MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)


 
 

PRUDENTE CONTA COM BIBLIOTECA MÓVEL

Há mais de um mês, a cidade de Presidente Prudente recebeu uma Biblioteca Móvel que se encontra em plena atividade a fim de levar cultura e maiores conhecimentos à toda a comunidade local. A entrega dessa viatura reuniu importantes autoridades municipais. Dessa forma, a cultura vivenciou um marco muito significativo, por se tratar do primeiro ônibus ‘Biblioteca Móvel’, que pretende ampliar os caminhos para democratização do acesso à cultura em todo o municipio. Esse melhoramento servirá também de apoio ao Projeto "Cidadescola", para atender inclusive os bairros adjacentes à comunidade urbana e a zona rural.

Falando a respeito dessa inovação, o prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - destacou que a concretização da "Biblioteca Móvel" contou com a forte atuação do Executivo e do Legislativo. “É uma ideia surgiu em conjunto com a Vereadora Alba Lucena, que é uma educadora”, frisou. O prefeito ressaltou ainda que “o trabalho da atual administração não consiste apenas na execução de obras de concreto e tijolo, que são visíveis aos olhos de todos, mas também na principal obra que é a educação de qualidade, que transforma a vida das crianças”.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Profª.Alba Lucena, “através da biblioteca itinerante será possível alcançar a democratização e socialização da cultura em Prudente, que será levada aos bairros onde a população tem acesso”. O ônibus não levará apenas livros, mas diferentes formas de cultura. Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo, Fábio Nouguera, adiantou a intenção é de que até o mês de Agosto o ônibus esteja circulando por todos os bairros de Prudente para dar início ao projeto "Biblioteca Móvel".

O investimento para aquisição do ônibus foi de R$ 330 mil - realizado foi através de licitação - sendo que o ônibus recebeu inclusive a plotagem com o nome do Projeto. Já em relação aos equipamentos internos e externos existe um orçamento prévio de aproximadamente R$ 70 mil, que será confirmado através de licitação.

Dentre os equipamentos previstos para realizar a adaptação do espaço interno e externo da biblioteca itinerante aparecem: toldos laterais e na frente; mesas e cadeiras; lonas para oficinas; estandes e bancadas internas; dois computadores com Internet e cerca de três mil livros. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, o objetivo da "Biblioteca Móvel" é de realizar ações educativas integradas com a comunidade e as pastas municipais, dentre elas Secretaria de Saúde com palestras sobre cuidados com a saúde; além das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social.

“Queremos popularizar o acesso à cultura aos bairros mais distantes e aos distritos rurais”, explicou. “O projeto não consiste apenas numa biblioteca e sim num espaço causador de ações”, detalhou. Com isso, a Biblioteca Móvel deverá envolver ações como palestras, oficinas literárias, de artesanatos, workshops de teatro, música e dança; apresentações culturais e artísticas, dentre outras atividades como acesso a Internet, além de disponibilizar cerca de três mil títulos da literatura infanto-juvenil.

A biblioteca também contará com equipamentos de som, recurso tecnológico para apresentações musicais e de peças teatrais, além de televisão e data show para a realização do projeto Cine Pop, para exibir filmes. Conforme a bibliotecária Sueli Pereira de Castro, o objetivo maior do projeto é o incentivo à leitura. Segundo disse, o projeto será desenvolvido de acordo com as necessidades culturais de cada região e será aberto a toda população, não precisando realizar inscrições antecipadas.

Fotos cedidas- Marcos Sanches (da Secretaria Municipal de Comunicação).


Cerimônia realizada defronte à Rampa do Paço Municipal "Florivaldo Leal", marca apresentação do ônibus "Biblioteca Móvel".


Em detalhes, o novo ônibus transformado em Biblioteca Ambulante que percorrerá a cidade, os bairros adjacentes e até a zona rural de Pres. Prudente.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

REPRESENTANTES DA OAB DE VENCESLAU
NO ENCONTRO COM PRÊMIO NOBEL EM SP

Os advogados Marcelo Tacca e Adilson Guedes Soriano, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente, a famosa ativista iraniana, Shirin Ebadi, considerada "Prêmio Nobel da Paz", durante sua última visita à Capital do Estado no dia 07 de Junho último. Eles são integrantes de proa da OAB e Academia Venceslauense de Letras - AVL - duas Instituições respeitáveis em Presidente Venceslau e toda a região.

Marcelo e Aldir levaram a mensagem de apoio e solidariedade de suas entidades representativas, assim como a manifestação de aplausos de sua comunidade, pelo trabalho relevante desenvolvido por Ebadi em prol da Paz e dos Direitos Humanos. Essa ação se faz sentir não só nos paises orientais, mas sobretudo no Ocidente, onde se localiza o mais elevado potencial economico e a maior concentração humana; que para sobreviver com tranquilidade, precisa contar com um ambiente de Paz, Trabalho, Ordem e Segurança.


Os advogados Marcelo Tacca e Aldir Guedes Soriano, de Presidente Venceslau tiveram presença destacada no Encontro da OAB-SP, ao lado da ativista iraniana e Premio Nobel da Paz, Shirin Ebadi.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

GRUPO FRANCÊS DO SEGMENTO
DE PIZZAS QUER SE INSTALAR AQUI

A franca expansão de Presidente Prudente nos setores do comércio, indústria e serviços, além de índices animadores que colocam o município como destaque no cenário do desenvolvimento econômico, são fatores que animam um grupo empresarial francês que estuda ampliar suas atividades em outros continentes. Trata-se de uma empresa familiar que atua há mais de quatro décadas no Oeste da França (no segmento de pizzas frescas), onde é líder de mercado e pretende expandir seus negócios a paises da América do Sul, especialmente o Brasil. E Presidente Prudente como polo regional de desenvolvimento é uma das cidades que se habita a receber investimentos dessa natureza.

No país europeu - segundo se informa - o grupo possui seis unidades de produção numa mesma cidade, sendo que a maior delas tem 170 mil metros quadrados de área de produção coberta. Para conhecer melhor Presidente Prudente, representantes da empresa, entre eles a co-presidente Benédicte Mercier, estiveram no Paço Municipal Florivaldo Leal, onde participaram de reunião com o prefeito Milton Carlos de Mello e demais autoridades. Entre outros, o Vice-prefeito Marcos Vinha (PT) e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aristeu Santos Penalva de Oliveira.

Do encontro, participaram ainda o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Condepp), Eduardo Chesini, o Diretor Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Fernando Carballal, além dos empresários João Carlos Marcondes (representante de empresas francesas no setor de equipamentos e processos para indústrias farmacêuticas e alimentícias) e Reinaldo Castro, que intercedeu sobre a vinda do grupo para o município. Na mesa, as conversas foram intermediadas por uma intérprete, além de Marcondes que também fala francês.

Na ocasião, o prefeito desejou boas-vindas aos franceses, bem como fez questão de ressaltar que o prudentino é um povo hospitaleiro. “Para nós tem um significado muito importante recebê-los aqui”, disse aos visitantes. Aproveitou para expor que a cidade “vive atualmente um franco desenvolvimento”, e que por isso seria o maior prazer recebê-los enquanto industriais no município. “A empresa com certeza teria apoio condicional da Prefeitura”, completou.

Ainda na reunião, o Prefeito Tupã enfatizou aos franceses sobre a localização privilegiada e estratégica de Prudente, considerada em termos de logística, como rota entre os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Citou ainda como benefícios: a qualidade de vida, o índice baixo de criminalidade e o fato do município ser referência à qualidade na saúde pública. “É o primeiro passo que estamos dando, apresentando nossa cidade junto com os empresários prudentinos, a Ciesp e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), mostrando para eles nossa potencialidade regional. A expectativa é muito grande. Agora cabe a nós continuarmos esse trabalho para que realmente o sonho desse grupo francês possa se tornar realidade em Prudente”, ressaltou.

Ao conceder entrevista à imprensa, a co-presidente da empresa revelou que esta é a primeira vinda do grupo ao Brasil, e por isso “têm ainda muita coisa a absorver em razão das inúmeras informações que estão recebendo”. De acordo com o empresário Reinado Castro - por ser detentor de muitas indústrias na França - o grupo que começou no segmento de embutidos, é reconhecido fortemente naquela região da Europa; e por isso está agora buscando novos mercados em outras partes do mundo.

“Apareceu o Brasil e apareceu Presidente Prudente. Só que vai depender da cidade e das pessoas para fazer com que essa empresa venha para cá”, diz. Ele conta que Mercier tomou conhecimento do município após uma apresentação feita por ele próprio quando esteve na França. “Eu disse a eles que nasci em Prudente e que a cidade seria um bom local para instalar a empresa, uma vez que vive um bom momento; um momento interessante de estabilidade e crescimento. Isso permite trazer oportunidades para a cidade. Ainda estamos ‘namorando’, até porque uma empresa desse porte precisa de muito tempo para tomar uma decisão, haja visto que os volumes (de produção) são muito grandes. Não é uma decisão que ocorre em um mês; ela ocorre em anos. O processo de maturação disso é muito longo”, ressalta.

O grupo agora retorna à França onde será marcada uma nova reunião em julho em Paris para continuidade desse processo. “Certamente eles vão levar um monte de dúvidas sobre a região, sobre o país no que se relaciona ao potencial de mercado.

Fotos cedidas - Marcos Sanches (da Secretaria Municipal de Comunicação)


A reunião entre empresários franceses, administração municipal e empresários prudentinos ocorreu no gabinete da Paço Municipal "Florivaldo Leal".



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

PROCESSAMENTO DE CARNES FORMA
TURMA DE 38 ALUNOS EM CURSO ARTESANAL

Depois de dois meses de encontros semanais, 38 alunos do curso de Processamento Artesanal de Carnes que é promovido pelo EJA - Ensino de Jovens e Adultos - no Jardim Paulista (Escolas Municipais Dr. João Franco de Godoy “Navio”) e Ettore Marangoni, no distrito de Montalvão, participaram do encerramento das atividades na noite no dia 21 de Junho, em Presidente Prudente.

A Secretária Municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, assim como autoridades municipais, marcaram presença no evento de conclusão do curso de pocessamento de carnes, criado com o intuito de levar aos alunos, técnicas de manipulação e conservação dos defumados. Ao falar sobre o assunto, a Chefe da Seduc saudou os participantes e salientou a importância do conhecimento adquirido durante o curso. “Aproveitem essa experiência que vocês tiveram o privilégio de vivenciar, porque essas técnicas que vocês aprenderam aqui, poderão ser a oportunidade de melhorar a sua qualidade vida e das pessoas que convivem com vocês”, disse.

A Profª Ondina Gerbasi juntou-se aos demais componentes da mesa formada pelo Engenheiro Agrônomo Cláudio Mura, que responde pela pasta do Meio Ambiente; a Secretária-adjunta de Educação Sônia Maria Pellegrini; a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Vanda Aparecida Gianoti de Oste; a Supervisora de Ensino, Judite Aparecida Rissato de Melo; a Ccoordenadora Municipal de Ensino Fundamental, Roseli Furlan; a Supervisora do EJA Railda Barreto; além da Diretora da Escola “Navio”, Maria Eloísa Pioch e da Vice-Diretora, Aparecida Viudes Popp. Na ocasião, todos puderam assistir a um vídeo com imagens das aulas nas duas unidades atendidas pelo curso. Ao término da exição, a aluna Alice Pereira da Silva, de 73 anos, agradeceu aos professores Ricardo Bazan, Maria Aparecida Guimarães e Neucélia Félix da Silva, pelo empenho em levar aos alunos técnicas que serão úteis em suas vidas. “O que esses professores fizeram pra gente foi maravilhoso. Não só pelo conhecimento, mas também pelo ambiente que a gente tinha aqui dentro. Que venham mais cursos como esse”, revela.

Encerrando o cerimonial, foram entregues os Certificados de conclusão do curso a todos os alunos que participaram do projeto. Um a um, os componentes da mesa principal entregavam os documentos. Por fim, o aguardado banquete foi servido. O professor revelou que boa parte dos alimentos oferecidos foram produzidos pelos próprios alunos. “O bacon, o medalhão e o joelho de porco foram feitos por eles próprios, baseado nas técnicas que eles aprenderam durante as aulas”, acentuou.


Os participantes do curso de processamento artesanal de carnes - promovido pelo EJA - foram diplomados e estão aptos a cumprir sua meta de trabalho e produção.


Aqui, a primeira amostragem do trabalho que eles se propõem a realizar, após a realização de um curso de especialização que só eles estão aptos a desempenhar.



Categoria: Informes
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FESTA DE CORPUS CHRISTI/2011

Com temperatura agradável e atuação de centenas de voluntários que fazem parte das comunidades paroquiais de Presidente Prudente, realizou-se este ano com pleno êxito, a Grande Festa de Corpus Christi, que reuniu mais de vinte mil pessoas. As celebrações foram presididas pelo Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, tendo ao seu lado o Bispo Emérito, Dom José Maria Libório Camino Saracho, Sacerdotes de várias Paróquias, Irmandades religiosas, seminaristas, membros das Pastorais e leigos. Como Cerimoniário atuou o Pe. José Altino Brambilla, da Paróquia Nossa Sra. Mãe da Igreja.

Um tapete multicolorido ocupou extensa área – desde o Santuário até a Catedral – e foi montado por equipes que representam as Paróquias de Presidente Prudente, exigindo além do trabalho, muita criatividade. Assim, tornou-se possível ver sobre o asfalto belos trabalhos de arte representando temas bíblicos, símbolos e imagens religiosas. A solenidade de Corpus Christi – constituída por duas missas e uma procissão – surgiu com a finalidade de exaltar e reconhecer a presença real de Cristo na Eucaristia, que é o fundamento de tudo e para todos. Por isso mesmo se faz a tradicional procissão do Santíssimo, passando pelas principais ruas da cidade, especialmente ornamentadas para esse Grande e importante acontecimento.

O primeiro ato alusivo ao Dia do corpo de Deus foi representado por uma Missa Campal, concelebrada diante do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Houve grande concentração de fiéis, que lá permaneceram até o momento da comunhão e benção final. Aí, começou a Procissão tendo a frente o Santíssimo Sacramento conduzido por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que percorreu longo trajeto – sobre o Viaduto e depois pela Avenida Washington Luís – concluindo na Avenida Coronel José Soares Marcondes  – ao chegar à Catedral de São Sebastião.

(VEJA AS FOTOS - EXCLUSIVAS PARA O NOSSO BLOG)


Diante do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes) a grande concentração e a Missa campal.


Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese presidiu todos os atos referentes ao Dia de Corpus Christi.


Esta foi a maior concentração pública do ano, diante do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente.


Dom Benedito começa a conduzir o Ostensório com o Santíssimo Sacramento que acompanhar a procissão rumo à Catedral.


Uma massa humana compacta, calculada em 20 mil pessoas acompanha a Procissão, passando inicialmente pelo Viaduto.


Do Viaduto Com.Tanel Abbud, a Procissão adentra a Avenida Washington Luis, a partir da antiga Estação ferroviária.


É gente que não acaba mais! Todos, na sua convicção de fé segue o Santíssimo Sacramento, rezando e cantando.


Por todo o trajeto, as comunidades paroquiais tiveram o cuidado de elaborar belos trabalhos de arte sobre um Tapete multicolorido.


Por toda a parte se fez observar o respeito dos fiéis em relação aos trabalhos de arte; a maioria com imagens da realidade atual.


As Paróquias antigas ou as mais recentes, trouxeram importante contribuição para a celebração deste ato – através de sua arte e dedicação.


Família, Projeto de Deus – foi a frase que todos gravaram na memória – durante a Procissão conduzida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos.


Chegando à Catedral de São Sebastião, o Santíssimo é levado pelas mãos abençoadas de Dom Benedito para ser aclamado por todos.


Mãos elevadas aos céus, pela graça de mais uma celebração especial, acompanhada por uma multidão que aplaude a tudo que nos foi dado por Deus.



Categoria: Fotos
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

LONGEVIDADE TEM LIMITES

A imprensa brasileira tem se ocupado frequentemente de avaliações sobre os que vivem mais tempo, contrariando o princípio de que a média de vida humana gira em torno dos 70 anos. Mesmo as citações bíblicas já diziam que o limite não passaria dos 80 ou 90 anos. Por isso, quando alguém chega aos 100 anos de vida, já representa um fato excepcional, principalmente se estiver lúcido ou na plenitude de uma vivência sadia. É o caso do Sr. Takigawa, que depois de comemorar seu Centenário já se prepara para outra celebração especial em Janeiro de 2012, quando espera completar seus 105 anos de vida.

No século passado, tornou-se célebre a apresentação em eventos sociais ou festividades comemorativas do personagem “Chapéu de Couro”, que nada mais era do que uma figura popular na região, não só pela sua antiguidade (pois dizia ter sido descendente de escravos), mas sobretudo pela sua grande popularidade. Vivia em Presidente Epitácio numa pequena casa de madeira cedida pela família Guímaro na área rural, com quem trabalhou por muitos anos no início do século 20.

Quando alguém perguntava pela idade do popular “Chapéu de Couro”, cujo nome de batismo era Raimundo Gomes dos Santos, nascido em Diamantina/MG – terra de J.K – ele logo dizia: “Sou do tempo da escravidão, até que a Princesa Dona Izabel libertou os pretos. Veio o progresso e o modernismo tomou conta”. E hoje - dizia ele - ninguém conhece ninguém. Sem saber ao certo o dia em que nasceu, exibia uma Certidão de Nascimento, declarada em Cartório de Presidente Epitácio no ano de 1968 que dava sua idade aproximada, na época, beirando 100 anos.

Quando morreu em Presidente Epitácio, Raimundo Gomes dos Santos (Chapéu de Couro), tinha por informações vagas a idade aproximada de 126 anos, com base nas declarações de alguns de seus descendentes, atribuída ao que ele dizia em vida. Eu me recordo muito bem das inúmeras reportagens que realizei com “Chapéu de Couro”, algumas ainda conservadas em vídeo-cassete. Numa dessas matérias de TV, perguntei a ele: “Qual o segredo de viver mais de 100 anos”; e ele dizia: “É não correr atrás do dinheiro!”.

Posteriormente descobri no Calçadão de Presidente Prudente, uma senhora de avançada idade, mas em plena lucidez. Conversando com ela, fiquei sabendo que havia nascido também em Minas Gerais, era viúva desde 1977, morou no Paraná e depois se transferiu para esta cidade, onde vive em companhia de alguns filhos e netos. Embora carente, ela tem vergonha de pedir ajuda. Trata-se de Dona Deolinda Soares Rodrigues, com residência declarada no Jardim Santa Mônica, em Presidente Prudente.

O que ganha Dona Deolinda (como resultado de uma Aposentadoria por idade), utiliza para sua subsistência, aquisição de medicamentos, e ainda presta ajuda a alguns necessitados. Atualmente, ela completou 113 anos de vida e está inserida no noticiário da imprensa nacional, desde a morte de outra mulher – com 115 anos - que até então considerada a mais idosa do Brasil, tendo apenas dois anos a mais que ela.

Existiria alguém no Brasil com essa idade, ou mais que Dona Deolinda? O importante não é apenas dizer, mas comprovar com documentos sua idade verdadeira. Em caso contrário, ficamos com a nossa anciã, que por sinal, deveria receber melhor atenção das autoridades e da comunidade em geral. Ela chegou a me dizer de forma reservada, que estava sendo ameaçada por algumas pessoas que se diziam fazer parte da Assistência Social. E segundo revelou a recomendação que lhe passaram teria sido: não vir à área central da cidade, pois assim agindo ela estaria se expondo ao ridículo de pedir ajuda financeira à pessoas estranhas, coisa que não corresponde à verdade; mas que a deixou bastante magoada.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Categoria: Memórias de um Repórter
Escrito por Altino Correia - Repórter às 10h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog