MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

PELA 1ª.VEZ NA HISTÓRIA REPUBLICANA,
O BRASIL É GOVERNADO POR UMA MULHER

Com esmagadora votação, Dilma Vana Rousseff (63 anos de idade) é a 1ª. mulher a assumir a Presidência da República Federativa do Brasil. De acordo com a edição especial da Revista ISTO É, “sem experiência, ela encarou uma dura campanha eleitoral. E saiu consagrada com os mais de 55 milhões de votos que a tornaram a primeira mulher escolhida pra assumir a Presidência do Brasil”. Sua posse verificou-se em cerimônia pública solene no 1º do ano de 2011 com mandato oficial até 31 de Dezembro de 2014.

Depois de uma campanha massificante por todo o território brasileiro – sempre ao lado de Lula – Dilma realizou 55 viagens, concedeu 117 entrevistas aos principais órgãos de comunicação, participou de 28 comícios durante 4 meses, e elegeu-se em 2º turno com a mais expressiva votação: 55.752.529 votos, o equivalente a 56,05% do eleitorado.

No ato de posse em Brasília, ela deixou três fases célebres para a história: “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome. A erradicação da miséria é uma meta que assumo”; “Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa. Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto” e “A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia”.

A exemplo de outros Presidentes que passaram pelo comando da nação nos últimos 80 anos, Dilma também adotou sua fraseologia: Queridas brasileiras e queridos brasileiros! Seria uma ligeira aproximação com o ex-presidente Sarney? Ele usava a expressão: Brasileiras e brasileiros! Mas em outros tempos, Getúlio Vargas que permaneceu maior tempo como primeiro mandatário, usava a expressão: Trabalhadores do Brasil! E Lula: Companheiros e companheiras! Collor: Minha gente!; FHC: Povo brasileiro!

Dilma é graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURGS). Casou-se em 1967 com Cláudio Galeno de Magalhães Linhares, de quem se separou para casar-se em segundas núpcias com Carlos Franklin Araujo, com o qual teve a filha Paula, atualmente casada e mãe de Gabriel, que é o seu 1º neto. Ambos se separaram desde o ano 2000. Dilma Vana Rousseff é filha do imigrante búlgaro, Pétar Roussev que veio para o Brasil como experiente empresário, estabelecendo-se em Belo Horizonte/MG, onde ela nasceu no dia 14 de Dezembro de 1947.

A primeira escola freqüentada por Dilma Rousseff foi o Colégio Sion, dirigido pelas freiras, transferindo-se depois para o Colégio Estadual Central de Belo Horizonte/MG. Antes ela teve aulas de Piano e de Francês. Nas férias viajava de avião para Guaraparí, freqüentando as praias do Espírito Santo. Na juventude, levada pela imposição do noivo e posteriormente marido, Cláudio Galeno de Magalhães Linhares, ingressou no Partido de Política Operária – de tendência esquerdista – tendo recebido aulas de marxismo, ministradas por Apolo Heringer. Depois, ingressou e participou de outros movimentos contrários ao regime militar que predominava na época. Por esse motivo, ela foi presa e vítima de atos de tortura.

De acordo com a Revista ISTOÉ, Dilma é a Presidente de número 36, primeira mulher a ocupar o cargo eleita 25 anos depois do fim da ditadura que combateu. A exemplo de Lula quando assumiu a Presidência ela também diz que “não pode errar”. Às margens do Ribeirão do Torto, a Granja fazia parte do projeto original dos modernistas que planejaram Brasília. Localizada próximo a Asa Norte, foi imaginada como uma área capaz de abastecer a futura cidade (de no máximo 200 mil habitantes, conforme o projeto) com ovos e frangos. Como tudo o mais em Brasília, virou outra coisa.

Até sua mudança para o Palácio do Planalto (em Fevereiro), a Granja do Torto é a casa de campo oficial da Presidência, uma chácara com uma pequena floresta, lago com tablado de madeira para pescar e um belo pomar e um viveiro natural para bandos de tucanos. Nela moraram os ex-presidentes João Goulart e João Figueiredo. Este criou cavalos ali. Já Lula usou a granja para promover encontros, churrascos e as famosas festas juninas. Dilma aproveita suas trilhas estreitas, fazendo caminhada enquanto conversa com convidados.

Fotos: Blog do Planalto


Esta é a melhor lembrança que Dilma Vana Rousseff ainda guarda de sua infância vivida com a família, em Belo Horizonte/MG. E agora é a 1ª. mulher com a Faixa Presidencial.


Eleita e proclamada oficialmente Presidente da República Federativa do Brasil, ela percorre as ruas de Brasília, em carro aberto na companhia da filha Paula.


Aqui ela prestou juramento perante o Congresso Nacional e toda a não brasileira. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MONSENHOR NAKAMURA PODE
SER BEATIFICADO PELO VATICANO

O ano de 2010 foi encerrado na cidade de Álvares Machado com o registro de um fato inédito: depois de sepultado durante 70 anos foi exumado o cadáver de Monsenhor Domingos Nakamura, o primeiro padre católico japonês que nasceu em 1865 e viveu no Brasil por 17 anos, desde 1923. Além de pioneiro, ele realizou um trabalho dignificante: deu assistência religiosa à comunidade nipônica numa das maiores áreas territoriais do Brasil. Sua missão terminou de forma admirável em Álvares Machado/SP ao falecer em 1940. Tudo que ele fez está sendo documentado – inclusive a exumação do corpo – para ser comunicado ao Vaticano até 13 de Março de 2011.

A Monsenhor Nakamura são atribuídos alguns milagres, que já foram levantados criteriosamente através de documentação elaborada pela Pastoral Nipo-brasileira - PANIB - iniciada em 2006, fazendo parte de uma ação destinada ao Processo de Beatificação. O dossiê relata as virtudes heróicas do religioso que conviveu com a comunidade oriunda do Japão em vários pontos do território brasileiro, especialmente na alta sorocabana, alta paulista e região noroeste do Estado. Mas esporadicamente ele percorria outras regiões de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais. As viagens eram feitas sempre em lombos de animais, ou a pé.

Padre Jurandir Severino de Lima, responsável pela Paróquia onde atuou Monsenhor Domingos Nakamura em épocas passadas, foi designado pelo Tribunal pelas causas de beatificação para atuar na condição de Notário-adjunto. Com isso, o Vaticano permitiu a instalação do Tribunal em 15 de Março de 2009. Em decorrência dessa determinação, foram feitas dezenas de entrevistas com testemunhas oculares da história vivida pelo saudoso, dedicado e inesquecível sacerdote. Mas o último passo para a conclusão do processo, foi representado pela exumação do corpo de Monsenhor Nakamura que acaba de ser realizada com êxito.

Monsenhor Miguel Valdrighi – Vigário Geral da e Reitor do Seminário Diocesano de Presidente Prudente - atua na elaboração do Processo de Beatificação como Promotor de Justiça e diz que foram tomados testemunhos de pelo menos vinte pessoas que conviveram com Monsenhor Nakamura. “Fiquei admirado com o que ouvi por parte das pessoas convocadas para prestar depoimentos. Foram bons testemunhos sobre ele” – ressaltou. Como forma de finalização do processo, estão sendo recolhidos escritos deixados pelo religioso, através de declarações e outros documentos que estão sendo analisados, antes de se juntar ao Processo definitivo a ser enviado à Santa Sé.

A exumação foi realizada sob a ordens de um Médico-legista (Dr.Lima), designado pela Justiça, acompanhado pelo Pe.Rubens Miraglia Zani, Postulador Oficial da PANIB junto à Congregação dos Santos e Beatos da Comissão de Pontifícia do Vaticano; Mons. Miguel Valdrighi, como Promotor de Justiça; Mons. Expedito Pereira Cavalcante, que atua como Juiz-Delegado; Pe.Sérgio Antônio Bonini, como Notário; Pe. Sérgio Antonio Mancini, como Notário-adjunto (juntamente com Dr. Lima); Pe.João Batista Issao Aoki, como Tradutor e o Advogado Pedro Onishi (de Marília), como Perito.


Mons.Miguel Valdrighi – Vigário Geral e Reitor do Seminário – representou a Diocese de Presidente Prudente, atuando como Promotor de Justiça no Processo de Beatificação.


A 1ª. peça a ser resgatada no ato de exumação foi o Crucifixo que estava sobreposto ao Caixão em que foi sepultado Mons.Nakamura, em Álvares Machado/SP no ano de 1940.


A exumação do cadáver ocorre 70 anos depois de sua morte, e tem por finalidade comprovar dados concretos sobre as condições de vida do sacerdote que viveu 17 anos no Brasil.


Depois da comprovação pela Perícia, com acompanhamento de representantes do clero e da justiça, os restos mortais retornam à antiga sepultura. Agora é só aguardar o ato de Beatificação.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRUDENTE SE CLASSIFICA ENTRE
AS MELHORES CIDADES DO BRASIL

O desenvolvimento econômico e social de Presidente Prudente passou por uma criteriosa avaliação nos últimos dias do ano de 2010. E a conclusão a que chegaram os pesquisadores é de que a cidade se classifica entre as melhores do País, para se viver e investir. Com base na última administração que acaba de completar dois anos, o resultado alcançado é dos mais promissores e mostram com evidências os números concretos de esse boom de crescimento em níveis de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Infraestrutura, Assistência Social e Cultural.

Assim pode-se resumir as conquistas alcançadas ao longo de 2009 e 2010 na administração municipal comandada pelo Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - e seu companheiro de atuação, o vice-prefeito Marcos Vinha. São investimentos que já somam aproximadamente R$ 120 milhões (somente em obras), que vão além do orçamento municipal graças ao esforço do Executivo que não se acomodou nestes últimos 24 meses. Para a concretização desse ideal, eles se empenharam a fundo, viajando em busca de recursos financeiros em Brasília (Distrito Federal), e também no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Na educação, ocorreu uma reviravolta ao ser instituído o maior programa que se tem notícia no setor: o Cidadescola, que atualmente contempla nove unidades de ensino com uma grade de atividades pré-definidas em horários complementares. Em 2011, serão 10 as escolas contempladas, inclusive a Escola Catarina Martins Artero, localizada na Vila Maristela, zona norte da cidade, que passa a ser incluída na lista das beneficiadas.

No esporte, reforma e inauguração de importantes praças esportivas, como: o Estádio "Eduardo José Farah" (Prudentão), onde foi concluída recentemente a troca do gramado; e mais: o Estádio Municipal "Caetano Peretti" e o Centro de Formação de Atletas "Flávio Araújo", uma justa homenagem ao grande narrador de esportes que nasceu e viveu grande parte de sua vida em Presidente Prudente..

Na área de desenvolvimento econômico, outros destacados melhoramentos nos Distritos Industriais existentes, como: o Núcleo Industrial "Antônio Crepaldi", que depois de duas décadas de funcionamento, recebe coleta e tratamento de esgotos, problemas que até então afligiam os empresários que ali fizeram seus investimentos. Sem contar as novas áreas para instalação de outros dois Distritos, visando atrair outros investidores para o município e maior geração de empregos.

Para falar sobre essas conquistas, o prefeito Tupã convocou uma coletiva de imprensa. Na ocasião, agradeceu o apoio e o empenho do Vice-prefeito, dos Secretários Municipais e dos Vereadores da 15ª Legislatura, justificando que “ninguém faz nada sozinho”. Disse ainda que pretende manter em 2011 boas relações, muita seriedade, profissionalismo e respeito mútuo com a imprensa. .

Imprensa – Prefeito: Qual a razão de ter convocado essa coletiva ?

Tupã – É um resumo dos nossos trabalhos. Nós estamos chegando ao final do nosso segundo ano de mandato e graças a Deus - sempre ele à frente - acho que desenvolvemos um bom trabalho junto com a Câmara Municipal, e com os vereadores.

Tivemos uma noticia muito boa, onde pudemos determinar a Cultura (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), que faça a abertura do processo licitatório para a conclusão do Teatro "Paulo Roberto Lisboa", do Centro Cultural Matarazzo. Hoje a Prefeitura possui 16 obras em andamento. Durante os últimos dois anos conseguimos implantar várias ações em todas as áreas: na educação, com o Cidadescola e a informatização dos Laboratórios de Informática, e na área da Saúde, com as reformas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além de outras mais. Temos ainda em andamento o edital de quatro novas escolas.

Imprensa – Quanto será investido no Calçadão de Presidente Prudente?

Tupã – Nós estamos ainda elaborando o orçamento; mas pelo conhecimento que a gente tem, acredito que sejam investidos de R$ 1,2 milhão a R$ 2 milhões. É lógico que precisamos da parceria da Caiuá (Concessionária Caiuá- Distribuição de Energia S.A.), até porque nesse projeto nós queremos que a fiação elétrica e de cabos telefônicos ocorra de maneira subterrânea. Vamos conversar também com os comerciantes para que procurem mudar as suas fachadas. Quer dizer: o Calçadão é o ponto de encontro da população prudentina. O que nós queremos é mostrar uma nova cara.

Imprensa – Prefeito: já se passaram dois anos de governo municipal. Como é que foram esses primeiros anos de trabalho?

Tupã – Olha, na verdade eu sou um homem que não gosta de mentira. Quando eu era Secretário, fui demitido pelo ex-prefeito que substituiu o Prefeito Agripino. Não tenho nada pessoal contra essa pessoa; mas politicamente marchamos em lados opostos. Eu não posso falar que a situação da Prefeitura era ruim. Seria hipocrisia minha vir aqui ao microfone e falar: "Ah, eu peguei a Prefeitura arrombada!". Não é do meu feitio. Existia aqui um Secretário de Finanças muito bom que era o Tacca (Luiz Roberto Tacca Moreira), uma pessoa muito responsável. Então nós pegamos a Prefeitura numa situação boa. Não tivemos que fazer trabalho de recuperação. Nós fizemos no primeiro ano de mandato a aplicação de vários recursos. O que tivemos que fazer foi engrenar a máquina. Secretários mais dispostos a colaborar. Nós tínhamos nas outras administrações alguns secretários que gostavam de aparecer mais que o prefeito. Não que o prefeito tenha que aparecer. O prefeito tem que procurar ser discreto, ouvir o que a população quer. Nós estamos aqui para representar a população.

Imprensa – Prefeito: o senhor falou da parceria com o Governo Federal. O Programa Minha casa, minha vida acabou não saindo. Por que ?

Tupã – Não saiu porque tem gente que quer ganhar dinheiro em cima. Essa é a verdade. Tem malandro que quer ganhar dinheiro no negócio. Mas nós encaminhamos uma ação através do Secretário Jurídico Amadis de Oliveira Sá e eu estive pessoalmente no Tribunal de Contas do Estado. Acredito que logo poderemos cumprir todas as determinações do Tribunal; e aí sim darmos a largada. Como houve essas questões burocráticas, já existem Construtoras que estão vindo até Presidente Prudente com o projeto Minha Casa Minha Vida (no mesmo sistema), como se fosse da Prefeitura.

Imprensa – Prefeito: qual o maior desafio desses dois anos? Como o senhor vê a questão da Sabesp e o desafio que enfrentou no ano de 2010?

Tupã – A Prefeitura é um desafio. O dia a dia é sempre um novo desafio. Eu sou muito perfeccionista. Procuro às vezes, a parte burocrática do Poder Público. E ela emperra! Você quer fazer as coisas rápidas, e quando eu falo: rapidez é também com juízo e responsabilidade. Não é fazer as coisas desmandadas. O maior exemplo: a pergunta em relação às casas (Programa Minha Casa Minha Vida). Isso me incomoda; incomoda o Vice-prefeito, Secretários Municipais e a população. Quem está sendo prejudicado sou eu? Não, graças a Deus eu tenho uma residência. E os que não têm? Então, existem os malandros da política. Os malandros que não querem o bem da nossa cidade. E nós temos que enfrentar.

Imprensa - E quais são os outros desafios em sua administração pública?

Tupã - Na verdade os maiores desafios enfrentados pelo prefeito de Presidente Prudente não são a captação de recursos, não é a execução da obra, não é a implantação de uma escola e não é você implantar uma creche. Os desafios são vários. Mas o que eu não aceito são as pessoas que não querem o bem da cidade. Pessoas que vivem e ganham dinheiro aqui. Só que na hora que precisa de apoio ou de uma simples declaração de amor pela cidade, vira as costas. Esse é o maior desafio. Mas estamos enfrentando e vamos continuar, doa a quem doer!

Imprensa – Com relação a Sabesp: pelo fato de ter novo dirigente da pasta estadual de saneamento, é possível abrir um canal de negociação?

Tupã – Na verdade vamos ser bem claros. Isso é problema que incomoda a população. É que todo mundo quer saber, pois é o assunto do momento. Volto a frisar: durante a campanha eleitoral nos programas que fizemos nas andanças que eu e o Marcos Vinha fizemos, nunca falamos sobre a qualidade dos serviços prestados pela Sabesp. Depois de dois anos, continuo com o mesmo pensamento afirmando categoricamente: é uma boa prestadora de serviços. Mas o que eu ouvia da população: "Tupã, o preço é caro, precisa baixar". Passaram-se dois anos e o que ouço ainda é a mesma coisa: "Tupã, o preço é caro, precisa baixar". E todas as vezes que nós conversamos com diretores da Sabesp, em nenhum dia foi proposta uma redução de tarifas. Ora, se eu estou ouvindo da população o que ela está querendo, e não tomo nenhuma atitude? Eu não estou brigando com a Sabesp e com ninguém. Eu defendo os interesses da população de Presidente Prudente.

Foto cedida: Marcos Sanches (Assessoria Municipal de Comunicação)


Presidente Prudente vive uma de suas melhores fases de Desenvolvimento. A cidade cresce em todos os sentidos atraindo grandes investimentos empresariais. Tudo é resultante de uma boa Administração Pública.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

JUSTIÇA DO TRABALHO PAGA R$ 24,3 MILHÕES

As duas Varas do Trabalho de Presidente Prudente juntas pagaram no ano de 2010 como resultado de execuções e acordos, R$ 24.323.505,84 a trabalhadores nos municípios sob sua jurisdição. Os valores são expressivos e até superiores a orçamentos anuais de alguns municípios. Além dos valores pagos a trabalhadores resultantes da tarefa desenvolvida, foram arrecadados aos cofres da União - de janeiro a dezembro - R$ 8.665.827,30. Do total R$ 4.852.867,53 referem-se a contribuições previdenciárias, R$ 3.343.116,27 ref. imposto de renda e R$ 469.843,50 de custas e emolumentos.

Ainda durante o ano de 2010 foram efetuados, no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, depósitos judiciais que somaram R$ 25.816.577,61, que estão garantindo execuções em curso. Os Juízes do Trabalho José Roberto Dantas Oliva, Kátia Liriam Pasquini Braiani e Nelma Pedrosa Godoy Sant'Anna Ferreira que atuam no Forum Trabalhista de Presidente Prudente, consideraram os resultados satisfatórios, fruto do trabalho incansável de juízes e servidores.

Até o final de Dezembro, tramitavam no Fórum Trabalhista de Presidente Prudente 11.225 processos em diversas fases: pendentes de julgamento, de cumprimento de acordo, de liquidação, de execução e de execução de contribuições previdenciárias. Nesse último ano foram ajuizados 4.425 novos processos (incluídas cartas precatórias) nas duas Varas do Trabalho. Embora a quantidade seja inferior a de 2009, por critérios legais, justifica-se a criação de duas novas Varas do Trabalho.

A expectativa de Juízes e Servidores para 2011 é que tenha andamento o anteprojeto que prevê a criação de novas Varas no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Especificamente em Presidente Prudente, aguarda-se o início da construção do Fórum Trabalhista no Parque do Povo. E isso – com certeza - deverá melhorar sensivelmente as condições de trabalho de todos, refletindo no melhor atendimento a advogados e jurisdicionados.

O Fórum Trabalhista de Presidente Prudente tem jurisdição sobre 18 municípios: Sandovalina, Indiana, Anhumas, Álvares Machado, Caiabu, Taciba, Alfredo Marcondes, Estrela do Norte, Emilianópolis, Martinópolis, Regente Feijó, Presidente Prudente, Tarabai, Narandiba, Presidente Bernardes, Pirapozinho e Santo Expedito.


O Juiz do Trabalho da 15ª Região, José Roberto Dantas Oliva aguarda com expectativa o andamento do anteprojeto que prevê a criação de novas Varas do TRT, beneficiando a região de Pres. Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

POLICIAMENTO DO INTERIOR – CPI-8
TEM NOVO COMANDANTE EM PRUDENTE

Desde os primeiros dias deste novo ano, o Comando de Policiamento do Interior – CPI-8 – sediado em Presidente Prudente, conta com novo Comandante. Trata-se do Coronel PM Francisco Lozzi da Costa, que já tomou posse e substitui o Te.Cel.PM Homero de Almeida Sobrinho, que passou para a reserva da Policia Militar do Estado de São Paulo. O Tenente Coronel PM Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, continua no Comando do 18º Batalhão da Policia Militar em Presidente Prudente.

Em 15 de Fevereiro de 1978, Lozzi ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, formando-se em 15 de Dezembro de 1981. Em 23 de Dezembro de 1981, apresentou-se no 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Zona Leste de São Paulo, e em 26 de Julho de 1982, no 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Presidente Prudente, onde teve como marco da maior importância em sua carreira, a implantação da Filosofia de Polícia Comunitária, embrião que prosperou e se sedimentou na atuação da Polícia Militar, não só na cidade de Presidente Prudente, mas em toda a área do Batalhão.

Dentre os cursos realizados, destaca-se Direito, pelas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e curso Superior de Polícia. Em todos esses anos, teve breve distanciamento de Presidente Prudente ao exercer a função de Major, atuando nas cidades de Bauru e Assis. Retornando a esta cidade, (ainda Major), foi promovido a Tenente Coronel PM, assumindo o comando do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, onde desenvolveu vários projetos.

Dentre os projetos em referência, destaque para: Estágios de Colaboradores em Segurança Publica, onde participam os Líderes Comunitários; Lançamento da Cartilha Alerta de Segurança, pois, além das ações que a Polícia Militar, o Coronel PM Francisco Lozzi da Costa, acredita que a conscientização da comunidade no assunto Segurança Publica, é o caminho a ser percorrido por uma sociedade moderna.

O Cel. PM Lozzi também desenvolveu trabalhos na região de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araçatuba. Para sua alegria e realização, bem como da grande legião de amigos e admiradores que tem nas cidades que integram a região de Presidente Prudente, retorna às suas origens. Foi com essa garra, que ele tão bem se projetou profissionalmente na gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O CPI-8 - Comando de Policiamento do Interior, abrange cinqüenta e quatro municípios do extremo-oeste Paulista, sendo responsável pela definição de estratégias na área de Policiamento Ostensivo. São as seguintes Unidades Operacionais que estão subordinadas ao seu Comando: o 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Presidente Prudente; o 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Dracena e o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Presidente Venceslau.


O Coronel PM Lozzi é o novo Comandante de Policiamento do Interior-8



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

CALÇADÃO DA MAFFEI VAI
PASSAR POR REVITALIZAÇÃO

A revitalização do Calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei - Centro de Presidente Prudente - é uma aspiração antiga dos comerciantes da região e da população que freqüenta diariamente o local. Desde que foi inaugurado exatamente há 28 anos, o Calçadão não recebe melhorias. A iniciativa do prefeito Milton Carlos de Mello "Tupã", consiste em modernizar todo o trecho que compreende 650 metros, com troca de piso; partes hidráulica e elétrica, novos bancos e iluminação. Além de atender o Plano de Águas Pluviais e a Lei de Acessibilidade.

Para o Presidente do Sindicato Patronal do Comércio da Alta Sorocabana (Sincomércio) Vitalino Crellis, o benefício viabilizado pelo prefeito deve fortalecer o comércio, já que o local representa um polo de atração para toda a população. “O Calçadão integra o corredor histórico de Presidente Prudente. Com a revitalização, o espaço se tornará mais agradável e moderno, e com certeza deverá atrair maior número de consumidores”, revela.

Segundo Crellis, o Calçadão - atualmente - se encontra deteriorado; exige troca da canalização subterrânea, substituição do piso e outras melhorias. Ele revela que a reforma irá favorecer os grandes investidores, ou seja: os donos das lojas que somam em torno de 150 comerciantes. O quadrilátero central compreende cerca de 450 lojistas. Ele revela que a participação do Sincomércio consiste na promoção de uma reunião entre comerciantes, para que todos eles possam colaborar com as obras que ali serão executdas. “Estamos à disposição do prefeito Tupã, que está buscando melhorias para Prudente”, aduziu.

Para o proprietário da lanchonete Tio Patinhas, Edson de Almeida Ferreira (que possui o ponto há mais de 26 anos), a revitalização deverá valorizar o Calçadão. Ele parabeniza o prefeito Tupã pela iniciativa. “Já tivemos muitos prefeitos que ameaçaram reformar o local, mas nada foi feito. Desta vez estamos confiantes nas melhorias”, disse. Já o comerciante Maurício de Pontos, proprietário da Carolina Calçados acredita que o novo visual deverá chamar a atenção dos consumidores de Prudente e região, o que representará melhoras nas vendas. “A reforma é bastante aguardada já que deve solucionar os problemas de esgoto e encanamento no local”, revela.

Conforme o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Alcântara, o Projeto do novo Calçadão já está concluído. Ele adianta que o Projeto está sendo analisado pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos para levantar cursos do projeto. Após a conclusão dos custos orçados em aproximadamente R$ 2 milhões, o prefeito Tupã deve autorizar a contratação da empreiteira por meio de licitação. “A empresa deve realizar os serviços de maneira a não prejudicar o funcionamento do comércio no local, a ser feitos por etapas em cada quadra”, explica.

O Engº Laércio Alcântara informou que a licitação deve ser publicada em Fevereiro, sendo que a empresa contratada deverá concluir as obras no prazo de seis meses. “A intenção é entregar o Calçadão revitalizado ainda em novembro, para que os comerciantes possam receber os consumidores durante o periodo que antecede o Natal” de 2011.


O Calçadão tornou-se o ponto de encontro e o maior centro comercial da região. O movimento é intenso!


Projeto da Prefeitura prevê que até o final de 2011 o Calçadão da Maffei esteja totalmente revitalizado.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 08h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

IMPORTANTES EDIFICAÇÕES NO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNESP

No decorrer deste ano que está terminando, o Campus Universitário da Unesp em Presidente Prudente passou a contar com obras de três importantes edificações, uma das quais já entregue à Faculdade de Ciências e Tecnologia pela Construtora que executou o projeto. Trata-se do Laboratório de Engenharia Cartográfica, contando com 1.454 m2 . O investimento custou R$1.581.295,00, incluindo a infra-estrutura no valor de R$343.439,00. A obra contratada pelo Governo do Estado – através da Secretaria de Ciência e Tecnologia - com recursos da Reitoria da Unesp - foi executada pela Construtora AGN Fabrício – Engenharia e Construções.

Os demais investimentos em obras são representados pela construção de um prédio de dois pavimentos, com quantificação física totalizando 765 m2, destinado ao Serviço Técnico de Informática e à Seção Técnica de Materiais. O valor do contrato firmado pela Secretaria de Ensino Superior, com recursos da Reitoria, foram calculados em R$1.215.987,90. O prazo para execução do projeto pela Construtora Mileto é de 180 dias. A obra iniciada no dia 01 de Outubro de 2010, deverá estar concluída até 29 de Maio de 2011.

A construção do Laboratório de Ergonomia foi iniciada no dia 25/11/2010. A execução da obra está a cargo da empresa Construtora Cidade Verde Ltda. O investimento total será de R$ 375.086,93 e a sua conclusão está prevista para o final de abril de 2011.

Outro empreendimento de especial significado é representado pela construção do Restaurante Universitário, com certificação de Obra do Governo do Estado – através da Secretaria da Educação – cujo custo foi orçado em R$1.638.011,58; mais a infra-estrutura avaliada em R$104.733,20, totalizando R$1.742.744,78. A edificação que começou no dia 18 de Outubro de 2010 tem prazo estipulado para entrega até 13 de Outubro de 2011. Para a execução do projeto do Restaurante Universitário, a empreiteira contratada é a Construtora ElGEL.

Visando a proximidade do novo ano de 2011, a Diretoria da FCT/UNESP determinou a elaboração de um Laudo dos bens patrimoniais por Engenheiro da Instituição, a fim de avaliar os problemas estruturais de algumas dependências, aproveitando o período do recesso escolar nos próximos meses. Os locais que exigem soluções em caráter de urgência são representados pelo prédio que abriga Secretarias e a maior parte dos docentes vinculados aos Deptºs. de Educação e de Matemática, Estatística e Computação. A Central de Salas de Aulas V também será reformada durante o recesso escolar. A referida reforma tem o intuito de resolver problemas relacionados a infiltração lateral de água pluviais nos anfiteatros e salas de aulas do prédio.

Outras reformas estão em fase de licitação ou contratação, dentre as quais se destacam: Reforma de laboratórios do Departamento de Educação Física (CELAPAM); Reforma das secretarias dos Departamentos de Fisioterapia e Educação Física; Reforma do Bloco A da moradia estudantil e finalmente, a implantação do Café do Campus Universitário, no local onde funcionava anteriormente o Café da Fundacte.


Edificação concluída recentemente, onde funcionam os Laboratórios e Salas de apresentações de Engenharia Cartográfica e o Projeto Ciências Cartográficas da FCT/UNESP. Prédio de 2 pavimentos c/Acessibilidade.


Esta obra começou em Outubro deste ano e tem prazo de 180 dias para ser entregue. Aqui estará funcionando o Serviço Técnico de Informática e a Seção Técnica de Materiais. Área de construção: 756 m2


Neste local está sendo construído o Restaurante Universitário (RU), cujas obras tiveram início no dia 18 de Outubro. Prazo para conclusão até 13 de Outubro de 2011. Investimento: Governo do Estado - Secretaria de Educação.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 07h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

VOLUNTÁRIOS DA SANTA CASA
LANÇAM RECEITAS DO CORAÇÃO

No último final de semana, o Grupo de Voluntários da Santa Casa de Presidente Prudente promoveu o lançamento de um Livro de Receitas para a obtenção de recursos destinados à ajuda de pacientes do SUS, desprovidos de condições econômicas para tratamento de saúde. O Livro que dispõe de interessantes receitas caseiras fornecidas pelos próprios pacientes recebeu a denominação de “Receitas do Coração” e foi impresso em sua 1ª. Edição com 2.000 exemplares, que estão sendo vendidos a R$5,00 por unidade. Além de receitas fáceis de produzir, a venda do Livro tem caráter filantrópico.

No ato de lançamento que reuniu grande número de pessoas, entre as quais, diretores, funcionários da Santa Casa, representantes do Corpo Clínico, equipe de voluntários e convidados, a Dra. Hélia Suelene Raphael Erreria, que fez o cerimonial anunciou inúmeros oradores. Entre eles, o Provedor Francelino de Souza Magalhães, o Dr. José Antônio Salas Molina, a Nutricionista Vera Marin Bueno, o Presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer, Hilário Pasquini e outros.

Cada um dos presentes nessa cerimônia deu seu testemunho sobre a iniciativa e a importância do Livro – com 38 receitas bem elaboradas – e agora no domínio público. Segundo a Nutricionista, o importante de tudo isso é que cada produto elaborado teve que passar pelo crivo de sua equipe da Humana Alimentar e Humana Service, para elaboração das Tabelas Nutricionais de cada receita, que significa orientação segura para quem vai confeccionar ou consumir o produto depois de pronto.

A Nutricionista explicou que as receitas incluídas no livro trazem os nomes de suas autoras(es). Essa identificação representa o testemunho de cada um dos colaboradores. Mas foi necessário calcular o valor de cada receita com seus respectivos ingredientes, de fácil aquisição no mercado regional. E os resultados alcançados foram os melhores possíveis. Daí a necessidade de uma degustação, feita pelos próprios funcionários da Santa Casa, antes da liberação da obra.

Dra. Hélia fez um convite a todos os presentes para degustar os produtos de amostragem – produzidos com os ingredientes das receitas contidas no livro – e informou que além do trabalho humano do Grupo de Voluntários da Santa Casa, a venda dessa edição vai suprir as necessidades de muitos pacientes atendidos pelo SUS. Desde fraldas descartáveis, material de higiene pessoal e roupas de cama e banho. Lembrou ainda que muitos deles precisam passar por exames laboratoriais (que a tabela do SUS não cobre) e alguns, não trazem sequer roupas de uso pessoal.


O Provedor da Santa Casa, Francelino de Souza Magalhães dá o recado. E a Dra. Hélia fala sobre o Livro “Receitas do Coração”, anunciando os testemunhos.


Além do Grupo de Voluntários da Santa Casa, houve manifestação geral de apoio de muitos outros integrantes da Instituição de assistência e filantropia.


O Livro “Receitas do Coração” passou pelo seu 1º teste – antes de ser colocado à venda – e os resultados foram surpreendentes. Vejam só o que foi produzido!


Lançamento feito! Só resta esperar pela procura. Os primeiros exemplares foram vendidos em questão de minutos. Motivo de júbilo para voluntários em geral.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROCON FAZ BALANÇO COM
MUITA EXPECTATIVA PARA 2011

O PROCON - Serviço de Proteção ao Consumidor - de Presidente Prudente, que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos teve aumento significativo no número de atendimentos realizados no último mês do ano de 2010, período em que aumenta o movimento comercial. Segundo a Diretora da unidade, Ana Paula Atayde Setti, somente em Dezembro foram registrados 1.196 atendimentos aos consumidores, contra 1.088 do mesmo período de 2009, quando o órgão registrou também um aumento no número de audiências, de 52 para 77.

Conforme balanço apresentado em Dezembro de 2010 foram realizados os seguintes atendimentos: Extra-Procon: 67; Alimentos: 2; Saúde 10; Habitação 14; Produtos: 317; Serviços Essenciais: 165; Assuntos Financeiros: 393; Serviços Privados: 228, totalizando no mês 1.196 atendimentos realizados pela equipe do Procon. Já no mês de dezembro do ano anterior, foram contabilizados 1.088 atendimentos nos seguintes setores: Extra-Procon: 77; Alimentos: 3; Saúde 15; Habitação 2; Produtos: 300; Serviços Essenciais: 182; Assuntos Financeiros: 350 e Serviços Privados: 159.

De acordo com Ana Paula Setti, na comparação entre os períodos verificou-se um aumento considerável, principalmente nos serviços privados que envolvem prestadores de serviço como: Assistência Técnica, Profissionais Liberais (Marceneiros, Pedreiros, Agências de Viagens, Cursos Livres), entre outros. Em segundo lugar aparecem as reclamações relacionadas a Assuntos Financeiros, no que concerne a Bancos e Instituições Financeiras, sendo as principais reclamações ligadas a Financiamentos, Consórcios, Cartões de Crédito, etc.

122% DE AVANÇO EM DOIS ANOS

Os consumidores de Presidente Prudente estão mais conscientes dos seus direitos ao adquirir produtos ou serviços. Fato que pode ser comprovado pelo aumento significativo na busca pelo atendimento no Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) na cidade. Em 2008, o Órgão administrado pelo município registrou 6.446. Já em 2009 com a atenção especial direcionada pelo prefeito Milton Carlo de Mello "Tupã", com a aquisição de novos computadores e ampliação dos funcionários, o atendimento saltou para 11.376. O número cresceu ainda mais em 2010 com 14.331 atendimentos. No comparativo entre 2008 e 2010 a diferença de 7.885 representa um avanço de 122% nos atendimentos dos consumidores do município em dois anos.

De acordo com a Coordenadora Executiva do Órgão Ana Paula Atayde Setti, em 2011 o atendimento deverá ter uma ampliação maior, com mais qualidade e conforto para os consumidores que buscam apoio do Procon para suas reclamações. Segundo diz, ainda neste semestre o Procon estará contando com amplo espaço. A nova sede será na antiga Estação Ferroviária (ao lado do Viaduto na Praça da Bandeira),com espaço mais viabilizado, com um investimento de 500 mil reais, utilizado na reforma e melhoria do local.

Conforme a Coordenadora executiva do Procon, a intenção do prefeito Tupã é colocar o órgão num lugar de destaque para facilitar o acesso da população. Ela ressalta que a iniciativa vem a somar com todo trabalho de conscientização realizado nos últimos dois anos, fazendo com que a população busque ainda mais o órgão. Nesse período, foram desenvolvidas diversas ações, como: a realização de palestras para consumidores, além de orientações oferecidas através do telefone. Segundo Ana Paula, o aumento no atendimento também é resultado da Lei Federal que obriga os estabelecimentos a ter o Código de Defesa do Consumidor.

Para atender os consumidores, o novo espaço do Procon terá duas salas de audiência, uma sala ampla de atendimento ao público, auditório com capacidade para 50 pessoas, destinado à realização de palestras, sala de coordenação, sala de espera, sala de arquivo; e ainda: banheiros que atendem a Lei de Acessibilidade, copa e área de serviços. Na antiga Estação Ferroviária - além do Procon - o local receberá o Órgão Administrativo que cuida dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e Casa do Artesão. Em 2011 - segundo a eficiente e atuante Diretora Ana Paula Atayde Setti - a expectativa é muito grande. Mesmo porque o Procon estará melhor aparelhado em sua nova sede, na antiga Estação Ferroviária. Em casa, com maior espaço, melhores instalações, maior número de atendentes e salas disponibilizadas para palestras e audiências, o atendimento - com toda certeza - tende a melhorar ainda mais.


A Coordenadora Executiva do Procon, Ana Paula Atayde Setti contabiliza 14.331 atendimentos no ano de 2010.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

33 BAR: A NOVA ATRAÇÃO
DAS NOITES PRUDENTINAS

Antes de brindar o novo ano, a sociedade prudentina recebeu como presente o 33 BAR, uma iniciativa do consagrado atleta campeão do mundo, Antonio Carlos Zago com Márcio Elias e seu primo Toninho. A abertura se deu na noite de 22 de Dezembro, com a casa superlotada. E o mais importante: a presença do prefeito Milton Carlos de Mello e a 1ª. dama do município, bem como autoridades e figuras representativas da cidade e região.

A nova casa noturna, dotada do maior conforto está localizada nos altos do Jardim Boa Vista – à Rua Florivaldo Leal, número 258 - em direção ao Condomínio Residencial Dahma. O ambiente é amplo e conta com excelente decoração, onde todos podem ficar à vontade, sendo servidos por uma excelente equipe de atendimento.

No 33 Bar as porções são as mais variadas (de acordo com a preferência do cliente), não faltando pratos tradicionais e grelhados, peixes e bacalhoada. Também não faltam: chopp geladinho e outras bebidas, incluindo sucos e refrigerantes.

É um local recomendável para o seu encontro noturno, de 3ª. a domingo, ficando também disponível para eventuais promoções festivas de empresas, negócios e encontros familiares em datas previamente determinadas. Antonio Carlos, esporadicamente marca presença no local, reunindo-se com amigos e admiradores.


O grande empreendedor Antonio Carlos Zago está eufórico. Acaba de inaugurar mais uma empresa do grupo com Márcio Elias e o primo Toninho. Na foto, juntamente com o prefeito Milton Carlos de Mello.


O ambiente é amplo e agradável. Situa-se nos altos do Jardim Boa Vista em direção ao Residencial Dahma e recebe gente importante em todos os momentos. Vale a pena conhecer!



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UM NOVO TEMPLO DEDICADO E
CONSAGRADO A SÃO JUDAS TADEU

Na cidade de Presidente Prudente os devotos de São Judas Tadeu estão eufóricos com o novo templo que acaba de ser edificado, dedicado e consagrado ao Padroeiro, num ato solene presidido por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese. Padre Sílvio da Costa Oliveira – o Pároco - que teve a iniciativa de executar o plano de edificação até o final da obra também está muito satisfeito, pois concretizou um sonho de longa data, graças ao apoio recebido por parte da comunidade paroquial.

O Projeto de construção da nova igreja é de autoria do Engº e Arquiteto Marcos Fróes, tendo por principal finalidade ampliar o espaço físico, modernizar o sistema de iluminação, acessibilidade e luminosidade natural. Além disso, foi também modernizado o sistema de sonorização, e proporcionado maior conforto aos participantes das missas e cerimônias religiosas em geral. A comunidade de São Judas Tadeu foi constituída em 1963, antes mesmo de ser criada a Paróquia, que contava apenas com uma capela de madeira. Criada a nova Paróquia em 1982 foi construída a 1ª. igreja numa obra de alvenaria, até ser substituída pelo Templo ora inaugurado.

Padre Silvio que recebeu as chaves da nova edificação, entregues por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, assim se expressou numa entrevista à REDEVIDA de Televisão: “A emoção é muito forte, porque a gente vê aqui o trabalho da Comunidade de São Judas Tadeu sob minha jurisdição. E eu rendo graças e louvor ao Senhor, por este momento tão bonito na vida de um povo”. O Bispo da Diocese manifestou sua alegria pela presença da comunidade ao ato de inauguração e renovou seu testemunho de fé para glorificar o Pai Eterno pelo recebimento de um novo Templo dedicado a São Judas Tadeu.

O autor do Projeto explicou que todos os elementos da igreja foram baseados na Bíblia: a Pia batismal, o Altar, a posição do Sacrário, a parte metálica na fachada, voltada para o Norte. “Eu, como cristão, tenho o privilégio e fui honrado com um presente da comunidade - não só por mim - mas pela minha vida profissional, em poder projetar esse edifício para a Glória do Senhor” - disse.


O novo Templo dedicado a São Judas Tadeu , edificado na Praça do Padroeiro é o novo Cartão de Visita para Pres.Prudente. O espaço físico foi modernizado e ampliado.


Uma visão do altar e do Sacrário e demais dependências, que receberam a bênção, dedicação e consagração do Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.


A Comunidade Paroquial participou desse ato, ao lado do Bispo da Diocese, Sacerdotes, Ministros da Eucaristia, representantes das Pastorais e o autor do Projeto.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SABESP CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA
PARA DEFINIR SUA SITUAÇÃO NO MUNICÍPIO

Nos últimos dias do mês de Dezembro, a Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp – promoveu uma audiência pública no salão de festas da Associação Prudentina de Esportes Atléticos, especialmente para definir sua situação de permanência ou não em Presidente Prudente, onde detém há mais de 30 anos a concessão pública do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos.

No local, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Sintaema/CTB – distribuiu folheto contendo as seguintes frases: Cidadão Prudentino: A Prefeitura tem utilizado todas as artimanhas para retirar o Serviço de Água e Esgoto das mãos da SABESP. Repassando de “Mão beijada” toda a estrutura existente no município para alguma empresa privada explorar e ganhar seu dinheiro.

E mais: “Privatizar o Serviço de Água e Esgoto, é privatizar a Saúde Pública que NÃO pode ser tratada como MERCADORIA. A privatização só prejudica a população com o aumento de tarifas ema qualidade nos serviços prestados. Para os trabalhadores: demissão em massa, terceirização e precarização das relações de trabalho”. ÁGUA É VIDA. PRIVATIZÁ-LA É CRIME !

Cerca de 700 pessoas – a maioria funcionários da estatal – participaram dessa Assembléia, juntamente com alguns vereadores e dirigentes da empresa prestadora de serviços. Após a audiência pública que registrou pronunciamento de várias pessoas, incluindo o Superintendente Izaias Storch, foi elaborado um abaixo-assinado. O documento recebeu centenas de assinaturas que pedem a permanência da Sabesp em Presidente Prudente. Também vieram para o encontro, representações de outras cidades e regiões.

Inúmeras faixas foram estendidas no local da Audiência Pública. Todas elas pediam apoio para a causa defendida pela Sabesp. “Falar que a privatização da água e esgoto diminuirá tarifa, é propaganda enganosa”, numa alusão aos diversos pronunciamentos do prefeito Milton Carlos de Mello a respeito do assunto. No local, presença do ex-vereador Wilson Portela Rodrigues, assessor do Deputado Mauro Bragato, o ex-vereador José Rocha Sobrinho (do PT) e Walter Dallari, representante do PSDB.

Sabesp divulga Edital de Licitação

Em resposta às exigências da Sabesp, a Prefeitura de Presidente Prudente elaborou Edital publicado nos últimos dias, abrindo licitação à empresas interessadas na exploração dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários. A concessão é válida por 30 anos e os serviços serão fiscalizados por uma Agência reguladora de água e esgotos, constituída em 2010 por ato da Câmara Municipal. A entrega das propostas tem prazo até o dia 14 de Março de 2011, às 14h00.

As exigências por parte da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente são de que a empresa vencedora da licitação construa, opere e realize toda manutenção necessária nas unidades integrantes dos sistemas físico, operacional e gerencial de produção e distribuição de água potável na cidade. No tocante ao esgoto, exige-se: coleta, afastamento (remoção), tratamento e disposição dos produtos agregados, incluindo a gestão de sistemas organizacionais, comercialização e serviços relacionados ao atendimento dos usuários.


A mesa dos trabalhos e o pronunciamento de alguns participantes do encontro, realizado dia 21 de Dezembro nas dependências da Associação Prudentina de Esportes Atléticos - APEA – no mês de Dezembro último.


A platéia que prestigiou a audiência pública convocada pela Sabesp, a fim de esclarecer dúvidas e definir sua posição quanto à nova licitação para continuar explorando os serviços de água e esgotos em Presidente Prudente.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SESC/THERMAS DE PRUDENTE
PRESTA HOMENAGEM Á IMPRENSA

Na segunda quinzena de Dezembro, o SESC/Thermas de Prudente prestou significativa homenagem aos Profissionais de Imprensa, Rádio, Televisão, Assessorias, Agências de Publicidade e Marketing e mídia eletrônica integrada à Internet. Foi mais uma iniciativa dos dirigentes daquela Instituição, tendo à sua frente o Diretor Gerente Sr. Sebastião Roberto Manoel – Sabará – e sua eficiente Assessora de Comunicação, Bruna de Oliveira. Um excelente encontro da antiga e da nova geração dedicadas à mídia e ao marketing.

A Festa de Confraternização realizou-se nas dependências do Cine Bardot – à Rua Siqueira Campos – esquina com a Rua Rui Barbosa, no antigo Cine Ouro Branco, num clima de harmonia, otimismo e muita alegria. Foi também uma excelente oportunidade para que todos os profissionais da área de comunicações pudessem manifestar seu contentamento com os resultados alcançados durante o ano. E externar nesse agradável encontro, seus cumprimentos a todos os colegas que militam na mesma área em âmbito local ou regional.

Como atração principal foram apresentados diversos artistas que personificaram ou protagonizaram Charles Chaplin, Marilyn Monroe, o Homem Misterioso (do Guarda-Chuva), fazendo também o papel de Mágico. Um excelente coquetel marcou a noitada, ao som de músicas e vídeos de última geração, exibidos nos telões do Cine Bardot durante a festa.


A festa foi comandada pelo Diretor Gerente do SESC/Thermas Prudente, Sr.Sebastião Roberto Manoel – Sabará - e sua Assessora de Comunicação Bruna de Oliveira.


Personalidades do cinema e dos meios artísticos foram trazidos especialmente para essa noitada no Cine Bardot pelo SESC/Thermas de Prudente.


Entre todos os homenageados, duas gerações distintas: os antigos e os novos profissionais de comunicação (imprensa, rádio e TV, Internet e outros).


A nova geração que predomina e ocupa importante função nos dias atuais, ficou impressionada com a figura misteriosa protagonizada como o "Homem das Sombras".



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

IMPRENSA DE PRUDENTE PERDE
UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A morte do Jornalista Mário Peretti na antevéspera do Natal – com 78 anos de idade - foi um fato triste para a imprensa regional. Era um dos maiores expoentes, com atuação de longa data. Começou como linotipista no Jornal A Voz do Povo e nos anos da década 50 se transferiu para O Imparcial, em sociedade, inicialmente com Geraldo Soller e depois com Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva. Trata-se de um órgão de Imprensa da maior credibilidade, com ampla circulação em toda a região.

Mário Peretti deixou um exemplo dignificante de trabalho, honradez, dedicação e amor ao próximo. Deixa também viúva, a Sra. Cleide Gamballi Peretti, os filhos: Mário e Cláudio, bem como noras e 6 netos, entre os quais o jornalista Felipe Peretti. Sua morte verificou-se em São José do Rio Preto, em conseqüência de problemas coronários, onde se encontrava sob cuidados médicos no Hospital n o Hospital da Beneficência Portuguesa. Em Presidente Prudente foi velado e sepultado no Cemitério de São João Batista, no dia 24 de Dezembro.

A morte de Peretti deixou profunda tristeza nos meios jornalísticos da cidade e região. Ele foi um dos pioneiros do setor e encaminhou muita gente para a atividade profissional. Durante a Missa de 7º Dia que sua família encomendou e foi celebrada na Catedral de São Sebastião, Monsenhor José Antonio de Lima destacou a importância de Mário Peretti para a sociedade prudentina.

“Ele deixou um legado muito grande e um exemplo maravilhoso que deve ser seguido. Eu sempre o vi como uma pessoa de boa conduta, de fácil convivência e que procurava viver intensamente” – disse na Homilia Monsenhor José Antonio. E acrescentou: “Ele deixou marcas, tanto como profissional, como na sua vida pessoal” - concluiu.

Esta foi uma das últimas fotos de Mário Peretti, que realizamos com exclusividade para o blog “Memórias de um repórter do interior.


Durante a Missa de 7º Dia celebrada na Catedral de São Sebastião, Monsenhor José Antonio de Lima prestou significativa homenagem ao extinto.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MÔNICA DEFENDE A BELA TERRA

           (Montezuma Cruz – Especial para o Blog Memórias de um Repórter do Interior)

BRASÍLIA – Mônica Almeida, 20 anos, uma moça bonita, líder nata, muito atuante na defesa da sua Belterra, mostra na internet um pouco de sua cidade e da floresta ao seu redor, a 60 quilômetros de Santarém (PA). Suecos foram visitá-la recentemente, surpreendendo-se com o mapa que revela áreas desmatadas para a formação de lavouras de soja.

Filmaram e colocaram legenda na língua sueca. Entre as imagens se destaca a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém. Imperdível.

Belterra significa Bela Terra. O nome foi uma junção de bela e terra. Fica na região de Santarém, no Pará. Quem quiser conhecer mais um pedaço desta fantástica Amazônia no Pará, acesse o blog Mônica na Amazônia, cujo link está no final deste texto.

O povo fala

Emelie Anner, Linda Gestos e Max Sohl Stjernberg, alunos da Escola Nórdica da Suécia conheceram a casa de Mônica, as vizinhanças e o modo de vida de pessoas que habitam essa simpática cidade do norte brasileiro. Gente que não foge da luta pacífica contra o desmatamento criminoso na Amazônia, o que pressupõe um delicado e ao mesmo tempo sofrido controle da expansão da indústria de soja.

Meninos jogando bola na rua, ciclistas andando perto deles, o carro, a vida urbana, são vistos no filme. Didática, Mônica lembra que o lugar começou a receber moradores no ano de 1934, quando Henry Ford enviava seus emissários que recrutaram trabalhadores para o plantio e extração do látex.

Um morador idoso canta a letra de uma música de sua autoria, lembrando o fim de um bonito pomar na Estrada Sete, para dar espaço à expansão das lavouras. Reunidas com Mônica, as pessoas diretamente afetadas pelo problema expõem suas opiniões e seus pensamentos do futuro. Conversam numa boa com a própria Mônica que, além de líder rural tem jeito de repórter.


Terra mecanizada, pronta para receber mais sementes de soja. Mônica, nascida no município, vê o cenário com desolação /ÁLBUM PESSOAL


Mônica mostra aos suecos as espécies florestais próximas à cidade. Eles filmaram o lugar e entrevistaram moradores /ÁLBUM PESSOAL

ASSISTA O VÍDEO:
Mônica fala aos suecos do amor
à sua terra
http://monicanaamazonia.blogspot.com/
Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia

                                                               OUTRAS MATÉRIAS: VEJA EM INFORMES.



Categoria: Notícias
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

WALMART INAUGURA NA REGIÃO,
O 1º HIPERMERCADO ECOEFICIENTE

Aguardado com muita expectativa e em tempo recorde, foi instalado na 2a. quinzena de Dezembro o 1º Hipermercado ecoeficiente da região de Presidente Prudente. Trata-se do Walmart, que abriu suas portas na véspera (15 de Dezembro), especialmente para receber a imprensa e os integrantes da área de comunicações, entre os quais fomos incluídos. O investimento é de 40 milhões e a geração de empregos beneficiou mais de 420 pessoas.

Na coletiva de imprensa, compareceram o Diretor de Operações da Rede, Paulo Gregório, o Diretor Distrital Renato Fakhoury, o Diretor da Unidade regional Evaldo Rocha e a Gerente de Relações Institucionais Mônica Moreira. O prefeito Milton Carlos de Mello "Tupã" foi representado pelos secretários municipais Ondina Barbosa Gerbasi (Educação) e Homéro Ferreira (Comunicação).

A inauguração oficial ocorreu no dia seguinte (16/Dezº). Na ocasião, como primeiro ato foi registrada a entrega de um cheque representado por um cartão de compras no valor de 10 mil reais à primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Guimarães Santos Mello, como forma de doação à entidade. O Gerente da Walmart local adiantou que dos mais de 65 mil sortimentos (entre alimentos e não alimentos), mais de 780 itens são produzidos por 44 fornecedores regionais.

Dentre os milhares de produtos colocados à venda, encontram-se inúmeros itens representados por artigos importados. São em sua maioria, novidades que vão desde produtos que vieram da Índia, Canadá e Suíça, somando-se aos itens regionais bastante conhecidos do público consumidor regional. E o melhor: com preços inferiores que os praticados pela concorrência”, diz o entrevistado.

O diretor de Operações da rede ratifica a informação, salientando que os produtos são vendidos com cerca de 10% abaixo dos concorrentes. E explica: Para garantir essa prática, realizamos pesquisas semanais com uma cesta de 3 mil itens”. Ele explicou ainda que a unidade tem um estacionamento com capacidade para até 350 veículos, e está operando com 30 caixas mais periféricos, entre produtos alimentícios,drogaria, têxtil, restaurante e outros.

O porta-voz do Walmart falou também sobre a loja ecoeficiente que contempla iniciativas sustentáveis em sua construção, tais como gestão responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados na edificação. “Eco eficiência significa: combinar economia, preço baixo e sustentabilidade, que inclusive vai nos permitir uma economia de 25% no consumo de energia e 40% de água”. Disse mais que a loja também vai emitir 30% menos gases de efeito estufa.


O Walmart Supercenter Presidente Prudente fica na Avenida Salim Farah Maluf, nº 17, no Jardim das Rosas e está aberto todos os dias, das 8h às 22h.


Detalhes internos do Hipermercado entregue à população de Presidente Prudente e região, na 2a. quinzena de Dezembro.


O espaço é amplo, o estoque é um dos maiores da região e o consumidor tem livre acesso com estacionamento e todas as facilidades.


Diretores do Walmart receberam a imprensa na véspera da inauguração e prestaram todas as informações sobre o grande empreendimento.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

GOVERNADOR DE SP INAUGURA
POUPA TEMPO EM PRES.PRUDENTE

Com um investimento de R$ 30 milhões e capacidade de promover até 59 mil atendimentos mensais à população, foi inaugurada a unidade do Poupatempo em Presidente Prudente que tem capacidade média prevista de 2,7 mil atendimentos por dia. através da da Secretaria de Gestão Pública. A placa com registro histórico foi descerrada pelo então Governador Alberto Goldman, juntamente com o Secretário Marcos Antônio Monteiro e o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’.

De acordo com o governador, apesar dos trâmites burocráticos referentes à licitação e atraso na entrega da obra (inicialmente estava prevista para o segundo semestre de 2009) e a escolha do consórcio que deveria instalar e gerenciar a unidade, a população se tornou a principal beneficiada. “Foi um processo delicado, onde tinha que contratar pessoas e empresas, fazer concursos e licitações. Mas o importante é que está pronto e vamos usar. Eu quero ser inclusive o primeiro a usar tirando meu RG [Registro Geral] aqui”, disse Goldman. De fato,ele posou para foto e sujou os dedos de tinta ao tirar sua nova via do RG no Poupa Tempo de Presidente Prudente.

Já o prefeito Milton Carlos de Mello destacou a agilidade na emissão dos documentos, fator que segundo ele, beneficiará e agradará a população. “Agilidade para nossa população, num ponto estratégico nosso, em frente ao Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares], onde recebemos os moradores de toda a região. Além da agilidade e desburocratização, recuperou-se um local pouco aproveitável, por ser considerada área degradada. Estamos felizes, porque depois de muita luta e longo tempo de espera Presidente Prudente está recebendo seu Poupatempo”- frisou.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais e regionais, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e parlamentares. Representantes de associações e autoridades militares também marcaram presença. A área de atendimento é constituida de 2.000 m2; conta com 86 funcionários, entre contratados e servidores públicos.

Salientou o Governador que em Presidente Prudente a situação é excepcional. Foi recuperada uma área totalmente degradada com investimento de R$ 12 milhões [somente na obra, sem contar a gestão]. Ao mesmo tempo e defronte à Estação Rodoviária vai atender mais de 400 mil habitantes de toda a região. Para quem vir de fora buscar atendimento aqui, basta descer na Rodoviária, atravessar a rua, e se dirigir ao Poupatempo para tirar seu documento rapidamente”, argumenta o Governador.

Durante a cerimônia, o chefe maior do Estado destacou a importância da parceria estabelecida entre a Prefeitura e o Estado para a concretização do Poupatempo. “Todas as parcerias do Estado com a Prefeitura são sempre benéficas para a população. Quando se entendem, para o prefeito e para o governador isso é muito melhor. E nós temos nos entendido muito bem com os prefeitos do Estado, não temos tido nenhum tipo de problema”, ressaltou.

O prefeito Tupã ratificou a fala do governador, acrescentando que este é primeiro passo para a reurbanização daquele local que por anos ficou a mercê de drogaditos. “Nós temos um sonho: queremos conversar com o novo governador (Geraldo Alckmin) e os novos secretários, para que nós possamos colocar também aqui alguns órgãos da Prefeitura, para que as pessoas não tenham que se deslocar até o Paço Municipal. Que se resolva tudo aqui em conjunto entre Estado e município”, revelou.

O Poupatempo está atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. São oferecidos 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

Mais investimentos – Durante a inauguração do Poupatempo, o prefeito Milton Carlos de Mello informou que até Janeiro de 2011 deverá expedir ordem de serviço, para que o Terminal Rodoviário situado em frente ao Poupatempo possa ser reformado. De acordo com o chefe do Executivo serão investidos cerca de 1,2 milhão, recursos provenientes de contrapartidas estaduais e municipais. “A Avenida Brasil é uma das principais ‘artérias’ da cidade. Era um dos primeiros acessos quando a cidade começou." - concluiu


O Governador de São Paulo, Alberto Goldman presidiu o ato de Inauguração do Poupa Tempo em Pres. Prudente, sendo bastante cumprimentado por todos os presentes.


O Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – falou em nome do Município e de toda a população regional, enaltecendo a importância da obra para a comunidade.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DESCENTRALIZAÇÃO COMERCIAL:
A GRANPEL É UMA DAS PRIMEIRAS

O comércio de Presidente Prudente está em franca evolução. A chegada de novas empresas – do ramo atacadista ou varejista – tem chamado a atenção de todos. O setor de Hipermercado e Supermercado é o que mais apareceu nos últimos meses. Mas por conseqüencia, os lojistas tradicionais também despertaram para a realidade, e demonstram maior interesse por melhorar o aspecto de seus estabelecimentos e até transformá-los para oferecer melhor visual.

Há empreendedores que deixam o Centro para se instalar em locais mais afastados, porém, com vantagens representadas pelo fácil acesso e amplo estacionamento. É o caso da GRANPEL, que está no mercado de Papelaria e Móveis para Escritório há mais de quinze anos e recentemente se transferiu da Avenida Manoel Goulart, 776 para a Avenida Antonio Canhetti, 397.

Luciana e César Galindo, os proprietários da GRANPEL dizem que estão satisfeitos com o movimento, especialmente agora que estamos na fase de aquisição do material escolar. Entretanto, o foco principal é representado pela nova linha que eles representam, ou seja: Artigos de Informática e Escritórios montados como sugestão. De forma agregada aos móveis ultramodernos, a área de decoração, onde o interessado pode trazer seu Decorador e montar seu próprio ambiente.


A fachada da nova Loja Granpel localizada em ponto privilegiado da Avenida Antonio Canhetti, nº 397 e aspecto interno onde se pode observar uma das mais modernas linhas de Móveis para Escritório.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

HIDROPONIA NA HORTA MUNICIPAL

Inovar a produção de hortifrutis com a ampliação do cultivo de produtos hidropônicos (produzidos sem o uso da terra), é a meta da Horta Municipal de Presidente Prudente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) para 2011. O local divide 116 canteiros em uma área de 36 mil quadrados para o cultivo de 53 variedades, entre verduras, frutas e legumes. E proximmente deverá ganhar uma nova estufa para produção de outras variedades em sistema de plantio protegido e com sistema hidropônico, onde as sementes são germinadas na água.

O obbjetivo dessa inovação é o de proporcionar e garantir produção durante todo o ano, inclusive no período de entressafra. As informações são do encarregado da Horta Municipal, José Aparecido Nunes Sampaio, que constam no balanço da pasta sobre suas atividades desenvolvidas em 2010. Sobre o sistema pretendido - segundo Sampaio - “trata-se de uma nova técnica que tem se expandido no Brasil, onde há 100% de reaproveitamento; além de proporcionar alimentos mais higienizados e de melhor qualidade, já que não há contato com o solo e com agrotóxicos”. Nesse caso, onde são cultivados agrião e alface, a colheita se faz no mesmo período do sistema convencional, entre 45 e 50 dias.

Explicando melhor, Sampaio diz que na estufa hidropônica atualmente existente a capacidade de produção pode chegar até 3 mil unidades de pés de verduras. Em contrapartida, a estufa convencional produz em média 2 mil mudas, que depois de prontas para o plantio em solo, são transpostas e cultivadas nos canteiros. Para 2011, a administração da horta também pretende ampliar o atendimento às crianças como forma de incentivá-las ao consumo de legumes e verduras, bem como pleitear a implantação de uma cozinha piloto no local, a fim de dar continuidade nos trabalhos desenvolvidos junto às escolas. “É um investimento viável para o município, além do que as crianças aprendem a plantar, a colher e a consumir”, diz o encarregado da Horta Municipal. Conforme a Sedepp, a Horta Municipal fechou 2010 distribuindo gratuitamente 44 tipos de produtos, beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas, entre crianças e adultos. Conforme números oficiais, com estes produtos foram beneficiadas em média, 55 das 114 entidades sociais e escolas da cidade cadastradas no fornecimento. “De janeiro a dezembro foram distribuídos 6.667 quilos de frutas e legumes, 55.829 pés de verduras, entre alface, acelga, almeirão, chicória, mostarda e alface hidropônica, além de 6.178 maços de couve, cheiro verde, espinafre, rabanete, rúcula, brócolis, agrião e agrião hidropônico”.

Foto cedida – Marcos Sanches (da Secretaria Municipal de Comunicação)


Os 116 canteiros existentes na Horta Municipal de Presidente Prudente recebem cuidados de funcionários da Prefeitura, todos os dias.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TOLEDO AMPLIA ATENDIMENTO
ATRAVÉS DA DEFENSORIA PÚBLICA

Na primeira quinzena do ano de 2011, Toledo Presidente Prudente firmou importante convênio, que possibilitará a expansão dos serviços de atendimento público na Defensoria Pública da cidade, aumentando ao mesmo tempo a participação dos alunos do Curso de Direito. Estiveram presentes à cerimônia, o 3º Subdefensor público-geral, Luis Cesar Rossi Francisco, a assessora de convênios da Defensoria, Gislaine Calixto dos Santos e o coordenador regional da Defensoria, Matheus Assad João. Os visitantes foram recepcionados pelo Sr. Milton Penacchi, Diretor geral das Faculdades Integradas "Antonio Eufrásio de Toledo".

O subdefensor Luis Cesar Rossi Francisco explica que a parceria com instituições de ensino têm papel fundamental na ampliação do atendimento do órgão. “É importante ressaltarmos a intenção da abertura de novas unidades no Estado, além do reforço das já existentes, por meio da contratação de novos profissionais. Recentemente Presidente Prudente ganhou um novo defensor e hoje conta com seis profissionais”, disse.

Para o coordenador da Defensoria em Prudente, Matheus Assad João, a intenção do órgão é de promover uma assistência judiciária gratuita, porém de qualidade aos cidadãos. “Por meio dos atendimentos, conseguimos promover a paz social, igualdade, liberdade, ditames do Estado de Direito, por meio de uma Faculdade que possui excelência, tradição e responsabilidade no ensino jurídico”, explica.

Prestigiaram o evento, o Coordenador do Curso de Direito da Toledo, Sérgio Tibiriçá Amaral, a coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Aglio de Oliveira, a diretora acadêmica Zelly Pennacchi Machado, a assessora da diretoria, Clarice Yoshioka, além de profissionais e estagiários que já atuam na Defensoria Pública em Presidente Prudente.

“A estrutura que será disponibilizada por meio deste convênio é o diferencial, pois teremos mais de 34 pessoas atendendo a demanda da cidade, em atendimentos individuais, fornecendo um serviço de acesso à justiça para a população”, explica Amaral.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo, Juliene Aglio de Oliveira esclarece que o convênio estabelecido com a Defensoria Pública além de ser um novo campo de estágio possibilita a realização de um trabalho interdisciplinar com o Direito na defesa e efetivação dos direitos sociais. “Além das diversas atribuições do assistente social na Defensoria destacamos a necessidade de criação dos núcleos de conciliação e mediação, com a participação de defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos”, concluiu.


Representantes da Defensoria Pública Estadual, no momento em que foram recebidos pelos diretores das Faculdades Integradas "Antonio Eufrásio de Toledo", em Presidente Prudente.


O Sr. Milton Pennacchi, na condição de Diretor da Instituição, assina o convênio que já está vigorando e terá a participação de um maior número de estudantes do Curso de Direito.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

HORTÊNCIA INDICA PRUDENTE PARA
RECEBER NÚCLEOS DE BASQUETE SOCIAL

A consagrada atleta do basquetebol feminino, Hortência de Fátima Marcari - que teve brilhante passagem pela equipe de basquetebol da Associação Prudentina de Esportes Atléticos - acabou por escolher esta cidade como polo para sediar nada menos que quatro núcleos esportivos. Desde o final do ano passado vinham sendo mantidos entendimentos entre Hortência (a Rainha brasileira do basquete) e a Secretária Municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto "Tute", para a instalação desses núcleos do Centro de Excelência Hortência.

É o chamado esporte social que contempla crianças e jovens. Nesta primeira quinzena de janeiro, houve reunião com representantes da empresa patrocinadora, a Telefônica. E Presidente Prudente ficou entre as 12 cidades do interior paulista aprovadas para receber o projeto. É o que Hortência anunciou na condição de responsável por eleger Prudente entre cidades de maior porte, como: Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, Bauru e São José do Rio Preto.

Para essa tomada de posição, demonstra-se que houve uma relação de carinho recíproco entre a ex-jogadora e Prudente, por ser a cidade de onde Hortência se projetou nacional e internacionalmente ao se transferir de Catanduva para esta cidade da alta sorocabana nos anos da década de 80, ocasião em que capitaneou a equipe da então Amepp/Prudentina na conquista de títulos regionais, estaduais e nacionais, além do vice-campeonato mundial em Taipé, na China. Equipe essa em que "Tute" era uma das titulares, assim como foi parceira de Hortência na Seleção Brasileira.

´´Gosto muito e sou grata a Prudente. Espero que a parceria seja fechada. Já conversamos com a secretária de Esportes e agora o patrocinador fará o entendimento inicial com o prefeito Milton Carlos de Mello - ´Tupã`. A contrapartida de Prudente é a oferta de local e dos professores a serem capacitados pelo Centro de Excelência. Além das aulas para meninos e meninas entre dez e 17 anos, o projeto promove festivais e torneios.

A presença de Hortência ocorre na assinatura do convênio, no lançamento e nas competições. ´´Também poderemos aceitar crianças com nove anos. Cada pólo pode ter até 200 crianças, o que dependerá da demanda`, explica. Conforme Tute, as quadras recentemente cobertas pelo prefeito Tupã são ideais para as instalações dos núcleos. ´´Este é um projeto novo, iniciado há um ano. Temos um pólo em Guaratinguetá, no Vale do Ribeira, patrocinado pela BASF. Porém, há vários anos atuamos no Estado do Paraná, na região de Curitiba.


Hortência elegeu Presidente Prudente para ser um dos pólos de seu projeto de basquete social. O Projeto teve ampla receptividade por iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto "Tute”.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SAITO É REFERÊNCIA EM OFICINA DE
FUNILARIA E PINTURA EM PRUDENTE

Desde 1953, quando iniciou suas atividades em Presidente Prudente um nome passou a ocupar lugar de destaque: S A I T O. Trata-se de um especialista em serviços de restauração de Funilaria e Pintura de veículos, com total garantia e ampla assistência. Kazumi Saito, atualmente com 82 anos de idade foi o pioneiro que continua em atividades na sua empresa situada à Avenida Manoel Goulart, nº 1976, tendo ao seu lado como sucessores, o filho Luiz, a nora Dalva e o neto Lucas. Todos eles respondem pelos bons serviços da Saito-Funilaria e Pintura.

No decorrer dos últimos 57 anos, muita coisa mudou em termos de automobilismo. A começar pelo desempenho e versatilidade dos veículos nacionais e importados lançados no mercado mundial. Para quem se dedica a essa atividade, nada constitui novidade. O profissional consciente sabe muito bem o que fazer quando recebe um veículo batido ou parcialmente destroçado. Ele sabe como agir, a fim de restaurar com total perfeição o que lhe foi confiado. E o resultado é que a família Saito ganhou prestígio e a maior credibilidade pelos serviços prestados.

Quem visita a empresa, é muito bem recepcionado, porque além dos seus dirigentes lá se encontra uma equipe altamente categorizada, com cerca de 20 profissionais. Eles são mestres na arte da restauração de veículos através de Funilaria e Pintura. A área de serviços gira em torno de 1.100 m2, com acesso através da Avenida Manoel Goulart, nº 1976, Fone: (18) 3223-5762 e e-mail: saitofunilaria@com.br O atendimento se dá de 2ª. a 6ª.feira, no período das 08h00 às 18h00 e aos Sábados, das 08h00 às 12h00.


Na Avenida Manoel Goulart, nº 1976 situa-se uma das mais categorizadas empresas do ramo de Funilaria e Pintura em Pres.Prudente. Trata-se de uma organização familiar desde 1953, tendo a frente Kazumi (82 anos), o filho Luiz, a nora Dalva e o neto Lucas Saito.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PRES.VENCESLAU INSTITUI
DIVISÃO DE PLANEJAMENTO

Antes do fechamento do ano de 2010, o prefeito Ernane Erbella institui em Presidente Venceslau a Divisão de Planejamento, voltada para o gerenciamento e execução de convênios, projetos e investimentos diversos no município. A nova pasta na estrutura administrativa da Prefeitura é o resultado de um compromisso assumido em Plano de Governo apresentado à população durante a campanha eleitoral. O Projeto de criação do órgão foi enviado pelo Executivo à Câmara Municipal e aprovado sem alterações pelos vereadores.

A Divisão é justificada por Erbella como sendo uma “necessidade de adaptar a Prefeitura com a atual realidade do Brasil”, de acordo com os preceitos que norteiam a administração pública. “A Divisão de Planejamento será de fundamental importância para a administração executiva municipal, tendo em vista que, entre outras atribuições, será responsável pela elaboração de todos os projetos referentes aos convênios com os governos Estadual e Federal”, argumenta o Chefe do Executivo. “Os órgãos públicos estaduais e federais que firmam convênios com os municípios, sugerem que cada Prefeitura tenha em sua estrutura uma Secretária ou Divisão de Planejamento”, completa o prefeito.

Para a função de Diretor de Planejamento, o prefeito Ernane Erbella designou Engenheiro Civil Paulo César Lopes Feriani, que antes ocupava a Divisão de Água e Esgoto (DAE) do município. Caberá a esse titular, a responsabilidade pela coordenação, elaboração, controle e acompanhamento do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual e suas retificações; elaboração da Programação Financeira e do Cronograma de Execução Mensal de Desembolso; coordenação, orientação, supervisão e avaliação dos projetos especiais de desenvolvimento, elaboração de relatórios das ações do governo e identificação, análise e avaliação dos investimentos do governo municipal, fontes de financiamento e sua articulação com os investimentos privados. E ainda: formulação do planejamento estratégico municipal; avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e programas do Governo Federal e também a elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas.

Entre as competências da Divisão de Planejamento ainda estão previstos: a elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano Plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais; viabilização de novas fontes de recursos para os planos de governo; coordenação e gestão dos sistemas de planejamento e orçamento, de organização e modernização administrativa; planejamento urbano; exame, aprovação e fiscalização da execução de projetos de parcelamento do solo urbano, obras e serviços e a localização de atividades comerciais, industriais e de serviços, aplicando as normas urbanísticas e de obras e posturas municipais.

Nesse contexto entram também o controle e fiscalização de obras, instalações e bens do patrimônio do município cujo uso tenha sido objeto de cessão, autorização ou outro ato similar; fiscalização dos serviços concedidos ou permitidos pelo município e o cumprimento das normas de política administrativa e as constantes dos códigos e regulamentos municipais conferidos à sua esfera de competência; controle e fiscalização das atividades inerentes ao comércio ambulante e ao eventual.

Composta por seis profissionais, a Divisão de Planejamento conta com um Diretor de Divisão e um Chefe de Setor de Fiscalização (cargos comissionados), um Engenheiro Civil, um Arquiteto, um Desenhista e um Escriturário (cargos efetivos). As funções desempenhadas por servidores efetivos serão transferidas da Divisão de Obras. De acordo com o Prefeito Erbella, a nova Divisão já foi instalada em espaço próprio nas dependências do Paço Municipal "Cel. Miguel Brisolla de Oliveira".


O Prefeito Ernane Erbella com Paulo Feriani e o vice-prefeito João Monteiro, no momento em que tomou posse o primeiro titular da Divisao de Planejamento Municipal de Presidente Venceslau.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

BANCO DE LEITE TEM 33%
A MENOS DE SUAS DOADORAS

Neste período de férias, o Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente registra uma queda estimada em 33% no número de doadoras de leite materno. Segundo a Coordenadora, Marilza Domingos Lourenção, no mês de Novembro o setor tinha 90 doadoras. Em dezembro o número caiu para 60, assim continuando nos primeiros dias do ano de 2011. Marilza justifica que muitas mulheres deixam de doar leite materno, tendo-se em vista o período de férias que modifica a rotina, já que muitas viajam ou ficam impossibilitadas de doar, devido estar com os filhos ao seu lado, em casa.

De acordo com a Coordenadora, a quantidade de leite materno recebida no último mês foi insuficiente para atender a demanda de prematuros cadastrados. Atualmente o Banco de Leite Humano atende cerca de 90 prematuros, que receberam apenas 60 litros de leite materno, quantidade considerada insuficiente para o atendimento previsto. Com isso, o atendimento ficou restrito em 50% das necessidades de cada bebê prematuro.

A explicação sobre a deficiência de leite materno é a seguinte: "a ação para se conseguir a adesão de voluntárias é realizada geralmente em Hospitais e nosso objetivo é o de captar doadoras voluntárias, além de estimular mulheres grávidas ou aquelas pessoas que têm filhos recém-nascidos ao aleitamento materno”. A Coordenadora também ressalta o apoio da mídia local na divulgação do trabalho realizado pelo Banco de Leite.

Marilza Domingos Lourenção, disse mais: "qualquer mulher saudável que esteja amamentado pode ser uma doadora de leite materno - e até aquelas que moram em outras cidades da região - já a Secretaria de Saúde tem parceria com os municípios. A coleta do leite é feita diariamente por equipes do Banco de Leite, que vão até as casas das voluntárias a fim de recolher o alimento precioso, que é o leite materno. As doadoras recebem orientações sobre higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto. Após esse procedimento, todo leite que chega ao Banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade: Físico, Químico e Microbiológico, antes de ser fornecido aos bebês.


Para ser doadora do Banco de Leite Humano em Prudente, a mãe deve ser saudável e estar amamentando. Mais informações, no telefone (18) 3226-3430.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ATLETAS DE PRUDENTE NA SÃO SILVESTRE

A tradicional Corrida de São Silvestre que vem sendo realizada na Capital do Estado há 86 anos, contou mais uma vez com representações da região de Presidente Prudente. A Universidade do Oeste Paulista - Unoeste – se fez representar nessa famosa competição que reuniu este ano nada menos que 21 mil atletas de todo o País e também do exterior. Nessa corrida tradicional participaram 4 atletas desta cidade, que são funcionários da UNOESTE e a representaram no evento.

Esses Atletas do interior se empenharam ao máximo para fazer boa figura e durante o trajeto percorreram pelo menos 15 km juntamente com os demais competidores, embora não conseguissem classificação. O Auxiliar Administrativo, Carlos André Fiorini revelou que participar do evento foi a realização de um sonho. “Só quem está no meio dos atletas entende a emoção de participar desse evento tão grandioso. A alegria das pessoas que acompanham os atletas e torcem durante todo o percurso, é contagiante”.

Mesmo com o tornozelo machucado, Adinaldo Felício dos Santos (Apontador do setor de Manutenção e Ordem de Serviço), contou que treinou diariamente, antes da competição. “Ainda este ano, pretendo participar da Meia Maratona Internacional de São Paulo, que ocorrerá em fevereiro” - disse.

O Docente e Coordenador Científico da CCPq (Coordenadoria Central de Pesquisa) da Unoeste, Jair Rodrigues Garcia Júnior também participou da Corrida de São Silvestre pela primeira vez. E comentou: “mesmo com tanta adrenalina e agitação é um ambiente agradável, onde é possível conhecer novas culturas. Vale a pena participar desse tipo de encontro”. Além da corrida, Garcia Junior também pratica outros esportes como; o ciclismo e natação.

O veterano de prova da turma foi o Segurança Fábio Félix de Lima, que declarou: “Já havia participado em outras edições, mas esta foi a primeira vez que consegui completar todo o percurso. Fui além de minhas expectativas, já que na etapa final ainda tinha energia para correr muito mais”, comemorou. Lima realiza seu treinamento nos intervalos do trabalho nos finais de semana.

Em 2010 - além da São Silvestre - os atletas participaram de outras corridas como: Fila Night Run; Adidas Circuito das Estações; Circuito SESC Corrida de Rua e Ayrton Senna Racing Day, entre outras.


Estes são os Atletas que representaram Pres. Prudente e a Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – na tradicional Corrida de São Silvestre em SP.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROJETO CAMERATA PROMOVE
A VINDA DE MÚSICOS FAMOSOS

Presidente Prudente sediará na última semana deste mês o Curso Internacional de Flautas "Raffaele Trevisani". É uma realização do Projeto "Camerata", que trará à cidade músicos de renome nacional e internacional. Essa promoção corresponde à segunda edição do curso aberto a flautistas do Brasil e do exterior. Dentre as personalidaes convidadas, destacam-se: Raffaele Trevisani (flauta - Itália), Paolla Girard (piano - Itália), Michel de Paula (piccolo e flauta - Suiça), Roberto Duarte (maestro - Alemanha), Virginia Ceri (violino - Itália), Juliano de Arruda Campos (flauta e regência - Tatui -SP), Sergio Morais ( flauta baixo e contrabaixo - Brasília - DF) e Celso Woltzenlogel (flauta - RJ).

Segundo nos adianta o Coordenador Geral do Projeto Camerata, Professor Luiz Antonio Peres Filho - Luizão - o programa será aberto no dia 23 com o recital de Trevisani e Paolla. Será a partir das 19h30 no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no subsolo da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. No dia 27 será realizada a "Noite do Choro", com Morais e Woltzenlogel, às 20h na sede do Camerata.

Para o dia 28 está reservado um Concerto Especial com Trevisani e Camerata de Cordas, sob a regência do Maestro Paulo Duarte e participações especiais de Michel de Pula e Virginia Ceri. Será às 20h, no mesmo Teatro. Ainda no Municipal, às 20h do dia 29 haverá o Concerto de encerramento com os melhores alunos do curso de Coro e Flautas, sob a regência do Flautista e Maestro Juliano de Arruda Campos,com a participação especial de Sérgio Morais – flauta, baixo e contrabaixo.


O Dirigente e Coordenador Geral do Projeto Camerata, Luiz Antonio Peres Filho - Prof. Luizão - numa de suas apresentações na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - SP.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MAIS UM IMPORTANTE EVENTO
PROGRAMADO PELA FCT/UNESP

O Departamento de Cartografia, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e o Grupo de Estudos e Geodésia Espacial, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu em Dezembro importante evento: IX Seminário Anual do GEGE (Grupo de Estudos em Geodésia Espacial) com o tema: “GNSS EM TEMPO REAL”.

O Seminário congregou Pesquisadores, Professores, Alunos e demais interessados que atuam na área de Geodésia, Aplicações do GNSS e em áreas afins. Entre eles, os Prof. Drs.: João Francisco Galera Mônico, João Carlos Chaves, José Milton Arana, Paulo de Oliveira Camargo e Milton Shimabukuro. As apresentações se concentraram principalmente em projetos e trabalhos de pesquisas que contribuem com o tema, embora outros assuntos também tenham sido focalizados.

O objetivo do IX Seminário Anual do GEGE foi o de congregar pesquisadores brasileiros envolvidos com a Geodésia Espacial e assuntos correlatos, discutindo a situação atual e perspectivas dentro da realidade brasileira. A Comissão Organizadora do Seminário foi liderada pelos Profs. João Francisco Galera Mônico e Heloisa Alves da Silva.

DOIS PRÊMIOS INTERNACIONAIS

É importante ressaltar, que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – conquistou em 2010 dois importantes prêmios de âmbito mundial na área de Geodésia. Tudo em função da aprovação dos projetos CIGALA e ENGORE, do Grupo de Estudos em Geodésia Espacial, que tem como líder e participante o Prof. Dr. Galera Monico, do Departamento de Cartografia. Foi ele quem recebeu os Certificados outorgados pela Delegação da União Européia no Brasil, vinculados aos dois Projetos da Unesp.

O Professor esclarece que existe no Brasil grande procura por parceiros para a realização de Projetos em conjunto e que o 7º PQ (Programa Quadro de Pesquisas e Desenvolvimento) da Comunidade Européia abre perspectivas, com ótimas oportunidades para sua concretização em condições de igualdade, científicas e tecnológicas.


A entrega dos Certificados relativos à premiação da FCT/UNESP verificou-se na Sala do Conselho Universitário da USP em São Paulo. O orçamento total do Programa – dividido em cinco áreas – é representado por 53,4 bilhões de Euros.


O Prof.Dr.João Francisco Galera Mônico – da FCT/UNESP - é referência internacional em Geodésia.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PM REALIZA ENCONTRO
DO CONSEG, NO SENAC

O 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) promoveu na primeira quinzena de Dezembro no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - em Presidente Prudente importante encontro regional. O tema escolhido para enfoque foi relacionado à atuação da “Polícia Militar, Conseg e a prevenção primária” que teve a participação dos membros eleitos dos Conselhos de Segurança Comunitária de vinte um municípios da área de atuação do 18º BPM/I e dos membros natos das Policias Civil e Militar.

Segundo o Tenente Coronel PM Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, Comandante da Unidade Regional, o objetivo foi orientar os membros do Conseg, que estão se renovando em cada unidade municipal. Por este motivo, foram programadas diversas palestras sobre modelos de prevenção primária, condutas dos Conseg junto ao poder público e campanhas preventivas. Muitos participantes também se manifestaram, ressaltando o trabalho desenvolvido em cada área comunitária.

O Te.Cel. Berardinelli informou aos participantes do encontro que um dos objetivos da Polícia Militar é incentivar a atuação desses Conselhos como forma de apoio ao trabalho desenvolvido pelos policiais militares na preservação da ordem e segurança da população. “Pretendemos passar experiências e fortalecer o trabalho do Conseg em prol da comunidade”, explicou.


O Te.Cel. Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli falou em nome da Policia Militar e se propôs a passar suas experiências para fortalecer o trabalho do Conseg em prol da comunidade.


O encontro realizado no SENAC – em Presidente Prudente – teve a participação de várias unidades do Conseg em Presidente Prudente e região.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS FATOS ACONTECEM

Patrimônio histórico


O relógio da Catedral representa uma peça histórica que se identifica com a cidade de Presidente Prudente desde que foi implantado há muitos anos por doação do saudoso Comendador Tanel Abbud. Há pouco mais de 40 anos suas badaladas serviam de orientação aos moradores que tomavam ônibus na Praça, ou saiam da Praça para o retorno diário. O relógio serviu também como orientação para milhares de ouvintes que acompanhavam a hora certa pela reprodução do som a cada 15 minutos, com transmissão direta da Rádio Presidente Prudente. Depois, tudo silenciou e somente quem estivesse nas imediações poderia ouvi-lo. Agora, houve mudança e um sinal eletrônico identifica a movimentação horária de hora em hora. Felizmente, ninguém reclamou.do som emitido pelo relógio da Catedral de São Sebastião. Mas os ponteiros se mostram paralisados.

Copacabana longe da Praia?


Poucos conhecem, mas este é um trecho da Avenida Washington Luis em Presidente Prudente que recebeu há muito tempo, um piso quase idêntico ao existente ao longo da famosa Praia de Copacabana, na Cidade Maravilhosa. Lá, o Padroeiro é São Sebastião, o mesmo que é festejado em 20 de Janeiro em Prudente há muito tempo, não só pelos devotos, mas principalmente pelos comerciários que tem seu 1º feriado do ano novo, nesta cidade que é considerada Capital Regional. O mosaico de origem portuguesa aqui implantado se assemelha ao que existe ao longo da Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. A diferença é que aqui não existe Praia, nem Mar; apenas o Balneário da Amizade, que aguarda obras de revitalização. Para se certificar da semelhança do nosso mosaico, basta dar uma paradinha nos passeios públicos existentes nos dois lados da Avenida Washington Luis, abaixo do Colégio Cristo Rei. Confira a semelhança para ter uma ligeira lembrança da Praia que é conhecida mundialmente como Princesinha do Mar.

Ágape, entre os livros mais vendidos


O Livro Ágape, de autoria do Padre Marcelo Rossi continua se destacando como um dos mais vendidos no País. Quando aqui esteve para o lançamento editorial dessa nova obra, Padre Marcelo nos contou que se surpreendeu com a vendagem, não só aqui em Presidente Prudente, mas também a nível nacional. Quando perguntamos se o Livro poderia se transformar num best seller, ele teve suas dúvidas. Mas agora, tudo parece estar confirmando aquelas previsões. Nesse encontro para obtenção de autógrafos, houve quem madrugasse nas filas, sendo atendido apenas 8 horas depois, ou mais. Pelas informações, durante a permanência do Padre Marcelo Rossi em Presidente Prudente foram atendidas mais de 6 mil pessoas. Conseqüentemente, as vendas também foram bastante significativas.

Como eles sobrevivem?


Anos atrás, tivemos a oportunidade de abordar o mesmo tema: Como vivem os urubus numa área urbana, como Presidente Prudente? Se eles dependem de alimentação à base de carnes em decomposição para sua sobrevivência, poucos são os locais em que eles podem recorrer em busca da indispensável nutrição diária. Em se tratando de “aves de rapina” – que alguns contestam – existem os que dizem que eles buscam recursos nos Lixões mais próximos. Porém, os lixões também estão em fase de extermínio e onde buscar o seu sustento? Eles são vistos com freqüência em toda parte, sempre sobrevoando o Centro da cidade, os Condomínios Residenciais e os Parques Públicos. Mas lá também os alimentos são escassos , especialmente aqueles exigidos pelo apetite dos urubus, que para a maioria ainda constitui mistério.

Um estranho comportamento


A ação dos animais é imprevisível. Os felinos então nem se fala! Já começou a aparecer Onças trepadas nas árvores em algumas cidades, como Primavera – no Pontal do Paranapanema – que os macacos invadem a área urbana em busca de alimentos. Aqui, em Presidente Prudente, a ação dos felinos – no caso que envolve gatos - é impressionante. Um deles deixou as marcas de suas patas sujas de barro no capô do meu carro. E este aqui deu espetáculo no meio da rua. Mas no Campus Universitário da Unesp, este gavião mostrou sua garra! E sem querer, pudemos fazer o flagrante (com várias fotos) em que ele localiza, domina e engole uma cobra viva. Não sei que tipo de cobra (venenosa ou não venenosa), mas aí está a prova. Pode ser até uma cobra de duas cabeças, mas o gavião engoliu tudo sem o menor sacrifício. Dá até para reproduzir a música que conta a estória do gavião. É só ouvir e ver!

Semav cria fiscalização e mexe no trânsito


O Ano de 2011 começa com algumas mudanças no trânsito da cidade, com base no CNT. O Engº Luiz Abel Gomes Brondi, Secretário Municipal de Assuntos Viários – Semav – decidiu eliminar a conversão à esquerda em Avenidas com canteiros centrais, como é o caso da Washington Luis, Cel. Marcondes, Manoel Goulart e Comendador Alberto Bonfiglioli, tendo por propósito evitar acidentes e facilitar o escoamento do trafego. Os primeiros resultados já se fazem notar, embora alguns comerciantes tenham reclamado, sob a alegação de que o trajeto tenha se tornado mais extenso. Na área central, registra-se o trabalho de fiscalização da Zona Azul – inclusive com multas para os infratores – lavradas corretamente por dez agentes fiscalizadores da Semav.

PET: Apenas 3 letras, mas resolvem


É impressionante a revolução provocada por embalagens plásticas, que depois de recicladas têm excelente aproveitamento e proporcionam boas oportunidades às pessoas voltadas à criatividade, com suas novas invenções. As decorações projetadas durante as festas do Natal em muitas cidades encontraram nas embalagens PET uma nova alternativa, com inovações. Desde as folhagens, bolas coloridas e até as luminárias ou velas estilizadas passaram a compor a decoração de ruas e praças públicas. Mas na cidade de Assis/SP, o invento ganhou maior projeção: duas Professoras – Carolina e Joyce – arrecadaram caixinhas de leite longa vida (Tetra-Park) e com essas embalagens e a participação dos alunos construíram uma casa. Foi o Projeto de Educação Ambiental mais comentado da região (contando com o apoio da comunidade), inclusive na produção de móveis, utilizando caixinhas vazias de Leite UHT.

Acessibilidade é assunto para o MP


Qualquer que seja o Supermercado, Hipermercado, Loja de Produtos Veterinários, Farmácias e outros gêneros, instalados em Presidente Prudente e outras cidades o problema é o mesmo. Por um erro de longa data, estabeleceu-se que as etiquetas com os preços dos produtos à venda - fixados para identificação – deveriam ser melhor distribuídos. Exemplo: as prateleiras de baixo. Dificilmente alguém consegue enxergar e identificar os valores atribuídos a cada produto em exposição. Com isso, o cliente passa por um desagradável constrangimento, tendo que agachar ao máximo! Se for obeso, alto demais, idoso ou deficiente físico, pior ainda. Quase tem que se arrastar ou deitar no chão para visualizar a etiqueta com os preços respectivos. Qual seria a solução? Com a palavra, os Srs. Empresários, ou o próprio Ministério Público Federal ou Estadual.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NOSSO BLOG JÁ TEM 4 ANOS

Nosso blog está completando neste mês quatro anos de existência. Nesse espaço de tempo foi editado e exibido sistematicamente todos os meses, de Janeiro a Dezembro de 2007, 2008, 2009 e 2010. Nossa esperança é de que tenha continuidade até o dia que Deus permitir. E tenha sempre algum atrativo para seus leitores ou internautas.

Durante quatro anos, tivemos a oportunidade de veicular nessas páginas, aproximadamente 1.500 matérias; e, por conseguinte, nada menos que 4.800 fotos, com enfoque de temas os mais diferentes. Algumas, mais expressivas; outras dentro do contexto de objetividade ou de um simples registro.

As fotografias identificaram alguma coisa de importante e puderam ser vistas por um público incalculável em todos os pontos do planeta. Basta avaliar o número de acessos para se conhecer o total exato de consultas ou visualizações, hoje acima de 262 mil acessos. E por este motivo, nos sentimos agradecidos pelo apoio e compreensão.

As fotos selecionadas para esta 1ª. edição de 2011, em sua maioria figuraram em matérias anteriormente divulgadas pelo blog. Mas estão na página comemorativa ao 4º aniversário desta Revista Eletrônica por um simples motivo: chamam a atenção por alguma coisa. E o motivo é um só: o que temos de mais belo para mostrar ou rever!


A Ponte Maurício Joppert da Silva, que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul em Pres.Epitácio, foi inaugurada em 1965 pelo Mal. Humberto de Alencar Castello Branco. A obra chama a atenção pelo arrojo da época.


Foram necessárias 4 décadas para que o Governo Federal liberasse recursos – em convênio com São Paulo – para construir outra Ponte Inter-Estadual em Panorama e Paulicéia, ligação com Brasilândia/MS.


O Morro do Diabo em Teodoro Sampaio – Pontal do Paranapanema – é o ponto de referência para a abordagem dos temas agrários, às vezes com ameaças constantes do MST que nasceu naquela área territorial.


Em Presidente Prudente, o monumento em homenagem ao Cristo Redentor e o Museu Histórico Municipal são as imagens que mais chamam a atenção dos moradores e dos visitantes.


A imagem dos imigrantes japoneses é uma característica marcante de nossa história e evolução, representada pelos peixes – símbolo da fartura - e a ponte que caracteriza a integração e a união de dois continentes.


Em pontos diferentes da cidade, duas épocas representadas pela moderna arquitetura. De um lado, o antigo casarão dos Bongiovani e de outro, luxuosos Condomínios Residenciais nos altos do Centro Olímpico, no Parque do Povo.


Diante da Fonte Luminosa (com água jorrando em plena luz do dia), a Catedral de São Sebastião, símbolo da fé há quase 100 anos e o moderno Estádio do Prudentão.


Locomoção e transporte em duas épocas diferentes: o jipinho Willys Overland da década de 50 e o cavalo, que sempre serviu de montaria, desde a abertura dos sertões.


Antes do jeep veio o “Pé-de-bode”1927, que marcou época quando as estradas eram poucas e de chão batido. O boiadeiro foi a figura obrigatória que surgiu anteriormente e com ele, a montaria e o berrante.


Mais recentemente, nossas ruas ganharam maior beleza com as flores dos ipês (rosa, branco ou amarelo). A florada se repete até 4 vezes por ano e deixa suas marcas no solo.


O Parque do Povo - criado pelo então prefeito Walter Lemes Soares - e o ponto de maior concentração nos dias atuais, sempre com atrativos; como este balão e as cerejeiras em flor.


Às vezes, somos surpreendidos pelos raios de luz no momento em que estamos fotografando. Apesar de curioso, mostra um ponto de grande movimentação de trânsito. Para completar, surge uma das maiores pipas.


As marcas do desenvolvimento são lembradas nestas fotos do entardecer e do anoitecer no ultimo dia do ano de 2010 em Pres. Prudente.


Para finalizar: vamos trocar o horizontal pelo vertical. E aí estão: a Catedral de São Sebastião, em festa pelo Dia do Padroeiro e o Edifício mais alto da cidade, com 25 andares, ainda em construção.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EM BUSCA DA SORTE GRANDE

Termina o ano de 2010 com alegrias e decepções. Os que buscavam a sorte na Mega da Virada acabaram saindo frustrados. O prêmio era algo surpreendente: o equivalente a pelo menos 1 real de cada brasileiro, correspondendo a aproximadamente 200 milhões. Ao contrário dos sorteios anteriores que acumulavam sucessivas extrações sem acertadores, desta vez favoreceu nada menos que quatro felizardos para dividir o Grande Prêmio de aproximadamente 50 milhões para cada um. Esses ganhadores foram localizados em pontos diferentes do País: dois do Paraná, um de Minas Gerais e o último, do Espírito Santo.

No passado, foram inúmeros os ganhadores não só em Presidente Prudente, mas também em outras cidades. Loteria Federal, Loteria Esportiva, Lotomania, Lotofácil, Mega-Sena, Dupla Sena e outras premiações. O que foi feito desse dinheiro? Poucos sabem dizer. Mas a esperança em ganhar está na cabeça de muita gente. Alguns, com pretensões de dividir a sorte quando isso acontecer, beneficiando instituições de caridade, igrejas, creches, asilos e outras entidades carentes. Mas a sorte mesmo, só Deus sabe!

Quando se fala em bilhetes da Loteria, vem logo a lembrança do chamado “Bilhete Premiado”, que já envolveu muita gente bem intencionada (ou com pretensões de levar a melhor), na negociação com os autores do golpe. Muitos casos foram parar na Polícia; e o dinheiro jamais recuperado. Por incrível que pareça, esse tipo de conto persiste até os dias atuais. E os mais prejudicados são sempre pessoas humildes, que sacam seu dinheirinho depositado em Poupança, para entregar de “mão beijada” para os espertalhões.

Outro tipo de golpe que ainda aparece esporadicamente é denominado “Conto do Vigário” e que nada tem a ver com a Igreja e muito menos com os Padres. O conto que já lesou muita gente surgiu exatamente em 1926 e aplicado com êxito pela 1ª. vez no ano em que nasci: 1.934. O Conto do Vigário segundo o escritor José Augusto Dias Jr. (que editou um livro sobre o assunto), recebeu essa denominação por existir um agiota – com muitos contos de réis – que se chamava Manoel Teles Vigário.

Mas no transcorrer dos tempos vieram outras modalidades de contos. Entre elas, o Conto da Pirâmide que envolvia grandes investidores e vigaristas que agiam em inúmeros países, ampliando assim o número de vítimas. Por conseqüência vieram também o Conto do Telefone, do Seguro Previdenciário e os Seqüestros Relâmpagos que exigem saques em dinheiro nos Caixas Eletrônicos. É o golpe aprimorado que muitas vezes é precedido de simulação de seqüestros ou assaltos, usando contato telefônico com supostas ou eventuais vítimas.

No meu tempo de juventude em Presidente Venceslau ocorreu um fato sui-gêneris, que só depois fiquei sabendo tratar-se do “Conto da Guitarra”. O golpe se desenvolveu mais ou menos assim: dois ou três vigaristas fizeram um levantamento sobre as pessoas mais antigas que ainda guardavam dinheiro sob o colchão. Como a maioria dos colonizadores era representada por portugueses, eles entraram em contato com um ancião (cujo nome foi guardado em sigilo) para uma visita de negócios. O momento preferido seria após as 19h00. E assim se desenvolveu o primeiro contato.

Ao anoitecer, os espertalhões estavam na casa do Português, prontos para aplicar o “Conto da Guitarra” que foi mais ou menos assim: eles levaram uma máquina para demonstração, que imprimia dinheiro vivo. Eram cédulas sobrepostas, que em cada virada da manivela se desprendia naturalmente. E quanto mais rodava, o velho lusitano Demonstrava maior interesse pela máquina, que segundo os visitantes estaria à venda por um determinado preço. Breve pausa, para conversação e negociação. Proposta feita, com contraproposta e negócio fechado! Porém, uma dúvida: as notas impressas ficariam com quem? O Português dizia que era dele, e os espertalhões diziam: Não!

Decorridos alguns minutos, chegou-se a um acordo. O Português foi até o Quarto e com toda cautela, retirou os “calhamaços de dinheiro” para pagar a compra da máquina, que lhe daria – segundo previsão – muitos milhões a mais. Os visitantes guardam o dinheiro recebido, tomaram o caminho de volta e desapareceram. Com toda sua ingenuidade, o velho lusitano não perdeu tempo. Passou a rodar a manivela o tempo todo, até que em determinado momento sentiu que a máquina “empacou” e não produziu mais nada. Ele insistiu, mas a fábrica de dinheiro zerou sua produção.

No dia seguinte, o Português conversou com alguns amigos mais íntimos e relatou o ocorrido. Mas foi alertado que ele poderia ter entrado no golpe dos malandros que o visitaram. Diante disso, só restaria uma alternativa: procurar a Delegacia de Polícia. E assim o fez: porém, exigiria o dinheiro de volta ou o conserto da máquina para continuar sua produção industrial. Foi nesse momento que ele ficou sabendo que se tornou mais uma vítima do “Conto da Guitarra”. E ele insistiu: Doutor, eu não posso perder nem dinheiro, nem a máquina. Preciso receber pelo menos o dinheiro que investi no negócio. E o Delegado responde: “A máquina está apreendida e se insistir, quem vai para a cadeia é o Senhor”!



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog