MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)

Notícias



COM UM ORÇAMENTO DE 280 MILHÕES,
PRES. PRUDENTE COMEMORA 91 ANOS

O município de Presidente Prudente está comemorando 91 anos de fundação, com um orçamento aprovado de 281 milhões de reais para o novo ano administrativo de 2009. A aprovação desses recursos faz parte do esquema político-administrativo da Câmara Municipal, o que representa uma média diária de 1 milhão de reais. Os novos pretendentes ao cargo de prefeito municipal a partir de 2009 são os seguintes: Adriana Rodrigues, Edson Thomazini (Ed Thomas), João Cláudio da Silva e Milton Carlos de Mello (Tupã). O atual prefeito, Carlos Roberto Biancardi, renunciou à sua candidatura.

Entretanto esse orçamento poderia ser ampliado com outros recursos adicionais vindos de parte do Governo Federal e Governo Estadual, sob a forma de reposição ou compensação financeira. Só a Caixa Econômica Federal arrecada através das Loterias – que são suas concessionárias – uma soma diária das mais altas, sem que haja qualquer tipo de retorno ou mera compensação.

Com isso, o município se vê prejudicado de inúmeras fórmulas. E até mesmo alguns recursos obtidos por interferência de alguns parlamentares, acabam sendo devolvidos, exclusivamente por falta de projetos. O pior, é que a população reclama da omissão do Poder Público Municipal em inúmeras situações, até mesmo na área da saúde que reclama a implantação de novas creches, enquanto algumas veras consignadas em orçamento acabam sendo devolvidas por falta de projetos.

O Legislativo que é ocupado por 13 vereadores precisa e deve passar por uma transformação, mudando os atuais legisladores por novas revelações que estão no páreo sucessório em busca dos votos necessários a sua eleição. O povo precisa estar atento e escolher seus novos edis, com total liberdade, pois o voto é muito importante no processo democrático de nosso país.


Adriana Rodrigues - PV-43 -


João Cláudio da Silva – Coligação Nº 36 -


Ed Thomas – Coligação Nº 40 -


Milton C. de Mello/Tupã - Coligação Nº 14 -



Escrito por Altino Correia - Repórter às 11h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MUFFATO INAUGURA HIPERMERCADO

O Grupo Muffato – que tem sua sede no Paraná - inaugurou neste mês em Presidente Prudente, sua 2ª. unidade comercial. Tata-se do Muffato Max – Auto Serviço – na Avenida Salim Farah Maluf, número 170, imediações do Trevo do Museu Histórico Municipal com acesso para o Estádio Prudentão e Cohab-Cecap.

Na inauguração em grande estilo, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente, pronunciamento de vários oradores, incluindo diretores do Grupo Muffato e o atual prefeito Carlos Roberto Biancardi. Na etapa final, a benção especial e palavras litúrgicas do Padre Edcarlos Amorim Moreira, da Paróquia N. Sra. Mãe da Igreja.

O desatamento da fita simbólica representou o último ato da solenidade inaugural, pelo prefeito municipal, uma representante do grupo empresarial paranaense e suas duas filhinhas. Daí para a frente, o grande público ingressou nas dependências do novo Hipermercado, sendo surpreendido pela grandiosidade do empreendimento.

Esse novo segmento comercial passou a gerar de imediato boa soma de recursos financeiros através do recolhimento de impostos e taxas, e ainda: cerca de 400 empregos, diretos ou indiretos. Mas segundo seus diretores, não é o último investimento da empresa, pois outros poderão surgir a qualquer momento, como ocorreu com o Muffato Max – Auto Serviço.

O novo empreendimento é constituído por um grande centro de vendas constituído por seis lojas modernas, com modas masculina e feminina, café, sucos, bijuterias, panificação, perfumes e artigos para presentes, além de quiosques da Organização Mc Donald’s e outros empreendimentos comerciais.

A área ocupada pela edificação comercial é representada por 17.000 m2, a mais ampla da zona oeste de Presidente Prudente. As vendas destinam-se aos setores de Atacado e Varejo, com acesso livre a todos os interessados.


Este é o novo visual do Grupo Muffato em Presidente Prudente. Situa-se ao lado do trevo de acesso à Cohab-Cecap, nas imediações do Museu Histórico Municipal.


As novas instalações do Hiper Mercado foram abençoadas pela Pe. Edcarlos Amorim Moreira.

 
Grande número de convidados e visitantes compareceu ao ato de inauguração.
 

Os diretores do Muffato Max - Auto Serviço, foram prestigiados pelo prefeito e pelo presidente da ACIPP.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 16h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PRESIDENTE PRUDENTE CRESCEU
30 POR CENTO EM RELAÇÃO A 1978

O município de Presidente Prudente, que neste mês comemora seus 91 anos de fundação teve um crescimento populacional da ordem de 30 por cento, em relação ao censo demográfico de 1978. A população da época não passava de 150 mil pessoas. O comércio, indústria e agropecuária também tiveram um aumento considerável no decorrer dos anos 90. A partir dessa época, muitos empreendedores se instalaram na cidade, enquanto outros transferiram seus empreendimentos para localidades vizinhas ou pura e simplesmente desativaram seus negócios em caráter definitivo.

Em termos populacionais e atuais, o IBGE apresentou como último resultado, uma diferença a menos em relação ao censo de 2007. Com isso, Presidente Prudente passou a contar oficialmente com 202.789 habitantes. Somando-se à população flutuante – representada em sua maioria por estudantes – a contagem geral passa a ser calculada em 250 mil pessoas. Mas o SEBRAE revela que a população é maior do que se pensa, pois foi constatada a existência de 107.996 pessoas do sexo feminino e 101.162 do sexo masculino, dos quais 2.928 vivem no meio rural.

Entretanto, o que surpreendeu foi o aumento do número de veículos nos últimos tempos, ultrapassando a casa das 100 mil unidades. Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários, desde 1978 esse número já aumentou cinco vezes mais. Há 30 anos não passava de 18.500 veículos, incluindo caminhões, utilitários e motocicletas. Mas os setores empresariais e o sistema viário encontram-se agora mobilizados para uma outra operação que visa criar condições de acessibilidade, principalmente nas áreas de estacionamento urbano.

Nosso Aeroporto Estadual registra grande movimentação de aeronaves e passageiros, todos os dias. A exemplo do que acontecia há 30 anos, quando existiam três vôos diários para São Paulo, hoje o otimismo voltou a imperar e o próprio Departamento Aeroviário liberou recursos financeiros para a ampliação da pista e reforma das instalações Aeroportuárias. A Gol e a Pantanal mantém vôos regulares todos os dias para São Paulo, com conexão para Cuiabá ou Marília.

No decorrer deste ano – conforme dados do DAESP – foram disponibilizados 73.487 embarques/desembarques no Aeroporto de Presidente Prudente. Nas operações de transporte de passageiros, só perdemos para Ribeirão Preto, com 184.763 passageiros, e São José do Rio Preto, com 236.720 pessoas. Baseados nessa estatística, ficamos a frente de Araçatuba, Marília, Bauru, Bragança Paulista, Campinas e outras cidades de porte médio.

As exportações também favorecem o desenvolvimento econômico da região de Presidente Prudente. Segundo o Ciesp-Fiesp que tem como Presidente o Sr. Fernando Carbalhal as exportações acumuladas deste ano (até Julho) totalizaram U$164.530.000,00.

O couro representou 55% das exportações, produzindo uma soma de U$91.583.000,00, seguido pela carne bovina, com U$12.419.000,00 e açúcar, com U$10.890.000,00. Durante todo o ano de 2007 as exportações originárias de Presidente Prudente somaram U$238.558.000,00, que podem ser superadas pelas exportações atuais que têm uma previsão de U$280.000.000,00.

É preciso considerar que nosso potencial de consumo é muito grande. O comércio é representado por 6.250 estabelecimentos, 908 indústrias, 1.187 empresas prestadoras de serviços, 41 dedicadas ao comércio agropecuário, 177 de serviços hospitalares e 29 Bancos. Na somatória final, 10.386 empresas. O número de domicílios alcança um total de 64.234 unidades, 516 rurais e 63.718 no setor urbano, incluído numa área territorial equivalente a 562,10 km2.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




I Centenário da Imigração Japonesa:
HEROI DA II GUERRA MUNDIAL
NO LANÇAMENTO DE UM LIVRO

Raul Kodama, prudentino de nascimento, ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira que representou a turma de 1936 do Tiro de Guerra de Presidente Prudente na II Guerra Mundial retornou à sua cidade neste mês de Setembro. Kodama viveu toda sua infância e boa parte da juventude em nossas ruas, identificando-se com os mais humildes, até ser convocado para prestar o Serviço Militar. Coincidentemente acabou sendo o único convocado para lutar pelo Brasil na Itália, contra a Alemanha e o país de origem de seus pais, o Japão.

Foi especialmente para o lançamento de um livro intitulado “Sol e Terra – Sinfonia do Desbravador – que relata a saga de um pioneiro da imigração japonesa no Brasil. Trata-se de um auto-biografia de Ryoichi Kodama, o pioneiro do “Kasato Maru” que aos 13 anos de idade se incorporou à primeira leva de imigrantes, em Junho de 1908.Já se pensa em produzir um outro livro para relatar a epopéia de Raul Kodama, um dos poucos sobreviventes do último conflito mundial, integrando as forças aliadas na Europa.

Raul Kodama veio como convidado especial para o lançamento do livro sobre a vida de seu pai, tendo como local o Centro Cultural Matarazzo. Ele se fez acompanhar da esposa, Sra. Alice Kodama, do irmão Roberto Kodama e seus filhos: Maria e Marcos (ambos casados),a filha Tayane, a irmã Helena e outros descendentes. Na ausência da irmã Cecília Kodama (que se encontra hospitalizada), foi ela representada pela filha Albertina Kodama. Antes do lançamento propriamente dito, foi exibido um documentário especial sobre a família Kodama.

O livro da Editora Brasil Seikyo é constituído de 144 páginas, onde Ryoichi Kodama relata suas aventuras, tristezas e alegrias ao desbravar terras brasileiras, ao mesmo tempo que desbravava a própria vida. O relato feito ao jornalista Daisaku Ikeda, no ano de 1928 foi publicado com ilustrações de fotos p.b., exclusivamente no idioma japonês. É um verdadeiro resgate histórico, onde o foco principal é Presidente Prudente.

A versão brasileira, que acaba de ser lançada – edição comemorativa ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – foi vendida em São Paulo e Paraná, totalizando 3.000 exemplares. Já a 2ª. edição, que acaba de ser lançada em Presidente Prudente reúne 1.000 exemplares, dos quais boa parte já foi vendida durante a Bienal de Salvador, na Bahia.

Cada exemplar do livro “Sol e terra – Sinfonia do Desbravador - custa R$15,00, sendo reservados alguns exemplares para atender eventuais interessados.O ato presidido pelo Secretário de Cultura, Wilson Portela, reuniu no Centro Cultural Matarazzo, grande número de participantes.


O Centro Cultural Matarazzo esteve bastante movimentado com o lançamento do livro do pioneiro Kodama, pelo ex-integrante da FEB.


Raul Kodama e a esposa, Sra. Alice Kodama vieram especialmente p/ coordenar o lançamento do livro do pioneiro do Kasato Maru, Sr, Ryoichi Kodama.


O livro histórico é lançado em Presidente Prudente para homenagear o Aniversário do Município e o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.


Kodama começa a autografar os exemplares da 2ª. Edição do Livro “Terra e Sol”, escrito em japonês pelo seu pai, o pioneiro Ryoichi Kodama.


Os adquirentes dos 1.000 exemplares da 2ª. Edição estão pela 1ª. vez tomando conhecimento das primeiras e grandes dificuldades encontradas pelos imigrantes em nosso país.


Os descendentes do pioneiro da imigração, Ryoichi Kodama, se concentram no Centro Cultural Matarazzo para as últimas fotos.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




NA CEAGESP, A FESTA DAS FLORES

Antecipando-se a Primavera deste ano, a Central de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo – CEAGESP – promoveu a 8ª. Festa das Flores, que foi prestigiada por autoridades, produtores e visitantes de toda a região. Essa realização despertou a atenção de muita gente, especialmente daquelas pessoas que amam a natureza e curtem a beleza, o colorido e o perfume das flores.

Durante a realização do evento, a movimentação foi intensa, especialmente das mulheres que queriam levar para casa alguma coisa interessante para compor a decoração do lar, ou dos seus jardins. Por isso, os estoques em exposição acabaram se esgotando rapidamente, face à grande procura.

Uma espécie que mais chamou a atenção dos visitantes foi a “Rosa do deserto”, uma planta domesticada, cujo nome científico é Ademium obesum , que exige polinização manual para sua reprodução, ou utilizar o método de mudas. A planta que pode ser cultivada em vasos, gosta de clima quente, seco, e muito sol para florescer.

Segundo os produtores da “Rosa do deserto”, que vieram de Tupã para expor e comercializar essa nova variedade de flores, a planta requer irrigação constante, porém, sem exigir que seja encharcada e que seja adubada a cada dois meses, com adubo orgânico. As flores têm várias tonalidades, predominando as cores vermelha, branca ou violeta raiada de branco ou amarelo.

Carolina Liu - que é especialista no assunto - diz que a florada da “Rosa do deserto” depende dos cuidados que a planta vier a receber. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ast25065@yahoo.com.br


A escolha das flores depende do bom gosto de quem visita o local. Mas as mulheres predominam em todos os pontos.


A “Rosa do deserto” foi a grande atração da Feira das Flores. Uma planta formada custa entre 30 a 35 reais.


Este simpático casal se encantou com as flores encontradas na Exposição Anual do Ceagesp em Presidente Prudente.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DOM BENEDITO ASSUME A
DIOCESE DE PRES.PRUDENTE

Depois de uma longa expectativa, tomou posse como Bispo da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, nomeado pelo Papa Bento XVI. A cerimônia de posse realizou-se festivamente na Catedral de São Sebastião no último domingo (dia 17 de Agosto), e durou aproximadamente três horas. Inúmeras caravanas vieram de Minas Gerais, interior de São Paulo e outros Estados a fim de prestigiar o ato de posse em meio à Missa solene concelebrada, após as 10 horas da manhã.

O Arcebispo da Província Eclesiástica de Botucatu, Dom Aloísio José Leal Penna, o Bispo da Diocese de Itapeva, Dom José Moreira de Melo e o Bispo de Paracatu/MG, Dom Leonardo de Miranda Pereira também se fizeram presentes. Não só na cerimônia oficial na Catedral, mas também num almoço de confraternização realizado no salão de festas da Paróquia N.Sra. Mãe da Igreja. De Paracatu vieram cinco ônibus e outros veículos que transportaram centenas de pessoas, incluindo um irmão-padre, amigos e parentes de Dom Benedito. Vieram ainda, caravanas de Belo Horizonte e dioceses do interior de Minas.

Das Dioceses situadas no oeste paulista, vieram: Dom Luiz Antonio Guedes, de Bauru; Dom Osvaldo Giuntini, de Marília; Dom Irineu Danelon, de Lins; Dom Sergio Krzywy, de Araçatuba; o Bispo Emérito, Dom Antonio de Souza e Dom Maurício Grotto de Camargo, de Assis. A Diocese de Presidente Prudente foi representada por Dom Antonio Agostinho Marochi e Dom José Maria Libório Camino Saracho, ambos considerados Eméritos.

Durante toda a cerimônia de posse, a Catedral de São Sebastião esteve superlotada, registrando-se além de autoridades constituídas, muitos convidados e membros da comunidade diocesana, sacerdotes, seminaristas, religiosas, representantes das diversas pastorais e leigos.

Pe. José Altino Brambila, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Tarabai, atuou de forma impecável como cerimoniário. Monsenhor Miguel Valdrighi (Vigário Geral da Diocese) fez a leitura do ato de nomeação do novo Bispo da Diocese, no início da missa solene, assinado pelo papa Bento XVI. Na parte final voltou ao púlpito para a leitura da Ata Geral da Assembléia que deu posse a Dom Benedito Gonçalves dos Santos como titular da Diocese de Presidente Prudente.

O ato mais comovente se deu durante a entrega do novo Bispo à comunidade diocesana de Presidente Prudente por Dom Leonardo, que há 22 anos é o titular da Diocese de Paracatu, tendo acompanhado toda sua trajetória de Dom Benedito ma vida religiosa. A emoção dele foi tão grande que o levou ao choro.


Dom Leonardo, Bispo da Diocese de Paracatu/MG se comoveu tanto e com muita emoção até chorou na saudação a Dom Benedito.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DUAS DATAS COMEMORATIVAS
SÃO FESTEJADAS EM PRUDENTE

Durante o mês de Setembro, dois fatos auspiciosos merecem destaque na história de Pres. Prudentes: 07 de Setembro, data comemorativa à Independência Brasileira e 14 de Setembro, aniversário da cidade. Desfile cívico-militar impera há muito tempo, embora nos dias atuais essas duas datas significativas tenham menos participação que os anos anteriores. Os estabelecimentos de ensino é que oferecem maior participação e brilhantismo às duas comemorações históricas.

De uns anos para cá, o “Grito dos Excluídos” passou a fazer parte das celebrações festivas do dia 07 de Setembro. É a participação da igreja, na data da Independência, chamando a atenção das autoridades e de toda a comunidade para os problemas que afetam a população atual.

São os excluídos da sociedade, por falta de empregos e melhores oportunidades de trabalho através da geração de empregos, a corrupção, a violência e as drogas que destroem preciosas vidas humanas. A CPT – Comissão da Pastoral da Terra – é que incentiva todos os anos o “Grito dos Excluídos”,


Os excluídos desfilam pelas ruas da cidade. A caminhada começou diante da Igreja Matriz de N.Sra. de Fátima e seguiu rumo ao centro.


Chegando à Catedral de São Sebastião, os participantes têm uma nova missão: participar de uma Missa especial e rezar pelos sofredores.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A MAIS ANTIGA LOJA DA REGIÃO

Muito se comenta a respeito da primeira loja de tecidos instalada na região de Presidente Prudente. Embora famosa, poucos conheçam sua história. Por isso, fomos buscar informações junto ao Sr. Antonio Sérgio Menezes, que nos apresentou um minucioso relatório, documentado com fotografias da época. Trata-se das Casas Pernambucanas, cuja loja foi instalada em pleno centro da cidade, ou seja: na esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Dr. José Foz.

O prédio – conforme a foto que estamos inserindo – foi inaugurado em Janeiro de 1936 e seu primeiro gerente foi o Sr. Antonio Fioravante de Menezes, funcionário desde o dia 1º. de Agosto de 1925, exercendo primeiramente o cargo de balconista, em Espirito Santo do Pinhal. Depois, pelo seu esforço, dedicação e honestidade foi promovido a gerente de filial em 1929. Face à promoção, passou a administrar sucessivamente as filiais de Chavantes, Presidente Venceslau e Presidente Prudente (a partir de 1936), onde permaneceu até 30 de Junho de 1952.

Antonio Fioravante de Menezes chegou à região, em companhia da esposa, Sra. Izaltina Silva Menezes e os filhos, o primogênito que nasceu em Espírito Santo do Pinhal e dois que nasceram em Presidente Venceslau. Fioravante se dedicou ao comércio a vida inteira. Ao se desligar da gerência das Casas Pernambucanas, montou o tradicional Empório Menezes, à Rua Barão do Rio Branco, considerado um dos primeiros armazéns que funcionou até o ano de 1971. Instalou também cinco boxes no antigo Mercado Modelo Municipal. Ele, que nasceu em 12/12/1910, faleceu em 15/06/1966. D. Izaltina faleceu em 01/08/1976.

Naquela época, era muito importante para o profissional de todas as categorias, ter uma carta de referência fornecida pela empresa que o funcionário tenha prestado serviços. Em papel timbrado, com assinatura e firma reconhecida, Arthur Lundgren Tecidos S.A. com a razão social de Casas Pernambucanas, foi entregue ao Sr. Antonio Fioravante de Menezes um precioso Atestado, muito bem redigido e assinado sobre estampilhas federais, datado de 30 de Junho de 1952.

O documento diz entre outras coisas: “No desempenho de suas funções durante todo esse tempo, o aludido senhor foi um empregado exemplar sob todos os pontos de vista, trabalhando com dedicação e eficiência e revelando sempre conduta irrepreensível, motivo pelo qual o consideramos um colaborador digno da maior confiança moral e profissional. Atestamos mais que o Sr. Antonio Fioravante de Menezes exonerou-se dos serviços desta firma por sua livre e espontânea vontade, em atenção a interesses particulares seus e aproveitamos o ensejo para agradecer por meio desta, a valiosa colaboração que nos prestou e também para apresentar-lhe os nossos sinceros votos de um futuro próspero e feliz”.


Neste ponto estratégico da Barão do Rio Branco, esq. com Dr.José Foz, instalou-se em 1936 a grande loja das Casas Pernambucanas.


D. Izaltina e Antonio Fioravante de Menezes, numa foto histórica. No verso da fotografia, a comprovação do registro do dia, mês e ano.


E aqui, uma cópia atestando a idoneidade moral do Sr. Antonio Fioravante de Menezes, após trabalhar de 01/08/1926 a 30/06/1952.


Antonio Sergio Menezes, nasceu em Presidente Venceslau. Veio para Prudente trazido pelo pai que administrou as primeiras Lojas das Casas Pernambucanas.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PLATAFORMA AMBIENTAL
IMPLANTADA EM PRUDENTE

Com a presença do Geógrafo e Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani e do Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Deputado Talmir Rodrigues, foi implantada oficialmente a Plataforma Ambiental voltada aos municípios, prefeitos e vereadores de toda a área regional constituída por 53 municípios paulistas. O ato solene de instalação verificou-se na manhã da última 5ª. feira (dia 28 de Agosto), na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Representantes de várias ONGs sediadas na região marcaram presença no momento, levantaram questões e receberam orientação sobre os mais diferentes assuntos, a maioria voltada à queima da palha dos canaviais, poluição ambiental, abastecimento de água e tratamento de esgotos. Algumas propostas estiveram relacionadas à proteção ambiental e o desenvolvimento de projetos de arborização e de recuperação de áreas degradadas.

Mantovani respondeu à todas as indagações, esclareceu dúvidas e anunciou a possibilidade de uma parceria com as Prefeituras interessadas em desenvolver algum projeto de reflorestamento, ampliação das áreas verdes e recuperação das matas ciliares, o que possibilitaria aos investidores um desconto especial na nas taxas do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

“Se as grandes empresas têm sua área ambiental, por quê o município não tem?” – questionou o Diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica e também Coordenador da Plataforma Ambiental. Mário Mantovani acrescentou ao mesmo tempo, que “nunca tivemos um momento tão importante na economia brasileira, como está ocorrendo agora”.Destacou a seguir, os inúmeros projetos que estão sendo desenvolvidos na Amazônia e outras regiões brasileiras.

Em nome da Frente Parlamentar Ambientalista, o Deputado Federal, Dr. Talmir Rodrigues enalteceu o trabalho desenvolvido em todos os pontos do Brasil, dando ênfase especial à sua área de jurisdição no Estado de São Paulo. Houve em resposta, manifestações de vários candidatos a cargos eletivos no pleito de 05 de Outubro, entre eles, representantes dos municípios de Marilia, Ourinhos, Assis, Taciba, Pirapozinho, Iepê, Álvares Machado, Presidente Prudente e outras cidades da Alta Sorocabana e Alta Paulista.

O encontro durou mais de duas horas, registrando-se pronunciamentos os mais diferentes (não só de candidatos a Prefeito e Vereadores), mas também de ambientalistas e pessoas interessadas na criação e implementação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente, visando prioritariamente a integração dos Sistemas Nacional e Estadual. O que mais surpreendeu – revela Mantovani – foi a implantação da primeira Usina orgânica a entrar em operações no Brasil. É a Usina São Francisco, sediada na cidade de Sertãozinho/SP, uma verdadeira revolução no meio agroindustrial.


O Diretor da SOS-Mata Atlântica presidiu o ato de implantação da Plataforma Ambiental em Presidente Prudente, ao lado do Dep. Federal, DR. Talmir Rodrigues.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




LEGISLATIVO HOMENAGEOU A EMPRESÁRIA
PRUDENTINA, MARIA DO CARMO ARENALES

Maria do Carmo Arenales, bióloga, veterinária e empresária do ramo homeopático fez jus à conquista da Medalha de Mérito “Cel. Francisco de Paula Goulart” entregue solenemente na noite de 05 de Setembro último. Foi o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina e de todo o país, na tecnologia do desenvolvimento científico em prol da fauna e da flora.

Para receber a comenda (juntamente com um Diploma), Maria do Carmo se fez acompanhar do esposo, Julio Mesquita, de sua mãe, D. Izabel e outros familiares e amigos. Após as homenagens no recinto do Legislativo Municipal, ela se deslocou com todos os convidados até a sede de sua empresa, onde proporcionou uma recepção a todos eles.

Recentemente, Maria do Carmo foi classificada para receber o título de “Mulher Empreendedora” numa promoção do SEBRAE em parceria com a BWP.Ela foi a responsável pela implantação em Presidente Prudente de um moderno laboratório de homeopatia animal e vegetal das Américas, no Distrito Industrial “Mario Amato”.

Ela, que acumula as funções de veterinária, bióloga e agrônoma, se destacou por ser a organizadora da Homeopatia Animal no Brasil o primeiro Laboratório de homeopatia vegetal e animal das Américas. É também o maior do mundo, sendo inaugurado há 7 anos. A empresa tem 35 produtos licenciados, conta com 35 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Exporta para os Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai,Bolívia e México.


Maria do Carmo Arenales, com o esposo Julio Mesquita (veterinário aposentado do Banco do Brasil), durante a confraternização pela comenda que recebeu do Legislativo Municipal de Pres. Prudente.


Aqui, ela exibe a comenda e o título recebidos do Poder Publico Municipal em reconhecimento pelos relevantes serviços à comunidade em prol da fauna e da flora.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PADRE ALTINO COMEMORA SEUS
12 ANOS DE ORDENAÇÃO EM TARABAI

O Padre José Altino Brambila, de brilhante atuação no clero da Diocese de Presidente Prudente comemorou o transcurso de seu 12º aniversário de ordenação sacerdotal, prestigiado por Dom Benedito Gonçalves dos Santos e seu irmão, Padre Acácio que dedica seus trabalhos à Diocese de Teófilo Otoni/MG.

O ato festivo foi registrado na Missa Vespertina do último domingo (dia 24/08), com a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, de Tarabai, superlotada. A grande alegria da comunidade foi celebrar um duplo acontecimento: o aniversário do Padre e a presença do Bispo da Diocese pela 1ª. vez, desde sua posse em 17 de Agosto na Catedral de São Sebastião em Pres. Prudente.

Padre José Altino Brambila, foi Ecônomo do Seminário Menor da Diocese, Administrador Paroquial e Vigário da Paróquia Nossa Sra. Mãe da Igreja; Paróquia de São José, em Álvares Machado; Paróquia de Nossa Sra. Aparecida, do Parque dos Pinheiros e Paróquia de Nossa Sra. Aparecida em Tarabai, acumulando funções sacerdotais por algum tempo em Sandovalina, Estrela do Norte e Narandiba.

O querido sacerdote, ocupa também as funções de Cerimoniário da Diocese, tendo servido aos três últimos Bispos: D. Agostinho Marochi (Emérito), D. José Maria (Emérito), e agora D. Benedito Gonçalves dos Santos. Com ele, foram ordenados também no mesmo dia (25 de Agosto de 1996), outros quatro sacerdotes. As três fotos exclusivas que estamos reproduzindo abaixo, mostram a recepção proporcionada a Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em Tarabai.


Dom Benedito ao ser recebido pelo anfitrião no portal da Igreja.


No altar, Dom Benedito Gonçalves dos Santos preside a celebração eucarística com Pe. Altino


A benção dos fieis, exigiu um tempo apreciável do Bispo da Diocese. Todos queriam falar e receber a benção de D.Benedito.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DOM BENEDITO CELEBRA MISSA
NA CAPELA DE N.SRA.DO ROSÁRIO

A capela de Nossa Senhora do Rosário (no Jd. Novo Bongiovani). que pertence à APR - Associação de Peregrinação do Rosário - recebeu nos primeiros dias de Setembro a visita honrosa de Dom Benedito Gonçalves da Costa, que celebrou Missa Especial, coadjuvado pelo Padre Carmelo Mercieca. A celebração eucarística reuniu grande número de fieis, em especial pessoas com deficiência que recebem assistência da instituição criada pelo médico humanitário, Dr. Talmir Rodrigues.

A capela faz parte integrante da Paróquia de Santa Luzia, dirigida por Monsenhor Miguel Valdrighi e passou por uma completa recuperação, estando praticamente concluída. Ao término da Santa Missa, o novo Bispo da Diocese foi cumprimentado por todos os presentes, tendo também participado de uma mesa de lanches e refrigerantes juntamente com as pessoas portadoras de deficiência, visitantes e dirigentes da Associação de Peregrinação do Rosário.

Segundo nos informou Dom Benedito, ele já percorreu 12 Paróquias da Diocese, desde que tomou posse como Bispo no dia 17 de Agosto último. Fora da área de jurisdição na cidade de Presidente Prudente, ele marcou presença pessoal em Tarabai, Presidente Venceslau e Rosana, onde foi muito bem acolhido por toda a população.

Nos próximos dias – tão logo seja liberado o Passaporte – ele segue viagem por via aérea para Roma. No Vaticano, será recepcionado e abençoado pelo Papa Bento XVI, que o nomeou Bispo da Diocese de Presidente Prudente.


A capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário (APR) no Jardim Novo Bongiovani, foi utilizada para a Missa concelebrada por D. Benedito.


Embora de espaço reduzido, a capela acolheu grande número de fieis.


Pessoas portadoras de deficiência, em sua maioria, esteve presente ao ato religioso concelebrado por D. Benedito e Pe. Carmelo.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 17h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog