Venceslau.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




HORTO PRODUZ QUASE 100 MIL MUDAS P/
DISTRIBUIR GRATUITAMENTE Á POPULAÇÃO

Visando aumentar e melhorar a qualidade de vida da população, a Secretaria do Meio Ambiente de Presidente Prudente mantém no Horto Municipal, o sistema produção de mudas para promover a arborização do município. As mudas são distribuidas gratuitamente a todos os interessados, que precisam se deslocar até sua sede, a fim de buscar as mudas que serão utilizadas para o plantio junto às vias públicas da cidade.

Segundo o Técnico Agropecuário encarregado do setor de mudas, Almir Fernandes da Silva, o processo de germinação é realizado diariamente, sendo que a quantidade de mudas produzidas varia de acordo com o clima. Ele revela que anualmente chegam a ser produzidas até 100 mudas de árvores, para atender a demanda em relação ao plano de arborização do município.

De acordo com esses informes, o Horto Municipal conta com diversos canteiros com capacidade para produção de diversas espécies e tamanhos. Ele explica que as sementes são captadas no próprio Horto. "Após a germinação da semente no canteiro, é feito o transplante da muda para a embalagem que é distribuída à população", comenta. Ele revela ainda que na própria embalagem para conservação da muda de árvores, são adicionados: matérias orgânicas, terra, calcário, NPK (adubo químico) adubo a base de esterco, húmus, entre outros micronutrientes.

Segundo o encarregado, são disponibilizadas diversas espécies de mudas de árvores entre elas: Ipê-de-jardim, Oiti, Canelinha, Murta, Magnólia, Palmeira Imperial e Pingo de Outro.Ele lembra que pessoa interessada em adquirir uma muda de árvore pode ir até o local para retirar, após a realização de um cadastro. Serviço - O Horto Municipal fica na Rua Altair de Senna, nº 730, no Jardim Jequitibás. Mais informações através do telefone 3907-1660.

Fotos cedidas - Marcos Sanches da Secretaria Municipal de Comunicações de Presidente Prudente


Horto Municipal produz até 100 mil mudas de árvores anualmente para atender meta de arborização



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

      MANDIOCA ENERGÉTICA, DO

SILÊNCIO À PRÁTICA UM ANO DEPOIS

                                      (Por MONTEZUMA CRUZ. Especial p/o blog)

MANAUS (AM) e BRASÍLIA – O ato da assinatura do projeto de geração de energia elétrica a partir do etanol de mandioca, em Itacoatiara (AM), nesta quinta-feira (25) teve um simbolismo especial para Amazônia: apesar de o governo federal não ter ainda incluído essa cultura na matriz energética nacional, a Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) deu a primeira arrancada rumo à produção desse etanol, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Inedes), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Vale Soluções em Energia (VSE). A inclusão da mandioca atenderia à principal recomendação do 13º Congresso Brasileiro da Mandioca de 2009, em Botucatu (SP).

Em Vila de Lindóia, pequena comunidade no município de Itacoatiara, a 177 quilômetros de Manaus, esse grupo instalará dois geradores modificados, de 250 quilowatts (kW) cada, na usina concessionária de energia elétrica. O projeto custa R$ 3,8 milhões e tem prazo de 27 meses para execução. Os primeiros resultados da produção saem em dez meses, estima-se.

Essas máquinas serão abastecidas com etanol produzido na Fazenda Experimental da Ufam, localizada na rodovia Manaus-Caracaraí-Boa Vista (BR-174). Utilizando a mais alta tecnologia mundial, o pólo energético alternativo será acionado on line, ou seja, com transmissão de dados via internet para a base em Manaus.

O uso do etanol de mandioca na produção de energia elétrica fora reivindicado há pouco mais de um ano pelo senador Tião Viana (PT-AC), durante reunião com os gerentes de Planejamento e Engenharia, Ademar Palocci, e de desenvolvimento Energético das Comunidades Isoladas, Ércio Muniz Lima, ambos da Eletrobras.

Naquela ocasião, Viana levava para análise da estatal dois fatores altamente positivos: 1) o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargem), Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho havia concluído com êxito a transformação da massa da mandioca (inclusive da variedade açucarada, do Pará) em etanol, numa experiência feita no barracão da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF); 2) projeto idealizado pelo doutor em energia renovável, Diones Assis Salla, do Acre, demonstrava a possibilidade da construção de uma microdestilaria para o processamento de raízes de mandioca colhidas por famílias de pequenos agricultores no Vale do Juruá.

O senador levou para aquela audiência na Eletrobras o deputado Fernando Melo (PT-AC) e o engenheiro agrônomo Diones Salla. Com estudos em mãos, disseram ao coordenador corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Sistema Eletrobras, José Carlos Medeiros, que se tratava de um projeto simples, porém, capaz de revolucionar o fornecimento de energia para pequenas comunidades isoladas. “Uma tecnologia, que se obtiver sucesso poderá ser exportada”, assinalava Tião Viana.

Por que razão? O projeto acreano contempla o mercado local de mistura à gasolina, em torno de 25%, facilitando a produção do seu próprio combustível, o álcool hidratado a ser usado para acionar motores geradores de energia elétrica em comunidades isoladas. Custo inicial: R$ 1,4 milhão. Legenda


Projeto acreano contempla o mercado local de mistura do etanol de mandioca à gasolina, em torno de 25%. Produziria, assim, o seu próprio álcool hidratado para acionar geradores de energia elétrica em comunidades isoladas /MONTEZUMA CRUZ


O presidente da Eletrobrás Amazonas Energia, Pedro Carlos Hosken Vieira, assina o projeto de geração de energia elétrica por meio de etanol produzido da Mandioca /DIÁRIO DO AMAZONAS


O pesquisador da Embrapa Biotecnologia, Luiz Castelo Branco, e o agrônomo Diones Salla: mão na massa durante a transformação da mandioca em etanol, na experiência feita em 2009 /MONTEZUMA CRUZ



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

O 1º. NATAL DA DÉCADA DE 2010

Está chegando por estes dias, a 2ª. parcela do 13º salário da massa trabalhadora e dos aposentados. É uma importância financeira até certo ponto irrisória, mas ajuda muito! É preciso compreender que existe uma crise mundial e na maioria dos países da Europa e Estados Unidos, a condição econômica se tornou muito difícil e bem pior que a situação vivida no Brasil. E já que estamos nos preparando para o Natal do Menino Jesus, o melhor mesmo é ter pensamento positivo.

O Natal está chegando com um Concurso de Decoração que visa estimular os empresários e consumidores para a realização de suas promoções de fim de ano, aproveitando a aproximação da data magna da Cristandade. Quem ornamenta são as empresas tradicionais ou recém-implantadas na cidade. Seguindo os exemplos dos anos anteriores, é fácil depreender que um dos maiores destaques dessa natureza é representado pela decoração natalina do Posto AC-3, ao lado da Rotatória do Museu Histórico Municipal e Lelé da Cuca, na esquina da Rua 12 de Outubro com a Washington Luis.

Neste espaço reservado especialmente para divulgar o que existe de mais belo e precioso, vamos mostrar as principais imagens noturnas das primeiras decorações de Natal, captadas pelas nossas lentes em três locais diferentes: Avenida Manoel Goulart; Avenida Washington Luis e Rua Pe. João Goetz, na entrada da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja. Nesta última, já pode ser visto detalhadamente um Presépio totalmente diferenciado. Foi criado pela Arquiteta Cristina Balan Cestari, mediante reaproveitamento de peças de manequins e trajes diferenciados e deverá ser inaugurado nos próximos dias. Veja no blog.

Loja Lelé da Cuca, na Avenida Washington Luis, esquina com a Rua 12 de Outubro.

Decoração Natalina do Posto AC-3, na Rotatória do Museu, na Av. Manoel Goulart.

Presépio na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de autoria da Arquiteta Cristina B. Cestari.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REENCONTRO DOS POLÍTICOS, DE ONTEM E DE HOJE

Até parece coincidência, mas se houvesse um calendário pré-determinado, talvez não viesse a ocorrer o agradável encontro dos políticos de ontem e de hoje na história de Presidente Prudente. Tudo, em decorrência da homenagem que a Câmara Municipal prestou nos últimos dias deste mês ao ex-prefeito Paulo Constantino, outorgando-lhe o título (merecido) de “Cidadão Prudentino”. O fato auspicioso aconteceu na noite de 27 de Novembro, na sede da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e reuniu um número incalculável de participantes, incluindo seus antigos Assessores.

Quem passou pela história de Prudente, sabe muito bem que o título de Cidadania só é atribuído a quem veio de fora. Entre os quais me encontro, desde 01 de Janeiro de 1968. Foi pouco antes que aqui chegou o cidadão Paulo Constantino, que procedia de Patrocínio/MG, onde nasceu e viveu boa parte de sua vida. Era o mais novo Diretor da Empresa de Transportes Andorinha, integrando o grupo dos empresários de Minas Gerais. Com ele, vieram de mudança a esposa Maria Auxiliadora e as filhas.

Para ingressar na vida política de Presidente Prudente, Constantino contava com o apoio de grandes personalidades – ligadas à Andorinha – como: José Lemes Soares (Comendador) e o filho Walter Lemes Soares, lançado candidato e eleito Prefeito Municipal de Presidente Prudente, por uma expressiva votação. Antes de concluir sua administração, Walter Lemes não se preocupava com o sucessor, chegando mesmo a dizer em tom de desabafo que deixaria a Prefeitura endividada, mas com um bom saldo de obras. O problema ficaria para o seu sucessor, que coincidentemente recaiu na escolha de Paulo Constantino, que deu conta do recado por duas vezes como Prefeito.

Feito esse breve relato, só tenho a dizer: a primeira administração de Paulo Constantino surpreendeu a todos! Apesar das dificuldades iniciais, ele superou todas as barreiras e “até desacreditado” em certo período, acabou dando a volta por cima. Nisso, tenho parte a incluir, pois foi nessa época que demonstrei interesse em ajudá-lo, criando uma Assessoria Especial de Imprensa para divulgar seus atos administrativos, sob a coordenação do meu ex-companheiro de jornalismo, Sérgio Antonio, de saudosa memória.

Com Sérgio Antonio – admitido como Oficial de Gabinete - decidimos contratar um acompanhante para registrar os atos do Prefeito - desde as primeiras horas do dia - e um deles, foi Sinomar Calmona, que gravava tudo e depois trazia a fita para transcrição e distribuição à mídia da época. Foi desta forma, que a administração Paulo Constantino ganhou projeção e apoio da comunidade inteira. Efetivamente, a cidade passou por uma transformação e vieram grandes empreendimentos, graças ao trabalho dinâmico que ele realizou como Prefeito de Presidente Prudente.

A implantação do Calçadão da Maffei foi um episódio digno de registro. A iniciativa tinha por base os primeiros resultados proporcionados pelo Projeto de Curitiba, que serviria de base para Prudente. Constantino se empenhou em implantá-lo e contratou uma empresa de Arquitetura plenamente confiável, dirigida por Kazuo Maezano que executou a obra que permanece até hoje. Entretanto, houve contratempo. Um grupo do comércio central se opôs e por pouco, o Projeto iria de água abaixo. Foi nessa altura, que tomei a iniciativa de realizar uma pesquisa junto aos profissionais de comunicação da cidade, e por maioria absoluta, todos aprovaram a proposta de Paulo Constantino.

A inauguração do Calçadão da Maffei, em 1982 – juntamente com o Estádio Prudentão, Parque de Uso Múltiplo, Estrada e Balneário da Amizade, Centro Olímpico, e outros empreendimentos grandiosos – foi o ponto de partida para uma nova era. No ato de inauguração, exatamente há 28 anos, o Calçadão recebeu cerca de 25 mil pessoas. Foi a consagração!

Paulo Constantino, agora lembrado e homenageado pela Câmara (em nome de toda a população de Presidente Prudente), recebe o reconhecimento de um trabalho honesto, profícuo e grandioso. A geração atual – incluindo políticos militantes ou não – faz justiça em tempo, homenageando quem realmente merece. Honra ao Mérito!



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog