MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)

Informes



 
 

FRIGORÍFICO SUSPENDE ABATES
CAUSANDO DESEMPREGO NA REGIÃO

O Frigorífico Independência que concentra suas operações no vizinho Estado de Mato Groso do Sul, onde são processados os abates de bovinos vem enfrentando as mais sérias dificuldades e já criou um clima de desestabilização, inclusive para a região de Presidente Prudente. A empresa possui uma de suas unidades de desossa em Presidente Venceslau e se o problema não for solucionado, pelo menos 300 pessoas daquela cidade estarão sujeitas ao desemprego.

Na unidade de abate de Campo Grande/MS, em face da suspensão dos abates foram demitidos no mês de Fevereiro cerca de 400 a 500 empregados. Nas demais unidades – incluindo Presidente Venceslau - não se sabe exatamente quantos trabalhadores ficarão sem emprego. O Blog do Toninho More (com duas belas fotos), não diz quantos empregados trabalham no Independência em Presidente Venceslau e quantos deles correm o risco de serem demitidos.

As últimas noticias falam num pedido de recuperação judicial que deu entrada na cidade de Cajamar/SP. Outro processo diz respeito à extensão da proteção da lei de recuperação junto a Suprema Corte dos Estados Unidos, o chamado capítulo 15. Devido a essa crise econômica, a empresa decretou a paralisação dos abates, justificando elevados prejuízos operacionais diários da ordem de 2.8 milhões e uma dívida acumulada de U$ 1,2 bi. Tudo é atribuído à queda nas exportações e dificuldades de obtenção de créditos.

O Frigorífico contava com um aporte para este mês de Março, no valor de 200 milhões de reais. A empresa já havia recebido do BNDES em Dezembro último, 250 milhões de reais. Agora, a expectativa maior é a de que o Frigorífico receba o aporte de capital do braço financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), para fortalecer sua liquidez e retomar suas atividades normais.

No Portal Exame da Abril, anunciou-se esta semana que a Companhia recorreu à Proteção Judicial e em sua primeira manifestação oficial, disse que seus negócios sofreram a influência negativa da queda da demanda internacional E alem disso, a retração dos preços externos, a falta de liquidez que impediu o rolamento das linhas de financiamento, o nível elevado de inadimplência e a renegociação de contratos também tiveram grande impacto nos negócios do Frigorífico.

A empresa vai propor num prazo de 60 dias um plano de reorganização com seus credores, a contar da decisão da Justiça em conceder a recuperação. Através de Nota Oficial, o Frigorífico Independência afirma que dará continuidade às suas atividades e manterá suas relações comerciais com clientes e fornecedores. Em termos regionais, comenta-se que o Frigorífico vai manter em operações pelo menos 1/3 de sua capacidade, mesmo porque os estoques disponíveis para desossa são suficientes para um curto período de 15 a 20 dias.


Os abates de bovinos são efetuados em duas unidades do vizinho Estado de Mato Grosso do Sul e a desossa em Presidente Venceslau.


A carne preparada para exportação nas antigas instalações do Frigorífico Kaiowa ocupam nada menos que 300 pessoas, com risco de desemprego.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

1ª. MISSA DA QUARESMA NO HU

No segundo dia da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja registrou a primeira Missa concelebrada no anfiteatro do antigo Hospital Universitário presidida por Dom Benedito – Bispo da Diocese de Presidente Prudente – e pelos Franciscanos na Providência de Deus, o Superior Geral Frei Francisco Belotti e Frei Paulo, no altar juntamente com os sacerdotes, Pe. Paulo Valeriano e Pe. Edcarlos Amorim Moreira.

Também se fizeram presentes a esse importante ato religioso, outros membros da Congregação religiosa de São Francisco: Frei Bento, Frei Marcos, Frei Timóteo e Frei Paulino, além de convidados especiais e centenas de funcionários do ex- HU (agora Hospital Regional de Base).

O ex-prefeito, ex-Reitor e ex-Diretor do Hospital, Prof. Agripino de Oliveira Lima Filho também compareceu à cerimônia. No final, foi homenageado com a oferenda de flores, entregues em nome da nova instituição que administra o antigo HU. A homenagem se estendeu ainda ao Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Frei Francisco Belotti, que é o Superior Geral dos Franciscanos na Providência de Deus - com sede em S.José do Rio Preto - aproveitou o momento final da Missa Especial para um importante pronunciamento. E o fez de forma muito clara e objetiva. A começar pela experiência adquirida em termos de administração hospitalar e casas de saúde, em número de 34 até agora.

Agradecendo a acolhida, Frei Francisco tranqüilizou todos os funcionários que prestam serviços ao Hospital, informando que “não viemos para destronar ninguém, pois não há motivos para dispensas”. Muito pelo contrário – disse – vamos ampliar e melhorar as condições de atendimento, adquirindo novos equipamentos como é o caso da UTI, que contava apenas 10 leitos e proximamente terá 25 leitos para atendimento dos pacientes.


A primeira Missa da Quaresma no HU foi concelebrada por Dom Benedito, os Freis Franciscanos e os Padres da Paróquia Nossa Sra. Mãe da Igreja.


Houve participação geral dos funcionários, pacientes e convidados do novo Hospital Regional de Base de Presidente Prudente.


Frei Francisco Belotti, Superior Geral dos Franciscanos na Providência de Deus, fez um pronunciamento claro e objetivo sobre a nova situação do Hospital.


Frei Bento e Frei Marcos são os que respondem pela Administração Geral do antigo Hospital Universitário – agora Hospital Regional.


E como não poderia deixar de acontecer, o Prof. Agripino (juntamente com Dom Benedito), foi alvo de merecidas homenagens.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

ROTARY-OESTE HOMENAGEIA O
PROF. AGRIPINO DE OLIVEIRA LIMA

No da 20 de Fevereiro último, o Rotary Clube de Presidente Prudente-Oeste, prestou uma significativa homenagem ao Professor Agripino de Oliveira Lima Filho, como forma de reconhecimento e agradecimento. A reunião festiva verificou-se no Terraça do Aruá Hotel, sendo prestigiado por um grande número de participantes.

O homenageado recebeu da diretoria do Clube um Diploma, entregue solenemente pelo Diretor Presidente do Clube, Oseias Pereira da Silva, em nome de toda a comunidade rotária. O Prof. Agripino foi saudado na ocasião pelos Srs. João Faustino Ribeiro da Silva e Dr. Adilson de Oliveira, este último, Presidente eleito para a próxima gestão.

Dentre os convidados e autoridades presentes, destaque especial para o prefeito eleito Milton Carlos de Mello, que foi o primeiro a fazer questão de cumprimentar o homenageado, e agradecer o apoio do Rotary Clube de Presidente Prudente-Oeste.


A mesa que presidiu os trabalhos da reunião festiva em homenagem ao Prof. Agripino de Oliveira Lima Filho, no Terraça Aruá.


O homenageado, ao lado do atual prefeito Milton Carlos de Mello, o Primeiro a cumprimentá-lo durante as homenagens do Rotary-Oeste.


A saudação em nome do Rotary Clube de Presidente Prudente-Oeste, pronunciada pelo Sr. João Faustino Ribeiro da Silva.


E aqui, uma visão geral da reunião festiva que contou com grande número de rotarianos, solidários com as manifestações e homenagens.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

UM RADIALISTA COM MAIS
DE 50 ANOS DE ATIVIDADES

Quem viveu a “Era do Rádio”, sabe muito bem o que representa essa atividade profissional. Para muitos, o Rádio foi escola que o promoveu para os mais avançados meios de comunicação, desde os Jornais e Revistas até a TV que nos dias de hoje polariza as atenções gerais. Irineu dos Santos é um desses profissionais, com mais de 50 anos de atividades no Rádio.

Antes de iniciar sua carreira – através da Rádio Presidente Prudente – Irineu dos Santos teve sua primeira experiência, ainda garoto, com 10 anos, no Serviço de Altofalantes Brasil, da Vila Maristela, onde reside até hoje. O locutor Newton Alves Rocha era o dono do Altofalante, e o recomendou para o trabalho de operador de som na antiga ZYR-84 que era dirigida pelo radialista Rubens Shirassu, em 1956. Contratado para abrir a Emissora às 05h00 com o programa diário de todas as manhãs, “Alvorada Sertaneja” da dupla Nhô Nico e Celestino, ele permaneceu no posto por muito tempo.

Em 1957, quando a emissora passou para a direção de Adelmo Vanalli. os trabalhos de Discotecário e Chefia de Escritório eram feitos pelo saudoso Paulo Roberto Lisboa, o “Caracu”. Como ele foi aprovado em concurso público, Irineu dos Santos o substituiu nessas funções, tornando-se Programador no decorrer de todos esses anos, incluindo a Rádio Comercial/AM, onde trabalha desde 1975.

Mesmo aposentado há 14 anos, Irineu dos Santos continua em franca atividade, todos os dias na Comercial/AM. Ele é casado com a senhora Dirce Aparecida Bernardi dos Santos. Tem 3 filhos, todos casados e 6 netos, incluindo uma neta.


Irineu dos Santos iniciou sua carreira profissional num Serviço de Alto Falantes da Vila Maristela e se transferiu para o Rádio em 1956, onde está até hoje.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EMBRAPA DEMONSTRA VANTAGENS
DO PROGRAMA PARCINTEC NA REGIÃO

Conforme era esperado, a Embrapa trouxe aos produtores rurais do extremo-oeste paulista, informações alvissareiras sobre o Programa de Parceria de Inovações Tecnológicas – PARCINTEC – através de palestras pronunciadas na sede da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente. O encontro teve excelente receptividade, com a participação direta dos interessados.

O evento foi mais uma iniciativa do Deputado Federal Talmir Rodrigues, que teve o apoio das lideranças rurais da agropecuária e autoridades constituídas. Dentre elas, os Deputados Estaduais, Mauro Bragato e Ed Thomas, uma representação da Fetaesp, bem como setores locais sob a coordenação do prefeito Milton Carlos de \Mello, o Tupã e assessores especiais.

Visando traçar novos rumos para pecuária e agricultura, a Embrapa se fez representar pelo Sr. Lucio Brunale, Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica da Instituição Governamental. Na condição de palestrante, ele abordou de forma eloqüente as ações que visam o desenvolvimento regional sustentável, da mais alta importância para toda a região.


Sob olhar e atenção dos integrantes da mesa, fala o Deputado Estadual Mauro Bragato, apoiando a iniciativa de alta importância para o desenvolvimento regional.


Outros detalhes da mesa que conduziu os trabalhos no anfiteatro da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente.


Lúco Brunale - Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica da Presidência da Embrapa - faz seu pronunciamento como convidado especial para a palestra.


O Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – compareceu e deu todo o apoio a iniciativa que visa trazer para Presidente Prudente uma unidade da Embrapa



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

LAR DOS MENINOS RECEBE
NOVA VIATURA COMO DOAÇÃO

A Sociedade Civil Lar dos Meninos, uma instituição séria que vem funcionando em Presidente Prudente há mais de cinqüenta anos, acaba de receber como doação uma nova viatura, que agora são seis no total. A entrega foi feita pelo Deputado Estadual Reinaldo Alguz, em nome do Governo de São Paulo, através de um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. O autor da emenda, conseguiu além da viatura, alguns móveis , incluídos na verba orçamentária de 35 mil reais.

O ato de entrega do novo veículo – uma Kombi 2009 – foi prestigiado por várias personalidades que acompanharam o Deputado Alguz e os principais diretores da instituição, tendo a frente o Pe. José Schwind. Fundada por um grupo de pessoas caridosas em 14 de Fevereiro de 1957, a Associação beneficente – voltada à criança e ao adolescente - foi entregue à Administração dos Padres Palotinos.

Preocupados em oferecer um serviço de melhor qualidade, a partir de 1982 seus dirigentes liderados pelo Administrador José Luiz Masiero idealizaram de comum acordo com o Padre José e demais diretores a construir uma nova sede que abrigasse os serviços prestados pela Organização. Inspirados nos modelos das aldeias SOS optaram pela construção de casas lares, onde as crianças e adolescentes pudessem viver em pequenos grupos, sob os cuidados intensivos de uma Mãe Social.

Trata-se de um modelo que se aproxima de uma estrutura familiar, onde as necessidades dos menores seriam melhor supridas. Aprovada a idéia, realizaram visitas a algumas cidades onde existiam as aldeias SOS. E de imediato iniciaram a campanha para angariar recursos destinados à construção da nova sede, em terreno de propriedade da instituição.

Em 1989 foi iniciada a construção de 9 Casas Lar e no ano seguinte 72 crianças e adolescentes eram transferidas para a nova sede. A proposta de dar assistência a essa categoria no Sistema Casa Lar, vinha de encontro a pressupostos expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Estatuto vigora desde o dia 13 de Julho de 1990 e em seu artigo 92 defende condições de atendimento para as entidades que desenvolvem programas de abrigo.

Esse projeto já sofreu várias mudanças e atualmente seu principal objetivo não é outro, senão a convivência familiar – natural ou substituta – entendendo que tal direito independe da situação da criança ou do adolescente. Padre José Schwind é quem tem a responsabilidade em presidir e administrar os trabalhos da Sociedade Civil Lar dos Meninos, auxiliado e em parceria com onze diretores, cerca de 50 funcionários e uma legião de voluntários.

E segundo afirma o Pe. Schwind, tudo corre com normalidade, de acordo com a vontade divina, sob a proteção e contínua providência de Deus, fazendo acontecer esse belíssimo trabalho que beneficia tantas pessoas. O atendimento diário alcança a média de 40 pessoas e no total geral de assistidos, 635, mais o Centro de Apoio às famílias carentes, em torno de 400 a 500 pessoas por mês.


O momento em que o Deputado Reinaldo Auguz fazia a entrega oficial da nova viatura, em nome do Governo do Estado de São Paulo.


Padre José Scwind, na condição de Diretor Presidente da Sociedade Civil Lar dos Meninos recebia as chaves da viatura doada à Instituição.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

LUCROS DOS BANCOS
SÃO IMPRESSIONANTES

Mal começou o ano, com notícias preocupantes sobre a Crise Mundial e os principais Bancos brasileiros anunciam oficialmente seus lucros o último exercício financeiro, de uma forma impressionante. O Banco do Brasil (que é o estabelecimento oficial de crédito), foi o primeiro a divulgar lucros incessantes de 74% em relação ao ano anterior. Nessa escalada, o segundo foi o Itaú-Unibanco e em seguida, o Bradesco.

Pelos últimos informes, o Banco do Brasil obteve lucro de 8,8 bilhões em 2008. A Carteira de Crédito alcançou a soma de 237,2 bilhões, o equivalente a 11% a mais que o trimestre anterior. Em números, 41,9% sobre o montante do ano anterior. O crédito cresceu 52,5%, alcançando 48,8 bilhões em relação a 2007 e no total 97,2 bilhões.

O Itaú-Unibanco obteve em 2008 um lucro líquido de 7,71 bilhões, que equivale a 7,9% a mais em relação ao ano anterior, com depósitos de 28 bilhões de reais. No exercício anterior, os lucros atingiram um total de 11,921 bilhões. O Bradesco ficou em 3º lugar, com 7,620 bilhões de lucros incessantes em 2008, contra 8,010 bilhões em 2007.


Junto ao Calçadão da Maffei, no centro de Presidente Prudente operam as maiores Agências bancarias do pais entre elas o Banco do Brasil.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
SÃO ATENDIDOS PELO GRUPO UNIÃO

Pessoas adultas, portadoras de deficiência vem tendo a mais ampla assistência através de uma ONG denominada “Grupo União” e que funciona em Presidente Prudente há mais de 14 anos. Trata-se de uma instituição que tem como principal finalidade, atender, apoiar, promover e amparar pessoas nos níveis leve e moderado, associados à outras deficiências. Mensalmente são servidos 180 jantares e cerca de 1.248 almoços e Café pela manhã e período da tarde.

A iniciativa de implantar uma entidade assistencial para adultos que são portadores de deficiência, aconteceu em 17 de Junho de 1989 com o Movimento de Cursilho da Cristandade, como Pastoral Ambiental e o propósito de Evangelização. Mas foi somente em 1994 que um grupo de portadores de deficiência decidiu se unir e fundou uma entidade própria, com objetivos de filantropia e integração da pessoa portadora de deficiência na sociedade.

Com esse trabalho surgiu um Núcleo Ambiental sem fins lucrativos, que ocupa uma área equivalente a 3.645,43 m2, com sede própria situada no Jardim Satélite, à Rua José Antonio Pereira, 240. Aqui se desenvolvem três projetos: “João de Barro”, Canguru e Projeto Águia. Esse trabalho tem a participação de Assistente Social, Pedagoga, Psicóloga, Educadora Física, Assistente Administrativo, Mensageiro, Cozinheira, Supervisor e Operadoras de Telemarketing, além de voluntários e estagiários, Diretores e Conselheiros sem remuneração.

A Assistente Social Aline de Souza Belchior e a Pedagoga, Maria Aparecida Rodrigues disseram que o Projeto “João de Barro” também conhecido por Casa Lar, atende 6 portadores de deficiência, suprindo suas necessidades básicas e oferecendo um ambiente familiar e aconchegante. Cada usuário tem a sua suíte individual adaptada.

Dos três projetos sob responsabilidade do Grupo União o “Canguru” é o que atende um maior número de portadores de deficiência: 41 no total. Eles recebem como assistência refeições e atividades pedagógicas, artísticas e artesanais. É a forma de contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades, maior independência e autonomia, buscando sua interação social e familiar. Suas famílias também recebem assistência.

O Projeto “Águia” surgiu da necessidade de preparar e inserir os portadores de deficiência (em número de 10), no mercado de trabalho. Por isso, são realizados encontros semanais com preparação psicológica aos assistidos, previamente cadastrados e suas respectivas famílias, Também são programadas visitas às empresas de Presidente Prudente, visando a abertura de novos campos de trabalho.

Para a realização desse trabalho, o Grupo União firmou convênios com os Governos Federal, Estadual e Municipal. Uma parceria com as principais empresas e instituições locais, completam o esquema de atuação, envolvendo no esquema de alimentação a Merenda Escolar, Ceagesp (legumes, verduras e frutas); HU (Cestas básicas); Liane (Bolachas e Macarrão); Horta Municipal e outros. A ajuda da parte governamental é da ordem de 30%, ficando o restante – 70% - por conta da comunidade, através de doações.


Bem ao lado da Rodovia Raposo Tavares no Jd Satélite, funciona o Grupo União voltado ao atendimento do adulto portador de deficiência.


Esta é uma Ong não governamental que vem atendendo a comunidade carente há mais de 14 anos, com 70% de ajuda através de doações.


Aline de Souza Belchior é a Assistente Social dessa instituição dedicada ao atendimento da pessoa (adulta), portadora de deficiência.


Maria Aparecida Rodrigues é a Pedagoga que presta atendimento há muitos anos, com o apoio de outros funcionários e voluntários.


Nesta Instituição os portadores de deficiência (adultos), contam com a mais ampla assistência para sua sobrevivência.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MST FAZ CARNAVAL VERMELHO
E INVADE  PROPRIEDADES RURAIS

Durante o período carnavalesco deste ano, o MST promoveu a invasão de 20 propriedades rurais do Pontal do Paranapanema, dentro da estratégia traçada pelo líder José Rainha Junior, que hoje representa apenas uma dissidência dos Sem-Terra. Trata-se de uma ala minoritária, que realiza suas ocupações sob alegação de contar com o apoio governista.

Para uma tomada de posição, a Confederação Nacional da Agricultura – CNA – encomendou pesquisa e contratou o IBOPE para fazer um levantamento sobre as ações (positivas ou negativas), entre os dias 16 e 20 de Fevereiro. Foram ouvidas 2.002 pessoas e o resultado foi surpreendente.

De acordo com a opinião dos entrevistados, 56% disseram que as ações do movimento trazem mais resultados negativos do que positivos para o processo; 32% consideram que os resultados são mais positivos do que negativos e 13% não sabem ou não opinaram.

Na opinião do presidente da CNA, Rodolfo Tavares, o resultado mostra que está em andamento a desmistificação da tese de Reforma Agrária do Governo. “Seguramente mais de 50% percebem que a coisa está atrapalhando mais do que ajudando. Acredito que é inexorável que, a cada ano, esses números se tornam mais nítidos” – observa.

Para 53% dos entrevistados, a Policia deve ser utilizada pelo Governo para retirar integrantes do MST, quando ocupam propriedades rurais. São contra 41% dos consultados, e 6% não se manifestaram. Perguntados sobre o maior responsável pelos conflitos no campo, 42% Apontaram a autoridade governamental (31% pela ação do Governo Federal e 11% do Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária).

Nessa pesquisa do IBOPE evidenciou-se que 39% dos entrevistados Disseram que o Governo Federal é conivente com as invasões das propriedades rurais. Para 67% dos entrevistados, o Governo Federal não tem controle da situação em relação às invasões e 57% disseram que os assentados acabam vendendo ou alugando as terras para terceiros; 26% permanecem nas terras e 9% acabam abandonando a propriedade.


Nesta área do extremo-oeste paulista, no Pontal do Paranapanema foram constatadas 20 invasões de terras entre os dias 16 e 20 de fevereiro.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog