MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER (DO INTERIOR)

Notícias



 
 

SANTO ANASTÁCIO PREPARA UMA
NOVA FEIRA DO BORDADO / FEBISA

Como vem fazendo todos os anos, a cidade de Santo Anastácio vai promover de 12 a 16 de Outubro a 23ª FEBISA – Feira do Bordado Industrial e Artesanato – a ser realizada no Centro Comunitário “Dr.Sebastião Ribeiro do Amaral”, à Rua Voluntários de 32, nº. 780. A mostra se consolidou como a pioneira da região, oferecendo ao mesmo tempo excelentes oportunidades às pessoas interessadas em adquirir Enxovais para noivas e bebê, bolsas e artesanato em geral.

O evento tradicional é uma realização da Prefeitura Municipal de Santo Anastácio, com o apoio direto do Prefeito Roberto Volpe e seu Secretariado, da Câmara,Associação Comercial e SEBRAE. A abertura da FEBISA está prevista para as 09h00 da manhã do dia 12 de Outubro. Em seguida haverá apresentação da Banda Mirim.

A Coordenadora da Promoção, Sônia Maria Stelato informou que 25 mulheres estão empenhadas nesse trabalho artesanal há mais de três meses, tendo produzido cerca de 2.000 peças que serão expostas e colocadas à venda no período da Feira. O acesso é muito fácil para os visitantes, pois situa-se à logo à entrada da cidade (à direita).


Sônia Maria Stelato, acompanha pessoalmente o trabalho das bordadeiras que já produziram para a próxima FEBISA nada menos que 2.000 peças de enxovais e artesanato.


O Prefeito Roberto Volpe está proporcionando todo o apoio necessário à realização da 23ª. FEBISA - um evento que dignifica a cidade - colocando-a em posição de vanguarda na área regional.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 18h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

 REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32
TEVE COMEMORAÇÃO ESPECIAL ESTE ANO

Ao som do “Paris Belfort”, a música marcial que predominou durante toda a fase revolucionária de São Paulo em 1932, transcorreram este ano as comemorações festivas do dia 9 de Julho. A celebração reuniu alguns descendentes dos ex-revolucionários e também autoridades, atiradores e dirigentes do Tiro de Guerra, comandantes e comandados da Polícia Militar, escoteiros, representantes do Poder Público e entidades representativas de nossa comunidade. Entre elas, o Lions Clube Cinquentenário.

Diante da Catedral e ao lado da Praça 9 de Julho, apresentou-se a Banda Musical Regimental do 18º Batalhão da Polícia Militar, que executou como ato de abertura da cerimônia cívico-militar, o Hino Nacional Brasileiro. Depois vieram os discursos por vários oradores; entre os quais, o prefeito Milton Carlos de Mello que entregou uma Placa como homenagem ao Sr. Moacyr Miranda (87 anos), filho da ex-enfermeira do BCPP, Maria Augusta Miranda estendendo a homenagem a todos os familiares presentes. Depois, ressaltou a importância da atuação dos ex-combatentes de 32, que num ato heróico se incorporam ao Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente, formado por 1.200 homens, representando toda a região.

Como símbolo da homenagem aos que participaram da Revolução e seus descendentes foi depositada uma coroa de flores no Obelisco existente no centro da Avenida Cel. José Soares Marcondes, esquina com a Rua Te.Nicolau Maffei. Trata-se de um ex-combatente que tombou durante a Revolução Constitucionalista juntamente com o Te. Cassimiro Dias, o Sgtº Firmino Ferreira Leão e outros. Para finalizar o ato festivo, realizou-se um breve desfile militar, com Policiais do Batalhão (Bombeiros, Policiamento Rodoviário, Força Tática, Rocam, Ronda Escolar e Polícia Ambiental), Atiradores do TG, Viaturas, Unidade de cavalaria montada, canil e a participação do espaço pelo Helicóptero Águia 16 da PM.

A participação dos ex-combatentes da região de Presidente Prudente foi considerada um acontecimento histórico e patriótico, tendo a frente figuras exponenciais da época. Entre as quais, autoridades constituídas dos Poderes: Judiciário, Executivo, Legislativo, lideranças políticas, Delegado de Policia, funcionários públicos em geral e entidades religiosas, incluindo Monsenhor José Maria Martinez Sarrion (da Paróquia de São Sebastião e seus fiéis seguidores), todos integrando o Movimento Revolucionário da época.

O comando do Batalhão Constitucionalista ficou com o Coronel Miguel Brisola de Oliveira; Capitão-médico, Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, Tenente Osvaldo Barbosa; Amando Queiroz Telles; João Paulo Pratt; Mânlio D’Incao e centenas de outros voluntários que se alistaram para a formação do Movimento Revolucionário de 1932, em toda a região.


O Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 foi mais uma vez comemorado diante da Catedral e ao lado da Praça 9 de Julho.


Autoridades civis e militares marcaram presença para homenagear os ex-combatentes de 1932, com a Policia Militar e o TG nas ruas.


O toque de Silêncio (por um soldado do 18ºBPM-I), representa a homenagem póstuma aos que tombaram pela Revolução Constitucionalista de 1932 no Estado de São Paulo.


Desfile Militar pela Avenida Cel. José Soares Marcondes em Presidente Prudente, marca a passagem dos 79 anos da Revolução com o BCPP.


Desfile de viaturas e pronunciamentos do Sr. Moacyr Miranda e do Prefeito Milton Carlos de Mello no final da comemoração.

Todos os acontecimentos de maior expressão regional são focalizados pelo TWITTER. Para se atualizar, basta clicar: www.twitter.com/altinocorreia



Escrito por Altino Correia - Repórter às 15h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

   NO ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS NA OAB,
GOVERNO CRIA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Recepcionado por um grande número de empresários na sede da OAB-SP/Presidente Prudente, o Governador Geraldo Alckmin debateu diversos assuntos de interesse geral para a economia regional, sendo assessorado pelos seus principiais Secretários de Estado. Foi um encontro de alto significado que acabou resultando na oficialização de uma proposta de criação da Agência Regional de Desenvolvimento, abrangendo todos os municipios da 10a. Região Administrativa do Estado de São Paulo. Ao lado do Governador estiveram os Secretários: Emanuel Fernandes (do Planejamento e Desenvolvimento Regional) e Mônika Bergamashi (da Agricultura e Abastecimento). Outros Secretários despacharam em locais diferentes e pré-determinados.  

O pedido de criação dessa nova Agência Regional, foi iniciativa da Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), na pessoa do empresário e Diretor Fernando Carballal, em nome da classe industrial de toda a região e de lideranças como a do prefeito prudentino Milton Carlos de Mello -Tupã -. A agência terá por finalidade estabelecer arranjos produtivos locais e promover o desenvolvimento industrial. Alckmin demonstrou que ainda no decorrer deste mês o assunto será tratado com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Investe SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, e Nossa Caixa Desenvolvimento.

O Govenador centrou sua fala na produção agropecuária, com a perspectiva de em que 15 anos o Brasil será o maior produtor mundial de alimentos. Comentou sobre a ação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) na recuperação e avanço da extensão rural, a pesquisa e o desenvolvimento, produção de bioeletricidade, ampliação do programa Melhor Caminho, mais uma etapa do Pró-Vicinais e do Pró-Trator, o lançamento em breve do Pró-Implemento e mais ações do programa de micro-bacias.

Sobre a questão fundiária no Pontal do Paranapanema, Alckmim anunciou alteração na legislação em vigor para por fim a alguns impasses. O anúncio recebeu cumprimentos da União Democrática Ruralista (UDR), através do presidente Luiz Antonio Nabhan Garcia. A visão é de que, com a solução do problema ocorra a ampliação do Parque Industrial, assunto que mereceu aplausos do público presente, formado por seleta gama de empresários e agroprodutores.

Outro assunto em pauta apresentado ao Governador, diz respeito ao fim da "Guerra Fiscal". Ele falou sobre 15 julgados do Supremo Tribunal Federal que são constitucionais no cenário da arrecadação tributária, de tal forma que um Estado não pratique alíquotas diferentes de tributos para atrair a transferência de empresas de outros Estados. Na região de Prudente - disse Alckmin - a guerra fiscal promoveu perdas de empresas, especialmente Frigoríficos que trocaram cidades de São Paulo por Mato Grosso do Sul.


O Auditório da OAB-SP em Presidente Prudente esteve superlotado para recepcionar o Governador Geraldo Alckmin e seus principais assessores. Empresários de toda a região marcaram presença neste ato.


Muitos dos que aqui compareceram, vieram de localidades distantes,a começar pelo Pontal do Paranapanema e inúmeras outras cidades situadas na região da alta sorocabana e nova alta paulista.


O Encontro dos Empresários com o Governador Alckmin foi considerado bastante produtivo, a começar pela criação da Agência Regional de Desenvolvimento.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

APORTE DE 25 MILHÕES PARA
O HOSPITAL REGIONAL DO CÂNCER

Em sua última visita a Presidente Prudente (onde implantou o Projeto São Paulo - Governo Presente), o Governador Geraldo Alckmin concedeu à Diretoria da Fundação Hospital Regional do Câncer (HRC) um aporte de R$ 25 milhões para as obras de construção da unidade hospitalar em área anexa à Santa Casa. Trata-se de uma edificação de oito andares já em fase de acabamento; e quando toda estrutura física estiver pronta serão 15 mil metros quadrados de área construída.

Os recursos são resultantes de compensação da Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp) pelo impacto ambiental das construções de usinas hidroelétricas nos rios Paraná e Paranapanema e de um acordo judicial da América Latina Logística (ALL), junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A solenidade de entrega dos recursos ocorreu na manhã de 02 de Julho (sábado), no primeiro andar do Hospital, em meio as obras em andamento.O governador Geraldo Alckmin foi recepcionado pelo prefeito Milton Carlos de Mello -Tupã - juntamente com o presidente do Conselho Curador do HRC e provedor da Santa Casa, Francelino de Souza Magalhães, e o presidente da Fundação, Hilário Pasquini.

O dinheiro já está numa conta especial da Caixa Econômica Federal e sua utilização será em parcelas, de acordo com as licitações das próximas etapas de construção. Pasquini foi o primeiro a se pronunciar publicamente na cerimônia; e suas palavras foram de agradecimento a todas as pesoas empenhadas na edificação do Hospital. Francelino de Souza Magalhães traçou um histórico e citou os nomes dos idealizadores da grande obra de saúde: Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, Bernardete Bosso Querubim e Plácido Pereira. Depois, agradeceu os Promotores de Justiça, Luiz Roberto Gomes, Nelson Bugalho e Mário Coimbra; ao Presidente da Cesp, Marco Arce, ao Diretor da ALL, Pedro Roberto de Almeida, e ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Antes da solenidade no HRC, o Governador visitou a Santa Casa. Como médico e com a experiência de 12 anos de serviços prestados em Santa Casa, Alckmin classificou a unidade hospitalar como instituição com padrão de excelência. Enalteceu o fato de 60% dos atendimentos serem gratuitos aos usuários, oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentou a proposta e a ajuda para que seja ofertado em breve o Serviço de Radiologia.

"O câncer é uma doença curável, mas para tanto é preciso existir estrutura, diagnóstico precoce, tratamento e equipamentos", afirmou Alckmin. Ele vê Presidente Prudente como uma cidade próspera, importante para o Estado e uma das melhores do Brasil; um pólo regional de prestação de serviços. Fez estas afirmações dirigindo-se ao prefeito Tupã, numa alusão ao desempenho da gestão administrativa municipal de Prudente.

Foto cedida - (Marcos Sanches da Secretaria Municipal de Comunicação)


Solenidade de destinação de R$ 25 milhões para as obras de construção do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, com a presença do Governador Geraldo Alckmin e outras autoridades.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE,
TEMAS PRIORITÁRIOS DA REGIÃO

Durante a implantação do Projeto "São Paulo Governo Presente", que registrou a mais recente visita do Governador de São Paulo à região de Presidente Prudente, os Secretários de Estado mais requisitados pelos Prefeitos e demais autoridades foram o da Pasta da Educaçao, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; Bruno Covas da Educação e do Meio Ambiente e da Segurança Pública, Antonio Fereira Pinto, respectivamente.

As audiências foram desenvolvidas no Centro Cultural Matarazzo, onde todos os executivos e dirigentes municiais tiveram livre acesso. Os encontros anteriores ocorreram nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraiba, região do ABC Paulista e em 4a.edição, a região de Presidente Prudente, com gabinetes montados especialmente para abrigar 82 auxiliares diretos do Governo Estadual. Em sua audiência privativa, Prudente protocou cerca de 20 projetos. .

Na audiência da Secretaria de Estado da Educação, representada pelo Secretário Herman Jacobus Cornelis Voorwald, a Secretária Ondina Barbosa Gerbasi protocolou os seguintes projetos: Construção de três novas creches (sendo duas creches na zona Leste e uma na zona Norte no Jardim Guanabara); implantação de um Centro de Produção de Alimentação Escolar, que possa atender cerca de 36 mil estudantes, sendo: 17 mil do município e 19 mil do Estado. Ainda na audiência, da Educação foram realizados os seguintes pedidos: cobertura de 10 quadras esportivas para escolas de ensino fundamental; além de negociações a respeito do transporte de alunos da rede estadual e municipal de ensino.

Dentre os primeiros expedientes do Governo, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, conduziu a audiência sobre o projeto de instalação da Usina de Reciclagem dos resíduos da construção civil e a construção de um aterro sanitário em Prudente - em convênio com a Unesp - além do encerramento definitivo do atual Lixão. O projeto foi acompanhado pelo representante da pasta do Meio Ambiente de Prudente, Cláudio Mura. Na ocasião, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve representada pelo Promotor do MPE, Dr. Nelson Bugalho.

Na seqüência, ocorreu à audiência da Secretaria de Segurança Pública, com a presença do secretário Antônio Ferreira Pinto, do prefeito Tupã e do Secretário Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Abel Luiz Brindi. As autoridades municipais protocolaram o projeto que trata sobre o Plano de Investimento em Videomonitoramento das regiões de conflito. A implantação operacional seria em conjunto com o comando da Polícia Militar regional. A audiência foi acompanhada pelo delegado de Polícia Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) Walmir Geralde e pelo Tenente Coronel, Francisco Lozzi da Costa, comandante do 18º Batalhão da Policia Militar do Interior (18-BPM).

Outras audiências ocorreram junto às Secretarias Estaduais: Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Abastecimento; Secretaria do Estado de Habitação; Secretaria de Logística e Transportes, dentre outras pastas.


Projetos da administração municipal são protocolados pelo Prefeito Tupã e Secretários municipais nas audiências com o Secretario Estadual de Educação, do Governo Itinerante do Estado de São Paulo.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DR. FERRARI PRONUNCIA PALESTRA
NA SOCIEDADE LIVRES PENSADORES

A última palestra da Sociedade Livres Pensadores em Presidente Prudente foi pronunciada no primeiro sábado do mês de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tendo como convidado especial o Médico Neuro-cirurgião de renome nacional, Dr. Antonio Fernandes Ferrari. Normalmente, as palestras são proferidas no último sábado de cada mês; por isso, houve um exceção ao ser transferida para a semana seguinte. E quem saiu ganhando foram os interessados, em especial amigos, pacientes, amigos e admiradores do Dr. Ferrari, que lá restivrram por mais de duas horas.

O tema abordado pelo Dr. Ferrari foi "Neurociências no século XX!", para uma platéia seleta. E a primeira explicação: A Neurociência do século XXI, mais do que explicar quem somos e suscitar novas terapias e curas, será o principal agente de formação social". Graduado pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu, ele fez especialização em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da USP-SP; Doutorado em Ciências no Departamento de Neurologia do hospital das Clínicas da USP-SP; Ex-Presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo/SONESP. Aqui exerceu - dentre outros títulos - a Presidência da Sociedade de Medicina; foi Chefe das Disciplinas de Neuroanatomia e Neurologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente/UNOESTE; Examinador do Título de Especialista em Neurocirugia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

As pessoas que acompanharam a palestra do Dr. Ferrari, ficaram deslumbradas. Dentre outras coisas ele relatou como evoluiram os estudos através das pesquisas realizadas pelos Neurocientistas - desde Hipócrates 400 A.C.- até os dias de hoje. Ele relacionou inicialmente o funcionamento dos órgãos do corpo humano comandados pelo Cédebro, assim como todos os relacionamentos entre as pessoas e sentimentos. Alegria, tristeza, dor, angústia, amor, fome, sêde, ira, defesa, ataque, vitória, derrota e outros - acentuou - são percebidos e comandados por ele (o cérebro).

Dr. Ferrari - solícito como sempre - respondeu a todas as indagações nos momentos finais de sua palestra na Unesp. Definiu os temas da palestra em varios ítens, especificando a função atribuiída a cada um deles. Este foi o relato: 1º - Abordamos como descobrimos as diferenças entre o cérebro do homem e da mulher; do normal , do assassino e do corrupto; a influencia da genética e do meio na gênese das doenças mentais.

2º - Cérebro e Máquina. As máquinas ajudando no diagnóstico das doenças mentais e neurológicas. Como o cérebro em conjunto com elas está levando os pacientes com lesões neurológicas a melhorarem.

Depois, ele ressaltou: Nesse tópico mostramos como o Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis - considerado um dos dez maiores do mundo - trabalhando num laboratório na Universidade de Duke/Estados Unidos, coloca Eletrodos no cérebro de uma macaca. E através da conexão desses equipamentos com um Computador, tornou-se possivel a conexão com outro robô no Japão.

Por meio do pensamento, a macaca fêz o robô andar. Isto está contribuindo para que possamos saber que por meio de Eletrodos conectados no cérebro de um paciente paraplégico, poderemos com vestimentas adequadas, fazer com que êle ande - exclusivamente - com o comando do seu pensamento.

Como é praxe, ao término da palestra, com aclamação geral, o Dr. Antonio Fernandes Ferrari recebeu cumprientos, aplausos e um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, com agradecimentos em nome de todos os Diretores e associados da Sociedade Livres Pensadores de Presidente Prudente.


A última palestra alusiva à Assembleia mensal da Sociedade Livres Pensadores de Pres.Prudente ocorreu no dia 02 de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.


O Dr. Antonio Fernandes Ferrari foi o palestrante convidado para falar sobre "Neurociências no Século XXI" - um tema atualizado e dos mais importantes para exposição e debate com a platéia presente.


Ao concluir a palestra, o Dr. Ferrari foi aplaudido e cumprimentado por todos os presentes. Recebeu também um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, em nome da Sociedade Livres Pensadores.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

GRUPO DE ESTUDOS EM GEODÉSIA (GEGE)
RECEBE DOUTORANDO EM ENG. AEROESPACIAL

No primeiro dia de Julho realizou-se em Presidente Prudente mais um evento organizado pelo Grupo de Estudos em Geodésia Espacial (GEGE), na Sala de Apresentação de Projetos do Depto. de Cartografia da FCT/UNESP, que contou com a presença e participação do cientista brasileiro Felipe Nievinski, que embora jovem de apenas 31 anos de idade, conta com vasta experiência em duas especialidades: Engenharia Aeroespacial e Geodésia. O tema por ele desenvolvido nesse encontro foi “Reflectometria interferométrica por GPS: modelagem direta e inversa de multicaminho aplicado ao monitoramento ambiental”.

Nievinski veio a Presidente Prudente pela 2ª. vez, especialmente convidado para ministrar palestras; e o fez para um seleto número de docentes e alunos de pós-graduação. Quem o convidou é outro especialista em Geodésia: o Prof.Dr. João Francisco Galera Mônico, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, recentemente indicado para competir num concurso de âmbito internacional, como celebridade da década. Nesta semana, o Prof. Galera seguiu para a Inglaterra, onde participará de importante trabalho acadêmico junto à Universidade de Nottingham, no interior do país..

Na 1ª. vez que aqui esteve, Felipe Nievinski havia concluído o Mestrado em Geodésia e Engenharia Geomática pela Universidade de Brunswick/Canadá, sendo orientado pelo Prof.Dr.Marcelo Santos. E agora ele conquistou mais uma graduação em sua brilhante carreira profissional: o Doutorado em Engenharia Aero-espacial pela Universidade do Colorado, em Boulder/EUA, sob orientação da Profª. Drª. Kristine Larson. Sua formação acadêmica ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, onde se graduou em Engenharia Cartográfica.

O trabalho desempenhado por Felipe Nievinsk sempre mereceu tratamento especial. Obteve reconhecimento da União Geofísica Americana (AGU), do Instituto de Navegação (ION) e da Sociedade Brasileira de Sensoriamento Remoto (ION), juntamente com o reconhecimento da União Geofísica. Atualmente é apoiado financeiramente pela CAPES;/Fulbright e pela Agência Espacial Americana (NASA).

Interferometria reflectométrica por GPS

Ao ser abordado sobre o tema de sua última palestra em Presidente Prudente, o Prof. Nievinski disse que as medições de GPS-IR correspondem a uma área com raio de ação aproximado de 50 metros. Sendo assim, são mais representativas das condições ambientais como um todo, se comparado com sondas que entram em contato direto com o solo amostrado. Por esse motivo – frisou – GPS-IR tem sido buscado para a validação de sensores orbitais, como SMAP da Agência Espacial Européia e SMOS da Agência Espacial Americana.

“Ao contrário do posicionamento do GPS que utiliza observações de fase da portadora e pseudo-distância, em GPS-IR a observável principal é a potência do sinal, na forma da razão sinal ruído. Inicialmente a pesquisa em GPS-IR obtinha as estimativas ambientais de forma empírica, correlacionando mudanças na modulação do sinal, com mudanças nos parâmetros ambientais visando ao amadurecimento da técnica para uso operacional, foi desenvolvido um modelo físico direto (baseado em Óptica Geométrica) e também um modelo estatístico inverso (baseado em mínimos quadrados) para melhor aproveitamento das observações” - frisou.

Com isso – diz o especialista - as medições GPS-IR se tornam mais estáveis em caso de troca de equipamento (Exemplo:modelo de antena). E ainda: menos exigentes com relação à topografia no local de instalação, abrindo possibilidade de separar efeitos ambientais distintos (densificação vs. acúmulo da neve, vegetação vs. rugosidade topográfica; umidade vs. tipo de solo, etc). Serão apresentados resultados ilustrativos, com foco no monitoramento da neve – finalizou.


Na Sala de Apresentação de Projetos da Eng.Cartográfica, desenvolveu-se um Workshop de Empreendedorismo - juntamente com o Grupo de Estudos em Geodésia (GEGE) - contando com a presença de um ilustre convidado procedente da Univ. do Colorado/EUA.


Trata-se de um jovem cientista brasileiro (31 anos), com Mestrado em Geodésia, no Canadá e Doutorando em Engenharia Aero-espacial nos Est.Unidos, Felipe Nievinski.


A palestra foi dirigida especialmente aos docentes e alunos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, na FCT-UNESP. Convidado e Anfitrião, juntos: Felipe Nievinski e João Francisco Galera Mônico (da FCT-UNESP).



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SESC-THERMAS ENTREGA CARRETA
ODONTOLÓGICA COM 4 CONSULTÓRIOS

Nos primeiros dias do mês de julho, o SESC-Thermas de Presidente Prudente reuniu a imprensa a fim de apresentar sua mais recente aquisição: a Carreta Odontológica que se constitui na primeira unidade de atendimento à população da cidade e região em seus quatro consultórios especialmente montados. É promoção de saúde e qualidade de vida, que a partir da próxima semana dará início às suas atividades, mobilizando uma equipe constituída por 11 profissionais, sendo: 8 Dentistas e 3 Auxiliares.

Na ocasião foi oferecido um Café Especial a todos os participantes da ágape, ocasião em que a Assessora de Comunicação, Bruna de Oliveira anunciou a inovação e apresentou os oradores previamente inscritos. Em face disso se pronunciaram: os Presidentes dos Sindicatos do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, a Coordenadora Estadual do SESC na área Odontológica, e o Diretor Regional do SESC-Thermas de Presidente Prudente.

A Carreta Odontológica que se encontrava estacionada na Área de Convivência, foi visitada por todos os convidados interessados em conhecê-la, detalhadamente. E o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a Plataforma - em cumprimento à Lei de Assessibilidade – junto à Unidade Móvel dotada de todo conforto e segurança, com os mais modernos equipamentos do setor odontológico.


Para enaltecer a importância do atendimento prestado pelo SESC-Thermas de Prudente, pronunciaram-se diversos oradores.


A nova Unidade de Atendimento – através de uma Carreta Odontológica – foi o assunto prioritário desse encontro realizado em Pres. Prudente.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

TÍTULO DE “PROFESSOR EMÉRITO
PARA A PROFª.DRª.HELENA F.BARROS

Em sessão solene da Congregação, realizada na manhã de 29 de Junho no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi homenageada a Profª. Drª. Helena Faria de Barros, que recebeu o título de “Professor Emérito”. Em nome da Congregação e de toda a comunidade, falou o Vice-Diretor em exercício, Prof.Dr. Marcelo Messias, que citou as várias fases vividas pela Instituição desde sua criação em 1959 até os dias atuais.

Segundo a Wikipédia: “Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. É concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade cientifica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. E o texto finaliza assim: Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico”.

O Prof. Marcelo acrescenta: Desse modo, este é um momento de muita alegria e carregado de significado, no qual a Douta Congregação da FCT/UNESP concede o título de Professor Emérito à Professora HELENA FARIA DE BARROS, em reconhecimento aos valiosos serviços prestados junto ao Departamento de Educação de nossa Faculdade; e também, junto ao Departamento de Matemática, do qual foi chefe em 1982.

Saudação em nome do Deptº. de Educação

Destaques iniciais para a brilhante carreira profissional da Profª. Helena: concluiu graduação /Bacharelado em Pedagogia (1952); graduação em Licenciatura em Pedagogia (1957); títulos de Doutora em Educação e de Livre Docente (1975) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Foi Professora do Deptº. de Educação da Unesp, onde exerceu atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuiu com o Deptº. de Matemática.

Dona Helena foi Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado da Unesp – Campus de Marília – local onde exerceu atividades de ensino e pesquisa. Orientou dezenas de alunos; alguns aqui presentes entre nós, hoje na condição de Docentes do Deptº. de Educação.

Entre os anos de 1993 e primeiros anos da década de 2000 participou intensamente da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação, da área de Educação, Nível de Mestrado da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS. Além disso, coordenou esse mesmo curso a fim de orientar várias pesquisas.

Atualmente, a Profª. Drª. Helena é Professora Titular da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – atuando no Mestrado – área de Educação. Também continua exercendo a docência em e a atividade de pesquisa na área de Educação, dedicada à formação de Professores. A Profª. Drª. Célia Maria

Guimarães, finaliza sua saudação dizendo: “Dona Helena: É um privilégio, em nome da Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia – e dos integrantes do Deptº. de Educação, poder dizer: Obrigada Dona Helena! A simplicidade sempre foi sua companheira, inclusive na forma de viver sem qualquer ostentação ou soberba. Receba pois, nosso abraço sincero”.

“Dona Helena”, a mais nova detentora do título de “Professor Emérito” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – declara: “Neste meu trajeto profissional surgiram e me assustaram alguns fantasmas. Minha família, alguns amigos ajudaram-me sempre a espantá-los; Leny e Márcio muito me ajudaram. Hoje, mais tranqüila, falo que posso também servir o chá para os meus fantasmas.


Em seu pronunciamento, a Profª.Drª.Helena Faria de Barros diz que oferece o título de “Professor Emérito” que recebeu da Congregação da Unesp, a todos os alunos que teve, aos professores com quem conviveu e à sua família.


O ato solene de outorga do título contou com a presença de docentes, ex-alunos, Amigos, convidados e ex-companheiros de jornadas educacionais na Unesp e outras importantes universidades brasileiras.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 14h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NO SESC/THERMAS, MEIO AMBIENTE
TEVE UMA COMEMORAÇÃO ESPECIAL

Durante o mês de Junho, o SESC/Thermas de Prudente promoveu comemoração especial dedicada ao Meio Ambiente. Uma programação no âmbito internacional das Florestas 2011, que aborda um tema muito significativo: as Florestas para o Povo, conforme sugestão da Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de celebrar o papel vital que as florestas exercem sobre nossas vidas.

Trata-se de uma iniciativa que visa fomentar a consciência pública sobre a importância das florestas, no âmbito do equilíbrio da vida. Em face disso, foi montada no início de Junho – e vai até os primeiros dias de Julho – a exposição fotográfica “Olhar Intimista”, de autoria da artista plástica, Ana André, que veio até Presidente Prudente, especialmente para dialogar com os apreciadores da arte fotográfica e das artes plásticas em geral.

Na abertura da mostra, estiveram presentes convidados especiais. Entre os quais, personalidades ligadas às instituições educacionais e representantes dos meios de comunicação da cidade e região. Na oportunidade, todos foram bem recepcionados pelo Diretor do SESC/Thermas, Sr. Benedito Roberto Manoel (Sabará) e a Assessora de Comunicação e Imprensa, Bruna Oliveira. Para comemorar o evento, foi oferecido um coquetel a todos os presentes e apresentada a autora dos trabalhos de arte, a artista plástica Ana André.

A Exposição em si, é constituída de 20 imagens que têm por finalidade provocar o observador para um olhar intimista sobre a natureza, através de um diálogo entre a luz e sombra; criando imagens e sugerindo algo conhecido, que na realidade não existe. A mostra que aborda a temática da Exposição – segundo a autora – visa ampliar horizontes, estabelecendo diálogos entre a linguagem da arte e a educação do olhar.


Ana André trouxe ao SESC/Thermas de Prudente sua maravilhosa exposição constituída de 20 imagens. Ela e o Diretor, Benedito Roberto Manoel (Sabará) recepcionam os visitantes.


A Exposição Fotográfica “Olhar Intimista” está de acordo com o Projeto da Organização das Nações Unidas, no Ano Internacional das Florestas, em 2011.


A Assessora de Comunicação e Imprensa, Bruna Oliveira foi a anfitriã que acolheu a todos com carinho e simpatia, explicando a importância dessa mostra de arte.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

VEM AÍ A 18ª EDIÇÃO DO FESTIVAL
NACIONAL DO TEATRO DE PRUDENTE

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo agiliza os preparativos para a realização da 18ª Edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) de 2011, que vai ocorrer entre 26 de Agosto ao dia 3 de Setembro. Conforme o produtor cultural, Celso Aguiar, as inscrições das Companhias e Grupos de Teatro do Brasil foram recebidas até Maio, no site oficial do Fentepp e no Centro Cultural Matarazzo. No total foram recebidas 289 inscrições das regiões: Sul, Sudeste; Centro-Oeste e Nordeste. O festival é organizado pela Prefeitura de Presidente Prudente em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura.

Segundo o Produtor Cultural, após receber o material das inscrições a Curadoria já se reuniu para selecionar 30 espetáculos, além de indicar os locais que devem receber as peças. O grupo que irá analisar as peças é formado por quatro integrantes sendo eles: Celso Aguiar (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo); Sérgio Luiz Venitte de Oliveira (técnico do SESC-SP); José Henrique Rodrigues de Paula (Curador do Festival – Formação Coreógrafo; diretor teatral; ator; Pós-graduação em Artes Cênicas pela USP). O Grupo contará também com um representante da Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com o produtor, a grade da programação 2011 contará com cerca de 30 espetáculos selecionados, sendo que em média nove produções integram a categoria ‘"Adulto". Destes nove, um realizará a Abertura como convidado e o outro será o Representante do município, que será selecionado no Mapa Cultural. A categoria ‘Infantil’ também contará com cerca de nove espetáculos. Por fim, para a categoria ‘Rua’ serão selecionados sete espetáculos para os espaços alternativos da cidade.

Os quase 300 espetáculos inscritos são das regiões: Sul; Sudeste; Centro-Oeste e Nordeste. Da Região Sul foram inscritos os seguintes Estados: Paraná; Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Da Região Sudeste foram inscritos grupos de São Paulo; Rio de janeiro e Minas Gerais. Já da Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul; Goiás e Distrito Federal. Por fim, da Região Nordeste foram inscritos os seguintes Estados: Bahia; Alagoas; Paraíba; Rio Grande do Norte; Ceará e Maranhão.

Para a realização do evento ocorreu a aprovação dos Projetos de Lei pela Câmara Municipal de Presidente Prudente que tratam sobre o convênio entre a Prefeitura e Estado, que consiste na liberação de R$ 150 mil do Governo Estadual, que envolve contrapartida do município de R$ 50 mil para a realização do evento.

Serviço: Mais informações através do telefone (18) 3226-3399 - Site: www.fentepp.com.br.


Presidente Prudente vai sediar o 18º Edição do Festival Nacional do Teatro entre os dias 26 de Agosto a 03 de Setembro.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 13h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SISTEMA HIDROPÔNICO É ADOTADO
PARA PRODUZIR VERDURAS NO INVERNO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) por meio do serviço da Horta Municipal distribui produtos hortifrutis para mais de 55 entidades do município, entre entidades assistenciais, escolas, creches, igrejas e hospitais. Segundo o auxiliar técnico da Sedepp, Carlos Alberto Machado, apenas este ano - do dia 2 de janeiro a 15 de Junho - o espaço distribuiu 1.518 quilos de legumes, 10.726 pés e 6.259 maços de verduras e 1.154 quilos de frutas. Para suprir a demanda, além do sistema convencional, a horta utiliza o sistema hidropônico, técnica sem uso da terra, que permite que as sementes sejam germinadas na água.

Segundo o encarregado da Horta Municipal, o técnico agropecuário, José Aparecido Nunes Sampaio, este sistema permite a produção dos alimentos durante todo o ano, inclusive no período de chuvas e entressafra. “Agora no inverno as verduras produzidas pelo sistema convencional dá uma retraída, mas o sistema hidropônico compensa”, relata. Ele ainda explica que no período de férias a distribuição diminui, mas eles já se preparam para volta às aulas.

A Horta Municipal produz mais de 50 variedades de hortifrutis. Sendo que somente o sistema de hidropônica corresponde à área de 350 metros quatros, responsável pela produção de alface, agrião e rúcula. Apenas em 2011, do total já citado, foram produzidos neste sistema 5.486 maços. A Horta da Sedepp também possui 116 canteiros onde são produzidas outras espécies de verduras e legumes, numa área de 36 mil metros quadrados. Entre os produtos mais consumidos estão a alface, almeirão, mandioca, acelga, repolho, cenoura, cebolinha, beterraba, limão, chicória, cheiro verde e alface hidropônica.

Foto cedida: Olímpio Moura (da Secretaria Municipal de Comunicação)


Este é o Sistema hidropônico adotado na Horta Municipal de Pres.Prudente e que contribui para a produção de verduras no período do inverno que começou nos últimos dias do mês de Junho deste ano.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

  PROGRAMA "CIDADESCOLA" LEVA
30 ALUNOS PARA CONHECER A HORTA

Trinta alunos do programa Cidadescola da Catarina Martins Artero tiveram aula na Horta Municipal de Presidente Prudente, como parte da oficina do meio ambiente que trabalha o tema "Horta Escolar e Comunitária". Conforme a Professora Maria de Cássia Omito, o tema vem sido bem aceito pelas crianças. “Eles já plantaram as sementes há 30 dias, e agora vão levar para casa as verduras plantadas por eles. Nas oficinas, as crianças vêm mudando seus hábitos, sentindo prazer em vir até aqui. A empolgação é tanta, que muitas vezes esquecemos a hora de ir embora”, diz.

No local, os alunos colheram alfaces dos tipos americanas e crespas, plantadas através do sistema de horticultura hidropônico, que é o cultivo na água com sistema protegido, que possibilita produzir as verduras durante todo o ano, independentemente do clima. O trabalho na Horta Municipal, segundo o técnico agrônomo e responsável pela área, José Aparecido Nunes Sampaio, é importante essencialmente para que as crianças sejam estimuladas a terem uma alimentação saudável com verduras e legumes.

Os pequenos conheceram ainda o futuro bosque. Trata-se de uma área que fica ao fundo do terreno da Horta (que é um verdadeiro pomar), onde Sampaio tem planos para o futuro. “Aqui nós temos amora, atemóia, acerola, coco-verde, nêspera, ameixa, pitanga, figo, ingá, tangerina; enfim, uma enorme variedade de frutas que muitas crianças não conhecem. Futuramente teremos bancos e mesas para fazer um piquenique à sombra dessas árvores todas”, planeja. Para a aluna Kathyane Camille Prado Silva, de 9 anos, as aulas na Horta são muito divertidas. “Eu gosto de tudo: limpar os canteiros, cuidar das plantações na estufa e colher bons resultados. Sempre que possível levo verduras e legumes para casa; e lá, todo mundo gosta de comer hortaliças. Com isso, passei a consumir mais verduras nas refeições”, revela.

      (Foto cedida p/ Samanta Cardoso, a quem agradecemos pela foto e pelo texto).


A Horta representa uma grande surpresa para os visitantes. Os alunos do Programa "Cidadescola" se empolgaram na aula-colheita da Horta Municipal de Presidente Prudente.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

 ALUNOS DA APAE DE BERNARDES
TAMBÉM SE INTERESSAM P/HORTA

O núcleo do "Cidadescola" Professor José Carlos Pimenta, no Jd Paulista, recebeu a visita de 23 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Presidente Bernardes, com o objetivo de conhecer como são trabalhadas as oficinas do Programa, em especial a de Horta Escolar. Antes de partirem para a Horta, o grupo assistiu à peça "A Gata Borralheira", interpretada pela professora da oficina Hora do Conto, Maria Aparecida Pereira dos Santos.

Na Horta, os alunos foram acompanhados pelo técnico agropecuário José Nunes Sampaio, que apresentou todas as etapas da produção, desde a germinação em estufas, o crescimento nos canteiros e o cultivo em hidroponia, que é o sistema protegido em que as plantas só tem contato com água, sem agrotóxicos.

A Coordenadora Pedagógica da Apae, Solange de Barros Gardenal, explica que a visita à horta faz parte de um projeto desenvolvido pela entidade. “Nós operamos o projeto Educação Especial, que visa trabalhar com nossos alunos de forma a estimular a sua independência e sustentabilidade”, comenta.

Para a professora de Horta Escolar, Maria de Cássia Omito, a visita é o reconhecimento de um trabalho. “Nós temos trabalhado a oficina de Horta Escolar em duas unidades do programa, onde atendemos cerca de 240 alunos. Essa visita mostra que o serviço que a gente desenvolve já está rendendo frutos”, diz. A Apae de Presidente Bernardes atende a 60 alunos na Escola de Educação Especial "Professora Hildegat Galdks Pesente".

             (Foto cedida p/ Iuri Greghi, a quem agradecemos pela colaboração)


Alunos da Apae de Presidente Bernardes, vieram especialmente para conhecer a Horta Escolar de Presidente Prudente.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

NO MÊS DAS FÉRIAS: DOIS EVENTOS
ESPORTIVOS SEDIADOS NA FCT/UNESP

O mês de Julho de 2011 está sendo marcado pela realização de dois grandes eventos esportivos na cidade de Presidente Prudente: o Congresso Técnico para a Abertura dos 55ºs. Jogos Regionais e o 1º. Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016 – na categoria de Atletismo, sediados no Auditório V e na Pista de Atletismo “Mario Covas”, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Presença de autoridades, convidados e grande número de atletas e representantes das Instituições conveniadas. O ex-campeão olímpico, André Domingos foi escolhido como Paraninfo dessas competições de amadores iniciantes.

Na Abertura do Congresso Técnico com vistas à realização dos 55ºs Jogos Regionais – de 19 a 31 de Julho - compareceram representantes de 78 municípios, um verdadeiro recorde. É algo de muito significativo e de grande alcance social, pois motiva os participantes e estimula milhares de crianças à pratica esportiva, nas mais diferentes modalidades – disse o Prefeito Milton Carlos de Mello – em nome do município que mantém convenio com a FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. E todos os atletas que se destacaram no passado e no presente, foram citados nominalmente.

O Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016 – trouxe centenas de atletas mirins, a maioria nascida a partir do ano 2000. É portanto a nova geração do Século XXI a se envolver em competições diversas – entre as quais o Atletismo – com o pensamento voltado aos Jogos Olímpicos que serão sediados no Brasil em 2016. A primeira mostra foi impressionante e corresponde exatamente à 4ª. Etapa do Campeonato, uma vez que as anteriores ocorreram nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Araraquara e Praia Grande. Daqui, podem sair novos talentos do esporte brasileiro.

Depois das inúmeras provas realizadas nas pistas de Atletismo da Unesp – em Presidente Prudente – no dia 04 de Julho, ficou acertado que haverá outras etapas dessas competições. Será no dia 21 de Setembro, em cumprimento à programação geral que vai até o dia 03 de Novembro, quando se dará o encerramento no Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo são 12 Etapas decisivas, a exemplo do que ocorreu em Presidente Prudente. E vai envolver ainda a cidade de Sertãozinho, no dia 05 de Outubro. A 6ª. Etapa será no Ibirapuera, em SP no dia 10 de Agosto; e assim sucessivamente (de Agosto a Novembro), com as demais cidades inscritas no Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016.


No Auditório V da FCT/UNESP realizou-se o Congresso Técnico para Abertura dos 55ºs Jogos Regionais que serão sediados em Presidente Prudente, de 19 a 31 de Julho.


A Pista de Atletismo “Mário Covas” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou a 5ª. Etapa do Campeonato Estadual.


Atletas Mirins vieram de toda parte, preparando-se para o 1º Campeonato Estadual Escolar Olímpico - Rumo a 2016 – e aqui as primeiras provas de atletismo/50m


O ex-Campeão olímpico André Domingos, foi escolhido Paraninfo desses futuros atletas, que já estão de olho nas Olimpíadas de 2016. A disputa pelo Pódio já começou.



Escrito por Altino Correia - Repórter às 12h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
Altino Correia, jornalista. Mais de 50 anos de atividades profissionais em Rádio, Jornal e TV. Ex-correspondente do Estadão, Folha, JB e O Globo (freelancer).


Menu
  Todas as Categorias
  Memórias de um Repórter
  Notícias
  Informes
  Fotos
Histórico
    Manutenção do Blog
    por André Fogaroli

    contato:
    cel: (18) 9712-4284
    email: andre.tec.informatica@uol.com.br
    Votação
      Dê uma nota para meu blog